5 hábitos para o seu time Comercial alcançar objetivos de vendas todos os meses

Para que as pedras no caminho não se tornem constantes, existem algumas dicas que podem auxiliar no momento de trilhar o caminho para atingir os objetivos de vendas!

Manoela Folador
Manoela Folador31 de janeiro de 2020
Semana da Transformação Digital

O maior desejo de todo vendedor é bater as metas no final de cada mês. Só que isso nem sempre acontece em todos os meses.

Existem inúmeras razões para um time não alcançar os objetivos de vendas: problemas no processo comercial, baixa qualidade de Leads para abordar, problemas pessoais de um vendedor ou mesmo a falta de disciplina e de uma rotina adequada de trabalho.

No post de hoje, vamos listar 5 hábitos que seus vendedores precisam manter para garantir produtividade e bons resultados diariamente. Além de algumas mudanças na rotina deles, pode ser que você descubra que muita coisa também precisa melhorar na gestão do seu processo comercial!

1. Confira o CRM antes de ir embora e assim que chegar no escritório

Nada melhor que começar o dia como se você estivesse em um comercial de margarina, não é mesmo? Com disposição, animação e energia para enfrentar os desafios. Uma dica para conquistar esta plenitude é ter o CRM como seu companheiro na rotina.

Ele precisa ser a última janela que um vendedor fecha antes de ir embora, e a primeira aba aberta no dia seguinte. Assim, ele pode finalizar o dia de hoje já programando o que precisa acontecer amanhã, estando sempre preparado.

Por exemplo, tem uma reunião cedo na manhã seguinte? Conferindo o CRM, já pode enviar um lembrete para o Lead e evitar que ele se esqueça do horário agendado.

Da mesma forma, vale uma passada pelos relatórios de performance do dia ou da semana, para avaliar o quão próximo o time está da meta e o desempenho individual dos vendedores. Assim, se algum gargalo estiver impedindo os objetivos de vendas, é possível corrigir a rota e atingir as expectativas!

2. Seja transparente com o gestor comercial

Rituais de gestão são fundamentais para o desenvolvimento dos vendedores, tanto profissional quanto pessoal. Contudo, é preciso que os vendedores enxerguem no gestor comercial uma figura de apoio, com que possam se abrir e pedir auxílio sempre que necessário.

Questões pessoais podem afetar o desempenho em vendas, uma vez que a área demanda um envolvimento grande do vendedor no relacionamento com Leads e clientes.

A própria frustração com a baixa performance também pode ser um problema. Se o setor coloca metas inatingíveis, isso pode provocar insatisfação nos vendedores, que começarão a questionar qual o sentido de seu esforço se nunca chegarão até o objetivo.

Assim, é necessário existir um canal aberto de comunicação entre time e gestão, com alinhamentos frequentes sobre o processo comercial, as metas, as rotinas e até mesmo sobre os desejos e objetivos de carreira dos vendedores. Tudo isso influencia na motivação e na energia para alcançar resultados!

3. Trabalhe sua inteligência emocional

É fundamental que um vendedor entenda seus sentimentos e reações às situações do dia a dia, porque a falta de inteligência emocional pode custar tempo e foco nos objetivos de vendas.

Se uma resposta negativa afeta demais o profissional, é preciso treiná-lo para lidar melhor com a rejeição que faz parte de uma rotina em vendas. Se o relacionamento com outros vendedores é um desafio, a gestão deve investir em atividades de integração para estimular o trabalho conjunto, ainda que o ambiente comercial seja competitivo.

Ao entender como se sente e desenvolver a inteligência emocional, o vendedor poderá se preparar para os momentos mais complicados e perder menos tempo sofrendo por algo que poderia ser evitado.

4. Estude e se atualize constantemente

O mundo corporativo muda o tempo todo. Surgem novas metodologias de vendas, novas métricas, ferramentas, termos e concorrentes a todo momento. O vendedor é a figura de referência para os Leads com quem negocia, e por isso precisa estar atualizado sobre tudo o que está acontecendo de relevante.

Isso pode se dar de várias maneiras:

  • Solicitando treinamentos aos gestores;
  • Lendo livros e revistas do seu segmento;
  • Fazendo cursos complementares;
  • Consumindo notícias e conteúdos em diversos formatos, como vídeos, newsletters, podcasts e blogs da área.

Algumas empresas incentivam que os colaboradores participem de workshops, eventos e cursos, e depois retornem com o conhecimento para repassar ao restante do time. Se não é o seu caso, vale a sugestão para os responsáveis!

Você também não precisa fazer um curso novo todo mês, mas pode tirar um tempinho todos os dias para fazer um giro rápido pelos blogs de referência do seu mercado e sites de notícia, por exemplo.

As redes sociais também podem ser ferramentas poderosas para atualizações rápidas, basta fazer uma boa curadoria dos perfis que você segue. É válido também acompanhar os termos mais mencionados no dia na sua região, como os Trending Topics do Twitter.

Algumas referências para estudo:

Ter contato com outros vendedores também é uma forma de se atualizar sobre novos processos e técnicas de vendas!

5. Encontre formas de economizar tempo

A melhor maneira de elevar a produtividade é conseguindo fazer mais tarefas em menos tempo. Como a ciência ainda não permite que uma pessoa se multiplique em duas ou três, a saída viável é a tecnologia.

Utilize ferramentas que te ajudem a dar escala para as suas atividades. Modelos e scripts são uma excelente alternativa. Em vez de criar emails do zero todos os dias, tenha modelos editáveis dos que são mais utilizados e ganhe tempo! Com um script, você nunca mais vai deixar de fazer as perguntas certas ou de coletar um dado importante, ganhando assertividade.

Da mesma maneira, aposte na automação de funções como envios de lembretes e disparo de emails de rotina. Outra dica é adotar plataformas completas, que dispensem o uso de muitas ferramentas.

Um CRM completo contém, além das funções básicas de funil de vendas, módulos de relatórios, acompanhamento em tempo real, telefone virtual e envio de e-mails, por exemplo. Assim, não é necessário transitar entre tantos softwares diferentes durante uma mesma negociação.

Para começar a melhorar suas rotinas, sugerimos o nosso Kit de Melhores Práticas para Contatos Comerciais, um material completo com eBook e template editável para estabelecer os primeiros scripts de vendas da empresa.

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Post originalmente publicado em janeiro de 2018 e atualizado em janeiro de 2020

Manoela Folador

Manoela Folador

Quem escreveu este post

Marketing Analyst na Resultados Digitais

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