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3 opções de serviços que sua agência pode oferecer para ajudar o seu cliente a vender mais

Veja como se diferenciar da concorrência com estes serviços que ajudarão o seu cliente a enxergar ainda mais valor nas suas entregas

Em vez de ler, que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo:

 

 

Gosto muito de ler livros, principalmente aqueles voltados a estratégias e a modelos de negócios. Busco sempre basear meus treinamentos e artigos dos aprendizados destas leituras.

Dessa vez, extraí um insight do livro A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kin e Rennée Mauborgne, que, aliás, recomendo como leitura obrigatória para quem quer aprender mais sobre como sobreviver em mercados altamente competitivos. Alguma semelhança com o universo das agências digitais no Brasil?  

Essa leitura me fez pensar fora da caixa, sair do tradicional e do que a maioria das agências vem fazendo. Eu me fiz a seguinte pergunta:

Como podemos agregar mais valor nos serviços de uma agência de Inbound Marketing para oferecer soluções que de fato  ajudem os clientes a venderem mais?

Após essa reflexão, desenhei 3 serviços que vão ajudá-los a intensificar a força da equipe de vendas, aumentar a capilaridade e escalabilidade de canais e gerar oportunidades reais de negócios em um curto período de tempo para seus clientes.

Se você quer saber como se diferenciar da concorrência, devore este artigo!

Da atração à retenção - Guia para agências

Confira quais serviços de Inbound Marketing oferecer em cada etapa do funil de vendas

1. Gestão de Leads 2.0: indo além da gestão e qualificação de Leads tradicional

Alguns clientes cancelam o contrato por simplesmente não enxergarem valor na entrega ou não entenderem o que é um Lead qualificado para o seu time comercial. Já se deparou com a pergunta: gerei Leads, e agora?

É basicamente a extensão do trabalho de marketing que permite fechar o ciclo e provar o resultado final, vendas. A própria RD enxergou que este é um caminho sem volta e uma grande oportunidade de negócios anunciando a compra do Plug CRM e o lançamento do RD Station CRM

Indo um pouco além da geração de Leads, você pode atuar como um parceiro de qualificação desses Leads gerados, usando técnicas como o Lead Scoring do RD Station Marketing.

A partir do momento que você enviou esses Leads qualificados para o time comercial do cliente, você pode buscar retornos constantes através de integrações sobre a performance de vendas para ir ajustando a estratégia.

A percepção de valor da entrega vai ser muito maior, você conseguirá provar retorno sobre os investimentos e mostrar para o seu cliente onde estão acertando ou até mesmo errando para realizar os ajustes necessários.

Você pode cobrar este serviço de duas maneiras:

  1. Fee Mensal – Um acréscimo no fee mensal para realizar o acompanhamento desse processo entre marketing e vendas e realizar revisões mensais ou trimestrais de resultados.
  2. Success Fee – Cobrar por lead gerado. Leia mais sobre este assunto.

2. Governança de Leads

Garanta que os leads que estão sendo passados pela agência estão sendo convertidos pelo o time de vendas do seu cliente em tempo real.

Ofereça um acompanhamento do processo comercial:

  • Criação de um processo comercial;
  • Criação e acompanhamento de métricas e KPI’s de performance;
  • Setup de CRM;
  • Treinamento de Vendas;

O objetivo deste serviço é garantir em tempo real que o cliente tenha tudo o que ele precisa para realizar um bom processo comercial. Defina gatilhos de entrada e saída para cada etapa de vendas para garantir maior eficiência na conversão dos leads gerados.

E claro, ter acesso aos leads ganhos/perdidos para entender quais são os melhores canais e custos de aquisição de novos clientes.

Você pode precificar este serviço como modelo de consultoria pontual, ou seja, o serviço tem começo, meio e fim. Geralmente este processo leva de 4-6 semanas para ser ajustado, depende de cada cliente e segmento.

3. Inteligência de mercado

Use a inteligência de mercado e análises de dados para enriquecer o seu conhecimento sobre o público alvo do seu cliente.  Quanto mais informação tiver sobre os Leads dos seus clientes, maior será sua inteligência para tomadas de decisões.

A comunicação dos seus produtos e serviços chega a quem realmente interessa e entrega a mensagem correta em cada fase da jornada desse comprador, engajando-o e gerando oportunidades sólidas de conversão.

Escopo que você pode oferecer:

  • Monitoramento de Redes Sociais

Quem está falando do seu produto/serviço?

O que estão falando do seu produto/serviço?

Onde estão falando do seu produto/serviço?

Por que estão falando do seu produto/serviço?

A análise da persona e segmento é uma fase super importante do processo de geração de leads qualificados. É nesta etapa que entendemos quem é o consumidor e quais são seus principais interesses, desejos e dores, pois só assim será possível atingir as pessoas certas, no momento certo.

  • Estudo de Audiência no Facebook: existe uma ferramenta gratuita do Facebook que pode ajudá-los a entender a audiência da persona.
  • Social CRM: interação e atendimento via redes sociais.
  • Chat Bots: geração de Leads em redes sociais via bots (robôs)
  • Netnografia: adaptação do conceito extraído da etnografia, que consiste em realizar um estudo de um determinado público em busca de entender seus comportamentos, crenças e etnias.
  • Landing Pages: extrair dados ricos para enriquecer as informações do time de vendas: nome, cargo, telefone, email corporativo, localização, número de funcionários, faturamento, tamanho da empresa, potencial de investimento e outras informações que façam sentido para cada cliente.

Aprendizados

Hoje os clientes estão cada vez mais exigentes em busca de resultados reais de negócios. Os serviços acima podem ajudá-los a criar ainda mais valor nos serviços atuais e estruturar junto com seu cliente um processo que garanta transparência para ambas as partes.

Vejo que é um caminho sem volta, cada vez mais as agências vão interferir no processo de vendas dos seus clientes, seja de forma direta ou indireta. Minha sugestão é, estruture a sua equipe para começar a atender esta demanda ou pense em terceirizar este processo.

Espero que goste desses insights de novos serviços para ajudar os seus clientes a venderem mais. Boas vendas!

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