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Marketing de Conteúdo: 5 opções de serviços para você oferecer

Veja algumas opções de serviços de Marketing de Conteúdo que sua agência pode oferecer para trazer mais resultado para os clientes

Já apresentamos no nosso blog os benefícios e resultados do Marketing de Conteúdo para negócios na internet e por que ele pode ser um diferencial para quem oferece serviços de Marketing Digital.

Para apresentar essa realidade de forma mais palpável para seu cliente, é preciso entender quais são os serviços que podem ser oferecidos para colocar uma boa estratégia de marketing de conteúdo em prática.

Ter a oferta desses serviços bem clara também pode ajudar você a vendê-los separadamente, passar percepção de valor em pacotes de serviços e entregar transparência e confiabilidade em seu trabalho.

Assim, você pode levá-lo a passar por uma evolução lógica de serviços (e ticket médio) de acordo com a maturidade atingida em Marketing Digital, construindo um relacionamento cada vez mais profundo e duradouro entre vocês.

Algumas sugestões de serviços são:

Análise de encontrabilidade

Ter uma noção clara da situação atual do cliente é o ponto de partida para um bom planejamento estratégico de Marketing Digital.

Fazer uma análise de encontrabilidade envolve diagnosticar o posicionamento no Google do seu cliente para palavras-chaves relevantes para o seu negócio.

Assim pode-se analisar se o público está ou não encontrando-o facilmente, e ter inputs para ações de produção de conteúdo mais adiante.

Ferramentas de monitoramento web como o SimilarWeb ou o SEMRush ajudam a identificar o posicionamento do site, assim como a performance de anúncios no Google AdWords. Elas também são úteis para avaliar a estratégia dos concorrentes mais relevantes.

Esse serviço pode ser oferecido no início do relacionamento e poderá servir de base de comparação com o resultado de seu trabalho por todo o período de atendimento.

Mapeamento de personas

O próximo passo é perceber quem são os clientes típicos de seu cliente. Compreendê-los é o passo básico para unir o produto ou serviço sendo oferecido por seu cliente com as necessidades, preocupações, linguagem e canais de comunicação desse público.

Isso pode ser feito a partir da base de clientes, ou, em um momento inicial, das hipóteses imaginadas e captadas no mercado — todas elas serão testadas e validadas (ou não) durante o processo.

Temos postmaterial publicado para mostrar mais profundamente como identificar essas personas, seus estágios de jornada de compra e os conteúdos mais relevantes para cada estágio, aqui.

Saber o que cada persona pensa, onde busca informação, qual o papel dessa persona na compra do produto/serviço de seu cliente, e destilar isso tudo em um perfil humanizado vai guiar as próximas decisões das estratégias de marketing.

Mapeamento de termos de busca (palavras-chave)

Após entender tanto sobre o que está sendo vendido quanto sobre o público-alvo, chegou a hora de descobrir quais são as buscas realmente realizadas sobre os assuntos que conectam um ao outro.

Identificar quais são esses termos de busca vai ajudar a entender o que fazer a respeito para posicionar bem seu cliente nas ferramentas de busca.

A primeira coisa é sempre produzir conteúdo a respeito de cada, mas a prioridade será percebida de acordo com o volume de buscas e a posição de encontrabilidade já alcançada.

Essas análises podem ser realizadas utilizando ferramentas como Google Adwords Keyword Planner, Ubersuggest, SEMRush e RD Station.

Pautagem de conteúdo

Agora que já sabemos o que é relevante para o público-alvo e quais palavras-chave são mais usadas por quem busca informação, cabe a você decidir junto ao cliente quais serão os conteúdos que serão produzidos e publicados.

É importante ter em mente que são esses conteúdos que tornarão seu cliente uma autoridade em sua área de atuação, então devem ter uma forte relação com seu mercado e atender as dores/necessidades de suas personas.

Esses conteúdos podem ser posts, webinars, vídeos, infográficos, eBooks, apresentações… O que quer que seja adequado para os canais onde as personas estão.

Para montar esse direcionamento, a criação de um manual de produção de conteúdo e a execução de um processo efetivo de revisão pré-lançamento vão garantir a qualidade e o objetivo claro do conteúdo sendo publicado.

Nesse processo é importante conhecer a jornada de compra das personas para direcionar conteúdos que as atendam em todas as etapas do consumidor (desde os mais introdutórios até informações que o ajudem no momento de decisão da compra).

Planejamento de conteúdo

Além de publicar material relevante e de qualidade, é importante também manter frequência de publicações, de acordo com o comportamento identificado das personas nos diversos canais.

Como serviço, você pode oferecer ao seu cliente um calendário de publicações cruzando os estágios de compra de cada persona com a frequência de consumo de conteúdo através dos diferentes canais.

Assim, você pode identificar a periodicidade das com que frequência deve fazer postagens no blog, nas redes sociais, em blogs referências do segmento ou em qualquer outro canal identificado.

Agora, conhecendo esses diferentes serviços, é possível você poderá abrir novas oportunidades de negócios, além de agregar esses aos serviços já prestados a seus clientes. Para ler mais sobre esses e outros serviços de marketing digital que você pode oferecer, fique atento às nossas publicações e materiais!


Esse post foi publicado originalmente em novembro de 2014. Em outubro de 2017, foi atualizado e republicado.

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