Agendamento de posts nas redes sociais: veja como fazer e qual é a ferramenta ideal para usar

Aumento da produtividade e da taxa de engajamento, além da organização do calendário de publicações, estão entre as principais vantagens de fazer o agendamento de posts

Jonatan Rodrigues
Jonatan Rodrigues14 de junho de 2023
Curso de Instagram e TikTok gratuito

Agendamento de posts é a ação de programar conteúdos para serem publicados em um horário e dia determinado em redes como Instagram, Facebook e LinkedIn. Você cria o conteúdo escrito e visual que vai aparecer nas redes sociais e define o momento que ele deve surgir no feed do perfil.


Já parou para pensar em todo o processo que precisa ser feito até ter um post publicado nas redes sociais de uma marca? Sempre há muito o que pensar, desde criar um título atraente, a chamada certa até encontrar a imagem perfeita. Esse é sim um processo demorado, mas ele pode ficar mais tranquilo de executar através do agendamento de posts.

Você pode até estar pensando que o agendamento de posts é um detalhe simples no trabalho de gestão das redes sociais, mas ele traz ganhos reais não apenas para a sua estratégia, como também para a sua rotina. É justamente isso que vamos provar para você a partir de agora!

Se a possibilidade de seguir um calendário de publicações, manter a frequência e poder focar em outras ações de Marketing enquanto suas postagens são compartilhadas em seus respectivos perfis é valioso para você, faça a leitura até o final! Vamos detalhar agora como fazer e os benefícios de contar com esse recurso no dia a dia.

Calendário de Conteúdo para Redes Sociais 2023

Nossa planilha gratuita traz editorias divididas por canal, dia, hora, semana e mês. Com essa visão, você vai se organizar melhor e não deixar passar nenhuma oportunidade!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é o agendamento de posts?

Por definição, o agendamento de posts é o ato de agendar suas postagens para serem postadas em uma determinada hora ou data nas suas contas das redes sociais, como o Facebook, Instagram, LinkedIn ou Twitter.

Você não quer perder tempo acessando todos esses perfis diferentes e publicando tudo manualmente de última hora. Com o agendamento, você não apenas garante que suas postagens saiam na hora certa, preparando tudo com antecedência, mas também faz isso para mais de uma rede simultaneamente.

Preparar as atualizações que serão publicadas nos perfis de diferentes redes com antecedência evita a confusão que acontece na hora de gerenciar várias contas e também permite que você crie uma programação alinhada com as demais atividades e datas importantes. Você não precisa mais fazer login no feriado para publicar!

É possível fazer agendamento de posts no Instagram e no Facebook?

Eu separei um tópico rápido para Instagram e Facebook porque é em relação a eles que as pessoas mais têm dúvidas. É o seu caso? A resposta é que sim, é possível fazer programação de posts em ambos.

Isso pode ser feito em ferramentas nativas do Instagram e do Facebook e, também, através de forncedores externos licenciados. Porém, é preciso que as contas sejam profissionais, ou seja, de marcas, empresas de todos os tamanhos e criadores de conteúdo.

Você pode usar o Estúdio de Criação da Meta para fazer essas ações, já que ambas as redes sociais são de propriedade da gigante de tecnologia. Fica claro, portanto, que o agendamento de posts é parte fundamental do trabalho de social media, já que a própria marca fornece ferramentas.

Você vai ver a seguir, porém, que há possibilidades mais avançadas de fazer suas programações de forma integrada à sua estratégia de Marketing Digital.

Então, já deu para perceber como essa é uma tarefa que contribui muito para tornar seu dia a dia mais eficiente quando o assunto é o gerenciamento das redes sociais? Pois saiba que existem vários benefícios para quem faz o agendamento de posts, e o melhor é que tem uma solução para você já conseguir começar a agendar a partir de agora.

Quais os benefícios do agendamento de posts nas redes sociais?

Neste tópico, listamos os principais benefícios do agendamento de posts nas redes sociais. São eles:

A seguir, veja cada uma dessas vantagens em detalhes.

1. Aumento da produtividade

Não dá pra ficar parando suas outras tarefas todos os dias pra ter aquela ideia genial de post para redes sociais, concorda?  Nem contar com a sorte de não ter algum imprevisto que impeça a execução do seu plano ou mesmo ficar repostando o mesmo conteúdo várias vezes, fazendo pequenas adaptações, porque não deu tempo de criar algo novo. 

Seria muito melhor se você pudesse escolher alguns dias do mês para executar o trabalho, criar todo o conteúdo e deixar seus posts agendados, organizando e otimizando a sua rotina.  

Com isso, você daria a devida atenção à produção de conteúdo, revisitando a estratégia e os objetivos de cada rede, considerando o estágio da jornada em que sua persona está para, então, definir as publicações.

