Awareness: o que é e como aumentar o reconhecimento da sua marca com 5 dicas práticas

Conquistar o reconhecimento de marca é um passo importante para ganhar autoridade e aumentar suas vendas

Jonatan Rodrigues
Jonatan Rodrigues10 de março de 2020
Semana da Transformação Digital

Awareness ou Brand Awareness é a consciência de marca do público em relação à sua empresa, seus produtos ou serviços. A estratégia para gerar Awareness aumenta o número de pessoas familiarizadas com a marca, que passam a identificá-la como referência no mercado frente aos seus concorrentes.


Você já deve ter ouvido falar - provavelmente, em propagandas de TV - nos prêmios Top of Mind. Eles premiam as empresas mais lembradas pelos consumidores e geralmente acontecem em diversos segmentos diferentes. Pois sabia que as empresas vencedoras são aquelas que fazem um forte trabalho de Awareness?

Já tinha ouvido falar nesse termo? Sabe o que ele significa? Bom, fazendo a tradução literal, Awareness significa “consciência”. Apesar de já ajudar a entender um pouco, só isso não é suficiente para compreender o verdadeiro significado desse conceito tão abrangente.

A verdade é que toda empresa possui como objetivo tornar a sua marca mais conhecida entre o público, na expectativa de que isso ajude a aumentar o volume de demanda de forma sustentável, para enfim impulsionar seus principais resultados.

Por isso, preparamos um conteúdo completo para apresentar:

  • O que é de fato Awareness;
  • O que é indispensável para aplicar na prática;
  • Quais os benefícios que sua empresa pode conquistar com essa estratégia.

Vamos lá?

Semana do Marketing de Relacionamento

Se você quer saber como criar a sua estratégia, ganhar fãs para sua marca e transformá-los em clientes fiéis, inscreva-se agora para ver 5 webinars incríveis!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é Awareness?

Em qualquer segmento, a concorrência nunca foi tão pesada como é atualmente. É preciso ser memorável para conseguir conquistar o espaço de atenção do público - que já é tão disputado em meio a tantas informações.

Logo, podemos dizer que o Awareness ou Brand Awareness, como também é conhecido, significa reconhecimento de marca. Essa é a maneira como os consumidores reconhecem e se lembram da sua empresa.

Na prática, quanto maior o reconhecimento da sua marca, mais o público fica familiarizado com seu logotipo, suas mensagens e com os seus produtos.

Esse é um termo abrangente, mas ajuda a saber como ou se as pessoas estão cientes e informadas sobre o que sua marca tem a oferecer. Isso também representa a notoriedade da marca, ou seja: como o público percebe sua identidade perante as demais concorrentes e o mercado como um todo.

Uma característica marcante do trabalho focado em Awareness é que ele pode ser difícil de mensurar. O seu trabalho vai impactar em várias frentes diferentes mas, em todas elas, despertar sensações positivas para o público é um dos passos básicos para elevar esse nível de consciência da marca.

O resultado é o aumento do número de pessoas que confiam na sua marca, nos seus produtos ou nas suas soluções para resolver um problema que possuem. Vamos falar melhor sobre os benefícios da estratégia de Awareness mais à frente.

Exemplos de empresas que se destacam pelo Awareness

Para conhecer as empresas e negócios que conseguem alcançar um ótimo resultado baseado no trabalho de Awareness, é preciso identificar aquelas que possuem soluções que são sinônimo da marca.

Não entendeu muito bem? Com estes exemplos vai ficar mais claro:

  • Bom Bril → Lã de Aço
  • Cotonete → Hastes Flexíveis
  • Danone →  Iogurte
  • Band-aid → Curativo auto-colante
  • Sucrilhos → Cereais em flocos
  • Miojo → Macarrão Instantâneo
  • Gillette → Aparelho de Barbear
  • Google → Mecanismo de busca

Percebeu a relação? É difícil buscar por um desses produtos ou utilizar um dos serviços sem pensar na marca primeiro! E a lista pode ser ainda maior e mudar de acordo com o país ou até mesmo com a cidade.

