Os 56 melhores bancos de imagens gratuitos e pagos

Nos 56 bancos de imagens listados neste post você poderá encontrar praticamente qualquer tipo de imagem desejada. Use sua criatividade e boa pesquisa

Flaubi Farias
Flaubi Farias26 de maio de 2020
Semana da Transformação Digital

Bancos de imagens são locais em que é possível obter fotos e imagens prontas que podem ser utilizadas em materiais gráficos, sites, redes sociais, design em geral e publicidade. Existem bancos de imagens pagos e gratuitos.


Encontrar imagens na internet não é uma tarefa difícil. O número de bancos de imagens para usar em sites e blogs é, hoje, bem extenso. Mas o que pode ser difícil é escolher quais são as melhores opções, entre tantas disponíveis.

Neste post, vamos mostrar 56 bancos de imagens gratuitos e pagos que você pode usar para escolher a melhor opção gráfica para seu conteúdo. A maior parte destes sites possuem imagens em alta resolução para download.

Lembre-se de que o tamanho do arquivo (peso) impacta no tempo de carregamento do seu site, postagem ou anúncio. Por isso, não deixe de conferir nosso post que explica como compactar imagens sem perder a qualidade.

Aproveitando a deixa, vale contextualizar um pouco acerca de como:

  • as imagens podem influenciar gravemente (para o bem ou para o mal) na qualidade de seu conteúdo;
  • usar essas imagens sem infringir direitos autorais e os tipos de licença (copyright, copyleft, creative commons e domínio público);
  • fazer o bom uso do material visual em seu site, utilizando imagens que sejam contextuais ao conteúdo.

A ideia inicial do post foi trazer uma grande lista para que você tenha várias opções de pesquisa de imagens. Essa lista você encontra logo abaixo. Antes de ir direto ao ponto, vale refletir um pouco.

Imagem é muito

Imagem não é necessariamente tudo. Mas é muito. Muito mesmo. Seria contraditório colocar toda a responsabilidade do conteúdo nas imagens e provar isso escrevendo um... texto.

Sempre falamos aqui no blog da Resultados Digitais sobre a necessidade de, acima de tudo, produzir um conteúdo de qualidade. E dentre todos os itens que precisam se unir para que o conteúdo seja efetivamente de qualidade está o bom uso das imagens em posts de blogs e em sites.

Pense em sua navegação online e tente identificar alguns sites que são puramente blocos de texto. Existem ainda? Sim, de fato existem, mas não são os que promovem a melhor experiência ao visitante.

Pense nos links internos dessas páginas. Há blocos de imagens direcionado para novos links ou só de texto? Se você parar para refletir, perceberá facilmente que, nos últimos anos, o uso de links internos como blocos de imagens, ou thumbnails — e não de textos — subiu consideravelmente.

Até mesmo o Google, que em seus resultados mostra basicamente títulos, links e descrições, possui a famosa busca por imagens. E não, não é um serviço tão novo assim, foi implementado em 2001, três anos após sua fundação. Já na versão do buscador para dispositivos móveis, apresenta muitos resultados com uma imagem para ilustrar o conteúdo.

Imagens em redes sociais

Outro fator legal para você refletir também é sobre o conteúdo compartilhado em redes sociais. Pense em um link compartilhado no Facebook e na força que a imagem de miniatura possui. Colocar a imagem certa naquele campo é fundamental para aumentar a sua taxa de cliques.

Outras redes sociais baseadas fundamentalmente no apelo imagético — como Instagram e Pinterest — têm crescido a passos largos. O próprio Twitter, que iniciou como uma ferramenta puramente textual, já fez sérias mudanças e a cada atualização fica mais visual.

Essa contextualização é importante para que você entenda e reflita um pouco sobre a importância que é utilizar imagens em conteúdos publicados na internet e em como gastar um pouco mais de tempo nesse aspecto pode gerar melhores resultados.

Para saber mais sobre conteúdo, baixe o Kit Produção de Conteúdo para Blog.

Imagens em Landing Pages

Landing Pages, em resumo, são as páginas de conversão em que você captura o contato do seu visitante em troca de uma oferta de valor - como um eBook, uma planilha ou um webinar. A imagem é um importante elemento delas, podendo desde deixar mais claro qual é a sua oferta até direcionar os olhos do usuário para o Call-to-action.

