#Hostel: André Siqueira compartilha 5 lições para empresas que precisam se reinventar em 2021

Abrindo o último dia do Hostel By RD Summit, André Siqueira trouxe conselhos para superar os desafios de um futuro dinâmico, acelerado e em constante transformação


O terceiro dia do Hostel by RD Summit começou com saudosismo: além de ser o último dia do evento, André Siqueira abriu seu keynote resgatando, diretamente do túnel do tempo, o primeiro post deste blog!  Publicado em 2010 com o título “Benefícios do marketing digital para pequenas e médias empresas”, o conteúdo marcou o início do que se tornou a RD. 

Há 10 anos, o mundo era outro. A RD mudou muito ao longo dessa década, como anunciamos nesta semana, assim como tudo o que entendemos como Marketing Digital. Para ir além, André Siqueira destaca 5 pontos essenciais de reinvenção e evolução para 2021 (e para o futuro)!

André Siqueira Hostel by RD Summit 2020

>> Leia a cobertura completa com todos os posts sobre o Hostel by RD Summit 2020

A jornada de compra mudou: abrace essa evolução

Um dos pontos principais da palestra é a compreensão de que estamos vivendo em uma avalanche de conteúdos, canais e possibilidades. Toda essa abrangência tornou a jornada de compra ainda mais complexa. 

Hoje, um consumidor pode passar por inúmeros dispositivos, canais, redes sociais e mídias antes de tomar uma decisão de compra. Surgiram outros métodos de gerar awareness e atrair interessados na sua marca, como os influenciadores digitais, e acompanhar todas essas fontes é muito difícil. 

Porém, isso não significa que você deve abandonar o tracking de campanhas. Pelo contrário! André pontuou: “os dados são fundamentais, mas nem sempre são óbvios”. Invista em novas formas de se conectar ao seu cliente e descobrir o caminho que ele percorreu. É uma excelente oportunidade para as etapas de pós-vendas.

Conecte as pontas, combine forças

“A soma de alavancas é o que faz a diferença”, segundo André. E faz mesmo! 

Quantos novos canais e redes você já viu surgir, que prometeram ser a maior oportunidade do momento, e rapidamente se tornaram saturados? Quantas empresas apostaram tudo em uma rede e, com o tempo, viram seus resultados minguando?

É importante estar presente em um novo canal, é claro, mas o que faz virar o jogo é saber conectá-lo à sua estratégia. Com uma jornada de compras cada vez mais multicanal, descobrir como integrar novas possibilidades será um diferencial importantíssimo para os próximos anos!

Enxergue o cenário amplo: a jornada não é só de compra, é de vida do cliente

E por falar em jornada, André Siqueira trouxe a percepção de que a sua empresa faz parte da vida dos clientes, de um momento em meio a tantos outros. E o profissional de marketing e vendas qualificado para o momento atual é aquele que consegue entender a amplitude desse processo. 

O trabalho de Marketing não termina na geração do Lead; o trabalho de Vendas não termina no fechamento da compra. Para o palestrante, precisamos sair de uma mentalidade de ter vendas como objetivo, para almejar ter cada vez mais clientes satisfeitos, tendo sucesso com a sua empresa. 

A concorrência não precisa ser um problema

“Aceite que a competição existe e lide com isso”, é o conselho de André. 

Ele traz o exemplo de outros mercados, como os esportes e a música, que sempre produzem estrelas que se destacam mais que outros, e isso não desestimula ou isola os demais profissionais.

Pelo contrário, provoca movimentações importantes. Faz com que os demais busquem fórmulas e formas diferentes de sucesso. Na linha da inovação, o palestrante indica buscar: 

  • Consistência;
  • Personalização;
  • Segmentação;
  • Emoção e inspiração. 

Como conselho, ele cita a importância da diversidade nas empresas, não só como movimento de justiça social, mas pelo incentivo às múltiplas ideias e percepções na concepção das estratégias.

Vender pode ser a melhor coisa na relação cliente-empresa, ou não

André propõe, para 2021, substituir o foco em vender pelo interesse genuíno em ajudar. Já falamos inúmeras vezes por aqui: nenhuma empresa quer vender para todo mundo. 

Por vezes, um Lead vai chegar com uma dor que a sua empresa não poderá resolver. Mas se você souber indicar a solução ideal, você ajudou e gerou um valor insubstituível nesse relacionamento. 

O co-founder da RD também apresenta uma reflexão importante: o tempo, hoje em dia, é o bem mais valioso que uma pessoa possui. Sabendo disso, a sua empresa tem plena confiança de que está promovendo interações que valem a pena?

É essencial considerar isso antes de enviar um email, fazer uma ligação ou oferecer qualquer conteúdo. Que tipo de ajuda você estará prestando?


Gostou das dicas e insights? Este foi apenas um resumo do que rolou na conversa! Para assistir essa e as demais apresentações do evento na íntegra é só acessar a plataforma do Hostel by RD Summit. As gravações serão disponibilizadas a partir do dia 07/12!

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários