Blog de Marketing Digital de Resultados

O que a automação de marketing ensina a você sobre automação de nota fiscal eletrônica

Esqueça as tarefas manuais e dê atenção à eficiência do seu negócio por meio de processos automatizados

Você já parou para pensar no tempo que perde com tarefas manuais?

São horas que poderiam ser melhor aproveitadas se você utilizasse os inúmeros benefícios que a internet oferece, entre eles a automação de marketing e a automação de nota fiscal eletrônica.

Pode não parecer, mas esses dois processos possuem muitas semelhanças, principalmente em relação à eficiência, custos e otimização do tempo.

E o que isso quer dizer na prática? Que é hora de deixar de lado aquelas planilhas confusas, documentos empilhados e planos que nunca saem do papel.

Quer saber como? A gente vai explicar no artigo de hoje o que a automação de marketing ensina a você sobre a automação de nota fiscal eletrônica. Confira!



eBook Automação de Marketing

Da teoria à prática, tudo o que você precisa saber sobre o assunto

O que é automação de marketing?

Automação de marketing é a criação de procedimentos para automatizar o relacionamento com os seus Leads.

Por meio de um software especializado, você entrega conteúdos e informações pelas quais esses contatos se interessam, até que evoluam e estejam prontos para efetivar uma compra, seguindo o funil de vendas.

A automação de marketing é uma das estratégia fundamentais do Marketing Digital, que ainda engloba Marketing de Conteúdo, gerenciamento de redes sociais e muito mais.

Ao contrário do que muitos imaginam, esse tipo de automação vai muito além de mandar emails. É possível acompanhar todo o comportamento do usuário com a sua empresa.

O que é automação de nota fiscal eletrônica?

Automação de nota fiscal eletrônica é a capacidade de emitir os documentos fiscais de forma totalmente automática, seja a Nota Fiscal de Produto (NF-e), Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) ou a Nota Fiscal de Consumidor (NFC-e).

O Brasil possui um dos processos fiscais e tributários mais complexos do mundo, portanto lidar com isso não é uma tarefa fácil. É comum que os sistemas da Secretaria de Estado da Fazenda e das prefeituras apresentem instabilidades constantes, saiam do ar e mudem sem aviso.

Diante dessa realidade, um dos maiores desafios de empreendedores e gestores é manter a sua empresa legalizada.

Por outro lado, se você utilizar um emissor de NF-e inteligente, não vai precisar fazer esse trabalho chato e exaustivo. O próprio software absorve as instabilidades e faz diversas tentativas até que a sua nota fiscal seja emitida.

Além disso, ainda gera os documentos automaticamente até mesmo em prefeituras que não permitem a integração. Você também consegue se conectar à sua plataforma de vendas para que as notas fiscais sejam geradas de forma 100% automática.

Portanto, o foco é manter o seu negócio escalável sem ter que se preocupar com questões burocráticas.

O que a automação de marketing ensina sobre automação de nota fiscal eletrônica?

Como já dissemos, os dois processos visam facilitar a sua vida por meio de ações totalmente automáticas.

Então, agora é hora de entender o que a automação de marketing te ensina sobre a automação de nota fiscal eletrônica.

Veja as principais lições:

1. Tarefas manuais são coisa do passado

Praticamente qualquer ação pode ser automatizada atualmente, desde Email Marketing, vendas até redes sociais. Então, será que ainda vale a pena continuar fazendo tarefas manuais?

Esse é o principal ensinamento da automação de marketing, inclusive quando estamos falando de possíveis clientes, ou seja, pessoas. São humanos, mas ainda assim é totalmente razoável traçar estratégias automáticas para melhorar o relacionamento com eles.

Automatizar ações permite, entre outras coisas, nutrir Leads que não estão prontos, ter mais eficiência no funil de vendas e diminuir o trabalho recorrente do marketing.

E como isso influencia a automação de nota fiscal eletrônica? A ideia é a mesma! Se você quer ter tempo para fazer o seu negócio escalar, é hora de automatizar a sua emissão de NF-e.

Esqueça o preenchimento das notas fiscais manuais e até mesmo a necessidade de contratar alguém para fazer essa função exclusivamente.

A automação de NF-e faz todo o trabalho por você de forma que a sua empresa permaneça legalizada e não tenha que sofrer com multas e desperdício de tempo.