O ideal é que você evite fotos genéricas, portanto é bem importante conhecer bons bancos de imagens para ter mais opções. E é bom poder pré-visualizar a Landing Page, algo que você pode fazer com o editor drag & drop do RD Station Marketing. Assim, pode ter uma boa ideia da combinação de todos os elementos gráficos e de texto.

Você pode testar a ferramenta gratuitamente - e sem compromisso - deixando seu email abaixo. Durante o teste, é possível construir Landing Pages com o editor, para que você tenha uma noção exata das possibilidades.

RD Station

Teste o RD Station Marketing gratuitamente

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Contexto dado, deixaremos aqui 56 dicas de locais em que você pode achar e baixar imagens para postar em seu site ou seu blog.

Os bancos de imagens foram divididos em duas categorias: imagens gratuitas e pagas. Cada uma delas possui suas vantagens e desvantagens.

Ranking com os 11 melhores bancos de imagens pagos que você pode assinar

Na lista abaixo, fizemos um ranking com os 11 melhores bancos de imagens pagos que encontramos. Os critérios escolhidos foram: tamanho da base de dados, variedade de imagens e qualidade dos arquivos.

Todos os sites do ranking disponibilizam imagens, vídeos, áudio e vetores para download. Confira!

Shutterstock – http://www.shutterstock.com/

Mais de 125 milhões de arquivos divididos entre imagens, vídeos, músicas e vetores. É um dos maiores bancos de imagens do mundo, e possui uma pluralidade de planos para grandes e pequenas empresas.

Fotolia – https://www.fotolia.com

Banco de imagem da Adobe, possui mais de 7 milhões de assinantes e de 92 milhões de imagens, vetores, ilustrações e videoclipes.

iStock – http://www.istockphoto.com/

Uma empresa da Getty Images, a iStockphotos vende fotos, ilustrações, vídeos e música. Tem um acervo com milhões de arquivos para compra e oferece também algumas fotos grátis semanalmente aos assinantes.

Getty Images – http://www.gettyimages.com/

A Getty Images é uma agência fotográfica líder de mercado, fundada em 1995, e uma das principais provedoras de imagens jornalísticas e editorias do planeta. Tem um arquivo com mais de 80 milhões de imagens e ilustrações e mais de 50.000 horas de filmagens.

123f – http://br.123rf.com

Banco de imagens comerciais e editoriais com mais de 80 milhões de arquivos. Possui também vídeos e áudios para download.

Dreamstime – http://www.dreamstime.com/

Um extenso banco de imagem com mais de 61 milhões de imagens e 18 milhões de usuários cadastrados. Possui também opções free, mas é necessário registro.

Deposit Photos - https://br.depositphotos.com/

O Deposit Photos oferece mais de 60 milhões fotografias, gráficos, vetores e vídeos. Foi fundado em 2009 e possui clientes em 192 países.

Bigstock – http://www.bigstockphoto.com/pt/

Mais de 50 milhões de imagens no banco de dados. A Bigstock foi fundada em 2004 e comprada em 2009 pela Shutterstock. Disponibiliza fotos, vídeos e vetores.

500px – http://500px.com

Comunidade online de fotógrafos com mais de 80 milhões de imagens na nuvem. Uma espécie de rede social de fotografia, com o diferencial de que as imagens podem ser comercializadas.

Canstock Photo – http://www.canstockphoto.com/

Agência de fotografia que libera 22 mil fotos novas a cada dia. Possui mais de 64 mil colaboradores e mais de 700 mil assinantes.

Creative Market – https://creativemarket.com/photos

Mais de 900 mil fotos de fotógrafos independentes disponíveis para aquisição.

Ranking com os 20 bancos de imagens gratuitos para baixar imagens e vídeos

Os bancos de imagens pagos são excelentes plataformas para pesquisa de imagens. Mas, se você não tem orçamento disponível para esse orçamento, pode trabalhar também com bancos de imagens gratuitos.

Baixe a lista com os 56 bancos de imagens gratuitos e pagos em PDF

Cadastre-se e faça o download da versão em PDF desse artigo, com as listas de bancos de imagens pagos, gratuitos e todas as informações disponíveis.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Abaixo, fizemos uma seleção com os melhores sites de imagens grátis da internet. O critério é o mesmo utilizado (tamanho da base, variedade e qualidade).

