Slideshare: O que é e quais seus benefícios para profissionais de marketing

O SlideShare é uma ferramenta do Linkedin para fazer apresentações online. Conheça suas vantagens e veja como criar um conteúdo na plataforma


O SlideShare é um serviço de apresentação online. A ferramenta foi lançada em 2006 e adquirida pelo LinkedIn posteriormente, em 2012. Originalmente, o  SlideShare focava em apresentações de slides digitais. Porém, acabou adicionando suporte para upload de arquivos criados em outros programas e a incorporação de vídeos do LinkedIn para criar apresentações mais dinâmicas.

Quando usado corretamente, o SlideShare pode ser um recurso valioso para profissionais de marketing que desejam estender seus esforços ao máximo potencial.

Mas como você usa o SlideShare? E como isso se encaixa no seu plano de marketing? Nas próximas linhas te explicamos.

O que é o SlideShare

O SlideShare é uma espécie de combinação entre uma rede social e um recurso de aprendizado online. Qualquer pessoa pode criar uma apresentação no site do SlideShare, também chamado de “SlideShare net”, e aqueles que fazem criações populares e de alta qualidade, como webinars atrativos, geralmente podem ganhar muitos seguidores.

Projetos feitos no SlideShare podem ser postados de forma privada ou pública na plataforma. Se um projeto for publicado no SlideShare publicamente, os usuários do SlideShare podem curtir ou comentar sobre ele e compartilhá-lo nas mídias sociais ou incorporá-lo em um site. As apresentações também podem ser baixadas para visualização offline no aplicativo oficial SlideShare para iOS e no aplicativo SlideShare para Android.

Como você pode perceber, embora seja uma ferramenta de apresentação, o SlideShare também possui um viés de rede social.

Para que (e quem) o SlideShare é recomendado

O SlideShare é conhecido principalmente por ser um recurso educacional com uma grande variedade de webinars e treinamentos sobre os mais variados assuntos. Apesar desse foco principal, o SlideShare também é muito usado para promover marcas ou empresas, e alguns até o usam como um serviço de blog ou boletim informativo para seu site.

Devido ao suporte adicional para arquivos PDF, PowerPoint e documentos do Microsoft Word, alguns usuários também usam o SlideShare para distribuir arquivos para amigos, colegas ou assinantes.

Abaixo listamos algumas das formas mais populares de usar o SlideShare:

  • Webinars e treinamentos
  • Boletins de site
  • Visualização para apresentações
  • Apresentações de slides promocionais ou de marketing
  • Guias de viagem e livros de receitas

Benefícios de usar o SlideShare para profissionais de marketing

Adicionar o SlideShare ao seu plano de marketing pode impulsionar sua estratégia de marketing de conteúdo, uma das principais bases de qualquer bom negócio que visa o sucesso.

O recurso é especialmente valioso para profissionais de marketing que desejam usar o LinkedIn para fortalecer a marca de sua empresa e manter uma vantagem competitiva em seu setor.

Confira os principais benefícios:

Aumentar a exposição da marca

Para começar, você tem o potencial de atingir um grande público. O SlideShare ganha 25 milhões de visualizações por mês – são muitos olhos em potencial no seu trabalho.

Mais visualizações significam mais exposição e, portanto, mais seguidores. Isso pode levar a um aumento nas perspectivas de vendas, maiores oportunidades de networking e ofertas potenciais de parcerias comerciais.

Redirecionar o conteúdo

Você não precisa postar todo o conteúdo novo no SlideShare. É uma ótima plataforma para ajudá-lo a redirecionar o conteúdo de alto desempenho de uma maneira nova!

Tem uma postagem de blog longa que teve muitas visualizações? Transforme-o em uma apresentação de fácil digestão no SlideShare. Isso permitirá que você entregue as informações de uma nova maneira, continue promovendo o material e, assim, expanda muito seu público!

Estabelecer-se como thought leadership

Compartilhar seu conhecimento via SlideShare permitirá que as pessoas vejam sua mentalidade inovadora e inovadora.

Você poderá se estabelecer como um líder de pensamento em seu setor, e as pessoas podem recorrer às suas apresentações quando precisarem de informações sobre sua área específica de especialização.

Adquirir conhecimento 

Além dos inúmeros benefícios que o SlideShare tem quando se trata de compartilhar seu conteúdo, também é um ótimo lugar para buscar informações.

