Blog de Marketing Digital de Resultados

Notícias da Semana: Google sofre apagão de indexação

Saiba que tipo de sites estão sendo afetados, e veja também o novo sobrenome do Instagram e do WhatsApp

Chegou a sexta-feira e, com ela, mais um resumão da semana em Marketing Digital e tecnologia. Hoje o post está um pouco menor, pois nesse período as principais novidades são divulgações de balanços das empresas e anúncios envolvendo milhões ou bilhões de dólares. Não é muito a pegada do nosso blog, mas fica a pergunta: você acha que deveríamos abordar esses assuntos rycos? Deixe sua resposta nos comentários!

peasant joke

A principal notícia que chamou a nossa atenção foi, justamente, um problema que afetou sites de notícias. Na verdade, pelo que você vai ler mais adiante, só leitores realmente fiéis e habituais abrirão este post. Portanto, fica o meu agradecimento pelo seu prestígio semanal. Na próxima sexta-feira, contamos com você por aqui novamente.

Porém, se quiser garantir que vai ficar por dentro, assine a nossa newsletter! Você vai receber o resumão na sua caixa de entrada, além de outras coisinhas exclusivas que a gente só manda por email. Cadastre-se abaixo!

Google sofre apagão de indexação

Durante a quinta-feira, o Google sofreu algo como um apagão de indexação. O que já estava por lá continuou, mas quase nada de novo aparecia nas páginas de resultados. A empresa divulgou, via Twitter, que o problema estava afetando poucos sites, mas o portal Search Engine Land avalia que a coisa se espalhou bastante.

apag o

As empresas mais afetadas foram as de comunicação e notícias, que contam com a indexação rápida de seus novos conteúdos. De fato, fazendo algumas pesquisas usando “site:www.nomedojornal.com” na aba Notícias, notei que ou nenhum resultado era retornado ou apenas matérias antigas. Tenso.

Ainda no Twitter, o Google relacionou o problema a um outro bug, na ferramenta URL Inspection. Também não era possível, portanto, indexar manualmente novos posts. Quer dizer, complicou bastante a vida de quem apostou em algum conteúdo de trends. Ao fim do dia, o Google avisou que a URL Inspection já estava em ordem.

Foi possível notar, também, que o Google News ainda apresentava muitas notícias do dia anterior, provavelmente por causa do problema. Ou seja, quem usa essa funcionalidade para se informar acabou se sentindo como os pais e avós, que tinham que esperar o jornal da manhã seguinte. Ou como a galera que segue jornais e portais no Facebook.

De qualquer forma, não se irrite com o Google: vá até o fim da newsletter para ver um material gratuito bem bacana sobre ferramentas da empresa que vão ajudar o seu negócio!

Links relacionados:

Instagram e WhatsApp vão ganhar sobrenome: “from Facebook”

A família Facebook vai ficar com ainda mais cara de família. Talvez uma família um pouco disfuncional e problemática, envolvida em escândalos de privacidade, mas ainda assim uma família. Isso porque o Instagram e o WhatsApp vão passar a ter um sobrenome: “from Facebook”. Ao menos nas lojas de aplicativo, por enquanto.

Ao que tudo indica, Mark Zuckerberg não curte o fato de que muita gente ainda não associa o Insta e o Zap ao Face. Então, o novo sobrenome seria uma forma de demonstrar que parte do sucesso dos aplicativos se deve ao time do aplicativo-mãe. Nem que, no caso do Whats, seja não se meter na vida do filho.

Além disso, a última F8, a conferência anual do Facebook, indicou que o futuro da companhia está nas comunicações privadas. A principal forma de instrumentalizar isso, de acordo com o próprio Zuckerberg, é unir os mensageiros da sua família: o Messenger, o WhatsApp e as DMs do Instagram.

mark zuckerberg future is private

Vale ler também o post do blog From Bits to Brands, que fez uma análise bem interessante do que esse novo sobrenome indica em termos de arquitetura de marcas e o futuro da Facefamília.

Links relacionados:

RD lança eBook falando sobre ferramentas do Google para o Marketing

A RD lançou a 2ª edição do eBook 20 Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa. Com ele, você vai descobrir ferramentas gratuitas do Google que podem ajudar você a atrair mais clientes, fechar mais vendas e analisar os resultados.

As ferramentas que apresentamos no eBook são usadas pela equipe de especialistas aqui da Resultados Digitais, por isso sabemos que elas podem trazer muitos resultados para sua empresa. Preencha o form abaixo e saiba como aproveitá-las ao máximo!

20 Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa

Descubra ferramentas gratuitas do Google que podem ajudar você a atrair mais clientes, fechar mais vendas e analisar os resultados.

Marcadores:

Deixe seu comentário