Freepik – http://br.freepik.com

Site com mais de um milhão de recursos grátis como fotos, ícones, ilustrações, vetores e arquivos PSD. Também disponibiliza vetores e imagens para usuários premium.

Pixabay – http://pixabay.com

Mais de 990 mil imagens grátis para usar em qualquer lugar com um sistema de busca que diferencia fotos, ilustrações, vetores e vídeos.

Free Images - http://pt.freeimages.com

Banco de imagens gratuitas da Getty com mais de 300 mil opções de download. A opção premium oferece mais de 2 milhões de fotografias e ilustrações.

Unsplash – http://unsplash.com/

Um dos sites de imagens grátis mais acessados do mundo, o Unsplash começou em 2013 como um Tumblr e hoje possui um dos maiores bancos gratuitos de fotos. Segundo o site, mais de 3 fotos são baixados por segundo. O Unsplash possui também API para desenvolvedores. Mais de 9 mil aplicativos estão integrados com o Unsplash (Trello, Momentum, Slack e Weebly são exemplos).

Pexels – http://www.pexels.com

Mais de 30 mil fotografias em alta resolução, todas grátis e com permissão para uso pessoal e comercial, sem a necessidade de atribuir créditos.

IM Free – http://www.imcreator.com/free

Recurso do criador de sites I’m Creator, com imagens grátis para uso comum de todos. Também oferece templates e ícones para serem usados em qualquer site.

StokPic – http://stokpic.com/

Um gigante site de download de fotos grátis, criada pelo fotógrafo Ed Gregory, e que está crescendo e se consolidando como uma grande plataforma de incentivo à fotografia, com novos colaboradores.

Wikimedia Commons – https://commons.wikimedia.org/

A Wikipedia das mídias traz uma database com mais de 39 milhões de arquivos disponíveis para serem usados. Nem todos são para uso comercial, é preciso observar o que diz a descrição de cada imagem.

Freerange - https://freerangestock.com/

O Freerange tem um grande banco de dados de fotos e ilustrações dividido em várias categorias. Útil para diferentes tipos e temas de conteúdo.

Refe – http://getrefe.com/

Arquivos de fotos de diversas categorias para download grátis. Disponibiliza opção paga também.

Jéshoots – http://jeshoots.com/

Milhares de fotos gratuitas distribuídas em várias categorias e com um eficiente sistema de busca.

FreeJPG – http://en.freejpg.com.ar/

Mais de 11 mil imagens para uso comercial e editorial. O site também tem um blog com dicas de fotografia.

Kaboompics – http://kaboompics.com/

Mais de 4 mil fotos em alta resolução livres para qualquer tipo de uso.

Negative Space - https://negativespace.co/

O Negative Space disponibiliza semanalmente novas fotos gratuitas para download. O site possui somente fotografias, mas as categorias são bem variadas e a qualidade é altíssima.

Death To The Stock Photos – http://deathtothestockphoto.com/

O projeto entrega mensalmente fotos grátis para você em seu e-mail. Não tem a opção de download, apenas de cadastro. Também tem uma opção paga premium, com regalias extras e acesso livre a todas as imagens do site.

ISO Republic – http://isorepublic.com/

O site foi fundado em 2014 pelo designer e fotógrafo inglês Tom Eversley. Possui mais de 2 mil imagens de diversos temas livres para uso pessoal e comercial.

Magdeleine – http://magdeleine.co

Projeto colaborativo que posta uma foto em alta resolução por dia.

Picjumbo – http://picjumbo.com

Centenas de fotos totalmente grátis das mais variadas temáticas.

Raumrot – http://raumrot.com/

Site com mais de 600 fotos de diferentes categorias disponíveis para download gratuito e uso livre.

Ultra HD Wallpapers – http://www.uhdwallpapers.org/

Fotografias e papéis de parede de domínio público e creative commons reunidos em um único site.

Mais: 4 bancos de imagens multisites

Esse categoria refere-se a plataformas que reúnem outros sites de busca de imagens grátis e que não necessariamente as hospedam em seus próprios servidores, ajudando mais na busca do que na produção de imagens.