Como os clientes já reconhecem cada uma dessas marcas, é mais provável que comprem dessas empresas do que de um concorrente com o qual não estão tão familiarizados assim.

>> Leia mais: Posicionamento de marca: entenda o que é e qual a sua relevância estratégica

4 itens indispensáveis para sua marca ser reconhecida no mercado

Depois de conhecer exemplos - e lembrar de mais alguns outros que não entraram em nossa lista - você sabe o que todas essas marcas possuem em comum para alcançar um resultado tão positivo no mercado? Elas trabalham com os quatro pilares fundamentais para executar um bom trabalho de Brand Awareness.

Não significa dizer que são apenas com esses elementos que qualquer empresa vai alcançar o mesmo nível de reconhecimento de marca que os exemplos citados, mas eles são a base para construir esse trabalho.

Conheça quais são:

1. Identidade

Toda marca precisa de uma identidade. Ela envolve tanto os elementos visuais como escritos, e trabalha com a maneira de se expressar nos diversos espaços de divulgação. Logo, faz parte da identidade:

  • Os tipos de conteúdo que a marca produz;
  • As cores e formatos que utiliza nas divulgações;
  • A estrutura física da empresa;
  • O designer dos produtos.

A identidade ajuda a gerar aquele impacto ao ver uma publicação em qualquer canal e já perceber que ela se trata de uma determinada empresa, mesmo que o logotipo não esteja presente.

2. Presença de mercado

Marcas como Nike e Adidas, por exemplo, ganharam notoriedade no mercado por patrocinarem grandes atletas e equipes esportivas - principalmente de futebol, que naturalmente atrai a atenção do público.

Isso facilita no reconhecimento dos demais produtos que as marcas trabalham, justamente por manter uma forte presença de mercado.

Por isso, a escolha dos canais de comunicação está diretamente relacionada com o Brand Awareness. Quanto mais abrangente for o seu trabalho em relação ao volume de canais que pode trabalhar, maiores serão as suas chances de melhorar sua presença de mercado.

3. Posicionamento

A maneira de se posicionar no mercado também é um dos pilares para o trabalho de Awareness. Ela leva em conta quais os problemas e desafios das personas que sua empresa está disposta a resolver, mas também envolve as causas sociais que ela adota.

É comum encontrar nos materiais de divulgação das marcas algo como “líder de mercado” ou “primeira a criar o produto”. Esse tipo de comunicação faz parte do trabalho de posicionamento, e consequentemente contribui para os resultados de Awareness.

4. Conteúdo

Produzir conteúdo de qualidade e contribuir para a educação de mercado: este é um requisito fundamental para toda empresa que deseja aumentar o seu reconhecimento de marca.

Através de blogs, campanhas nas redes sociais, cursos da área e materiais personalizados, você já consegue iniciar esse trabalho e se destacar quando comparado com a concorrência.

3 benefícios de focar no trabalho de Awareness

Agora que entendemos melhor quais os principais elementos de Awareness, você já sabe quais as reais vantagens de trabalhar focado para alavancar bons resultados com a estratégia? Confira três importantes benefícios para sua empresa:

1. Aumento das vendas

Atualmente, o processo de vendas precisa ser consultivo, principalmente para as empresas que trabalham com o mercado B2B. Isso significa que existe uma série de etapas e processos entre o reconhecimento do problema e a decisão final de compra por parte do público.

Mas com o aumento do reconhecimento da marca, o ciclo de vendas tende a cair rapidamente, já que o público passa a confiar e ter a certeza de que pode contar com a solução ou produto que sua empresa oferece.

2. Reconhecimento como autoridade

Ser referência em determinada área ou assunto é um dos principais benefícios conquistados com Awareness. Seguindo os pilares, você vai conseguir passar a mensagem de autoridade e receber reconhecimento ao mesmo tempo.

