Anúncios em redes sociais: o guia para começar a anunciar em 2021

Saiba como dar os primeiros passos para fazer anúncios em redes sociais como o Instagram, o Facebook e o LinkedIn


Fazer anúncios em outras redes sociais significa investir dinheiro na promoção do seu conteúdo, para que ele chegue a uma nova audiência. Esse recurso é muito acessível e permite que você encontre seguidores mais qualificados, com maior probabilidade de conversão.


Com os algoritmos limitando cada vez mais o alcance orgânico das publicações, as marcas tornaram cada vez mais comum a prática de separar um orçamento mensal para impulsionar anúncios em redes sociais.

Para quem está começando, porém, esse é um tópico que pode gerar muitas dúvidas, já que redes sociais diferentes exigem formatos, linguagens e investimentos também diversos.

Mas o fato é que fazer anúncios em redes sociais é algo que pode ser aprendido com facilidade e trazer resultados rápidos para a estratégia de canais da sua empresa.

Por isso, no artigo de hoje você conhece as vantagens e desvantagens dessa prática e entende o que é necessário para fazer anúncios no Instagram, no LinkedIn e em outras redes sociais. Boa leitura!

Planilha de Controle de Verba em Mídia Paga

A má distribuição da verba em mídia paga impacta diretamente no dinheiro da sua empresa e no alcance do seu objetivo. Acesse agora esta planilha e garanta que seu budget esteja presente nas mídias que trazem mais retorno para você.

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Siglas importantes para anúncios em redes sociais

Antes de entrarmos de fato no assunto sobre anunciar nas redes sociais, vale a pena explicar algumas siglas importantes para quem anuncia e bem comuns em mídia:

CPC – Custo por Clique

O anunciante define o preço por cada clique no seu anúncio.

CPM – Custo Por Mil impressões

O anunciante define o preço desejado por 1.000 visualizações do anúncio exibido.

CPA – Custo Por Aquisição

O anunciante define o valor que deseja pagar por uma conversão.

CPD – Custo Por DIsparo

O anunciante define o valor que deseja pagar por cada disparo, comumente usado em campanhas de Linkedin Ads no formato in-mail.

CPV – Custo Por Visualização

O anunciante define o valor que deseja pagar por uma visualização de um vídeo.

CPE – Custo Por Engajamento

O anunciante define o valor que deseja pagar por uma interação ao anúncio, exemplo: compartilhar, clicar em algum link, ver um vídeo, favoritar ou curtir.

>> Para saber mais, confira o post “Entenda o que é Custo por Clique (CPC), Custo por Mil (CPM) e Custo por Aquisição (CPA) e aprenda a calcular cada uma das métricas”

Como iniciar seus anúncios em outras redes sociais? Como eles funcionam?

Fazer anúncios em redes sociais, como no Instagram por exemplo, significa separar uma pequena verba para promover os seus posts, de forma que eles apareçam para mais pessoas. Essa promoção pode ser feita com vários objetivos distintos, que vão ser escolhidos com base no conteúdo que você deseja promover e na sua estratégia de redes sociais.

É possível, por exemplo, fazer anúncios em redes sociais para gerar:

  • mais visualizações para um vídeo;
  • estimular mais interações do público;
  • alcançar novas audiências;
  • impactar mais pessoas dentro dos seus próprios seguidores;
  • mais vendas;
  • aumentar os acessos ao seu site,
  • captar leads.

Todas essas ações de promoção de anúncios em redes sociais são feitas em plataformas próprias, cada uma com a sua lógica e seus valores próprios. A exceção vai para o Instagram Ads e o Facebook Ads, que são feitos no mesmo sistema por pertencerem à mesma empresa (Facebook). É nessas plataformas que você vai conhecer os caminhos possíveis para a sua estratégia.

Independentemente de onde você decidir fazer seus anúncios em redes sociais, o ideal é que os próximos passos sejam dados no RD Station Marketing. Com ele você cria páginas de captura de contatos que podem ser divulgadas pelos perfis da sua empresa, seja organicamente ou através de mídia paga. A partir daí, você constrói relacionamentos via Email Marketing através das segmentações e automações que a ferramenta permite fazer. Faça um teste gratuito abaixo:

Vale a pena fazer anúncios em redes sociais?

Será que investir em promover os seus posts seria indicado para a sua conta? Veja as vantagens e desvantagens de fazer anúncios nas redes sociais e tire as suas próprias conclusões.

Conheça 4 vantagens de anunciar nas redes sociais

São elas: aumentar a sua base de seguidores rapidamente; experimentar a venda para novos nichos; ajudam a concretizar sua estratégia de canais; são acessíveis. Veja essa vantagens em detalhes a seguir:

1. Aumentar a sua base de seguidores rapidamente

Com os anúncios em redes sociais, você consegue chegar a novos públicos e apresentar a sua marca para possíveis novos compradores. Esse impulsionamento alcança mais pessoas do que aconteceria com um trabalho feito organicamente (isto é, sem dinheiro para promoção).