All The Free Stock – http://allthefreestock.com/

Site que reúne vários bancos de material gráfico livres de direitos autorais em um só. Mais do que imagens, aqui estão disponíveis ícones, vídeos, fontes, paletas de cores, templates de email e efeitos sonoros gratuitos.

The Stocks – http://thestocks.im/

Mais de 15 sites de imagens grátis reunidos em um único sistema de pesquisa.

Stock Up – http://www.sitebuilderreport.com/stock-up

Mecanismo de busca de imagens em alta qualidade que une mais de 30 outros bancos de imagens grátis.

Splashbase – http://www.splashbase.co/

Mais de quinze plataformas em uma só nesse sistema de busca. Possui vídeos e fotos em alta resolução livre para download.

Mais: 19 bancos de imagens grátis temáticos e pessoais

Já essa categoria é relacionada aos sites que são mais fechados em relação aos temas das imagens, mais temáticos, ou sites pessoais mantidos por fotógrafos que compartilham suas fotografias livremente a todos.

Nesta lista não fizemos um ranking, pois os sites possuem diferentes propostas e públicos. Use o que tiver o assunto mais relacionado ao seu negócio.

Bucketlistly Photos – http://photos.bucketlistly.com

Coleção gratuita com fotos de viagens feitas por Pete R., fundador do site Bucketlisty.

Cupcake – http://cupcake.nilssonlee.se

Imagens registradas pelo fotógrafo Jonas Nilsson Lee, todas liberadas para uso grátis.

Designers Picks – http://www.designerspics.com/

Site criado pelo desenvolvedor e webdesigner indiano Jeshu John. Todas as fotos são de sua autoria e estão livres para serem usadas para fins pessoais e comerciais. O autor pede que os créditos sejam atribuídos, mas não faz disso uma obrigação.

Foodie’s Feed – http://foodiesfeed.com

Um recurso para encontrar imagens reais de comidas em alta resolução.

Free Nature Stock – http://freenaturestock.com

Site criado pelo fotógrafo Adrian Pellert, que faz o upload de uma nova foto de natureza por dia.

Gratisography – http://www.gratisography.com/

Projeto do fotógrafo Ryan McGuire. Todas as fotos são livres para serem usados para todos os fins.

Jay Mantri – http://jaymantri.com

Tumblr do designer Jay Mantri. Basicamente reúne fotos de viagens, natureza e de estéticas urbanas.

MMT – http://mmt.li

Site atualizado semanalmente com imagens feitas pelo fotógrafo Jeffrey Betts.

Moveast – http://moveast.me

Portfólio de fotos de viagens ao Oriente do designer português João Pacheco.

New Old Stock – http://nos.twnsnd.co/

Plataforma com fotos históricas e antigas que já estão sob domínio público.

Snapographic – http://snapographic.com

Fotos gratuitas de várias categorias para uso pessoal e comercial, capturadas pelo fotógrafo Thomas Mühl. Pelo preço de 15 dólares você pode baixar todas as imagens de uma vez só.

Splitshire – http://splitshire.com

Site gerido pelo fotógrafo italiano Daniel Nanescu, cheio de imagens grátis para serem usadas em qualquer lugar. Também há uma opção premmium, que oferece benefícios extras.

Startup Stock Photos – http://startupstockphotos.com

Um tumblr que reúne fotos em alta resolução relacionadas a startups e novos negócios.

Super Famous – http://images.superfamous.com

Site com as fotografias do designer holandês Folkert Gorter. Possui uma variedade, mas em suma reúne imagens de natureza, arquitetura, abstratas e aéreas.

Travel Coffee Book – http://travelcoffeebook.com

Tumblr colaborativo de fotos sobre viagens enviadas por pessoas de todo o planeta.

Life of Pix – http://www.lifeofpix.com/

Site mantido no ar pela agência Leeroy, de Montreal, e sua rede de fotógrafos. Novas fotos em alta resolução adicionadas semanalmente ao portfólio gratuito.

Barn Images – http://barnimages.com/

Site com imagens em alta resolução e livres de direitos autorais, lançado pelos fotógrafos lituanos Igor Trepeshchenok e Roman Drits.

