O que é Big Data Analytics e como aplicar no seu negócio

Entenda como o Big Data Analytics pode ser utilizado para apoiar o crescimento das empresas


Big Data Analytics é o uso de grande volume de dados, capturados de diferentes fontes, para auxiliar a tomada de decisões. Em geral, são dados: internos da empresa, do mercado, dos concorrentes, estruturados e não estruturados.


Com a transformação digital, o Big Data Analytics se tornou uma das tecnologias mais promissoras para o mundo dos negócios.

Isso porque seu uso está associado a uma série de benefícios, tanto para melhorias de estratégias e processos, quanto para aumento de vendas e receita.

Não é por acaso que algumas empresas já saíram na frente e investiram US$ 187 bilhões em Big Data Analytics em 2019, de acordo com a International Data Corporation (IDC).

Kit: Análise e Planejamento de Marketing Digital

Selecionamos ferramentas, webinars, templates e muitos outros conteúdos para ajudar você na prática a planejar as suas ações de Marketing Digital! Nessa curadoria, você encontra também materiais focados em análise, pra lá de úteis na hora de definir os próximos passos da sua estratégia.

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é Big Data Analytics

Antes de aprofundar na implantação e nas vantagens que essa tecnologia traz, vamos primeiro esclarecer uma dúvida ainda muito comum:

“O que é o Big Data Analytics?”

É verdade que existem definições variadas, mas podemos resumir como o uso de um grande volume de dados, capturados de diferentes fontes, para auxiliar a tomada de decisões.

São, em geral, informações como os seguintes tipos de dados:

  • internos da empresa
  • de mercado
  • sobre concorrentes
  • estruturados e não estruturados

Ao analisar informações diversas de maneira integrada, é possível descobrir padrões e obter valiosos insights para o negócio, como veremos mais adiante. Isso é essencial para companhias de todos os segmentos. Afinal, as empresas precisam ser data driven, especialmente num contexto em que lidam com uma concorrência extremamente acirrada.

Benefícios do Big Data Analytics para os negócios

Se você é um executivo ou líder de uma área de negócio, sabe que algumas tomadas de decisão demandam a análise de indicadores dos mais variados.

Por exemplo: se você tem uma loja e deseja abrir outra unidade, vai precisar considerar uma série de aspectos antes de optar pela expansão. Será preciso avaliar indicadores financeiros, concorrência, perfil de clientes, potencial geográfico, entre outros. Não parece algo trivial, certo?

Assim, traçar estratégias com base somente na intuição ou no “achismo” pode incorrer em riscos graves. A medida que o mundo evolui para as tecnologias digitais, olhar para os dados se torna fundamental.

Mais integração, menos complexidade

Voltemos ao exemplo da expansão no varejo. Hoje, é impensável um lojista não ter pelo menos um sistema de gestão em funcionamento na sua unidade. Com o avanço da tecnologia, a adoção de softwares e soluções digitais tende a se ampliar.

Por não serem integrados, muitas vezes acabam gerando complexidade para o gestor que precisa analisar os dados gerados por todos os seus sistemas.

Um benefício do Big Data Analytics é que líderes de negócio podem ter uma visão integrada de diferentes KPIs e indicadores, uma vez que essa tecnologia permite reunir dados de sistemas distintos para gerar insights e análises.

Decisões mais assertivas

Ter visão global do negócio em tempo real possibilita traçar ações muito mais assertivas para o negócio. A partir da análise automatizada de dados de performance de vendas, da concorrência e do mercado, insights valiosos são gerados. É possível, por exemplo, identificar:

  • Padrões de comportamento do consumidor
  • Oportunidades de geração de receita
  • Oportunidades de expansão do market share
  • Riscos e ineficiências de operação

No fim, o Big Data Analytics, quando construído e utilizado de forma eficiente, ajuda a trazer respostas para perguntas-chave e, mais do que isso, auxilia na formulação das perguntas corretas.