Além de aumentar as possibilidades de negócios, os anúncios em redes sociais também ajudam a construir mais credibilidade e notoriedade para o seu perfil. Isso acontece porque contas com mais interações e seguidores são frequentemente vistas como perfis de sucesso.

Isso também dá mais segurança para que clientes em potencial arrisquem uma primeira compra com a sua empresa.

2. Experimentar a venda para novos nichos

Se podemos ter uma certeza nesse mundo é que tem de tudo na internet: pessoas de todos os credos, com todos os desejos, os mais variados hábitos de comportamento e diferentes interesses. Por isso, as redes sociais são um ótimo local para você testar se funciona oferecer os seus produtos e serviços para um novo nicho.

Com os anúncios em redes sociais, você consegue segmentar o público que quer atingir por interesses, facilitando o processo para encontrar essas pessoas.

3. Ajudam a concretizar a sua estratégia de canais

Para as marcas que têm uma estratégia de canais e objetivos claros para cada um deles, fazer anúncios nas redes sociais pode ajudar a concretizar esses planos mais facilmente.

Quer ver um exemplo? Se a sua marca entende que o Instagram deve ser uma das principais fontes de receita da empresa, então você pode ativar o recurso de compras direto nessa rede e fazer anúncios nessa rede social focados em vendas.

4. Os anúncios em redes sociais são acessíveis

Com alguns poucos reais, a sua marca consegue promover um post e fazer com que ele tenha resultados melhores do que teria naturalmente. Ou seja, você gasta o mínimo possível e consegue obter retorno mesmo assim.

Veja 3 desvantagens de anunciar nas redes sociais

São elas: é preciso entender bem quem é o seu público; pode ser difícil encontrar o orçamento para investir; podem gerar confusão para quem ainda não tem uma estratégia clara. Leia detalhes a seguir:

1. É preciso entender bem quem é o seu público

Uma coisa precisa ficar clara: seguidor não é sinônimo de comprador. O seu seguidor pode estar em um outro momento do funil de conversão, no qual ele precisa entender ainda porque ele precisa do seu serviço ou produto. E, se você investir seu dinheiro fazendo anúncios para o público errado, pode acabar nunca vendo o retorno disso.

Ou seja, quanto melhor você entende o seu público, mais chances você tem de conseguir chamar atenção, através de anúncios, de um usuário qualificado, que tem maior tendência a comprar os seus produtos ou serviços.

Para te ajudar nessa missão, as próprias redes sociais já oferecem maneiras de ver informações sobre o seu público e escolher chegar para outros usuários parecidos com eles. Assim você não gasta o seu dinheiro com seguidores que vão interagir pouco com o seu conteúdo (causando queda de engajamento) ou que não vão gerar um retorno financeiro, por exemplo.

2. Pode ser difícil encontrar o orçamento para investir

Para quem está iniciando o seu negócio ou ainda tem margens muito baixas de lucro pode ser difícil conseguir separar uma parte da receita da empresa para promoção de posts.

Por isso, quando o orçamento está restrito, o ideal é ser bem criterioso na seleção do público para os seus anúncios no Instagram ou em qualquer outra rede social, de forma que você adquira seguidores cada vez mais qualificados. Assim, você tem certeza de que terá retorno em vendas eventualmente e que o seu dinheiro foi bem empregado.

3. Podem gerar confusão para quem ainda não tem uma estratégia clara

Sabe aquela história de que quando você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve? Pois é, quando o assunto são anúncios em redes sociais essa lógica também se aplica!

As suas redes sociais podem ter várias utilidades diferentes para o seu negócio. Elas podem ser uma fonte de tráfego para o seu e-commerce, podem servir para gerar consideração de marca, podem ser uma forma de construir uma comunidade mais forte com os seus clientes em potencial, entre outras possibilidades.

Por isso, se você não tem uma visão clara de porque a sua marca está nas redes e o que ela espera tirar de proveito com isso, é possível que você também se sinta perdido ao ter que decidir pelas várias possibilidades de anúncios.

O que precisa para começar a fazer anúncios em redes sociais

Entenda as peculiaridades de anunciar em cada uma das principais redes sociais.

Instagram Ads

Como falamos anteriormente, o Instagram e o Facebook são do mesmo dono e, por isso, os anúncios são feitos na mesma plataforma: o gerenciador de negócios do Facebook.