A boa notícia é que dá para garantir todos esses benefícios ao fazer o agendamento de posts. Além de tudo isso, você pode ter tempo para criar imagens que realmente chamem a atenção da sua audiência, ajudando a melhorar o engajamento.

Deixar tudo programado para que as publicações nas redes sociais aconteçam de forma otimizada é tudo que você precisa! Assim não perde tempo com tarefas repetitivas ao longo do mês, consegue focar na análise de resultados, na otimização da estratégia e, é claro, em outras atividades do seu escopo de trabalho.

>> Assista ao Social Media Day 2023 da RD Station, o evento online que celebra quem trabalha na área, com participação do Esse Menino e mais super especialistas e creators!

2. Organização do calendário de publicações

Agendando suas publicações, você organiza toda a parte criativa e consegue visualizar um calendário de publicações mensal.  

Isso facilita o entendimento de quantas vezes sua audiência tem sido submetida a cada editoria do seu planejamento, ajudando a mensurar os resultados individuais e tomar decisões para a criação e agendamento dos posts do período seguinte

Criar postagens com antecedência garantirá que você não confunda a comunicação e também lhe dará muita flexibilidade para criar um calendário de redes sociais sincronizado com os próximos eventos e datas comemorativas.

Ao criar esse calendário através do agendamento de posts, você encontrará tempo para priorizar a interação com seus seguidores e focar nos conteúdos que trazem mais resultado.

Mas atenção! Ao criar um cronograma de conteúdo, pense em:

  • Que tipo de conteúdo seu público quer consumir: adapte seu plano para acomodar postagens que atraem mais a sua audiência;
  • Como seus concorrentes estão usando as redes sociais: dê uma olhada e veja a que tipo de conteúdo eles publicam e como o público está reagindo;
  • Garantir que seu conteúdo é relevante: publicar conteúdo irrelevante é o mesmo que perder a chance de engajar seu público. Analise o que está funcionando e escute o que sua audiência fala.

3. Controle e segurança do processo

Agendar significa, mais que qualquer outra coisa, antecipar. E não é justamente pela falta de antecipação, e visão do calendário de um ano inteiro, que você pode acabar perdendo a oportunidade de abordar datas comemorativas essenciais ao negócio? Ou pior: ter que fazer qualquer coisa, em cima da hora, não explorando o potencial de resultados que elas trazem? 

É por falta dessa antecipação que muitas marcas correm o risco de não publicar cada post no melhor dia e horário. Por isso, ao trabalhar com o agendamento de posts, você possui mais controle do seu plano tático e segurança de que ele será cumprido, o que também libera mais tempo para trabalhar de forma estratégica. 

Lembrando que, ao agendar, você irá postar nas redes mesmo se estiver sem conexão de internet. É a melhor forma de garantir que terá novos conteúdos publicados mesmo quando estiver fora do ambiente de trabalho.

4. Garantia da frequência de postagens

O agendamento de postagens torna possível que a frequência de conteúdo nas redes seja mantida. Isso acontece por conta da antecipação que você terá: dá pra agendar publicações para sair durante o final de semana sem precisar acessar as redes para fazer isso manualmente.  

Como consequência, o canal atinge consistência na entrega de conteúdo, aumentando o alcance das publicações. A frequência também influencia positivamente o algoritmo das redes sociais e a conexão com os seguidores da marca. 

Com isso, você está automaticamente trabalhando para o aumento do engajamento nesses canais, que é mais um benefício importante para conhecer.

5. Aumento da taxa de engajamento

A taxa de engajamento nas redes sociais representa o número total de interações, somando o número de comentários, curtidas e compartilhamentos, dividido pelo alcance das publicações.

Quando olhamos para ela, conseguimos identificar dentro da série de publicações que você realiza quais são aquelas que realmente chamaram a atenção da sua audiência. Mantendo constância e frequência das publicações para os seguidores, é possível comparar postagens e entender o comportamento que cada uma delas gerou.

Por permitir um aumento na presença online, garantindo a frequência nas publicações, o agendamento de posts pode proporcionar maior visibilidade e, consequentemente, aumentar as chances de o conteúdo obter maiores taxas de engajamento.  

Como essa é uma das métricas mais importantes para quem trabalha com redes sociais, nosso time especialista aqui da RD Station - já contamos com mais de 350 mil seguidores no nosso Instagram @resdigitais - fala sobre isso e muito mais no Curso de Gestão de Redes Sociais!

Com as aulas, você aprende na prática como construir uma estratégia de sucesso nas diferentes redes e acompanhar de perto seu engajamento.

>> Leia mais: SMO (Social Media Optimization): o que é e como otimizar seus conteúdos para as redes sociais

6. Consistência nos dados e melhores análises

Como vimos, agendar postagens com antecedência libera muito tempo de trabalho. Você pode refinar suas estratégias e mergulhar profundamente nas análises sem ter que se preocupar com a postagem manual nas redes sociais todos os dias.