Outra vantagem é obter insights que orientam reações rápidas no curto prazo. Isso significa, por exemplo, ter agilidade para identificar uma queda nas vendas de determinado produto e, a partir, disso tomar decisões para reverter esse cenário.

Como tem sido utilizado nas empresas?

O Big Data Analytics pode ser utilizado para responder desafios de diferentes áreas de negócio. Na inteligência de mercado, contribui para a geração de insights com mais produtividade.

Na prática, a tecnologia tem auxiliado essa área a efetivamente impactar os indicadores das empresas, com ações que promovem melhoria de resultados em marketing e vendas. Pensemos no caso de uma indústria com unidades espalhadas em diferentes regiões.

Ao monitorar, por meio do analytics, dados da companhia, de concorrentes e do mercado, a inteligência consegue, por exemplo, identificar como está a capacidade de produção dessas unidades, seu desempenho em relação aos competidores locais, e com isso apoiar decisões como expansão ou desativação de operações.

Já na área comercial, gera inteligência competitiva e possibilita o acompanhamento de KPI’s em tempo real para uma melhor precificação perante a concorrência, apenas para citar um exemplo.

Até mesmo departamentos que tradicionalmente eram vistos como menos estratégicos hoje conseguem causar impacto positivo nos resultados das companhias com a adoção de analytics. Um exemplo claro disso é a evolução da comunicação corporativa.

A partir do uso de Big Data, a área tem elevado seu patamar de relevância nas empresas, gerando e comprovando seu ROI com muito mais eficiência, em números que fazem sentido para outros departamentos e para o nível executivo.

Impacto do Big Data Analytics na vida profissional

O fato é que, em virtude dessas transformações pelas quais o mundo vem passando, o uso do Big Data Analytics tende a se ampliar em organizações de todos os tamanhos. Em menos tempo do que supomos, deixará de ser uma vantagem competitiva para se tornar algo tão massificado quanto as planilhas que utilizamos no dia a dia.

Para os profissionais, fica o desafio de se atualizar quanto antes para esse cenário. Da mesma forma que a tecnologia vem ganhando mais relevância, o mesmo acontece com quem tem domínio do seu uso.

Um exemplo disso é que das 10 profissões que terão destaque em 2022, sete estão relacionadas ao uso de dados e tecnologia, como indica o Fórum Econômico Mundial. Outro fato revelador desse movimento é que a ciência de dados liderou o ranking de melhores ocupações da Glassdor nos Estados Unidos em 2019.

Afinal, os dados sozinhos não têm valor. É preciso de pessoas que saibam traduzi-los em conhecimento, informação útil e inteligência para o negócio. Você está pronto para liderar o uso de analytics na sua empresa?

Kit: Análise e Planejamento de Marketing Digital

Selecionamos ferramentas, webinars, templates e muitos outros conteúdos para ajudar você na prática a planejar as suas ações de Marketing Digital! Nessa curadoria, você encontra também materiais focados em análise, pra lá de úteis na hora de definir os próximos passos da sua estratégia.

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Dúvidas Frequentes:

O que é Big Data Analytics?

Big Data Analytics é o uso de grande volume de dados, capturados de diferentes fontes, para auxiliar a tomada de decisões. Em geral, são dados: internos da empresa, do mercado, dos concorrentes, estruturados e não estruturados.

Quais os benefícios do Big Data Analytics?

A partir da integração de dados e menor complexidade é possível utilizar o Big Data Analytics no auxílio para tomada de decisões mais assertivas.

Como as empresas utilizam o Big Data Analytics?

Ele pode ser usado nas mais diversas áreas de uma empresa. Na inteligência de mercado, contribui para a geração de insights com mais produtividade. Na área comercial ajuda a ter mais inteligência competitiva. Até mesmo a comunicação corporativa pode usar o Big Data Analytics para comprovar os resultados obtidos.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários