Blog de Marketing Digital de Resultados

Notícias da semana: humanos estão retomando a internet dos robôs e o Brasil dominando GoT no Twitter

Uma pesquisa mostrou que quase 40% do tráfego da internet é gerado por robôs, mas a boa notícia é que esse número já foi bem maior

Experimente também ouvir as notícias no player abaixo:

 

 

A semana que passou foi mais curtinha, por causa do feriadão de Páscoa. Por isso, o post entrou mais cedo, o que significa que tivemos um dia a menos para coletar notícias incríveis sobre tecnologia e marketing digital.

Isso quer dizer que trouxemos menos novidades? Não. Quer dizer que a semana foi menos incrível? Também não. Afinal, uma semana que é marcada pela distribuição de ovos de chocolate por um coelho onipresente só pode ser sensacional.

Monty Python rabbit

Inclusive, espero que você esteja saboreando um delicioso chocolate enquanto lê este blogpost. Aproveite o momento com um ovo ou uma barra, o que couber no seu orçamento, porque você merece. Vamos às notícias!

Humanos estão retomando a internet dos robôs

Os humanos estão vencendo as máquinas. Ao menos é o que mostra o 2019 Bad Bot Report, da Distil Networks. Embora aponte que 37,9% de todo o tráfego na internet seja de bots, esse número é menor que o do ano passado. Portanto: parabéns, humanidade!

Uma pesquisa mostrou que quase 40% do tráfego da internet é gerado por robôs, mas a boa notícias é que esse número já foi bem maior

Para ser mais preciso, o tráfego humano subiu de 57,8% em 2017 para 62,1% no ano passado. Em 2014, primeiro ano que tem dados disponíveis na pesquisa, era de 40,9%. Pelo jeito, estamos recuperando espaço.

No entanto, nos 5 anos de pesquisa, o tráfego de “bad bots” ficou mais ou menos estável, oscilando entre 18 a 22%. Já o de “good bots” caiu bastante no período: era de 36,3% em 2014 e bateu em 17,5% em 2018.

Good bots x bad bots

Mas qual é a diferença entre bots bons e maus? Não, nada a ver com querer proteger ou eliminar John Connor. O exemplo mais comum dos robozinhos bons é o GoogleBot, que localiza o site do seu negócio e o coloca na página de resultados de busca.

Já os maus, de acordo com a Distil Networks, atuam em diversas frentes. Em alguns casos, a definição de “mau” usada pela empresa é bem ampla. Por exemplo: rastreadores de preços de concorrentes, que podem causar lentidão no seu site e prejudicar seu SEO.

Porém, há os vilões clássicos, como ladrões de dados, senhas e contas bancárias. Bots que copiam conteúdo automaticamente, compram ingressos em massa para cambistas e geram tráfego excessivo para derrubar sites. Por fim, há os criadores automáticos de perfis falsos.

Good news or bad news?

Como é véspera de feriadão, decidimos dar uma de Poliana e abrir o texto com uma mensagem positiva. Só que apesar dos humanos estarem recuperando terreno, vale a pena notar que quase 40% do tráfego da internet ainda é feito por bots – em sua maioria nocivos.

Embora o relatório não aponte, o site The Next Web acredita que o avanço dos humanos se deve à popularização de smartphones baratos, com planos de internet também mais em conta. O problema é que também aumenta o número de vítimas em potencial.

prison break

Vale muito a pena ler o relatório completo. Há informações, por exemplo, sobre os países que são a maior fonte de tráfego de bots (não, não é a Rússia ou a Ucrânia) e também os mais bloqueados (sim, são a Rússia e a Ucrânia). E quais são as nuvens mais populares entre os robozinhos, além dos browsers pelos quais eles se passam.

Nem tudo são cenas de dor e sofrimento, porém. Ao final do report, há indicações de ações que você pode tomar para proteger seu site, seu domínio e sua empresa!

Links relacionados:

Brasileiros dominam o Game of Thrones no Twitter

Que o Twitter é muito popular como segunda tela você já sabia. Com o celular na mão, o espectador comenta em tempo real seu programa preferido. A estreia da temporada final de Game of Thrones, no domingo, mostrou mais uma vez essa vocação do app.

De acordo com o Brainstorm 9, o Brasil foi o 2º país mais engajado, com 5 milhões de tuítes sobre a volta da série da HBO. Eu mesmo contribuí com alguns, inclusive defendendo a tese impopular de que “passou meia hora já não é mais spoiler”.

O pico de tuitadas, aliás, foi logo depois do encerramento do episódio – portanto quando ainda era crime dar spoiler. A Scup produziu um mega infográfico compilando alguns dos destaques produzidos pela massa tuiteira. O casal Jonerys, por exemplo, dividiu opiniões.

jonerys

Links relacionados:

Facebook é flagrado mesclando Stories e News Feed

O Facebook esteve praticamente todas as edições do nosso blogpost com o giro de notícias. Em geral, algum anúncio ou novidade no sentido de reverter a crise de imagem que já dura anos ou de buscar novas formas de reinventar o próprio negócio.

A feature queridinha de Mark Zuckerberg é o Stories, tanto no Instagram quanto no app azul. Os usuários estão fazendo movimentos no sentido de abandonar o News Feed e migrar para o formato mais rápido e com prazo de validade de 24h.

Mesmo sabendo disso, foi bem surpreendente a descoberta feita por uma especialista em engenharia reversa. Ela achou uma feature, escondida no código do app para Android, que mostra o News Feed em formato de Stories, arrastando para o lado. Olha só:

Após a divulgação, o Facebook disse ao site Tech Crunch que se trata de um protótipo de funcionamento em estágio bem inicial. Não haveria intenção nem mesmo de testá-lo publicamente tão cedo. Parece, porém, que a empresa vê mesmo nos Stories o futuro de sua rentabilidade com anúncios e engajamento de usuários.

Links relacionados:

Produtividade e eficiência para todo mundo!

A Semana da Produtividade de Marketing e Vendas está sendo um sucesso aqui na Resultados Digitais. Ela termina nesta quinta-feira, com o webinar “Gestão sem sufoco: como liderar equipes de alta performance e fazer mais com o seu tempo”.

Quase 6 mil pessoas se inscreveram gratuitamente para assistir às 5 transmissões ao vivo com especialistas da RD e do mercado. Se você perdeu, não se desespere: os vídeos ficam gravados e podem ser acessados a qualquer momento! Preencha os dados abaixo para assistir.

Semana da Produtividade de Marketing e Vendas

5 webinars exclusivos e gratuitos sobre como você e a sua equipe podem ser mais eficientes. Eles têm temas como integrações de processos, automação de marketing, hacks de vendas, metodologias ágeis e gestão da rotina pessoal e dos times.

Marcadores:

Deixe seu comentário