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Área de suporte: descubra se essa é a área certa para você e aprenda a se preparar para um processo seletivo

Confira algumas dicas que podem ajudar no processo seletivo e trazer mais conhecimento sobre a área de Suporte

Ao trabalhar no suporte técnico da Resultados Digitais, comecei a refletir sobre como a área de Suporte é uma das mais importantes da empresa. Isso porque, para ajudar nossos clientes da melhor forma possível, precisamos ter conhecimento estratégico e visão analítica sobre todos os módulos da plataforma.

Sempre que um cliente tem uma dúvida ou precisa de auxílio em questões — que vão desde as configurações mais básicas do RD Station Marketing até dúvidas personalizadas — o primeiro contato que ele tem com a empresa é com esse setor, tão simples e complexo ao mesmo tempo.

Foi pensando em tudo isso que resolvi escrever este artigo, voltado para pessoas que, assim como eu, adoram ajudar, aprender, ensinar e que querem se desenvolver na área de Suporte. Se você se identifica com essas características, aliás, sem dúvida já possui os principais requisitos para conquistar uma vaga na área de Suporte!

Nunca trabalhei na área: como me apresentar?

Um dos primeiros desafios — e uma das partes mais importantes — para conseguir um trabalho na área de Suporte é a elaboração do currículo. Pensando nisso, preparei algumas dicas que vão ajudar você a se destacar e a conquistar a primeira oportunidade.

1. Pesquise sobre a empresa para a qual vai enviar seu currículo

Esse ponto é o marco inicial para alavancar suas chances de conquistar aquela vaga tão desejada. Você pode começar pesquisando sobre as atividades da empresa, sua missão e valores.

Esse conhecimento é um grande diferencial e mostrará para os recrutadores que você se preparou para o processo seletivo, demonstrando assim um maior interesse e engajamento. Essa também é uma ótima forma para que você verifique se, de fato, quer trabalhar nessa empresa.

2. Prepare uma apresentação

Para se apresentar você pode elaborar um email de apresentação. O mais importante no email é indicar o que você busca de forma clara e com uma boa estrutura.

Entre suas características pessoais você pode destacar: ser uma pessoa disciplinada, responsável e que gosta de interagir com as pessoas, afinal, trabalhar com suporte significa entregar bons resultados para os clientes. Sem dúvida essas são habilidades que lhe trarão sucesso!

Veja um exemplo de email de apresentação:


apresentação para área de suporte


No processo seletivo da Resultados Digitais utilizamos um formulário de aplicação onde é solicitado que você fale brevemente sobre suas experiências e/ou mostre por que você tem interesse na vaga para a qual está se candidatando. Você pode aproveitar esse momento para mostrar o seu diferencial. :)

3.  Descreva seus conhecimentos

Mesmo que você nunca tenha trabalhado na área de suporte, repassar o que você conhece sobre a área pode ajudar. Você pode falar sobre um hobby que tenha a ver com isso, como a participação em fóruns ou qualquer atividade que envolva atendimento — relacionamento com pessoas e/ou resolução de problemas.

Explore seus conhecimentos e experiências, o que você pode fazer destacando seus resultados e aprendizados. É importante exemplificar também como consegue trabalhar sob pressão e como pode agregar valor à equipe.

Outra ideia é explicar como você usa a internet para aprender e/ou ensinar, além de mostrar o quanto entende de um produto ou serviço sem a necessidade de treinamento formal.

Mostrar que é autodidata e que gosta de ajudar os outros só aumentará suas chances de conquistar uma oportunidade na área.

4. Demonstre empatia

Essa é uma das características mais importantes que os recrutadores buscam nas pessoas que querem trabalhar com suporte: a habilidade de entender e compartilhar os sentimentos do próximo.

Você não pode ajudar alguém a encontrar uma solução sem compreender qual é o problema e como isso está afetando a outra pessoa.

Caso seja convidado a participar de outras etapas do processo seletivo como testes ou entrevistas, procure deixar claro que possui essa habilidade.

empatia

5. Tenha uma boa comunicação

A forma como você se comunica, seja escrevendo ou falando, deve ser clara e objetiva. Ser didático é o que fará com que sua mensagem seja efetiva. Para isso, o receptor deve compreendê-la facilmente.

Mostrar uma boa linguagem e comunicação são vitais na garantia do seu sucesso, mas é importante lembrar também que ter uma boa comunicação não significa encher o seu currículo de detalhes. Você deve selecionar quais são as informações necessárias que deseja passar ao recrutador!

Seguindo essas dicas, suas chances de conquistar sua primeira vaga na área de Suporte só aumentarão!

Já tenho experiência na área. E agora?

Se você já tem experiência na área, além de atentar-se às dicas anteriores, é importante destacar as experiências em ferramentas e linguagens técnicas que obteve, assim como também especificar os conhecimentos e práticas que você adquiriu sobre atendimento e trato com os clientes.

Você deve ressaltar também suas participações em projetos, implantações de sistemas, desde os aplicativos mais básicos aos mais detalhados. Tais conhecimentos tornarão o currículo mais atrativo e focado na área de interesse.

É necessário também que você tenha alguns cuidados na hora de confeccionar o seu currículo. Essas dicas vão ajudar:

1. Não exagere na quantidade de informações

Colocar muitas informações sobre você e seus últimos trabalhos não é o ideal. Faça um resumo de sua vida profissional, inclua apenas as passagens mais importantes e que estejam mais alinhadas com seu objetivo.

Você pode manter em seu currículo apenas as experiências relacionadas à área e que podem ajudar a conquistar uma nova oportunidade.

Uma ação que pode ajudar é focar em palavras-chave, como suporte técnico, atendimento ao cliente, manutenção de computadores, programação, dentre outras. Essa prática pode ajudar a determinar a relevância do seu perfil nos sites de busca, no LinkedIn e também proporcionar destaque no processo de mineração de currículos.

2. Exponha apenas as certificações mais relevantes para a vaga desejada

Assim como as experiências, as certificações bem apresentadas também podem impactar bastante.

Aquele certificado de faixa preta que você conquistou no karatê ou aquele curso de confecção de ovos de páscoa pode não ser tão relevante nesse momento.

Destaque apenas as certificações/cursos mais relevantes para a vaga de Suporte para a qual você está se aplicando. Isso traz objetividade para o seu currículo e a chance de você ser selecionado para a vaga será maior.

3. Seja sincero na elaboração do seu currículo

Não coloque, por exemplo, que seu inglês é avançado se ele for apenas básico, seja sempre sincero ao expor qual função exercia nos empregos anteriores e ao detalhar suas experiências.

Colocar um cargo acima ou funções que você não tinha não irá beneficiá-lo. Já pensou se o questionam ou pedem para que você faça um teste sobre algo que você não tem conhecimento?

O melhor é sempre ser sincero e demonstrar o quanto você gosta de aprender :)

Seguindo essas dicas, sem dúvida as chances de você conquistar aquela vaga na área de Suporte que você tanto almeja serão ainda maiores!

Se tiver alguma dica para acrescentar, comente no post. Novos conhecimentos são sempre bem-vindos!

Não se esqueça de manter seu Linkedin atualizado e de acompanhar as vagas da Resultados Digitais para ver se não surge aquela oportunidade que você procura em nosso time de Suporte!

 


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