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Bill Macaitis revela as estratégias das empresas-unicórnio no #RDSummit

O consultor com passagens na Zendesk e Slack apresentou o que empresas avaliadas em mais de US$1 bilhão têm em comum e como construir um time de marketing moderno

Este post faz parte do RD Summit Live Show, a cobertura completa do RD Summit 2018. Além de artigos, teremos entrevistas com palestrantes, fotos, vídeos e mais durante os três dias de evento. Visite a página da cobertura e fique por dentro de tudo!

Além da cobertura da palestra, também conversamos com Bill Macaitis no RD Summit Live Show. Assista abaixo:

O consultor Bill Macaitis desembarcou no RD Summit 2018 para falar sobre as estratégias de marketing das empresas que valem mais de $1 bilhão. O palestrante trouxe uma bagagem de peso: em cerca de 20 anos de carreira executiva, ajudou a alavancar o crescimento de gigantes como Slack, Zendesk e Salesforce.

O que essas grandes empresas têm em comum? “O foco no cliente”, afirmou Macaitis. “Uma marca é o resumo de cada interação e ponto de contato que o cliente tem com o negócio: marketing, vendas, customer success…”, completou.

Para construir um trabalho de marketing moderno, Bill sugere uma equipe atuando em diversas frentes. Entre elas estão:

  • Ops e analytics: o Net Promoter Score é uma ferramenta útil para os empreendedores medirem a probabilidade dos seus clientes recomendarem o negócio a outros potenciais consumidores e, na pergunta aberta, descobrir por que eles gostaram ou não.
  • Interações variadas: até se tornar Lead ou cliente, o usuário faz muitas interações. Daí a importância de criar diversos pontos de contato para escalar o negócio.
  • Product Marketing: o time responsável por descrever o serviço ou produto para o público e trabalhar a precificação é capaz de gerar resultados animadores. Em uma das empresas onde Macaitis trabalhou, a oferta de uma versão free do produto durante um tempo limitado aumentou em 40% a taxa de contratação da ferramenta.
  • Conteúdo: segundo o palestrante, conteúdo bom é aquele onde o usuário aprende e se informa. Os vídeos estão em alta, mas produzir podcasts é também um formato bastante interessante para o público atualmente.
  • Growth: o time dedicado ao crescimento da organização deve se dedicar a fazer muitos testes e de forma metódica. Tudo para entregar a melhor experiência ao cliente. Eliminar fricções e definir as melhores ofertas para cada público são alguns caminhos. Estratégias de personalização também são muito bem-vindas.
  • Evangelização: depois que os clientes amam e recomendam um produto ou serviço, é hora de pensar como dar voz a eles. Criar uma página de histórias de sucesso é uma boa maneira de fazer isso. “Em geral, eles sabem descrever o seu produto ou serviço melhor do que você, falam a mesma língua de outros potenciais clientes”, disse.

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