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Dica de Email Marketing #7: Crie assuntos de email tão chamativos que são impossíveis de ignorar

Conheça algumas técnicas que você deve aplicar no assunto de suas campanhas de email para ter uma boa taxa de abertura

O assunto de email é o primeiro contato que seu Lead terá com as suas campanhas. Por isso, é um dos principais elementos que influenciam na abertura — ou não — do email.

É muito importante levar em conta 5 fatores na hora de escrever o assunto do email:

  1. Gerar interesse (explicitar benefícios + aguçar a curiosidade)
  2. Mostrar relevância
  3. Ter boa reputação (relevância – frustração)
  4. Gerar senso de urgência
  5. Causar emoções positivas

E, para conseguir isso, você pode seguir algumas boas práticas nos assuntos de email que estimulem a abertura.

Algumas delas:

1 Crie urgência para melhorar a conversão

Algumas promoções do tipo “somente as 10 primeiras pessoas” ou então “vagas somente até amanhã”, que criam escassez e urgência, podem deixar as pessoas mais dispostas a efetivamente agirem quando recebem o email.

2. Evite palavras que são marcadas como spam e termos muito comerciais

Um dos tipos de filtros antispam procura semelhanças entre os seus emails e aqueles que são marcados como spam.

Por isso, procure evitar palavras que são muitos usadas por spam, como Viagra, webcam etc. O mesmo vale para palavras muito comerciais: grátis, promoção, clique, abra, de graça, crédito, oferta, compre, veja, confira, dentre outros.

Essas palavras são muito usadas nos emails e as chances de gerarem frustração são altas.

3. Não tente convencer o usuário a abrir o email

O assunto deve dizer o que tem no email, não vender o que tem nele.

Algumas empresas enviam emails do tipo “abra e descubra o que está esperando por você”. Esse tipo de apelo, em meio a tantos spams, já não tem muita eficiência.

O ideal é dizer claramente o que está dentro da mensagem. Se o que tiver dentro interessar ao leitor, ele vai abrir.

4. Personalize o assunto de email

A personalização traz consigo interesse, relevância, reputação e emoções positivas, que são fatores de um bom assunto de email.

Você pode segmentar pelo nome do seu Lead ou por alguma outra característica dele que esteja relacionada ao seu negócio.

Vamos supor o seguinte exemplo: uma loja virtual para animais de estimação possui, na sua base de emails, as seguintes personas:

  • Donos de cachorros
  • Donos de gatos

Por meio da segmentação, é possível usar um assunto diferente para cada uma:

  • Seu dogão vai adorar!
  • Que gato mimoso…

A performance e engajamento de ambos aumentaria significativamente caso enviássemos um mesmo assunto para todos, por exemplo:

  • Produtos para o seu pet

5. Use um texto de apoio (preheader)

O preheader é a primeira frase do email, localizada à direita do assunto. Você tem a possibilidade de incluí-lo em alguns provedores de email, como o Gmail.

Aqui na Resultados Digitais, já realizamos testes que indicam que o preheader tem um impacto positivo na taxa de abertura e de cliques. Um deles é este:

Teste A:

Teste B:

Resultado:

Por gerar uma contextualização melhor com o preheader, o teste B foi o vencedor.

Como inserir o preheader no meu email?

Pode ser inserido em dois casos diferentes:

  • Quando seu email for texto puro, os provedores lerão as primeiras palavras contidas no conteúdo do email.
  • Se o seu email for em HTML, logo após a tag insira esse código:
<div style=”overflow:hidden; display:none; max-width:0px; font-size:1px; line-height:1px; max-height:0px; opacity:0; mso-hide: all;”>Escreva aqui o seu texto de preheader.</div>

6. Mantenha o assunto o mais curto possível

Assuntos longos geralmente são cortados em visualizações mobile e, além disso, não se destacam entre a imensidão de emails na caixa de entrada do cliente.

Portanto, mantenha o título o mais curto possível. O ideal, por pesquisas, é entre 20 e 41 caracteres. Veja na prática:

Responda: qual deles se destaca?

7. Inclua números ou percentuais

Numerais trazem consigo o raciocínio lógico, o que, por consequência, exige mais atenção.

Portanto, ao usar algarismos ou percentuais, você estará induzindo o usuário a focar sua atenção.

Exemplos:

  • Toda loja com até 45% OFF
  • 15 looks arrasadores!
  • 3 formas práticas de captar Leads

8. Faça perguntas

Perguntas instigam e, tal como os números, exigem atenção focada. Ao vermos um ponto de interrogação, somos instigados a resolver aquele problema.

Mas cuidado: não responda a pergunta realizada logo no início do email. Isso gera repulsa por ações comerciais e acaba prejudicando alguns fatores, como relevância e reputação. Deixe que o leitor descubra por si só as respostas. A experiência será muito melhor.

Exemplos:

  • Conhece esse look?
  • Como gerar mais Leads?

9. Use emoji no assunto — de vez em quando

Os emojis acabam trazendo uma relação emocional e visual ao título do email.

É importante não manter como padrão o envio de emojis, pois a ação poderá perder relevância se feita com continuidade.

Use com contexto e moderação. Tudo o que você precisa fazer é ir até o site getemoji.com, fazer a escolha, copiar o emoji e colar no local desejado.

10. Use palavras-chave do seu negócio

Inclua no título palavras que casam com o seu segmento de atuação.

Vamos pegar o caso de um ecommerce fitness, por exemplo. Use: perder gordura, dieta, fitness, musculação, suplementos etc.

Isso gerará sempre um contexto para o usuário e acabará mantendo bons padrões de relevância, além de sempre reforçar o interesse em seus produtos/serviços.

11. Use a mesma linha de assunto de cada vez

Essa parece ser uma tática não convencional, mas funciona em casos específicos quando os Leads já conhecem bem a sua marca e confiam em você.

O uso de linhas de assunto de email que sejam iguais para identificar um tipo de ação como emails transacionais e notas fiscais facilita os leitores a identificarem qual é a proposta do email.

Esse tipo de email funciona bem também com uma periodicidade predeterminada, seja uma newsletter diária, semanal ou mensal para toda a base.

12. Teste

Crie diversos assuntos diferentes, envie para si mesmo e avalie como fica cada mensagem na caixa de entrada.

Use formas alternativas de escrever e envie para a lista, verificando qual tem a melhor taxa de abertura. É essencial continuar sempre se aprimorando.

Para ver 30 templates com os melhores assuntos de email para gerar conversão, leia nosso post sobre o assunto.

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