O grande resultado disso é a presença na mente do seu público sempre que pensarem em determinado tipo de produto ou serviço.

Além disso, esse trabalho ajuda as pessoas a se lembrarem não só do que você oferece, mas também da missão da sua empresa e do que ela se compromete a entregar.

3. Crescimento de indicações

No mercado, é fácil perceber que a conversão em vendas é maior após um cliente receber uma indicação de outra pessoa. Em  pesquisa realizada pela Nielsen, 77% do público é persuadido a procurar produtos ou serviços depois de receber uma indicação.

Afinal, você está recebendo a comprovação de alguém que já utilizou na prática determinado produto ou serviço, o que facilita a tomada de decisão. E um resultado natural que acontece com o bom trabalho de Awareness é o aumento do número de indicações por parte dos seus clientes.

Como trabalhar o crescimento de Awareness da sua marca?

Vimos só alguns dos benefícios que o reconhecimento de marca pode trazer para qualquer empresa. Mas e para começar a colocar em prática, quais os passos necessários?

Confira agora uma lista de cinco dicas que você pode implementar para ampliar o seu reconhecimento de marca:

1. Marque presença nos canais certos

Segundo a pesquisa Social Media Trends 2019, 96,2% das empresas no Brasil já estão presentes nas redes sociais. Isso significa que o simples fato de estar presente já não é mais suficiente.

Com um bom trabalho de definição de personas, passando por entrevistas com clientes, você vai conseguir identificar quais são as formas de consumo do seu público.

  • O que eles costumam ler?
  • Onde assistem seus vídeos favoritos?
  • Qual o horário que preferem receber uma oferta para avaliar?

Todas essas informações vão ajudar a criar as estratégias certas para marcar presença não só no lugar certo, mas também no momento certo. O passo mais importante é investir em canais variados, mas seguindo a indicação do o público realmente prefere.

2. Crie experiências diferentes para o seu público

Além de soluções que resolvam os problemas enfrentados no dia a dia, o público também busca por novas experiências que ajudem a sair do comum e se destaquem em meio a rotina.

Isso passa pelo trabalho em diferentes canais de contato com o público. Apesar de ter o maior volume de resultados com o meio digital, por exemplo, não deixe de pensar em ações e estratégias para o canal físico.

Na prática, isso não significa que é preciso começar a imprimir cartões de visitas ou panfletos para distribuir nas ruas: você pode inovar através de um evento, reunindo pessoas que possam compartilhar conteúdos e vivências de determinada área.

3. Invista em parcerias

Ampliar o volume de alcance da marca através das suas ações pode ser um desafio. Por isso, fazer parcerias com outras marcas, como um co-marketing, é um caminho recomendado para apoiar sua estratégia de Brand Awareness.

Muitas empresas também já buscam o trabalho dos influenciadores digitais. Dessa forma, conseguem levar a mensagem de qual problema são capazes de solucionar por meio de alguém que já possui uma grande base de seguidores para comunicar. É o chamado Marketing de Influência!

Além disso, o lançamento de materiais, eventos e pesquisas em conjunto com outras empresas de destaque no mercado ajudam a aumentar o conhecimento da sua marca entre um público com que, até então, ela não tinha contato.

4. Melhore seu SEO com palavras-chave relacionadas à intenção do usuário

A Otimização para Motores de Busca (SEO) pode parecer algo difícil de se trabalhar. No entanto, é vital para a exposição online de uma marca sem depender de grandes investimentos.

Esse trabalho envolve a visualização do seu conteúdo através dos mecanismos de busca - principalmente o Google -, colocando suas páginas no topo dos resultados das pesquisas dos usuários.

Mas para que o SEO possa impactar diretamente no seu trabalho de Brand Awareness, é preciso trabalhar muito bem a produção de conteúdo focada nas palavras-chave que representam a dor dos seus clientes.

