Turnover: aprenda como reduzir a rotatividade da sua equipe e aumentar o engajamento dos colaboradores

Saiba o que é o turnover e veja dicas para reter os seus talentos na empresa

Ricus Dantas
Ricus Dantas19 de abril de 2018
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Não é de hoje que sabemos que as pessoas são o maior valor para as empresas. É por isso que ficar de olho no turnover é essencial e pode ser um dos diferenciais para a sua agência crescer de forma sustentável.

O turnover ocorre quando a empresa tem um volume alto de desligamentos e contratações de funcionários.

As maiores preocupações dessa alta rotatividade são os altos custos com recrutamento, treinamento de novos funcionários e rescisão contratual.

Conheça as dicas abaixo que vão ajudar a sua empresa a manter os seus talentos e ajudá-la a crescer.

Agência em Pauta: Como estruturar uma equipe de excelência

Neste episódio, abordamos sobre como sua agência pode atrair e capacitar talentos, prezando pela cultura e a qualidade das entregas para os clientes

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O que é turnover

turnover consiste na alta rotatividade de funcionários em uma empresa, de modo que colaboradores são admitidos e outros são desligados com frequência. Isso pode acontecer por motivos diversos, como más condições de trabalho, problemas com a gestão, clima ruim, perfil inadequado, mercado de trabalho aquecido, entre outras.

1. Acerte no processo seletivo

Saber contratar os profissionais certos é fundamental para reduzir o turnover. Divulgue com clareza as vagas da sua empresa e estabeleça etapas no processo seletivo para identificar e contratar colaboradores com o perfil ideal.

Além de reduzir o custo com contratação, você estará trazendo para sua equipe o profissional qualificado para a vaga e alinhado com os objetivos da sua empresa.

2. Tenha uma cultura alinhada

Manter sua equipe alinhada com os propósitos da empresa é sem dúvida um dos benefícios de se ter uma cultura bem definida. Aqui na Resultados Digitais temos o nosso próprio Culture Code, que é público, com o objetivo de atrair talentos que se identifique com ele.

Crie sua missão, visão e valores e mostre como a sua empresa quer ser vista e o que você espera dos profissionais que estão com você.

3. Tenha objetivos claros para sua equipe

Ter metas e métricas claras para onde sua empresa está indo e o que espera dos seus colaboradores ajudarão você a ter um time focado nos resultados e motivados durante a jornada dele com a empresa.

Estabeleça os objetivos da sua empresa e compartilhe com o seu time para alcançá-los. Aqui na RD, usamos a metodologia usada pelo Google, os OKRs (Objectives and Key Results).

4. Faça um Get Ready (crie um roteiro para os novos colaboradores)

Na Resultados Digitais todos os novos RDoers, como nos chamamos, passam 1 mês em imersões nas áreas da empresa, desenvolvem um projeto e são treinados para a função que fomos contratados.

Além de mostrar um cuidado em ambientar os novos colaboradores, temos um sentimento de pertencer ao novo “lar”. Monte um roteiro que apresente a sua empresa, mostre seus processos e faça com que ele se sinta acolhido na sua nova casa.

Outra prática da RD é que  os novos colaboradores passam de andar em andar se apresentando. A salva de palmas do restante da equipe é uma grande motivação para esse primeiro dia de emprego novo.

5. Seja transparente (envolva sua equipe)

Mostre para os funcionários que eles são parte do time. Envolva-os em decisões, comunique mudanças, apresente o planejamento estratégico e estabeleça a transparência no dia a dia da sua empresa.

6. Plano de carreira (exerça o 1:1)

Mantenha a sua gestão alinhada com os desafios dos seus funcionários. Tenha plano de carreiras para que seu time perceba as possibilidades de crescimento e mantenha motivado para continuar a jornada com você. Um dos diferenciais atualmente são os 1:1, ou reuniões individuais com o gestor para traçar o caminho que o colaborador irá percorrer ao longo do tempo.

7. Promova momentos de descontração

Dia do bolo, Festa Junina, gamificação? Se sua empresa quer estabelecer um ambiente onde os profissionais se sintam em casa, realizar ações internas com objetivos de integração de todos os profissionais da empresa é uma ótima opção. Fique atento, pois essa estratégia é uma das principais ações para a redução do turnover.

8. Capacite seu time

Sua equipe é responsável por aplicar as suas estratégias e capacitá-los faz parte da sua rotina. Ofereça cursos internos e externos e estimule seu time a buscar novos conhecimentos. Você pode começar pelos cursos da RD University, como o Agência de Sucesso.

9. Pergunte e, principalmente, descubra o motivo

Se mesmo com as estratégias acima o seu colaborador pediu para sair, entenda quais foram esses fatores e documente. Use esse feedback a seu favor e melhore os seus processos.

Atualmente não é o bastante estabelecer um único critério, como questões salariais, para analisar o início ou término das relações profissionais com a sua equipe.

É importante estabelecer processos seletivos assertivos, ter uma boa cultura organizacional, gestão de pessoas e um ambiente de trabalho favorável e que estimule o crescimento da sua equipe e consequentemente, da sua empresa.

E você, o que faz atualmente para manter os seus talentos? Conta nos comentários!

Ricus Dantas

Ricus Dantas

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