André Siqueira conta como se tornar um profissional de Inbound Marketing melhor no #RDSummit

Dicas e práticas para ajudar você a atingir suas metas e realizações como um profissional de inbound marketing

Leonardo Bressiani
Leonardo Bressiani8 de novembro de 2019
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Plenária cheia. Milhares de pessoas reunidas para escutar as palavras do André Siqueira, co-fundador da Resultados Digitais, sobre como se tornar um profissional de Inbound Marketing melhor. Público atento, pois sabiam exatamente o que esperar. Afinal, foi a partir deles que o tema surgiu.

André contou como a cada ano renova sua apresentação, trazendo algo que nunca apresentou antes. Desta vez, no entanto, a criação se deu de uma maneira diferente: ele pediu aos seus seguidores que dessem dicas do que gostariam de ouvir. O tema, então, surgiu através dessa conexão que possui com as pessoas.

Ao entregar exatamente o que o público gostaria (e precisava) ouvir, André foi ovacionado em pé. E as dicas que ele trouxe ao RD Summit 2019, nós compartilhamos com você aqui neste blogpost. Continue a leitura com a gente!

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“Um excelente profissional é a maior arma que uma empresa pode ter”

Sem muitas delongas, André já começou sua apresentação realizando uma das mais importantes aplicações do Inbound Marketing: oferecer conteúdo de qualidade.

Para ele, um profissional excelente é um dos principais fatores que ajudam no crescimento de uma empresa e, em seus 45 minutos de apresentação, trouxe quatro pilares fundamentais que acredita poder colaborar com essa construção de um profissional ainda melhor.

Dentro de cada pilar, foram dadas diversas dicas para poder ampliar e melhorar a efetividade e execução dos fundamentos ensinados. E essas dicas você pode conferir abaixo:

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1º Pilar - Aprender

A área de Marketing Digital está em constante mudança, portanto é muito importante que um profissional esteja atento a tudo o que acontece à sua volta. O problema é que, quando nos tornamos bons no que fazemos, acabamos esquecendo como é não saber nada sobre o que achamos que dominamos. Isso faz com que deixemos de nos interessar pelo nosso constante desenvolvimento.

Para quebrar esse ciclo, é importante entender que existem dois modos de aprendizados: o focado e o difuso. O aprendizado focado é utilizado quando estamos nos concentrando em aprender alguma coisa, seja em uma aula, uma palestra ou um momento de estudo. O aprendizado difuso, no entanto, é quando pensamos em determinado assunto em momentos relaxados, como no banho ou fazendo alguma outra atividade.

Para ampliar o aprendizado nos dois momentos, ele recomenda as seguintes ações:

  • Concentre-se totalmente naquilo que está fazendo. Desative notificações, foque apenas na aba pela qual está estudando o conteúdo, estude em um ambiente silencioso e sem muitos ruídos sonoros;
  • Durma bem e faça exercícios físicos. Cuide da saúde física do seu cérebro para que ele não esteja cansado e dificulte o processo de aprendizagem;
  • Crie uma rotina de repetição e consistência. Como exemplo, André citou as aulas de carro: você pode até aprender da primeira vez que lhe ensinarem. Mas você só vai saber executar depois que praticar algumas vezes;
  • Prefira estudar pouco ao invés de estudar muito de uma só vez. Quantas pessoas você não conhece que estudaram anos a fio, todos os dias sem parar e sem descanso, que não passaram no curso que desejavam? É preciso dar tempo ao seu cérebro para que faça a absorção do conteúdo. Estude e pense no que estudo enquanto executa outras tarefas, como no banho e quando estiver lavando louça;
  • Recompense-se. Crie alguma recompensa para si mesmo quando estiver estudando e conseguir aprender aquilo ao qual se comprometeu;

Além de praticar as dicas acima, é importante ficar atento a alguns maus comportamentos que podem atrapalhar no seu aprendizado:

  • Cuidado com o conceito de “ilusão de competência”. O fato de você ter entendido, não quer dizer que você aprendeu. Muito cuidado ao fazer anotações e deixá-las lá. Revisite-as e garanta que você irá lembrar delas com o tempo;
  • Evite o Eistellug. O conceito alemão fala sobre aquele momento em que você aprende uma solução razoável para executar algo e acaba deixando de se aprimorar só porque a tarefa pode ser executada daquele jeito (que nem sempre é o melhor). Aprofunde-se, mas tome cuidado com o próxima dica;
  • Fuja do Overlearning. Evite estudar tanto um assunto, a ponto de fazer com que você o veja em todos os lugares. André Siqueira cita como exemplo uma pessoa que aprendeu muito sobre Facebook Ads e olha para todas as execuções através dessa perspectiva. É importante que você saiba falar sobre outros assuntos e, principalmente, saiba executar outras atividades.