Já imaginou se todos os problemas das suas personas levarem os usuários até os seus conteúdos? Para saber de todos os detalhes e já colocar em prática essa estratégia, acesse agora nosso Guia completo de SEO atualizado, que já está na sua 4ª edição!

5. Utilize Automação de Marketing

Manter o relacionamento com o seu público é o melhor caminho para melhorar seus resultados de Awareness. Por isso, utilizar a estratégia de Automação de Marketing ajuda a realizar um trabalho de comunicação direcionado e personalizado, entregando aquilo que o seu público espera e precisa.

Com essa funcionalidade - presente no RD Station Marketing, inclusive - você cria fluxos de contato e estabelece uma relação contínua com sua audiência. A partir daí, o contato com os materiais e conteúdos da sua empresa será constante, ajudando no reconhecimento de marca em outros momento e em outros espaços de comunicação.

Para colocar essa estratégia em prática, conheça já a funcionalidade de Automação de Marketing do RD Station Marketing!

RD Station

Crie facilmente campanhas que funcionam com o RD Station Marketing

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Ele conta com modelos de Landing Pages e emails para diversas ocasiões e segmentos que você pode personalizar de acordo com a sua campanha! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Assista a 5 webinars sobre Marketing Relacionamento

A construção de uma marca forte passa pela manutenção de uma boa relação com as pessoas que já são seus clientes. Assim, o Brand Awareness está diretamente ligado ao Marketing de Relacionamento.

Por isso, inscreva-se para a nossa Semana do Marketing de Relacionamento. Teremos cinco webinars gratuitos sobre o tema, abordando aspectos de Marketing e Vendas, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Preencha o formulário abaixo e garanta seu lugar, é gratuito!

Semana do Marketing de Relacionamento

Se você quer saber como criar a sua estratégia, ganhar fãs para sua marca e transformá-los em clientes fiéis, inscreva-se agora para ver 5 webinars incríveis!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Dúvidas frequentes:

O que é Awareness?

Awareness ou Brand Awareness é a consciência de marca do público em relação à sua empresa, seus produtos ou serviços. A estratégia para gerar Awareness aumenta o número de pessoas familiarizadas com a marca, que passam a identificá-la como referência no mercado frente aos seus concorrentes.

Qual a importância do Awareness para uma empresa?

Ele é importante pois, quanto maior o reconhecimento da sua marca, mais o público fica familiarizado com seu logotipo, suas mensagens e com os seus produtos. Ou seja, quando o consumidor precisar de algum produto e serviço que sua empresa oferece, se você tiver um trabalho de Awareness consolidado, mais chances do cliente lembrar da sua marca e efetuar a contratação/compra.

Como mensurar o Awareness?

O trabalho de Awareness é difícil de mensurar, pois impacta várias frentes. Ao despertar sensações positivas para o público, mais chances ele tem de criar consiciência de marca e o resultado é o aumento do número de pessoas que confiam na sua marca, nos seus produtos ou nas suas soluções para resolver um problema que possuem.

Como fazer uma marca ser reconhecida no mercado?

Primeiro crie uma identidade de marca, aposte na presença de mercado, estando presente nos mais diversos canais de comunicação, alinhe o seu posicionamento de marca e seja coerente com ele, produza conteúdpo de qualidade que contribua para a educação do mercado.

Jonatan Rodrigues

Jonatan Rodrigues

Quem escreveu este post

Content Producer na Resultados Digitais. Especialista em Marketing de Conteúdo, com experiência em produções sobre Inbound Marketing, tecnologia, SEO, análise de dados e geração de leads.

Veja também

Marketing
O que é SEM? Saiba o que é Search Engine Marketing e como fazer
Marketing
WhatsApp Marketing: o que é e como fazer uma estratégia para trazer mais clientes e fazer mais vendas
Marketing
Fluxograma de processo: o que é, como fazer e exemplos práticos para aplicar