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Como entregar os primeiros resultados para seu cliente nos 4 primeiros meses de contrato

Se você quer renovar contratos e reter clientes, gerar valor logo nas primeiras entregas de um projeto de Inbound Marketing é fundamental. Saiba como neste post

Quando compramos um celular de última geração, uma roupa nova ou qualquer coisa que nos cause empolgação e desejo, a primeira coisa que queremos fazer é USAR! Essa ansiedade de ver como funciona algo que colocamos muitas expectativas positivas é o mesmo sentimento que os clientes têm ao apostar em uma estratégia de Marketing Digital para que seu negócio cresça cada vez mais.

Mas como fazer com que o cliente tenha uma experimentação rápida ao investir em Inbound Marketing, uma metodologia que demanda tempo? Mapeamos uma estratégia para a entrega do primeiro sucesso ao seu cliente já nos primeiros 4 meses de contratação da agência.

A entrega de resultados ainda no período de onboarding é essencial para encantar o cliente com as primeiras oportunidades geradas com o investimento em Inbound Marketing, e vai impactar diretamente na sua retenção futura.

Uma ação simples de entrega de sucesso nos primeiros 4 meses aumenta consideravelmente a renovação de contrato ao final do primeiro ano de contratação.

Mas como me organizar para entregar o primeiro sucesso? Comece alinhando expectativas!

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Defina as regras do jogo: alinhe as expectativas de entrega na negociação do contrato

Alinhamento de expectativas é o segredo do sucesso no relacionamento entre agência e cliente. É importante ter objetivos, metas, prazos e entregas claras ainda no período de negociação, para que a agência possa definir na proposta quais serão suas entregas e como o cliente deve se adaptar internamente para auxiliar quando for necessário.

Se estamos mapeando uma entrega de sucesso nos primeiros 4 meses de contrato, precisamos saber: o cliente tem alguma oferta ou serviço que podemos oferecer para geração de Leads qualificados? Qual o objetivo da empresa ao contratar um serviço de Inbound Marketing? Há algum evento relevante no período que possa ser explorado?

Todas essas perguntas são importantes para garantir uma implantação rápida e eficaz da estratégia para a agência.

Bom para o cliente e ótimo para as agências

Ao receber um novo projeto de Inbound Marketing é comum que as agências tenham um alto volume de trabalho nos primeiros meses de contrato. Além de estudar o segmento, entender o objetivo do cliente e criar personas, muitas vezes a agência se concentra em criar toda a jornada do cliente, desde a definição de emails de fluxo até a criação de todos os materiais ricos.

Se você se identificou com esse cenário, sabe que os primeiros meses de contrato é um período crítico tanto para a agência quanto para o cliente. Enquanto a equipe de Marketing Digital dedica várias horas na estruturação de toda a jornada do projeto, o cliente acaba não vendo o projeto na rua, o que pode ocasionar uma frustração inicial (lembram que toda vez que compramos algo queremos usar imediatamente? Imagine você comprando um celular e ele ficar em modo de atualização pelos próximos 3 meses…).

Quando a agência alinha com o cliente que haverá uma entrega de sucesso já nos primeiros 4 meses, a construção da jornada não precisa mais ser concentrada no período de onboarding. A agência consegue dedicar seu tempo a planejar e executar um plano de ação mais simples e com entrega de resultado imediata e a construção da jornada pode ser construída ao mesmo tempo em que o cliente recebe as primeiras oportunidades.

Como uma ação que é feita no início do contrato pode impactar significamente no seu índice de retenção do cliente?

Elencamos aqui 3 pontos essenciais que a entrega imediata do primeiro sucesso traz de benefícios:

#1: Envolvimento do cliente no processo

A entrega de sucesso em 4 meses de estratégia digital só é possível com o engajamento do cliente. É ele quem vai ajudar a mapear o objetivo da estratégia, o que é uma entrega de valor para o seu público e quais as características de uma oportunidade que pode converter em uma venda futura.

Ao envolver o cliente no processo de elaboração da estratégia para entrega do primeiro valor, ele se sente parte do processo e, consequentemente, passa a confiar mais na agência.

#2: Educação de mercado

Quando o processo de construção de uma estratégia de inbound não envolve o cliente, pode haver uma dificuldade de entendimento das etapas da estratégia, afinal, seu cliente não tem que necessariamente saber o que é uma persona, uma jornada de compra, um fluxo de automação etc.

Assim, quando agência e cliente caminham juntos para a entrega dos primeiros resultados, o cliente tem um papel mais ativo no desenvolvimento da estratégia e assim conhece mais de perto a estrutura de um projeto de Inbound Marketing.

#3: Geração de valor para a agência

Já diz o ditado: a primeira impressão é a que fica! Não tenha dúvida de que um esforço inicial de geração de oportunidades já nos primeiros 4 meses vai encantar o seu cliente e fazer com que ele confie mais no seu trabalho (que pode gerar indicações de novas empresas, uma renovação de contrato sem dificuldades e, quem sabe, até uma expansão do escopo de trabalho).

Entrega do 1° sucesso: definindo os entregáveis para os primeiros 4 meses de contrato

Desenvolvemos um passo a passo para que você entregue as primeiras oportunidades para seu cliente ainda nos 4 primeiros meses de contrato.

Uma entrega de sucesso em Inbound Marketing passa por 3 ações: geração dos primeiros 50 Leads, relacionamento via email e fluxo de automação ativo. Vamos começar?

Geração dos primeiros 50 Leads

Após definir com o cliente o objetivo da estratégia e validar a persona de interesse, concentre-se em achar uma oferta para o desenvolvimento da primeira landing page. Coloque como meta a geração de pelo menos 50 Leads para entender que esta é uma oferta de sucesso e que gera interesse da persona.

Uma boa estratégia é usar o nosso Programa de Aceleração de Resultados e propor uma oferta que já é capaz de atrair não apenas Leads, mas oportunidades para a equipe comercial (imagine seu cliente fazendo as primeiras vendas com investimento em Marketing Digital ainda nos primeiros 4 meses de contratação!).

A definição de ofertas para gerar Leads que já são oportunidades para a equipe comercial depende de cada segmento, mas como exemplo, podemos citar: demonstração de serviços, diagnóstico, cupons de desconto, aulas experimentais etc.

Relacionamento via email

Ao atrair os primeiros Leads é importante gerar um relacionamento imediato para estimular o engajamento com a marca. Envie emails atrativos, que atendam as necessidades da persona e estimulem o Lead a continuar engajado.

Ao estimular um relacionamento via email com o Lead ainda neste momento inicial, conseguimos entender melhor o comportamento da persona e quais os assuntos que mais a interessa.

Esse contato inicial é útil para a construção das demais etapas da jornada do cliente: Ao entender previamente quais os conteúdos que engajam mais, podemos criar materiais ricos que atendem as necessidades daquela persona com mais prioridade.

Fluxo de automação

Por último, a entrega do primeiro resultado para o seu cliente inclui a ativação de algum fluxo de automação em sua estratégia de relacionamento. Os fluxos otimizam o tempo da agência em gerir seu planejamento de Inbound Marketing e garante uma melhor experiência da persona, que vai ter um contato ativo com a marca para atender às suas necessidades.

Além de economizar tempo, o uso de fluxos de automação para a agência auxilia na melhor mensuração de resultados.

Mãos à obra!

Fazendo essas três ações, sua primeira entrega de sucesso para o cliente está concluída com sucesso.

Aproveite e já alinhe essa entrega na negociação do próximo contrato e garanta uma rotina de produção mais linear para a agência e clientes cada vez mais satisfeitos.

Agora é com você!

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