2º Pilar - Execução

Para se ter algo atingido, é importante que você vá lá e execute. Ao começar este tópico, André diz como a procrastinação é um dos piores inimigos do profissional de Inbound Marketing. Ele conta que, ao realizarmos atividades que não temos vontade de fazer, o cérebro automaticamente ativa a mesma área responsável pela dor, nos afugentando da nossa rotina de trabalho.

Podemos dizer que a procrastinação acaba sendo uma maneira que seu corpo encontra de evitar com que você faça algo que não seja prazeroso. E, convenhamos, não dá para lutar contra seu cérebro na definição do que é prazeroso. Ele sempre escolherá algo que seja fácil de ser executado e que gere prazer mais rapidamente. Trabalho diversas vezes não se encaixa nisso, ainda mais quando falamos de Inbound Marketing.

As dicas a seguir irão ajudar com que você consiga focar e realizar o que precisa ser feito sem distrações:

  • Comece a fazer. A sensação desprazerosa quando você começa a fazer algo dura cerca de 25 minutos. Esforce-se para passar desta faixa de tempo, que você irá perceber como a facilidade de execução aumenta;
  • Priorize. Quando você tem diversas coisas para fazer e tenta dar conta de todas ao mesmo tempo, você sentirá que não está finalizando nada. Isso fará com que a sensação de trabalho feito nunca seja atingida e você tenha a impressão de que está sendo improdutivo;
  • Não deixe que o processo vire meta. Tenha a visão dos resultados que precisam ser atingidos e crie caminhos para atingi-lo. Criar 4 posts, por exemplo, não deve ser usado como meta. Afinal, uma publicação bem feita tende a ser mais efetiva que quatro posts medianos. Tornando o processo uma meta, ao final você terá cumprido seu objetivo, mas não se preocupará com os resultados.

3º Pilar - Construir uma rede

Quem frequenta eventos e palestras corporativas já deve ter ouvido falar sobre este conceito. Para ser um bom profissional, é importante que você conheça outras pessoas e troque conhecimento com elas. No entanto, para gerar essa abordagem, muitos irão dizer que o principal é pesquisar quem você quer conhecer, pensar em como entregar valor e avaliar as coisas em comum.

Em sua apresentação, André sugere um outro caminho. Segundo ele, que já se tornou um influenciador online quando o assunto é Marketing Digital, o caminho é muito mais simples. E até facilitado para quem tem alguma dificuldade em falar com as pessoas, assim como ele:

  • Seja bom e faça com que as pessoas saibam que você é bom. Seguindo as dicas de aprendizagem, você provavelmente se tornará um profissional com mais conhecimento. Mas esse conhecimento não deve ser guardado com você. Portanto, assim como dito por ele, “faça mais uploads do que downloads”. Para André, “seu instagram pode ser muito mais que um apanhado de fotos”.
  • Serendipidade é importante. Essa palavra gigante se refere às descobertas afortunadas feitas, aparentemente, por acaso. No entanto, a sorte só favorece àqueles que tentam. Não tenha medo de arriscar.

4º Pilar - Ter força mental

No último conceito apresentado em sua palestra, André conta sobre como muitas pessoas começam diversas tarefas, mas não conseguem ir além. Isso está atrelado à falta de força mental, que pode ser desenvolvida com algumas dicas:

  • As coisas andam em espiral. Já percebeu como quando acontece algo ruim, parece que várias outras coisas seguem o mesmo padrão? Tente focar nos momentos felizes. Se uma fila não está andando, tente pensar em como você pode aproveitar este momento parado, por exemplo. Garanta uma visão das coisas boas, que outras coisas boas acontecerão;
  • Busque pequenas vitórias. Se está vivendo um dia ruim, procure fazer algo de bom para você e que seja possível ser executado;
  • Encontre rituais. Como exemplo, ele conta que todas as manhãs arruma sua cama e que a sensação de ter começado e finalizado algo bom serve como impulsionamento para que a situação se repita mais vezes ao longo do dia;
  • Sinta-se dono de tudo o que acontece na sua vida. Quando você não encontra alguém para jogar a culpa, cabe apenas à você resolver o problema que está lhe incomodando. Seja dono das suas atitudes e, cada vez mais, sentirá que é capaz de solucionar problemas que estão lhe incomodando.

Para encerrar, ele contou como é importante ter um “porquê” e um “por quem”. Saber o caminho que você quer trilhar para alcançar o sucesso como um profissional de inbound marketing e ter o apoio de familiares amigos é essencial para que você atinja seus objetivos.

Leonardo Bressiani

Leonardo Bressiani

Quem escreveu este post

Publicitário com dez anos de experiência em comunicação criativa, atuou como produtor de Conteúdo na Resultados Digitais.

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