IRegiões – http://www.iregioes.com.br/

O IRegiões é um banco de imagens grátis onde você encontra fotos de várias localidades do Brasil.

Libreshot – http://libreshot.com/

Banco de imagens com fotos totalmente liberadas para uso. São imagens de domínio público, feitas pelo fotógrafo Martin Vorel e sua esposa.

Pergunta: mas, se existem vários sites que disponibilizam imagens de graça, por que usar plataformas de imagens pagas?

Há um grande volume de imagens grátis na internet, é verdade. Mas, em comparação com os bancos de imagens pagos, esse número é mais limitado. A variedade de imagens também tende a ser menor.

Quem faz a assinatura de bancos de imagens pagos tem a vantagem de ter um cartel maior de opções e de, possivelmente, não ter um concorrente utilizando a mesma imagem para um assunto semelhante.

Baixe a lista com os 56 bancos de imagens gratuitos e pagos em PDF

Cadastre-se e faça o download da versão em PDF desse artigo, com as listas de bancos de imagens pagos, gratuitos e todas as informações disponíveis.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Extra: encontrando imagens grátis no Google e no Flickr

Google Images

Para encontrar imagens que podem ser utilizadas gratuitamente pelo Google, basta você digitar primeiro uma palavra-chave de sua escolha no Google Images. Depois, clique em “ferramentas de pesquisa”. Uma nova aba será aberta e terá a opção “direitos de uso”. Clique lá e escolha o filtro de licença que você deseja.

Leia também o post Google Imagens: tudo sobre a busca de imagens do Google.

Flickr

O sistema de busca do Flickr tem uma opção de filtro que mostra para você as imagens que foram marcadas com licença para reutilização. Faça uma pesquisa normalmente e, no canto superior esquerdo, mude a opção “Qualquer Licença” para a opção desejada.

O Flickr também tem um segmento chamado The Commons, que nada mais é do que a reunião de várias imagens encontradas na internet e que não possuem direitos autorais. Acesse em https://www.flickr.com/commons.

Direitos autorais: o que são copyright, copyleft, creative commons e domínio público

Um detalhe que você precisa ficar atento diz respeito aos direitos autorais de cada imagem. Apesar de ser uma prática comum — e antiética — copiar imagens sem autorização prévia do autor, a legislação prevê multas para quem comete o crime.

Desrespeitar os direitos autorais de outrem é crime previsto em lei. Portanto, se você preza por seu negócio e não quer correr esse risco, é obrigatório saber a distinção entre as quatro licenças abaixo:

Copyright

A licença mais usada pelos artistas e criadores de material intelectual. Fotografias, ilustrações e imagens de qualquer natureza estão inclusas nesse rol. O copyright é uma proteção para que apenas o dono do material possa distribuir e usar comercialmente as imagens.

Quando você se depara com uma imagem com copyright e enxerga a necessidade de usá-la, você precisará comprá-la. Essa imagem pode pertencer a um fotógrafo, a uma agência ou a um banco de imagens.

Pode acontecer casos em que o proprietário aceite ceder as imagens. Na dúvida, é mais seguro sempre pedir autorização por email ao autor.

Copyleft

A licença de copyleft é o completo oposto de copyright. Quando um autor submete seu trabalho ao copyleft, ele abre mão de todos os direitos autorais. Isso inclui a livre reprodução, distribuição, adaptação e modificação da obra, ou imagem, neste caso.

Caso você esteja frente a uma imagem com copyleft, sinta-se à vontade para usá-la da forma que achar mais adequada, inclusive para fins comerciais.

Creative commons

Essa licença pode ser considerada uma espécie de meio termo entre copyright e copyleft e possui várias subdivisões.

A creative commons (CC) é uma licença produzida e criada por uma organização sem fins lucrativos de mesmo nome, que foi fundada em 2001 com o propósito de ampliar e espalhar conhecimento e informação por meio de atividades colaborativas.

O número de trabalhos licenciados em creative commons tem uma considerável curva de crescimento nos últimos anos, como mostra a imagem abaixo:

Há várias vertentes de creative commons. Quando o autor compartilha seu material em CC, ele escolhe algumas permissões como uso comercial, atribuição de crédito e possibilidade de adaptação.

