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7 maneiras de aproveitar melhor o conteúdo que sua empresa já possui

Preparamos para você 7 dicas de como aproveitar melhor o conteúdo que seu site já possui. Essas dicas vão ajudar a poupar tempo e trazer resultado rápido.

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

 

 

Quem trabalha com criação de conteúdo sabe como esse processo – além de trazer resultados excelentes – é custoso. Temos que levantar assuntos a serem tratados em posts, fazer pesquisas, escrever o artigo, revisar, publicar, divulgar, etc.

É bastante comum que poucos dias após o lançamento de um novo post ele já não tenha tantos acessos quanto nos dois ou três primeiros dias. Dentre outros motivos, porque a divulgação inicial nas mídias sociais já foi feita, os assinantes do blog já viram o conteúdo e seus novos posts já “abafaram” os antigos.

Nem por isso seus posts antigos deixam de ser importantes. Existem diversas dicas para continuar extraindo valor do ativo que sua empresa já produziu. Listamos abaixo 7 maneiras para atingir esse objetivo.

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1 – Republicar os posts nas mídias sociais

Se sua empresa está presente nas mídias sociais, é normal utilizá-las para publicar seus novos conteúdos e, esporadicamente, alguns posts mais antigos. É bem interessante, ainda, que esses posts mais antigos tenham sido populares na época em que foram publicados, pois a chance de conseguir mais acessos utilizando-os são maiores.

Desde que seus melhores posts sejam divulgados nas mídias sociais de forma intercalada com posts mais recentes, não é problema algum repeti-los para seus seguidores. Muitas pessoas vêem as mídias sociais como um rio: enxergam o que está passando no momento e não acompanham o que já ficou para trás. Por isso, republicar seus posts é uma forma de alcançar pessoas que não tinham visto o conteúdo na primeira vez em que ele foi lançado.

2 – Recomendar conteúdo relacionado em sua Página de Agradecimento

Em nosso post sobre Thank you Pages falamos que, dentre outros elementos que possam constar nesta página, como botões de compartilhamento em redes sociais, espaço para feedback, etc., está também uma forma bastante eficaz para “requentar” conteúdo antigo: a recomendação de conteúdo relacionado.

Se fôssemos recomendar conteúdo relacionado em nossa página de agradecimento do Guia Definitivo do Email Marketing, por exemplo, poderíamos indicar a leitura de alguns posts do blog relacionados ao assunto: email marketing, newsletters, etc.

3 – Utilizar Links Internos em seus novos posts

O uso de links internos possui diversos benefícios. Além de ser bom para SEO, por permitir o uso de palavras chave dentro de textos âncora (como o “links internos” que colocamos na frase anterior), dá ainda a possibilidade de linkar seus posts mais antigos a partir dos mais recentes.

Uma vez que seus posts mais novos estejam referenciando os mais antigos, aquelas pessoas que chegarem pela primeira vez ao blog de sua empresa terão acesso mais fácil à leitura dos seus posts menos recentes.

4 – Recomendar os posts mais populares

Na barra lateral do nosso blog, na seção “Veja também”, utilizamos um widget que mostra quais são os posts relacionados àquele que está sendo lido.

Existem ainda outras formas de apresentar esses posts relacionados. Você pode fazer conexão por relação de assunto ou mesmo os mais recentes do seu blog. Vale analisar o que faz mais sentido na sua estratégia.

5 – Criar posts que se complementem

Uma forma eficaz de gerar tráfego para um post antigo é escrever um novo post que o complemente.

Recentemente, fizemos uma série de posts com dicas de SEO e outra com dicas de email marketing. Eram conteúdos que iam contanto uma história e oferecendo, individualmente, hacks importantes para essas estratégias. O leitor recorrente do blog sabia que podia contar com novos posts sobre o tema durante aquele período, voltando assim regularmente.

6 – Recomendar a leitura de posts relacionados

Uma prática bastante comum de se ver em blogs é a utilização do espaço de “Posts Relacionados”. Ele pode estar em alguma lateral, através de widgets, ou mesmo dentro do texto.

Estamos usando esse último formato em nossos posts de notícias semanais, que passamos a publicar em 2019. Fazemos uma conexão com o assunto recomendando links que possam interessar aos leitores. É uma forma de oferecer um aprofundamento naquele tema e manter as pessoas no seu blog.

7 – Criar um conteúdo rico

Por último, porém não menos importante, existe a opção de criar um conteúdo rico (como um eBook, um whitepaper ou um webinar) a partir de posts já existentes. Se sua empresa já possui uma certa quantidade de posts sobre o mesmo assunto, basta juntá-los e organizá-los de uma maneira que se encaixe em um formato de material rico.

A grande vantagem de se criar um conteúdo rico a partir desses posts é que sua empresa terá uma arma bastante poderosa para a geração de Leads pois, ao fazer isso, é possível disponibilizá-lo para download mediante o preenchimento de um formulário de conversão em uma Landing Page.

Mais dicas para otimizar seu tempo

Aproveitar conteúdos antigos é uma excelente forma de otimizar o seu tempo. Se você quer conhecer outras maneiras de ser mais eficiente no trabalho, inscreva-se na Semana da Produtividade de Marketing Digital e Vendas. Serão 5 webinars ao vivo e gratuitos com especialistas falando sobre ferramentas, integrações e metodologias. Para garantir o seu lugar, basta preencher os dados abaixo!

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Post originalmente publicado em agosto de 2012 e atualizado em abril de 2019.

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