2. Aumentar a produtividade é essencial

Quando todas as etapas iniciais do processo de venda são conduzidas por uma ferramenta de automação de marketing, os vendedores conseguem ser muito mais produtivos.

Ao compreender quem são os contatos mais preparados, os vendedores se sentem mais à vontade para focar naqueles que realmente estão prontos para uma abordagem. Portanto, as chances de sucesso são muito maiores.

Dessa forma, o vendedor não se desgasta ao tentar convencer um cliente potencial sobre os benefícios do produto ou serviço. O seu tempo é melhor aproveitado ao ajudar o Lead a escolher qual é a solução ideal para ele.

A automação de nota fiscal eletrônica também permite que a produtividade do seu negócio aumente consideravelmente, já que você deixa as tarefas chatas e burocráticas no “piloto automático” e tem tempo para focar em crescer a sua base de clientes.

Com o processo totalmente automatizado, você não precisa entrar no site da prefeitura ou usar o sistema da Secretaria da Fazenda e sofrer com as instabilidades frequentes, que podem gerar grandes prejuízos para a sua empresa, sem contar o estresse do time.

Se você perder a data de emissão e emitir com a data de competência errada, por exemplo, pode ter quer pagar multas por atraso.

Uma solução automática de NF-e absorve essas questões e faz diversas tentativas até conseguir emitir as suas notas fiscais. E tem mais: ela ainda as envia automaticamente para os seus clientes.

3. Automatizar é a chave para encontrar o público certo e evitar erros

Os fluxos de automação de marketing permitem que você conheça a fundo o seu Lead. Portanto, você entrega o que ele tem interesse de acordo com o momento em que ele se encontra na sua jornada de compra.

Sendo assim, você diminui as chances de perder um usuário em potencial por não abordá-lo ou fazer isso quando ele não está preparado.

A ideia é fazer com que os conteúdos eduquem o seu público, de maneira que eles saberão o que esperar e como implementar o seu produto ou serviço.

A automação de nota fiscal eletrônica também segue esse objetivo de diminuir as chances de erro. O emissor gerencia da melhor forma grande parte dos cenários do documento fiscal, sem que você tenha que fazer nenhum procedimento manualmente.

Quando as notas fiscais são preenchidas à mão, as chances de erros em diversos campos são comuns, principalmente por ser uma tarefa extremamente repetitiva e bem burocrática. Problemas como esse podem fazer você pagar altos juros e multas, o que afeta consideravelmente a sua gestão fiscal.

4. Integrar com ferramentas estratégicas é otimizar tempo

As integrações permitem que a sua produtividade seja ampliada ao utilizar ferramentas de automação e também de emissão de nota fiscal.

Portanto, é importante que os softwares apresentem soluções estratégicas que farão você otimizar seu tempo e trabalhar com mais facilidade.

Em relação à automação de marketing, você conseguirá se organizar melhor se houver integrações com o seu CRM de vendas, sua plataforma de e-commerce, de ERP, EAD e muito mais, não é mesmo?

Por outro lado, quando falamos em automação de nota fiscal, é fundamental que essa integração seja realizada com a plataforma de pagamento que você utiliza. Também é importante saber lidar com os cenários clássicos de vendas online, como reembolsos (ou chargeback), período de garantia e checkouts minimalistas

Imagine concentrar todas as suas vendas e a gestão das notas fiscais em um único ambiente? Você pode fazer isso com a Hotmart, Pagar.me, iugu, PagSeguro, Eadbox e várias outras.

Essa é mais uma lição que a automação de marketing ensina sobre a automação de NF-e: integração é indispensável!

Você já tinha pensado que a automação de marketing e a automação de nota fiscal eletrônica possuíam tantos pontos em comum? Na verdade, o principal aprendizado é: esqueça as tarefas manuais e dê atenção à eficiência do seu negócio por meio de processos automatizados.

Diante de uma rotina cada vez mais corrida, você precisa ter tempo para focar em crescer a sua empresa e a sua base de clientes. Por meio da automação, isso é realmente possível. E, para facilitar a sua vida, o mercado oferece soluções completas para automatizar praticamente qualquer atividade.

Agora que você entendeu como a automação de nota fiscal eletrônica e de marketing são fundamentais para o seu negócio, que tal descobrir 17 ferramentas para produzir conteúdos épicos para o seu blog?

Artigo desenvolvido pela equipe da eNotas.

Marcadores:

Deixe seu comentário