Blog de Marketing Digital de Resultados

Black Friday: 11 ações de última hora para vender mais na data 🏃

Corra que ainda dá tempo! A Black Friday é uma ótima oportunidade para sua empresa fechar o ano com chave de ouro, mas para isso você precisa agir agora mesmo

Já é quase Black Friday! Uma das principais datas para os ecommerces brasileiros acontece no próximo dia 24 de outubro e a expectativa é de que gere R$ 2,5 bilhões de lucro ao setor — o que representa um aumento de 18% em comparação com o ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Se você estruturou sua campanha, definiu suas ofertas e se preveniu contra problemas de segurança, é a vez de colocar em prática algumas ações de última hora que podem garantir mais vendas na Black Friday. E, se ainda não o fez, aproveite as próximas duas semanas. Essa é a última chance!

Separamos algumas ações de última hora para vender mais na Black Friday:

1. Faça anúncios de retargeting

Um dos objetivos do retargeting (ou remarketing, forma como o Google chama essa técnica) é aumentar suas vendas.

Nem todo mundo que vê um anúncio pela primeira vez realiza a compra. Mas anunciar novamente para quem já demonstrou interesse pode fazer essas pessoas lembrarem da sua oferta.

Você pode fazer remarketing tanto para quem visitou uma determinada página como também para quem colocou algum produto no carrinho, mas não finalizou a compra.

Na Black Friday, essa técnica tem um apelo especial, pois você pode divulgar os produtos pelos quais as pessoas se interessaram com um grande desconto, atraindo o interesse delas.

Dica de leitura para você saber mais:

2. Impulsione suas ofertas

Aproveite as próximas duas semanas para impulsionar suas ofertas por meio de anúncios no Instagram e no Facebook.

Diversifique seu repertório e use diferentes formatos de anúncio, inserindo-os no feed de notícias, na barra lateral direita do Facebook, no Instagram etc.

Mas não deixe para fazer isso no dia da Black Friday! Como muita gente anuncia na data, a concorrência é alta e o custo por clique (CPC) tende a ficar bem mais caro.

Dica de leitura para você saber mais:

3. Crie um evento no Facebook

Crie um evento no estilo save the date no Facebook e divulgue-o na fanpage para que seus seguidores confirmem presença. Assim, eles serão notificados quando as ofertas começarem.

Por meio da página, você também pode enviar outras notificações para ir aquecendo seus compradores em potencial. Aproveite para mostrar os produtos que estarão em desconto no dia da Black Friday.

Um bom exemplo neste ano é o evento criado pelas Lojas Americanas.

Dica de leitura para você saber mais:

4. Atualize as capas de suas páginas nas redes sociais

Agora é um bom momento para mudar as fotos de capa e de perfil das suas redes sociais com uma arte impactante.

Aproveite os recursos do Facebook, por exemplo, de inserir vídeos na imagem de capa e chame atenção dos seus seguidores.

Dica de material para você saber mais:

5. Coloque a data como um item no menu do site

Insira um link de Black Friday no menu do seu site. Ele deve levar para uma página contendo todas as suas ofertas para a data.

Essa é uma boa forma de divulgação da Black Friday, pois todos que visitarem seu site saberão que você vai participar das promoções.

6. Faça já algumas ofertas com preço de Black Friday

Falamos no início do post que já é quase Black Friday. Mas, em algumas lojas online, a data já começou de fato.

Esses ecommerces estenderam a data para todo o mês de novembro, chamando-o de Black Month ou Black November e divulgando as ofertas com desconto antecipadamente.

7. Dê opção para os clientes favoritarem produtos

Uma ação que pode ser muito interessante para os clientes do seu ecommerce é dar a possibilidade de eles criarem uma lista de produtos favoritos.

A ação funciona como uma espécie de alerta. Assim que o preço do produto baixar, o cliente é avisado por email.

Alguns grandes ecommerces, como as Americanas, disponibilizam essas opções por meio de um aplicativo próprio.

Caso sua loja virtual não tenha um aplicativo, pode ainda sim dar essa alternativa para o cliente dentro do site ou ainda criar Landing Pages segmentadas para diferentes categorias de produtos.

8. Envie uma campanha de email com pré-ofertas

Se você for abrir as compras de Black Friday somente no dia 24 de novembro, pode enviar um email nos próximos dias com suas ofertas mais atrativas para as pessoas saberem com antecedência e se programarem.

O RD Station tem alguns modelos de Email Marketing personalizáveis para a Black Friday. Confira abaixo:

black friday - template de email marketing do rd station black friday - template de email marketing do rd station black friday - template de email marketing do rd station black friday - template de email marketing do rd station

Dica de material para você saber mais:

9. Agende suas campanhas de Email Marketing para o dia da Black Friday

Produza seus textos de email e agende-os desde agora. É interessante usar cores fortes e bem impactantes, para combinar com o apelo que a data tem.

Além disso, outro ponto estratégico da Black Friday são os horários. Avalie qual é mais interessante. Pode ser meia noite, de quinta para sexta; na noite de quinta; na sexta de manhã cedo.

Dica de material para você saber mais:

10. Coloque um pop-up de saída no seu site

Os pop-ups de saída (ou exit intent pop-ups) só são acionados quando o visitante leva o mouse para fora da área de navegação da página. São perfeitos para fazer uma oferta irrecusável, que não deixam que o usuário saia de mãos vazias.

A Black Friday, portanto, é uma ótima oportunidade para instalar um pop-up de saída em seu site. Ofereça um desconto bom, sem dúvida seu visitante vai clicar.

Dica de material para você saber mais:

11. Publique e promova sua Landing Page de Black Friday

Se você ainda não criou uma Landing Page de Black Friday com antecedência, faça isso hoje mesmo.

Essa é uma forma legal de criar urgência e de chamar atenção para as ofertas.

O RD Station tem um modelo de Landing Page especial e personalizável para a Black Friday. Veja na imagem abaixo:

black friday - template de landing page

Dica de material para você saber mais:

Bônus: tenha um plano de sucesso

A Black Friday está chegando e esperamos que essas dicas rápidas ajudem sua empresa a vender mais nessa que é uma das datas mais lucrativas para o comércio eletrônico brasileiro.

E para você não esquecer de nenhum detalhe de sua campanha, recomendamos que você faça um plano de sucesso, que nada mais é do que um checklist com as ações necessárias que seu negócio precisa fazer.

No RD Station, criamos um plano de sucesso focado para a Black Friday. É uma funcionalidade dentro da plataforma e que pode ser personalizada de acordo com os objetivos de cada empresa.

Confira abaixo um exemplo:

plano de sucesso black friday

O RD Station tem um período de testes gratuito para você experimentar as funcionalidades que citamos neste post (plano de sucesso, Email Marketing, Landing Page, automação, pop-ups, anúncios no Facebook e muito mais).

Para experimentar a plataforma, basta acessar rdstation.com.br.



Faça um teste gratuito do RD Station

A plataforma completa para sua empresa criar uma verdadeira Máquina de Crescimento

Marcadores:

Deixe seu comentário