Fique alerta a qual tipo de CC está atrelado o material. Para saber, é só clicar na logo do creative commons que você será redirecionado à página com as permissões escolhidas pelo autor.

Confira em http://creativecommons.org/licenses/.

Domínio público

As imagens que estão sob domínio público, como o nome sugere, estão publicamente livres para serem usadas, inclusive para fins comerciais.

Na prática, uma imagem que se torna de domínio público é uma espécie de herança cultural que um autor deixa para a humanidade depois de um determinado tempo.

Cada país possui uma legislação própria para que uma obra se torne de domínio público. No Brasil, os direitos autorais duram por 70 anos contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao falecimento do autor. Após essas sete décadas, toda obra (e nesse caso, imagem) pode ser utilizada por qualquer pessoa, desde que a fonte seja citada.

Que tipo de imagem usar em um post

Há um detalhe a ser levado em consideração na hora de você escolher quais imagens serão postadas junto a seu conteúdo. Em suma, você precisa saber qual tipo de imagem é mais adequada para ser inserida em destaque ou em meio ao texto.

Mas como saber qual é a imagem mais adequada para meu post? Essa resposta vem basicamente de acordo com a análise de sua persona, do tom que o seu site geralmente utiliza e do contexto do seu assunto.

Faça um exercício de empatia e coloque-se na mente de sua audiência. Qual tipo de imagem ela gostaria de ver atrelada a meu conteúdo?

  • Fotos?
  • Ilustrações?
  • Gráficos?
  • Print Screens?
  • Tiras de quadrinhos?
  • Memes?
  • Gifs?

No momento em que você observa o aumento de sua audiência, tenha em mente que isso provavelmente é o reflexo da qualidade de seu conteúdo e do tom que você definiu para nortear o seu site.

Caso você esteja começando do zero, defina um padrão não só para o tipo de conteúdo e para o estilo de escrita, mas também de imagens a serem usadas.

Que tipos de imagens NÃO usar em seu blog ou site

Veja alguns tipos de imagens - encontradas nesses bancos ou não - que são consideradas ultrapassadas ou amadoras.

1 - Pessoas exageradamente felizes no escritório

Será que ainda existem pessoas que se enganam com essas falsas expressões de felicidade?

Isso não significa de maneira alguma que um escritório não possa ter um ambiente harmonioso e alegre (a própria RD é assim). Significa que, passar uma ideia de exagero pode transparecer fingimento por parte da empresa. O que não é nada bom.

Se mesmo assim, você precise usar fotos de pessoas trabalhando em escritórios, use as que demonstram naturalidade. Sorrisos são permitidos, mas sem abusos.

2 - Pessoas com laptop trabalhando em lugares pouco usuais

É possível que você já deva ter se deparado com imagens deste calibre. Pessoas com laptops no colo em praias, montanhas, campos, iates e resorts.

Por mais sedutor que pareça ser, não é tão confortável assim usar laptops em lugares como estes. Aliás, você já tentou trabalhar com um laptop na beira da praia? Já viu alguém fazendo isso? Mesmo que sim, a probabilidade de que tenha sido uma exceção é bem grande.

3 - Em baixa resolução com dimensões aumentadas

Uma prática muito feia é fazer o download de imagens em baixa resolução, aumentar as dimensões e publicar junto a um conteúdo. É fácil perceber quando isso ocorre, pois as distorções na imagem entregam que isso aconteceu.

Este é um dos casos que mais demonstram amadorismo por parte de um negócio. Se gostou tanto da imagem, por que não comprou em uma resolução mais alta? Ou por que não investiu um pouco mais de tempo para procurar uma imagem grátis e similar em alta resolução? Existem muitas que se equivalem.

4 - Com marca d’água

Esse caso é bem parecido com o que acontece acima. Aqui é outra prática nada recomendada: usar imagens que são protegidas com marcas d’água em vez de efetivamente comprá-las ou pedir autorização ao autor de uma imagem sem essa marca.

É importante não confundir com as marcas de alguns fotógrafos ou agências, que utilizam desse artifício para que as imagens não sejam atribuídas a diferentes autores, colocando nos cantos alguma logo ou identificação de autoria. A marca d’água, como sugere o nome, é uma estampa maior e que ocupa geralmente o centro da imagem, ou toda ela.

