Blog Agências de Resultados

Quando agências devem terceirizar sua produção de conteúdo?

Produzir conteúdo relevante para a estratégia de marketing digital de seus clientes é um desafio que agências e outros prestadores de serviços de marketing digital enfrentam com frequência.  Manter o blog dos clientes atualizados, as contas em redes sociais, elaborar e colocar em prática estratégias de e-mail marketing, eBooks e ferramentas para geração de Leads e criar newsletters interessantes ao público pode ser um grande entrave se sua agência não possui um time interno de produtores de conteúdo. Para uma agência é importante alinhar as necessidades de conteúdo de um cliente (cada vez mais importantes em estratégias de Inbound) e garantir que o cliente esteja atingindo resultados qualitativos (conteúdo de alta qualidade) e quantitativos (aumento de tráfego, conversões e Leads).

Diante desse desafio, sua agência terá 3 possibilidades:

  1. Adotar um modelo híbrido no qual tanto sua agência quanto uma empresa terceirizada produzam conteúdo para o cliente;
  2. Contratar uma empresa especializada em marketing de conteúdo para produção total do conteúdo;
  3. Assumir essa demanda da produção de conteúdo internamente para seus clientes;

Terceirizar ou não a produção de conteúdo de marketing para sua agência é uma decisão difícil. Vários fatores deverão ser levados em consideração na hora de pensar nesse passo, tudo dependerá dos objetivos do seu cliente com a campanha de marketing e do orçamento disponível para aplicar nessa área e uma infinidade de outras questões. Neste post vamos tentar explorar os principais pontos e ajudar você a escolher o melhor cenário para sua agência.

Optando por terceirizar parcialmente a produção de conteúdo.

A opção pela terceirização com empresas de marketing de conteúdo configura-se como uma forma mista entre o conteúdo totalmente terceirizado e a opção pelo trabalho in-home. Atualmente 72% das grandes empresas e 33% de pequenas empresas usam esse método hibrido de produção de conteúdo de marketing. Uma das preocupações mais comuns em relação à terceirização do marketing de conteúdo de uma empresa é a efetiva captação e transmissão da sua verdadeira essência. Ao terceirizar parcialmente a produção de conteúdo você pode deixar um parceiro focar nos conteúdos de topo de funil do seu cliente enquanto os conteúdo mais próximos ao fundo de funil sejam produzidos internamente.

Para isso ter sucesso nessa estratégia, é necessário ter escritores capacitados para transmitir os valores da empresa e conectá-los com diferentes personas de compradores, ou seja, com o público alvo da empresa. Optando por esse cenário é importante garantir que os escritores utilizados pela empresa terceirizadora sejam qualificados na área de conhecimento do seu cliente. É um cliente sobre saúde? Garanta que a empresa contratada ofereça uma base qualificada de redatores com esta formação.

Optando por produzir internamente.

É natural que haja bastante parcialidade de sua parte em relação a maneira como você enxerga o conteúdo para seus clientes.  Se você optar por produzir internamente, garanta que sua equipe de produção de conteúdo tenha entendimento total da necessidade do cliente e conheça 100% da jornada do cliente. Essa opção geralmente é mais custosa, mas garante ótimos resultados e controle total do processo.

Recrute um time campeão de produção de conteúdo, garanta que o perfil da sua equipe inclua todos os conhecimentos necessários para a produção do conteúdo dos seus clientes. Especializar verticalmente pode ser uma boa pedida. Focar sua agência em verticais como saúde, educação, etc, pode garantir menores custos e ajudar a garantir a qualidade do serviço prestado ao cliente.

Optando por terceirizar completamente.

Ao terceirizar totalmente a produção de conteúdo para seus clientes é necessário que o fornecedor contratado (além dos critérios mencionados na terceirização parcial) tenha um grande entendimento do negócio do seu cliente e esteja envolvido na estratégia. Garanta que a empresa participe com sua agência do processo de desenvolvimento da estratégia e garanta acompanhamentos semanais e feedbacks com o cliente, visando maximizar os resultados.