Com conteúdo postado por um mundo de especialistas, a quantidade de material de qualidade que você tem ao seu alcance é praticamente ilimitada.

Use os recursos disponíveis para expandir constantemente seu conhecimento de seu setor e obter novos conhecimentos sobre novos tópicos. Ambos o ajudarão a manter uma vantagem competitiva em seu mercado.

O guia de marketing para usar o SlideShare

Montar uma apresentação completa pode ser uma tarefa demorada e assustadora, principalmente em uma ferramenta nova. 

Mas para te ajudar, definimos as três etapas principais para montar uma apresentação no SlideShare. Se você seguir essas diretrizes e práticas recomendadas, com certeza terá sucesso nessa missão!

1. Planejamento

Antes de criar sua apresentação do SlideShare, você deve planejar seu conteúdo e sua estratégia para ela.

Qual é o objetivo geral de compartilhar essas informações? Você está esperando para ganhar seguidores? Aumentar o tráfego do site? Estabelecer sua autoridade dentro de sua indústria? Determinar o objetivo da sua apresentação o ajudará a moldá-la para um público-alvo.

Certifique-se de ter seu material delineado e pronto – você deve estar totalmente preparado para colocá-lo em uma apresentação abrangente. Você também deve considerar quanto tempo deseja que sua apresentação tenha. Conteúdos mais longos, contendo 40-60 slides, geralmente recebem mais visualizações do que conteúdos mais curtos.

Planejamento estratégico para agências de marketing

Neste kit, separamos diversos materiais para ajudar você a colocar a mão na massa e planejar os próximos passos da sua agência. Confira já!

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

2. Criação

Depois de planejar o objetivo e o tema da sua apresentação e ter os materiais prontos, é hora de criar seu conteúdo no SlideShare! Faça seu slide de capa em negrito e descritivo para atrair espectadores e diga a eles claramente sobre o que é sua apresentação.

Para otimizar a pesquisa, inclua palavras-chave em seu título, descrição e tags. Se você quiser direcionar o tráfego de volta para seu site ou outro conteúdo, lembre-se de incluir backlinks em sua apresentação. O SlideShare permite incluir hiperlinks funcionais em seu trabalho.

Considere seu design com cuidado – você deve incluir um elemento visual envolvente em sua apresentação, pois as pessoas respondem a ele mais fortemente do que um simples conteúdo escrito. Incluir fotos e infográficos quando apropriado também deixa o conteúdo mais interativo.

Lembre-se de organizar seus slides de uma maneira que haja uma narrativa, e mostre uma linha de pensamento clara e linear dentro da apresentação.

Por fim, se você quiser desenvolver o que é apresentado nos slides, poderá adicionar um recurso de narração de áudio à sua apresentação. Basta fazer o upload de um arquivo MP3 e anexá-lo ao seu documento, e seu público terá acesso a uma apresentação de áudio e visual totalmente desenvolvida!

3. Divulgação

Depois de lançar seu conteúdo, você precisará promovê-lo para aumentar suas visualizações.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é compartilhá-lo em seus canais de mídia social. Além disso, você também pode incorporar a apresentação em postagens de blog ou em uma página relevante em seu site.

Quando seu conteúdo começa a ganhar tráfego, o SlideShare tem uma ferramenta de análise gratuita que permite rastrear o número de visualizações, downloads e compartilhamentos que recebe.

Analisar seu conteúdo é uma etapa importante na criação de uma apresentação do SlideShare, pois permite acompanhar o impacto do seu trabalho e acompanhar o que ressoa com seu público. Dessa forma, você pode avaliar a eficiência de seus esforços de conteúdo e promoção e melhorá-los para o futuro.

Aproveite o SlideShare para apresentar seu melhor trabalho

Produzir um fluxo consistente de conteúdo é ótimo para consistência em sua estratégia de marketing, e preencher seu perfil do SlideShare certamente impressionará seus espectadores.

No entanto, certifique-se de compartilhar apenas apresentações que foram cuidadosamente planejadas e cuidadosamente criadas. Conteúdo superficial refletirá mal para você e sua marca.

Quando você aprender a usar o SlideShare de forma eficaz como ferramenta de marketing, temos certeza que verá grandes resultados. Mas para isso, lembre-se: aada apresentação deve agregar valor substancial ao seu canal e beneficiar o público de forma impactante. Essa é a maior dica de todas!

Deixe seu comentário

Comentários