5 - Muito repetidas ou clichês

Você gostaria que a imagem que representasse o seu negócio fosse a mesma que representasse tantos outros?

Quando isso acontece, o risco de as pessoas confundirem seu negócio com um concorrente é bem considerável. Principalmente quando uma imagem tem um alto grau de clichê.

Uma dica é você fazer uma pesquisa no Google Images. Na tela, em vez de escrever as palavras desejadas, clique no ícone de câmera e faça o upload da foto. Se usar o Chrome, pode clicar diretamente com o botão direito em uma imagem encontrada em qualquer site e depois na opção “Pesquisar esta imagem no Google”.

6 - Que não condizem com o seu conteúdo

Apenas o fato de uma fotografia ser, por si só, fantástica, não significa que ela deva ser usada para qualquer tipo de conteúdo.

É muito fácil que uma fotografia de um pôr-do-sol na praia seja uma imagem maravilhosa. Ou uma imagem de Paris, registrada no topo da Torre Eiffel, tenha o mesmo grau de beleza.

Enfim, não importa o quão bela a imagem seja, contexto é tudo. Pode até ser uma relação indireta, mas deve, de alguma forma, fazer sentido.

7 - De céu azul, estilo Windows XP

A referência diz tudo. O papel de parede do Windows XP se tornou tão popular que basicamente todas as pessoas que viveram essa geração relacionam essa imagem ao sistema operacional.

Tente evitar fotos que possuam composições parecidas, desde as tonalidades à própria estrutura da imagem. Não quer dizer que fotos de um céu azul sejam proibidas. Nada disso. Para testar, visualize a imagem e pense: “eu lembro do Windows XP ao ver essa imagem?”. Se a resposta for não, sinta-se aliviado.

Use imagens que complementem o seu conteúdo

O casamento entre o texto e a imagem precisa estar alinhado para que a publicação faça sentido. Use imagens que não só sejam boas, mas que também complementem o seu conteúdo. Lembrando que o caminho inverso também existe, caso o texto seja baseado em um gráfico, um print screen, uma foto ou qualquer outro tipo de imagem.

Faça uma análise depois que o texto e a imagem estiverem em seus devidos lugares. Esqueça o texto e olhe para a imagem. Ela diz algo sobre o conteúdo? Complementa um tema? Ela traz, por si só, a ideia que está sendo levantada?

Usar as imagens certas é fundamental para que seu conteúdo seja relevante para seu público. Essa ideia vale tanto para imagens em meio ao conteúdo como para as imagens em destaque, que serão a capa dos links internos de seu site e das postagens publicadas nas redes sociais.

Por exemplo, qual dos dois print screens de links do Facebook você acha que chamaria mais a atenção e criaria um maior engajamento?

A) Assim?

B) Ou assim?

Ao reservar um tempo para cuidar das imagens que irão compor o seu site você não estará perdendo tempo, mas tendo um valioso acréscimo qualitativo.

Nos 56 bancos de imagens listados nesse post você poderá encontrar praticamente qualquer tipo de imagem desejada. Use sua criatividade e boa pesquisa.

Além de boas imagens, é preciso também de bons conteúdos para uma estratégia de sucesso para seu negócio. Por isso, recomendamos alguns materiais extras que podem te ajudar a criar materiais com mais qualidade:

Bom estudo!

Baixe a lista com os 56 bancos de imagens gratuitos e pagos em PDF

Cadastre-se e faça o download da versão em PDF desse artigo, com as listas de bancos de imagens pagos, gratuitos e todas as informações disponíveis.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Esse post foi publicado originalmente em 25 de agosto de 2015 e atualizado em 26 de maio de 2020.

Flaubi Farias

Flaubi Farias

Quem escreveu este post

Jornalista, comunicador e digital marketer com mais de 10 anos de experiência no mercado. Especialista em marketing, conteúdo e inovação e ex-head de conteúdo na Resultados Digitais. Desde março de 2021 é head de Marketing da Xerpay.

Veja também

Marketing
14 principais atualizações do algoritmo do Google que causaram impacto nas buscas ????
Marketing
Marketing Digital para Advogados: veja como essa estratégia pode impulsionar o seu escritório
Marketing
Rotatividade de funcionários em times digitais: dores e remédios para enfrentar