Blog de Marketing Digital de Resultados

AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação): entenda como funciona o método focado no comportamento do consumidor 🧠

Saiba como usar cada uma das fases do conceito AIDA para aumentar suas conversões e conhecer melhor o seu público

AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) é um método focado em entender o comportamento do consumidor e, assim, guiá-lo de maneira mais satisfatória pelo Funil de Vendas – considerando seus pensamentos, desejos e necessidades. O AIDA é pautado, então, na Jornada de Compra.


Não são poucas as teorias que tentam analisar o comportamento do consumidor. No meio digital, o acrônimo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) é uma das ideias mais propagadas e defende um ciclo pelo qual as pessoas passam antes da conversão.

O conceito AIDA é bastante importante para quem trabalha com Marketing Digital, já que o design de páginas deve levar em conta cada um dos passos.

Ele representa as quatro fases ou “etapas” pelas quais o cliente precisa passar (não necessariamente, mas geralmente) de maneira progressiva, para tomar a decisão de conversão.  

Vamos falar neste post sobre cada uma dessas etapas e como usar o conceito para aumentar as suas conversões. Confira! 

AIDA Atenção, Interesse, Desejo e Ação

O que é AIDA?

Para além do básico, ou seja, do significado do acrônimo (Atenção, Interesse, Desejo, Ação), podemos definir AIDA como uma metodologia usada em Marketing e Vendas para entender melhor o comportamento dos Leads – os possíveis clientes.

O conceito é pautado, principalmente, na jornada de compra tradicional do consumidor – aquela, que vai do primeiro contato do Lead com a sua empresa até o fechamento de uma venda ou não (momento de decisão). 

Parte-se do imaginário do que o Lead precisa para realmente avançar pelo funil de vendas e realizar uma compra. Para entender melhor, você pode se fazer algumas perguntas:

  • O que o Lead pensa?
  • O que ele deseja mais que tudo?
  • Do que necessita para, de fato, fechar uma compra?

Com base nas respostas, são elaboradas e pensadas com mais afinco as etapas que ele “deve” cumprir para chegar lá. 

As etapas do método AIDA

Agora que você já sabe o que é AIDA, vamos explorar detalhadamente todas as etapas do acrônimo. Assim, ficará mais claro o que cada uma representa e como explorá-las. 

Atenção

O principal objetivo da primeira etapa do conceito AIDA é ganhar a atenção do visitante, fazê-lo perceber a oferta.

Por isso, tome cuidado com o uso de cores, tamanho e posição dos elementos da página. Deixe as cores fortes e contrastantes e a posição de destaque somente para aquilo que realmente for importante que o usuário perceba. Ter um site rápido também faz diferença.

→ Os Calls-to-Action são muito importantes para chamar a atenção do usuário. Para se aprofundar, indicamos nosso eBook gratuito: O Guia Prático do CTA

 

aida atenção rd station marketing

Exemplo de CTA no site do RD Station Marketing

Interesse

Mais do que atrair a atenção, é preciso despertar o interesse do visitante.

Informações em destaque, como títulos e subtítulos ou os textos de banners, devem mostrar para o visitante que sua empresa tem algo que ele procura, que vale a pena.

Qualquer pessoa que trabalhe com compra de Google Ads, por exemplo, sabe que a taxa de conversão aumenta muito quando a palavra-chave buscada aparece em destaque na Landing Page.

Isso atrai o visitante e faz com que ele siga para o próximo passo. Nem sempre isso aconteceria se a palavra-chave estivesse no meio de um bloco de texto sem destaque algum.

Por exemplo, veja o topo da página de nosso blog. Perceba que utilizamos as palavras “blog + Marketing Digital + Resultados”:

interesse aida blog resultados digitais

Desejo

Enquanto as etapas anteriores do AIDA não costumam passar de segundos, neste ponto a coisa pode demorar um pouco mais.

Aqui as informações são analisadas em mais detalhes e o visitante observa se a oferta e sua empresa de fato são capazes de atender às necessidades dele, se a sua solução é uma opção válida e confiável.

Indicadores de confiabilidade (depoimentos, lista de clientes, formas de garantia, comentários de clientes, etc.) costumam ser responsáveis por alterar significativamente a taxa de conversão.

Uma observação importante: em conversões mais simples, como o download de um eBook, não chega a ser necessário inserir depoimentos ou listas de clientes. 

Ícones que mostram o número de vezes que o material foi compartilhado nas mídias sociais, por exemplo, já são o suficiente para mostrar que o conteúdo vale a pena.

→ Confira nosso eBook gratuito sobre Os segredos das Landing Pages que convertem muito.

aida desejo

Exemplo de indicador de confiabilidade (depoimento) no site do RD Station Marketing.

 

Ação

Na etapa de Ação o papel da sua empresa é não atrapalhar.

Tendo instruções claras do que fazer, mantendo um fluxo coerente durante a jornada de compra e não exigindo informações sensíveis ou formulários longos, a conversão tende a acontecer. 

É hora de, literalmente, transformar o Desejo em Ação. Vale lembrar que a essa ação do usuário pode ser uma conversão em um eBook ou até uma compra, de fato. 

Nesse estágio, vale a pena também investir em estímulos para facilitar a tomada de decisão do Lead:

  • Testes gratuitos;
  • Descontos;
  • Marketing por indicação;
  • Criar senso de urgência (“apenas hoje”, “só até amanhã”, “oferta única”, etc.).

→ Se quiser saber mais sobre copywriting e conversão, acesse nosso post Tudo sobre copywriting: o que é, boas práticas e por que elas funcionam

aida ação rdu

Em meio à pandemia do Covid-19, resolvemos disponibilizar cursos gratuitos na RD University, por exemplo.

Conheça seu público e vá além!

Você pode tentar todos os métodos e estratégias do mundo, porém, se não souber com quem está falando – ou seja: quem é o seu público – tudo pode ser em vão. 

É essencial falar para a pessoa certa, no momento certo – e até com a oferta certa, diríamos. Se você ainda não se sente tão certo quanto a isso e quiser saber mais, recomendamos a leitura do eBook “Os segredos da Resultados Digitais: como criamos fluxos de automação, personas e jornadas de compras”.

Com ele, você saberá como definir suas personas e como guiá-las até a venda. É gratuito, basta preencher o formulário abaixo. 😉

Os Segredos da Resultados Digitais

Saiba como definir as suas personas e como guiá-las até a venda. As técnicas apresentadas neste manual vão descomplicar a sua jornada de compra.

Post publicado pela primeira vez em abril de 2012, atualizado em janeiro de 2018 e novamente em maio de 2020. 

Marcadores:

Deixe seu comentário