Outros desafios que você ( e as outras agências) enfrentam:

O quão difícil poderá ser manter a periodicidade da produção de conteúdo digital?

Tendo em vista a imprescindibilidade de atualizar (pelo menos) semanalmente todos os mecanismos de divulgação de sua marca, há de se pensar que além de novidades constantes e abordagens novas, você precisará de conteúdos consistentes e atrativos, em linha com as melhores práticas de SEO.

Cada tipo de conteúdo de marketing exige um tipo específico de prática; um ebook, um infográfico, cada um tem o seu método de criação apropriado. Terceirizando a produção de marketing, você terá um especialista em cada uma dessas áreas especificas atuando em seu favor, entregando conteúdo na periodicidade e frequência contratada. Dessa forma, a terceirização da produção poderá ser a resposta para o desafio de inovação constante que o meio digital exige de uma boa estratégia de marketing de uma empresa.

Tendo em vista que esses formatos diferentes exigem diferentes tipos de habilidades, uma equipe de especialistas em diferentes áreas específicas se fará necessária para o sucesso dos seus clientes. Seria complicado, mantendo o sistema in-home, encontrar apenas um profissional freelancer que seja versado em todas essas áreas.

Se você deseja poupar tempo, a terceirização mostra-se uma boa pedida

Sabe-se que cada post pode levar horas para ser concluído, levando-se em consideração o tempo de pesquisa, de redação, revisão até finalmente a publicação do conteúdo. Dessa forma, a terceirização pode lhe poupar tempo, otimizando a sua produtividade, ao delegar a um especialista em produção de conteúdo, você poderá se dedicar melhor àquelas áreas da sua atuação em que você seja de fato um especialista.

Uma vantagem em terceirizar a produção do conteúdo de marketing é o foco nos resultados

O controle de qualidade de um material escrito passa necessariamente pelas questões de adequação gramatical. Todavia em se tratando de marketing de conteúdo, o resultado convertido nos negócios é sempre mais importante. Deixando o trabalho de escrita nas mãos de profissionais, o principal controle que você precisará ter terceirizando o marketing é com os resultados e vendas. Optando pela terceirização você torna-se responsável apenas pela definição das suas expectativas em relação ao trabalho da empresa contratada, portanto deixe bem claro para seus clientes quais são as expectativas em relação aos resultados e cobre de acordo com o que foi acordado com seu cliente.

Resumindo: situações que evidenciam a necessidade de se terceirizar a produção do seu marketing de conteúdo.

  1. Quando você não quer ou não pode contratar um escritor exclusivamente para trabalhar na sua agência.
  2. Quando você não tem espaço ou estrutura para abrigar uma equipe de produção de conteúdo no seu escritório.
  3. Quando a equipe da sua agência não tem tempo ou habilidade para produzir ou gerenciar a produção de conteúdo de marketing.
  4. Quando você não dispõe de especialistas na produção de vários tipos de conteúdo de marketing.
  5. Quando você não tem tempo para acompanhar e se atualizar com as mais novas tendências do marketing de conteúdo

Se você ainda não tem certeza sobre a contratação de uma empresa de marketing de conteúdo, você pode testar essa opção através de uma parceria firmada com alguma empresa por tempo determinado. Findado o contrato estipulado, você poderá então comparar os resultados obtidos com essa parceria com os resultados anteriormente obtidos com o seu trabalho interno, podendo assim avaliar o que se configura a melhor opção para a sua empresa.

Seja lá qual for a melhor opção para a sua empresa, a produção interna de conteúdo ou a terceirização através da parceria com empresas especializadas ou redatores freelancers, você deve sempre se atentar para a frequência e a qualidade dos conteúdos publicados. Lembre-se de que o mais importante é falar às pessoas sobre a sua marca da maneira mais consistente e atrativa possível.

Este guest post foi escrito por Diego Gomes, um dos fundadores da Rock Content, uma empresa de marketing de conteúdo que ajuda agências a produzir conteúdos campeões para seus clientes. Confira o e-book “Marketing de conteúdo para iniciantes” e não perca os artigos do blog da Rock Content.

 

Marcadores:

Deixe seu comentário