Assim, é possível fazer uma análise mais precisa dos resultados e obter insights relevantes para o negócio. É aí que entram as métricas das redes sociais: quando analisadas e comparadas, elas facilitam o entendimento dos pontos fortes e fracos das ações e determinam a efetividade do conteúdo. 

Saber os melhores dias e horários para publicar, por exemplo, é muito importante para as estratégias de marketing. Essa informação é obtida por meio de testes e análises de posts agendados para diferentes horários. 

Existem outras informações que também devem ser levadas em consideração, como:

  • O número de visitas no seu site que vieram das redes sociais;
  • O número de Leads gerados a partir dos posts;
  • O total de clientes que realizaram uma compra ou fecharam contrato via redes sociais.

Esses são exemplos de dados adquiridos a partir das métricas e comparações que dão um indicativo da performance do negócio e da influência das redes nesse resultado. 

Assim, ao observar o que já deu certo, você consegue planejar os próximos conteúdos com mais embasamento, agregando inteligência para suas ações. 

Dicas úteis para fazer o agendamento de posts

Com uma variedade de benefícios e recursos diferentes, não há motivo para você não utilizar o agendamento de posts nas redes sociais! Mas para que seu trabalho seja ainda mais efetivo, listamos mais algumas dicas que vão ajudar no momento em que estiver realizando o agendamento de posts. Confira!

Agende suas postagens para os horários em que seu engajamento é mais alto

Engajamento é fundamental para ter sucesso nas redes sociais. Por isso, acompanhe de perto seus resultados para encontrar o momento que sua audiência está presente em cada rede.

Como o agendamento é feito para facilitar sua vida, então nada melhor do que realmente planejar suas publicações para o dia e horário que traz maior retorno.

Sempre revise o que você está programando

É melhor verificar novamente o que você escreveu! Isso é importante não apenas para certificar-se de que não há erros de ortografia, mas também para garantir que seu público entenda e se envolva com o conteúdo que você está postando.

Lembre-se de acompanhar suas postagens

Só porque você pode agendar suas postagens não significa que agora você pode ignorá-las. Depois que sua postagem estiver ativa, monitore o envolvimento com ela e responda as interações do público.

Faça testes para encontrar os melhores temas e formatos

Uma das melhores maneiras de melhorar seu desempenho nas mídias sociais são os testes contínuos. Sem testar para ver o que funciona e o que não funciona, você não teria como saber quais são os melhores assuntos para sua audiência. É por isso que, especialmente nas primeiras publicações, o teste é essencial para identificar o que postar.

Aproveite o tempo extra para refinar sua estratégia

Organizar sua estratégia de conteúdo nas redes pode ser um grande desafio, especialmente se você estiver gerenciando várias contas. Agendar todas as suas postagens com antecedência dará aquele tempo extra para trabalhar na sua comunicação e na estética do feed (especialmente para o Instagram).

E não é só isso: você também encontrará tempo para fazer pesquisas e buscar inspiração em outras marcas. Sempre é válido explorar as tendências e o que está viralizando a cada momento.

Ferramentas de agendamento de posts: qual é a melhor?

Tudo bem, já entendemos que fazer o agendamento de posts traz de retorno uma série de vantagens para as marcas, indo desde o ganho de produtividade para o time até no aumento das taxas de engajamento das publicações.

Mas ainda tem dúvidas sobre como fazer esse processo na prática? É sobre isso que vamos falar agora.

Para fazer o agendamento das publicações e obter todos os seus benefícios, é importante usar uma ferramenta que permita fazer postagens em múltiplas redes sociais.

Instagram, Facebook, LinkedIn e Twiiter possuem a funcionalidade, mas não de maneira integrada com outros recursos que uma plataforma de Marketing completa traz. Ou seja, você precisa contar com uma ferramenta que tenha essa funcionalidade para conseguir realizar os agendamentos.

Uma solução que faz o agendamento consegue aliviar você da pressão do gerenciamento diário de contas, permitindo que você se concentre na parte divertida: desenvolvimento e curadoria de conteúdo.

Com o RD Station Marketing você faz o agendamento de posts!

Isso mesmo: você pode criar e programar posts para Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter em segundos usando o RD Station Marketing!

Programar posts no Instagram, no LinkedIn, Facebook e Twitter nunca foi tão fácil: você pode agendar ou publicar na hora nas principais redes sociais, tudo de forma simultânea e segura.

Com as integrações do RD Station, é possível gerenciar sua estratégia de conteúdo para postar no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter. Além disso, é possível acompanhar as métricas de cada postagem realizada via RD Station Marketing.