Por isso, para começar a anunciar no Instagram, será necessário vincular o seu perfil de Instagram a uma página de Facebook. Depois de cumprido esse passo, todas as promoções podem ser feitas no Gerenciador de Anúncios, onde você poderá escolher diversos objetivos para a sua campanha.

anúncios em redes sociais - instagram

Uma das grandes vantagens dos anúncios no Instagram é a pluralidade de formatos que a rede oferece. É possível promover vídeos/GIFs, carrosséis de imagens, stories com enquetes interativas, imagens clicáveis através das quais o público pode comprar os seus produtos e mais.

Nessa plataforma será também possível adicionar links para que o seu post leve a algum outro site (como o seu e-commerce, por exemplo). Para entender melhor como rodar os seus anúncios no Instagram, recomendamos ler este artigo com um passo a passo para o Instagram Ads.

Facebook Ads

Aprendeu como criar uma campanha de anúncios no Instagram? Ótimo, então agora você também já sabe como criar Facebook Ads! Para anunciar no Facebook tudo o que é preciso você provavelmente já tem: uma página nessa rede social e uma conta no Gerenciador de Anúncios.

Uma das vantagens dessa união entre as duas plataformas é que você tem a oportunidade de promover um post feito em qualquer uma das duas, de forma que ele apareça tanto para usuários do Facebook quanto para os do Instagram. Assim, a própria plataforma otimiza os resultados, apresentando o anúncio com mais frequência para a rede social onde ele está tendo um melhor resultado.

Linkedin Ads

O LinkedIn tem um perfil diferente das demais redes sociais. Ele é muito focado em negócios B2B e é um espaço dominado por empresas e profissionais qualificados.

anúncios em redes sociais - linkedin

Por isso, criar anúncios no LinkedIn é uma boa ideia caso você queira se tornar um fornecedor de outras empresas, estabelecer parcerias comerciais ou tenha um produto que seja focado em algumas categorias profissionais.

Os anúncios no LinkedIn são mais caros do que os do Facebook Ads ou anúncios no Instagram, por exemplo: o orçamento mínimo por dia é de R$20. Porém, a rede tende a ter uma audiência mais qualificada e, portanto, mais propensa à conversão. Por isso, é possível obter um ROI maior também.

Para começar a anunciar no LinkedIn, você precisa, assim como no Facebook, ter a sua página (não perfil, atenção!) nessa rede social. Em seguida, nas ferramentas administrativas da sua página, procure pelo Gerenciador de Campanhas.

Antes de explorar essa possibilidade, confira como e por que você deve fazer LinkedIn Ads.

TikTok Ads

O TikTok é uma plataforma muito recente, com uma linguagem muito típica do entretenimento e dominada por um público mais jovem. Por isso, é importante entender se o seu público está nessa plataforma antes de decidir promover algum conteúdo por lá.

Outro ponto importante é que, como o TikTok tem uma linguagem muito própria, para que o conteúdo seja bem recebido nessa plataforma é importante que ele converse com os tipos de posts encontrados por lá.

Para entender os formatos possíveis de anúncios no TikTok, confira o nosso artigo sobre TikTok For Business.

Twitter Ads

O Twitter Ads oferece opçõesúnicas de posts patrocinados. Para atrair a atenção para a sua marca, é possível apostar no formato First View para ser a primeira coisa que o usuário vê ao abrir o Twitter, por exemplo. É possível também posicionar posts no meio da timeline, entre tweets de outros perfis, ou promover a sua conta como um todo, para angariar novos seguidores.

anúncios em redes sociais - twitter

para gerar conversas, uma boa ideia é fazer um post com uma enquete ou criar uma hashtag associada à sua marca, de forma que ela inicie conversas sobre um assunto relacionado aos seus produtos e serviços.

Agora, se a ideia é converter, é possível criar anúncios no Twitter em formato de vídeo, imagem estática ou carrossel, todos acompanhados de um botão para recolher novos leads ou levar tráfego para o seu site.

Para começar a anunciar nesta plataforma, crie a sua conta de Twitter. Em seguida, vá nas configurações da sua conta e selecione “Twitter Ads“.

Se interessou pelo assunto e quer uma ferramenta para facilitar o seu trabalho? Acesse a nossa Planilha de Controle de Verba em Mídia Paga. Com ela você vai ter uma maior visibilidade dos seus investimentos em anúncios em redes sociais, garantindo assim mais controle.

Planilha de Controle de Verba em Mídia Paga

A má distribuição da verba em mídia paga impacta diretamente no dinheiro da sua empresa e no alcance do seu objetivo. Acesse agora esta planilha e garanta que seu budget esteja presente nas mídias que trazem mais retorno para você.

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Deixe seu comentário

Comentários

2 comentários

  1. Phábio Crioulo

    Espero que depois de ler esse E-book, vou seguir as ordem que ela oferece

  2. Nada Tollefsen

    very good article