Como escolher uma agência de Marketing Digital para pequenas empresas

O trabalho de uma agência de Marketing Digital pode ser a virada de chave para pequenas empresas; veja 5 dicas para escolher a ideal para sua realidade


Houve um tempo em que o acesso às agências de publicidade era exclusivo para empresas com grande aporte financeiro. Essa história mudou e, hoje, está cada vez mais fácil encontrar uma agência de Marketing Digital para pequenas empresas.

Essa demanda foi gerada por pequenos negócios, de diferentes segmentos. Eles entenderam que não precisam mais possuir uma equipe dedicada de Marketing para ter sucesso no mundo digital.

Porém, dentre tantas opções disponíveis, como escolher a que mais se adequa à realidade e à cultura da empresa? Neste post, você vai encontrar dicas para escolher uma agência que irá fazer seu negócio aproveitar todas as vantagens do Marketing Digital, como a escalabilidade e a mensuração de resultados.

agência de marketing digital para pequenas empresas

Qual a importância do Marketing Digital para micros e pequenas empresas?

Novas pequenas empresas surgem todos os dias. Por outro lado, outras deixam de existir por falta de visibilidade e, principalmente, por não saberem em quais meios investir para escalar o negócio de forma sustentável. Ou seja, obtendo retornos financeiros a partir desses investimentos.

A importância do Marketing Digital para pequenas e médias empresas parte desse ponto: ser acessível para empresas que não possuem grandes orçamentos para investir em canais tradicionais.

Desde fazer um planejamento de redes sociais para crescer organicamente no Instagram até uma estratégia completa de Inbound Marketing, as ações de Marketing Digital se destacam por 4 benefícios principais:

  1. Possibilidade de escala a médio prazo;
  2. Mensuração e acompanhamento de cada ação;
  3. Falar com o público certo pelas possibilidades de segmentação
  4. Excelente custo-benefício, trazendo retornos consideráveis com investimentos baixos comparados à mídia tradicional.

Com a facilidade gerada pelas ferramentas e plataformas de marketing, como o RD Station Marketing, muitas pequenas empresas são pró-ativas em começarem a estruturar suas primeiras ações de Marketing Digital por conta própria.

Conforme os primeiros resultados vão aparecendo, as empresas buscam investir em mais canais e otimizar as estratégias que já estão rodando. Nesse momento, muitas se perdem por não terem profissionais qualificados em múltiplas técnicas do Marketing Digital e pela falta de referência sobre o que funciona ou não.

Felizmente, existem agências de Marketing Digital que solucionam esses dois pontos: várias expertises com apenas uma assinatura e referência de estratégias que dão certo para empresas do mesmo segmento.

5 dicas para você escolher a agência de marketing ideal para pequenas empresas

Assim como qualquer outro fornecedor, a escolha de uma agência de Marketing Digital para sua pequena empresa deve ser criteriosa: levando em consideração o momento do seu negócio e quais objetivos busca-se alcançar com essa parceria.

Para tornar sua vida mais fácil, separamos 5 dicas que vão te mostrar aonde buscar agências de Marketing Digital e como fazer a melhor escolha para iniciar nesse mundo ou otimizar ainda mais seus resultados.

Agência de Marketing Digital para pequenas empresas

1. Antes de qualquer coisa, entenda o seu objetivo

SEO, redes sociais, criação de conteúdo, Inbound Marketing… São inúmeras as possibilidades dentro do universo digital. Contudo, antes de tentar entender esses tópicos, é necessário compreender qual é o objetivo do negócio com o Marketing Digital – seja por conta própria ou com uma agência.

Portanto, antes de buscar uma “agência para aumentar seus seguidores nas redes sociais”, aprofunde-se nas necessidades da sua empresa que podem ser supridas por uma agência de publicidade.

Os principais objetivos que podem ser alcançados com uma agência de Marketing Digital para pequenas empresas são:

  • Aumento de performance em marketing;
  • Aumento de contatos no funil da equipe de Vendas;
  • Lançamento ou posicionamento de marca no digital;
  • Criação, implementação e integração de plataformas (sites, redes sociais, entre outros);

Com isso em mente, você pode seguir com critérios que estejam alinhados com a cultura e administração da sua empresa, como: localização, metodologia de trabalho, segmento de mercado e orçamento.