O melhor é que você só precisa criar o conteúdo de uma publicação uma única vez e agendar a publicação em todas as redes sociais integradas simultaneamente com a funcionalidade de Postagem em Mídias Sociais.

Quanto mais estratégico você se torna com o conteúdo que compartilha nas mídias sociais, maior a probabilidade de suas contas crescerem e mais provável é que você direcione o tráfego de volta ao seu site. Então que tal começar a reunir as estratégias de redes sociais em um único lugar?

Liberamos 10 dias gratuitos para você impulsionar suas estratégias com o RD Station Marketing. Combine ainda outras funcionalidades, como o Link da Bio, Anúncios Pagos e até remarketing para fisgar as melhores oportunidades de negócio – você faz tudo em uma única ferramenta e ganha mais tempo para viralizar nas redes sociais!

Clique aqui para começar agora mesmo seu teste, ou continue lendo o post para saber direitinho como funciona o agendamento de postagens na nossa plataforma.

Passo a passo: como configurar o agendamento de posts no RD Station Marketing

Agora que você já sabe que o RD Station Marketing dá a possibilidade de fazer suas publicações em todas as principais plataformas de redes sociais, que tal conhecer um passo a passo de como fazer isso na prática?

Para iniciar suas configurações e já agendar os posts em segundos, siga essas etapas:

1. O primeiro passo é integrar os perfis de rede social da sua empresa com o RD Station Marketing. Nesse caso é necessário ter um usuário em cada rede social a ser conectada (no caso do Facebook e do LinkedIn, seu usuário precisa ter perfil de administrador); 

2. Depois disso, no menu principal, acesse “Atrair” e clique em “Postagem em Mídias Sociais”;

3. Na tela do calendário, clique no botão “Criar Postagem” para acessar o painel de criação de posts e selecione em quais redes sociais você vai realizar a postagem;

4. Adicione conteúdo da postagem, preenchendo o campo de texto e fazendo upload da imagem a ser utilizada;

5. O resultado você vai conferir no painel ao centro da tela e pronto!

6. Para finalizar é só selecionar a data e hora que deseja que a postagem seja lançada.

Viu como é fácil? Em poucos passos você garante que a publicação vai sair no dia e horário certo. No caso do RD Station Marketing, você ainda tem a garantia de que as publicações serão realizadas sem riscos, inclusive no Instagram. Isso só é possível porque a ferramenta é licenciada pela própria Meta Platforms.

Então já sabe: se pensou em buscar ferramentas para agendar posts nas redes sociais, é só contar com o RD Station Marketing para isso.

Por que você deveria considerar uma ferramenta de automação de marketing para fazer agendamento de posts?

Sabemos que, se você está buscando opções para fazer o agendamento de posts pensando em otimizar seu processo de produção de conteúdo para as redes sociais, o grande desafio é usar as ferramentas certas.

Então que tal publicar seus posts na mesma ferramenta que você também gerencia seus Leads e campanhas de Email Marketing?

Isso traz muito mais facilidade no dia a dia das equipes de Marketing, sejam elas internas ou de agências. Afinal, tudo passa a ficar integrado e é bem mais simples criar uma jornada de relacionamento em todos os canais.

É por tudo isso que você precisa contar com o RD Station Marketing, que já é a ferramenta de automação de marketing líder de mercado no Brasil e na América Latina, utilizada por mais de 40 mil empresas em 40 países. Todos os recursos que precisa para sua estratégia de redes sociais e além estão lá.

Com os recursos do RD Station Marketing, você dá o próximo passo na sua operação de Marketing: transforme seguidores em potenciais clientes enquanto torna sua rotina mais produtiva.

Sua empresa não vai mais precisar usar várias ferramentas separadas e perder as informações no caminho, já que reunimos os principais recursos de Marketing Digital em um só lugar para sua operação ser mais eficaz.

Com o RD Station Marketing vai ficar bem mais fácil comprovar os resultados! Comece agora o seu teste grátis logo deixando seu email abaixo.

RD Station

Agende seus posts simultaneamente para Twitter, LinkedIn, Facebook e Instagram

Com a funcionalidade do RD Station Marketing, você faz postagens em suas redes sociais com a mesma ferramenta que você cria ações de Inbound Marketing. Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Post originalmente publicado em agosto de 2022 e atualizado em junho de 2023

Jonatan Rodrigues

Jonatan Rodrigues

Quem escreveu este post

Content Producer na Resultados Digitais. Especialista em Marketing de Conteúdo, com experiência em produções sobre Inbound Marketing, tecnologia, SEO, análise de dados e geração de leads.

Veja também

Marketing
Inbound Marketing para imobiliárias: como fazer uma estratégia efetiva
Marketing
Checklist: 21 perguntas que toda empresa que faz Marketing Digital deve responder
Marketing
Velocidade do site: aprenda a testar e deixar sua página mais rápida ⚡