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APIs: o que são e como usá-las para melhorar o marketing da sua empresa

Graças às APIs é possível integrar facilmente ferramentas que você usa em seu dia a dia para automatizar tarefas repetitivas e entregar resultados melhores

Você sabe o que são APIs?

Nesta postagem, além de explicar o que são e como funcionam, você vai entender como podem ajudar o marketing de uma empresa, integrando informações sobre clientes e automatizando tarefas repetitivas.

Antes de seguir adiante, vamos entender melhor o que é API.

O que é API

API significa, em inglês, Application Program Interface, ou, em português, interfaces de programas aplicativos.

Se essas palavras não dizem muito para você, não se preocupe, a gente explica: As APIs são protocolos da internet que fazem com que diferentes ferramentas baseadas na nuvem “conversem” entre si.

Com isso, é possível integrá-las para que trabalhem juntas para você, turbinando o potencial de cada uma e entregando resultados que não poderiam ser alcançados se essas ferramentas trabalhassem de modo isolado.

Você vai entender isso melhor quando analisar os exemplos de como melhorar o marketing de uma empresa usando APIs, que apresentaremos mais adiante.

Para você ter uma ideia do poder das APIs, dados de uma pesquisa divulgada pela Computer World mostram que 79% das empresas do mundo usam APIs para integrar sistemas de back office, o mesmo percentual que no Brasil.

APIs também são usados para desenvolvimento de aplicativos por mais de 70% das empresas no Brasil e no mundo.

Agora que você já entendeu o que é integração e como funcionam as APIs, veja como elas podem ajudar a melhorar o marketing de uma empresa.

Como melhorar o marketing de uma empresa automatizando tarefas repetitivas: 4 exemplos

Quando duas ferramentas que você usa em seu dia a dia são integradas, é possível automatizar tarefas repetitivas.

Por exemplo: existe tarefa mais repetitiva do que emitir notas fiscais?

É o tipo do trabalho chato e que toma tempo de sua equipe. Imagine um grande ecommerce, no qual centenas de vendas são realizadas diariamente. Essa tarefa pode ser bastante cansativa.

Mas e se fosse possível usar uma API para integrar o sistema de pagamento desse ecommerce com a ferramenta de emissão de notas fiscais? E se, a cada pagamento autorizado, uma nota fiscal fosse emitida instantaneamente?

Pronto! Você acaba de automatizar a emissão de notas fiscais, evitando que um funcionário tenha que se dedicar a essa tarefa e possa, em vez disso, fazer algo mais estratégico para sua empresa.

Mas como melhorar o marketing de uma empresa usando APIs?

Isso pode ser feito das mais diversas maneiras, mas vamos usar exemplos de automação de marketing e nutrição de Leads, afinal esses são alguns dos principais temas desse blog.

Veja a seguir como ajudar o marketing a captar Leads e enviá-los automaticamente para que sejam nutridos ou recebam outros tipos de comunicação por email.

1. Integre seu meio de pagamento com sua ferramenta de automação de marketing

Da mesma forma que você pode fazer a emissão automática das notas fiscais, também pode mudar o status de um Lead em seu software de automação de marketing para “cliente” assim que o pagamento for aprovado.

2. Integre formulários com seu sistema de automação de marketing ou disparador de emails

Digamos que você use um formulário do Typeform em seu site para captar Leads.

A cada nova resposta no formulário, um Lead pode ser criado em sua ferramenta de automação ou cadastrado em uma lista de seu disparador de emails.

3. Integre o Facebook Lead Ads com diversas outras ferramentas

O Facebook Lead Ads é um anúncio nessa mídia social que convida os usuários a preencherem um formulário para receberem alguma informação ou material rico.

Depois que conseguir esse novo Lead, se essa ferramenta estiver integrada via API com outras você poderá automatizar uma série de tarefas.

Assim, a cada resposta no formulário, uma linha pode ser criada em uma planilha do Google, um Lead ser criado em sua ferramenta de automação de marketing ou em seu sistema CRM, um aviso pode ser disparado em um canal do Slack e até um ticket criado no Zendesk.

4. Integre seu CRM com sua ferramenta de automação de marketing

E se, a cada novo Lead criado em seu CRM, ele fosse automaticamente incluído no RD Station, por exemplo? Não ajudaria a ganhar tempo e a se comunicar com ele o quanto antes, com as mensagens mais adequadas?

Esses foram apenas 4 exemplos simples, mas, como você viu, existem diversas maneiras de melhorar o marketing de uma empresa com integrações via API.

Gerenciadores de equipes e projetos, como o Trello, podem ser integrados com o Slack, Typeform e Zendesk, por exemplo.

As possibilidades são muito amplas. Na Pluga, temos mais de 200 integrações como essas prontas para você usar agora mesmo e melhorar o marketing de sua empresa e diversas outras áreas também.

Entregue-se ao poder das APIs e turbine os resultados do seu negócio.

Esse post foi escrito por Marcus Ribeiro, entusiasta de novas tecnologias, empreendedor, CEO da Pluga e jogador de futebol de praia no fim de semana.

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