2. A proximidade com a agência importa – mas depende!

Ao contrário de outros prestadores de serviço para pequenas empresas, as agências de Marketing Digital possuem uma flexibilidade em relação à localização. Ou seja, você pode contratar uma agência próxima ou de outra região.

Qual é a melhor opção entre as duas? Depende da sua realidade!

  • Você valoriza reuniões presenciais ou precisa de alguém que entenda como o mercado da sua região funciona? Prefira por uma agência próxima a você.
  • Você busca inovação, experiências e orçamentos de outras regiões para agregar ao seu negócio? Prefira agências de regiões distintas.

3. Busque uma agência com uma metodologia de trabalho que atenda às suas necessidades

Já falamos por aqui que existem inúmeras possibilidades dentro do Marketing Digital – e com agências elas se multiplicam. Portanto, o que importa é escolher um parceiro que tenha uma metodologia de trabalho alinhado ao que você precisa.

  • Precisa implementar um projeto de curto prazo, como a criação de um site? Opte por agências que possuam uma metodologia clara de gestão de projetos e que possuam um orçamento compatível com suas expectativas.
  • Busca uma parceria para fazer parte do seu negócio profundamente a longo prazo? Prefira agências que tenham experiências para além do Marketing Digital, como: inovação e gestão de negócios.

Tenha sempre em mente que o projeto de Marketing Digital para sua pequena empresa precisa explorar a união Marketing & Vendas. Portanto, independentemente da sua escolha, busque por parceiros que vão te entregar resultados tangíveis e claros.

4. Se o nicho de mercado da sua pequena empresa for específico, opte por uma agência de Marketing Digital especialista nele

Com o tempo de experiência e a construção de cases de sucesso, as agências foram se especializando cada vez mais em nichos específicos de mercado. Hoje, é fácil encontrar agências de Marketing Digital especializadas em ecommerces, consultórios médicos e projetos de educação, por exemplo.

Então, se você faz parte de um segmento complexo e com especificidades que precisam de um conhecimento mais profundo, opte pelas agências especializadas.

>> Para encontrar essas agências específicas, busque indicações em comunidades e associações do seu segmento ou no Marketplace RD Station

5. Qual o tamanho do seu bolso? Busque por um orçamento compatível com sua realidade

Como uma boa estratégia de Marketing Digital, os modelos de precificação e contratação de uma agência são personalizáveis. Além disso, geralmente são definidos junto com os clientes no momento do envio da proposta.

Esses valores personalizados se definem pelo nível de esforço que a agência terá que empenhar para trazer resultados para seu negócio. Além de levarem em conta critérios do negócio, como: tempo de mercado, contas já atendidas, cases de sucesso e quantidade e pluralidade de profissionais.

Portanto, ao escolher, tenha em mente que quanto mais complexo o projeto de Marketing Digital da sua pequena empresa, maior será o valor a ser pago à agência. 

Prefira começar, então, com um projeto mais enxuto e vá adicionando serviços e ferramentas à medida que os resultados forem aparecendo.

DICA BÔNUS: tudo que você precisa saber antes de contratar uma agência de Marketing Digital

De compreender todas as possibilidades de trabalho até entender se realmente é a hora de contar com um parceiro em Marketing Digital, o processo de escolha de uma agência pode ser complicado, com inúmeras variáveis que não podem ser deixadas de lado.

Para facilitar esse processo, desenvolvemos um guia com tudo que você precisa saber antes de contratar uma agência de marketing. Ele conta com um diagnóstico completo para compreender se realmente você precisa de um prestador de serviços nessa área.

No material, você irá encontrar:

  • Como uma agência de Marketing Digital se estrutura;
  • Diagnóstico: será que realmente é a hora de contratar uma agência de Marketing Digital;
  • Quanto custa uma agência de Marketing Digital;
  • Onde encontrar uma agência de Marketing Digital para pequenas empresas.

Acessou o material, mas não sabe onde encontrar a agência ideal para sua pequena empresa? O Marketplace RD Station organiza mais de 600 agências de Marketing Digital por: localização, preço, segmento de atuação e necessidades específicas de marketing. Todas as agências que estão nesse agregador são parceiras da RD Station e possuem a Chancela RD para trazerem mais resultados para o seu negócio.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários