Conheça os benefícios do agendamento de posts nas redes sociais

Aumento da produtividade, organização do calendário de publicações e aumento da taxa de engajamento estão entre as principais vantagens


Você pode até estar pensando que o agendamento de posts é um detalhe no trabalho de gestão das redes sociais, mas ele traz ganhos reais não apenas para a sua estratégia, como também para a sua rotina – e podemos provar!

O mais importante deles, sem dúvida, é a possibilidade de manter a frequência e constância nas publicações. Afinal, este é um dos fatores essenciais para obter resultados positivos nesses canais. 

Contudo, existem outros motivos importantes que justificam a necessidade de contar com esse recurso. 

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Saia do básico: crie estratégias baseadas em dados, transforme conexões, conquiste fãs para sua marca e leve seus seguidores a comprarem no seu site.

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Benefícios do agendamento de posts nas redes sociais

Neste post, listamos os principais benefícios do agendamento de posts nas redes sociais. São eles:

  • Aumento da produtividade;
  • Organização do calendário de publicações;
  • Segurança e controle do processo;
  • Garantia da frequência de postagens;
  • Aumento da taxa de engajamento;
  • Consistência nos dados e melhores análises.

A seguir, veja cada uma dessas vantagens em detalhes.

Aumento da produtividade

Não dá pra ficar parando suas outras tarefas todos os dias pra ter aquela ideia genial de post para redes sociais, concorda?  Nem contar com a sorte de não ter algum imprevisto que impeça a execução do seu plano ou mesmo ficar repostando o mesmo conteúdo em diversas redes, fazendo pequenas adaptações, porque “não deu tempo”. 

Muito melhor seria se você pudesse escolher alguns dias do mês para executar o trabalho, criar todo o conteúdo e deixar seus posts agendados, organizando e otimizando a sua rotina.  

Com isso, você daria a devida atenção à produção de conteúdo, revisitando a estratégia e os objetivos de cada rede, considerando o estágio da jornada em que sua buyer persona está para, então, definir as publicações. 

Poderia, ainda, ter tempo para criar imagens que realmente chamem a atenção da sua audiência, ajudando a melhorar o engajamento, e, ao final, deixar tudo programado para que as publicações nas redes sociais aconteçam de forma otimizada. 

Assim, você não perde tempo com tarefas técnicas repetitivas ao longo do mês, consegue focar na análise de resultados, na otimização da estratégia e, é claro, em outras atividades do seu escopo de trabalho.

Organização do calendário de publicações

Agendando suas publicações, você é levado a uma melhor organização da parte criativa e uma olhar sistêmico, como se você visualizasse um calendário de publicações mensal.  

Isso facilita o entendimento de quantas vezes sua audiência tem sido submetida a cada editoria do seu planejamento, ajudando a mensurar os resultados individuais e tomar decisões para a criação e agendamento dos posts do período seguinte. 

Controle e segurança do processo

Agendar significa, mais que qualquer outra coisa, antecipar.  

E não é justamente pela falta de antecipação, e visão do calendário de um ano inteiro, que você pode acabar perdendo a oportunidade de abordar datas comemorativas essenciais ao negócio? Ou ter que fazer qualquer coisa, em cima da hora, não explorando o potencial de resultados que elas trazem? 

Também não é por falta dessa antecipação que você corre o risco de não publicar no melhor dia e horário cada post?  

Por isso, ao trabalhar com o agendamento de posts, você possui mais controle do seu plano tático e segurança de que ele será cumprido, o que te concede tempo para ser mais estratégico. 

Garantia da frequência de postagens

O agendamento de postagens torna possível que a frequência de conteúdo nas redes seja mantida.  Isso acontece, principalmente, pela antecipação que o uso do recurso permite.  

Como consequência, o canal atinge consistência na entrega de conteúdo, aumentando o alcance das publicações, influenciando positivamente o algoritmo das redes sociais e a conexão com os seguidores da marca. 

Com isso, você está automaticamente trabalhando para o aumento do engajamento nesses canais. 

Aumento da taxa de engajamento

Mantendo constância e frequência das postagens para os seguidores, é possível comparar postagens.

Por permitir um aumento na presença online, garantindo a frequência nas publicações, o agendamento de posts pode proporcionar maior visibilidade e, consequentemente, aumentar as chances de o conteúdo obter maiores taxas de engajamento.  

Consistência nos dados e melhores análises

Com constância, é possível fazer uma análise mais precisa dos resultados e obter insights relevantes para o negócio.  

É aí que entram as métricas das redes sociais. Quando analisadas e comparadas, elas facilitam o entendimento dos pontos fortes e fracos das ações e determinam a efetividade do conteúdo. 

Saber os melhores dias e horários para publicar, por exemplo, é muito importante para as estratégias de marketing. Essa informação é obtida por meio de testes e análises de posts agendados para diferentes horários. 

Existem outras informações que também devem ser levadas em consideração, como o formato e linguagem utilizada nos posts de melhor performance. Trata-se de mais um exemplo de dados adquiridos a partir das métricas e comparações entre várias postagens. 

Assim, ao observar o que já deu certo, você consegue planejar os próximos conteúdos com mais embasamento, agregando inteligência para suas ações. 

Por que você deveria considerar uma ferramenta de gestão de redes sociais para agendamento de posts?

Ao longo deste artigo, apresentamos as vantagens e soluções do agendamento de posts para quem busca otimizar a produção de conteúdo para as redes sociais.

Para fazer o agendamento das publicações e obter todos os seus benefícios, é ideal usar uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais. Isso porque muitas plataformas, como o LinkedIn, Twitter e Google Meu Negócio, não oferecem a opção de agendamento de forma nativa. 

Já o Instagram, Facebook e YouTube possuem a funcionalidade, mas não de maneira integrada com outros recursos como impulsionamento de posts, interação nos comentários, extração de relatórios, entre outras funcionalidades que uma plataforma de gerenciamento de redes sociais possui. 

Na mLabs, você encontra todas essas funcionalidades e várias outras que facilitam a gestão das redes sociais. Imagina só criar o seu post com ferramenta de designer, mandar para aprovação do cliente, agendar no calendário e ainda mandar impulsionar, tudo no mesmo lugar! 

Além da versão web, você ainda pode fazer o agendamento de posts de qualquer lugar pelo app móvel disponível para Android e IOS. 

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Comentários

3 comentários

  1. Viviane

    Pois bem, estou pesquisando a respeito e tenho a mesma dúvida da Renata e do Breno.

  2. Renata

    Minha dúvida é a mesma do Breno Paiva, do comentário acima. Gostaria muito de saber o posicionamento de vocês sobre isso, pois já vi alguns especialistas falando que sim, esses gerenciadores são visto como ferramentas de automação pelo Instagram e por isso derrubam o engajamento.

  3. Breno Paiva

    Em relação aos gerenciadores de redes sociais (Mlabs, Etus, …), o Instagram pode entender como ferramenta externa de automação e derrubar o engajamento? Obrigado pelo espaço!