Blog de Marketing Digital de Resultados

Dica de SEO #4: Cadastre seu site no Bing Webmasters e envie o sitemap

Inspirado no Google Search Console, o Bing Webmaster Tools é uma excelente ferramenta de SEO para você usar em seu site

De acordo com o site StatCounter, especializado em pesquisas de Market Share, o Google possui atualmente quase 92% de participação no mercado de buscadores em todo o mundo.

No Brasil o domínio é ainda maior, subindo para 96,7%, restando uma fatia pouco maior de 3%, que é disputada por Bing, Yahoo! e outros buscadores.

stat counter - buscadores usados no brasil

Devido à baixa adesão de outros buscadores pelos usuários, os profissionais de Marketing Digital basicamente olham só para o Google, deixando de aproveitar algumas oportunidades, como o Bing Webmaster Tools, por exemplo.

A ferramenta para webmasters do Bing apresenta ricos relatórios de análise SEO para otimizações e melhorias no site. Além disso, o cadastro e envio do sitemap facilita a indexação das páginas no buscador.

O que é o Bing Webmaster Tools

Inspirado no Google Search Console (antigo Google Webmaster Tools), o buscador da Microsoft também criou a sua ferramenta para webmasters: o Bing Webmaster Tools.

bing-webmaster-tools

Para incentivar a adesão da ferramenta, a equipe do Bing optou por uma ferramenta aparentemente mais robusta, com mais funcionalidades que o Search Console, como uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave e uma ótima ferramenta de diagnóstico de SEO.

O Bing também oferece um cupom de R$ 150 para os usuários que cadastrarem o site na sua ferramenta para webmasters, uma outra forma de incentivar seu uso, além de incentivar os anúncios no buscador.

Como cadastrar seu site no Bing Webmaster Tools

O processo para se cadastrar na ferramenta de webmasters do Bing é muito semelhante ao Google Search Console. Confira o passo a passo:

home-bing-webmasters

  • 1. Acesse o site do Bing Webmaster Tools e crie uma conta (caso já possua uma conta da Microsoft, ela pode ser utilizada);

adicionar-site-bing-webmasters

  • 2. Ao acessar a tela inicial da ferramenta, insira a URL do seu site na área “Meus Sites”, da mesma forma que aparece no navegador. Ex: https://resultadosdigitais.com.br;

cadastro-bing-webmasters

  • 3. Na tela seguinte, você finaliza o cadastro do site, fazendo o envio de um sitemap (aprenda a gerar um sitemap aqui), incluindo seus dados e definindo a frequência e os dados que gostaria de receber por email, e com qual frequência;

verificacao-bing-webmasters

  • 4. Por último, é necessário verificar a propriedade do site. O Bing oferece 3 opções para essa etapa: inserir um arquivo XML no servidor, inserir uma meta tag no código do site (forma mais comum) ou adicionar um registro CNAME ao DNS.

Pronto! Agora você já pode acompanhar os resultados do seu site no buscador da Microsoft e acompanhar relatórios detalhados de otimização do site para promover melhorias que, além de alavancar os resultados orgânicos no Bing, vão ter impacto positivo no Google.

Quer mais 26 dicas de SEO?

Criamos um eBook onde reunimos estratégias que adotamos aqui na Resultados Digitais e que sugerimos que você aplique também. Elas ajudarão seu site a melhorar a classificação no Google, atraindo mais visitas, Leads e vendas para o seu negócio.

Para ter acesso, basta fazer aqui o download do eBook 27 dicas de SEO acionáveis para impulsionar seu site no Google.



eBook: 27 dicas de SEO acionáveis para impulsionar seu site no Google

Veja algumas estratégias que você pode adotar em seu site para melhorar seu posicionamento e atrair mais tráfego

Marcadores:

Deixe seu comentário