Relatórios mensais de Marketing Digital: Tipos e principais resultados que devem ser apresentados aos clientes

Conheça os principais tipos de relatórios mensais que uma agência de Marketing Digital deve entregar aos clientes, e como apresentá-los de modo eficiente


Este artigo foi escrito por Renan Caixeiro, diretor de Inbound da agência E-Dialog e CMO da Reportei.

De acordo com o Panorama das Agências Digitais 2021, uma das maiores vantagens que as agências enxergam no Marketing Digital é a facilidade para mensurar resultados. No entanto, a mesma pesquisa aponta que o maior desafio desses negócios é demonstrar valor nos resultados entregues

Pode até parecer meio irônico, mas é compreensível. Os relatórios são parte da rotina das agências de Inbound Marketing, mas nem sempre são feitos da forma adequada. É importante entender que um relatório mensal não deve ser feito somente para constar. Ele é uma oportunidade de engajar o cliente no projeto.

E a verdade é uma só: o cliente só enxergará valor nos dados apresentados se aquilo fizer sentido para ele. Mas como conseguir isso?

Nesse artigo, vamos falar dos tipos de relatórios mensais existentes, com base no que aprendemos com o Reportei e a E-Dialog. Vamos compartilhar as técnicas que usamos, que funcionam com a gente e que você pode aplicar aí na sua agência também.

Template Prove o resultado do seu trabalho para clientes

Confira essa apresentação editável para criar relatórios mensais e completos de Marketing Digital

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Funil Invertido de Relatórios Mensais

Uma técnica que desenvolvemos é a que chamamos de Funil Invertido de Relatórios. Em resumo, essa técnica se baseia em um conceito do Jornalismo criado para estruturar matérias – a pirâmide invertida

A pirâmide invertida é um método utilizado por jornalistas, em que o conteúdo mais importante da notícia é apresentado no primeiro parágrafo. Em seguida, a história é desenvolvida e os dados menos relevantes são mostrados por último. O princípio da pirâmide também pode ser usado na comunicação, em emails, artigos, etc. 

Assim, unindo o conceito de pirâmide invertida com a metodologia do Funil de Vendas, chegamos no que chamamos de Funil Invertido para Apresentação de Relatórios. 

Comece pelo mais importante

No Funil de Vendas, sabemos que o resultado mais importante está no fundo. Ou seja, as Vendas são os dados mais importantes.  

Dessa forma, para iniciar um relatório, o ideal é apresentar os resultados mais próximos da Venda. Como exemplo, podemos citar a geração de oportunidades de negócio e, claro, os resultados de negócios gerados a partir do Inbound Marketing.

Depois, os relatórios mensais podem apresentar dados que comprovam como essas oportunidades foram geradas. Os dados podem ser relativos à geração de Leads qualificados, fluxos de nutrição que foram criados e ações de engajamento da base geradas.

Para completar uma estrutura ideal de relatório, podem ser apresentados dados referentes ao tráfego e engajamento de redes sociais

A seguir, listamos alguns tipos de relatórios mensais que conseguimos inserir nessa estrutura, partindo da ideia de que sempre as métricas mais próximas do momento de venda são as mais importantes também.

Principais tipos de Relatórios Mensais que uma agência deve apresentar ao cliente

Relatórios mensais de Vendas e Oportunidades

Aqui precisamos deixar claro que usamos duas ferramentas essenciais. A primeira é um software de automação de marketing, e a segunda um CRM. Integrar o RD Station Marketing e o RD Station CRM permite a geração de relatórios mensais que comprovem o resultado em Vendas, além de otimizar muito o nosso trabalho.  

É interessante mostrar dados qualitativos nessa etapa. Mas para essa apresentação ser feita com eficácia, precisamos engajar o cliente no relatório. Para alcançar isso, conte uma história até o momento da compra. Um método de storytelling que costumamos usar é o da Jornada do Herói.

Dentro do RD Station Marketing, você é capaz de visualizar e demonstrar no relatório o histórico de um Lead. Isso facilita bastante na hora de contar a sua história. 

Além disso, não podemos esquecer dos dados relativos à origem das vendas e oportunidades. Nesse sentido, o Google Analytics é uma ótima ferramenta para coletar dados de  conversão em formulários e carrinhos de compras.

Relatório de Fluxos e atividades realizadas em Inbound

Muitas atividades realizadas no dia a dia de um projeto de Inbound Marketing só vão apresentar resultados a médio e longo prazo. Entretanto, é importante demonstrar como o projeto tem evoluído. 

Nesse sentido, recomendamos o uso de metodologias como os “Marcos do Sucesso” do RD Station Marketing. Nesse tipo de relatório, é possível analisar métricas de engajamento em fluxos, e-mails e landing pages.

 

Não tem como fugir: se você quer criar relatórios mensais consistentes, uma ferramenta de automação de marketing será sua maior aliada.

Relatórios mensais de Mídia e Tráfego

Os relatórios mensais de mídia podem vir acompanhados de custos por conversão e indicadores relacionados à geração de Leads. Esses são dados mais próximos da venda, que é sobre o que o seu cliente quer saber. Lembra?

Integrar relatórios de Facebook Ads, Google Ads, LinkedIn e demais campanhas de tráfego  deixa mais visível a relação de custo-benefício entre o que foi investido em mídia e o retorno gerado em negócios.

Relatório mensal de SEO

Os relatórios mensais de SEO podem conter dados como o crescimento do tráfego orgânico, a evolução do ranking de palavras-chave e as conversões que foram originadas a partir desse canal. Ademais, resultados em SEO podem ser vistos também na análise de blog posts e landing pages.

Relatórios mensais de Mídias Sociais

As métricas dos relatórios mensais de mídias sociais têm relação com engajamento, alcance e crescimento de seguidores.  

Em alguns casos, tais indicadores podem ser vistos apenas como métricas de vaidade. Todavia, essas são métricas que muitas empresas valorizam, e têm o seu valor. 

Mas não esqueça que no momento do relatório, é importante direcionar a atenção para métricas de negócio, de geração de oportunidades. Nesse ponto de vista, as mídias sociais são um suporte a essa estratégia. Por isso o indicado é não começar suas reuniões de apresentação de resultados com esse tipo de relatório.

Em outras palavras, a análise regular dos resultados de estratégias de Marketing Digital é fundamental para ajustar constantemente as ações.

Sendo assim, fica mais fácil alcançar os principais objetivos da sua empresa e entender quais estratégias estão trazendo os melhores resultados.

Sem dúvida, um dos principais benefícios dos relatórios mensais é proporcionar à equipe a tomada de decisões mais assertivas com base nos dados reais. Aqui na nossa agência, a E-Dialog, elaboramos os relatórios de clientes no Reportei.

Com a ferramenta, é possível gerar relatórios profissionais em apenas 3 segundos, escolher as métricas ideais para cada cliente, criar templates personalizados e ter total controle dos indicadores.

Além disso, o software conta com relatórios de Instagram, Facebook, YouTube, LinkedIn, Google Analytics, Google Ads, Google Search Console, Google Meu Negócio, Mailchimp e RD Station.

O Reportei ajuda a agilizar processos que antes eram feitos manualmente, oferecendo maior facilidade para analisar e propor otimizações de Marketing Digital. Tem alguma dúvida sobre a ferramenta? Deixe nos comentários que tentarei te ajudar!

E se quiser um template gratuito para construir relatórios mensais de Marketing Digital, é só preencher o formulário abaixo:

Template Prove o resultado do seu trabalho para clientes

Confira essa apresentação editável para criar relatórios mensais e completos de Marketing Digital

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Deixe seu comentário

Comentários