Blog de Marketing Digital de Resultados

Bio do Instagram: as melhores dicas para transformar o seu perfil

A bio do Instagram é o contato inicial que as pessoas terão com o seu perfil, por isso é importante reunir as principais informações para se destacar

A bio do Instagram é a seção do perfil na rede social posicionada logo abaixo do nome, onde é possível incluir informações relevantes sobre você ou sobre sua empresa. Na sua biografia você pode incluir uma breve descrição, informações de contato, hashtags, emojis e uma URL (o famoso “link na bio”).


O Instagram se tornou uma poderosa ferramenta para qualquer negócio. Por isso, é importante que você consiga concentrar as principais informações sobre a sua marca ou empresa nele. Muitas vezes, esse será o primeiro contato do seu Lead e futuro cliente.

A bio do instagram é a descrição do seu perfil na rede social.Com ela, você consegue otimizar as principais informações da sua página. Atualmente o limite é de 150 caracteres, então é necessário que você seja objetivo e certeiro na sua descrição.

Tem dúvidas de como começar? É só continuar lendo o nosso post!

Kit Estratégias de Marketing Digital no Instagram

Não basta apenas estar na rede social, é preciso partir de determinados princípios para utilizá-la como parte da geração de receita. Saiba agora o que fazer.

Por que personalizar a bio do Instagram?

A personalização da sua bio no Instagram é extremamente importante para que o seu público possa conhecer e se identificar com a sua marca, empresa ou até mesmo o seu perfil pessoal.

Trazer uma descrição com personalidade pode chamar a atenção das pessoas que acessaram o seu perfil. E pode, também, criar um laço de conexão com o seu público.

As principais informações que você deve dar uma boa atenção são:

  • Foto ou logo – É onde o usuário consegue identificar o seu perfil rapidamente;
  • Nome – Nome da sua empresa, negócio ou até mesmo seu apelido – lembrando que seu perfil poderá ser encontrado pelo campo de busca da plataforma, então sempre pense na otimização;
  • Nome de usuário – Outro fator super importante, um username fácil pode ajudar muito na identificação do seu perfil por outros usuários. É a famosa @, a sua arroba;
  • Site –  O ainda mais famoso link na bio fica aqui! Vamos dar algumas dicas de como você pode usufruir ao máximo dele no final do nosso post;
  • Minibio – A sua descrição, em resumo. Aqui, a melhor dica para você escrever de forma simplificada é pensar: como eu falaria de mim ou do meu negócio para alguém que não me conhece? Parece simples, mas não é, então tente resumir em perguntas-chave:
    • O que você faz?
    • Qual seu propósito?
    • O que as pessoas vão encontrar no seu perfil?
  • Página – Aqui você consegue conectar a sua fanpage do Facebook. E é super importante para que você possa ter acesso a informações da sua conta no Facebook Analytics e também usar a ferramenta do Facebook Messenger para responder suas interações do seu inbox pelo computador;
  • Categoria – Selecione a melhor opção para o seu perfil. Atualmente o Instagram conta com inúmeras seleções de categoria e com isso você consegue opções personalizadas para o seu perfil).
  • Opções de Contato – Uma das opções mais importantes, principalmente para a experiência de uso do seu cliente. Oferecer a opção de contato pelo Instagram pode otimizar a sua comunicação, seja por e-mail ou telefone;
  • Exibição de perfil – Nesta opção você consegue selecionar se a sua categoria será visível ou não para outros usuários;
  • Botões de ação – Ótima funcionalidade para negócios e que pode otimizar as suas conversões na plataforma.

Com essas informações bem detalhadas, você já está dando o primeiro passo para tornar a sua bio cada vez mais atraente dentro da plataforma!

Devo usar emoji na bio do Instagram?

Não só deve, como pode! ;) O uso de emojis nas redes sociais está cada vez mais democratizado e isso pode dar aquele clima fun e atual para o seu perfil. Eles podem também ser usado como um marcador ou lista e até mesmo demonstrar aspectos da sua personalidade

Lembre-se que, por ter um número de caracteres limitados, essa pode ser uma boa opção para reduzir e abreviar algum detalhe da sua bio do Instagram. Veja o exemplo da especialista em redes socais e Instagram Camila Renaux (que inclusive fez o vídeo acima em parceria conosco):

bio do instagram camila renaux

Como fazer a edição da bio do Instagram?

Para começar a editar a sua bio, acesse o perfil e clique em “Editar Perfil”. É um botãozinho que estará logo abaixo da atua descrição do seu perfil no Instagram:

instagram da rd

Assim, vai aparecer a opção de edição. Ali você já poderá alterar a sua foto, descrição, site e até mesmo as suas informações comerciais e de contato.

editar perfil do instagram

Inclusive, é lá que você consegue ativar a funcionalidade dos botões de ação, uma estratégia extremamente relevante e prática que o Instagram lançou recentemente e que pode ajudar na conexão da sua marca com seus clientes. Aproveite para preencher todas as informações necessárias e que podem ajudar a deixar a sua bio no Instagram bem completa.

Vale lembrar que algumas funcionalidades estão disponíveis apenas para contas comerciais. Então, se você quer saber como fazer a ativação e todos os detalhes sobre o assunto, confira o post Instagram for Business: o que é e como ter um perfil no Instagram para empresas.

Use os botões de ação do Instagram a seu favor

Os botões de ação do Instagram são uma ótima maneira para que o seu público possa interagir diretamente com a sua empresa de uma forma prática e precisa. É uma funcionalidade recente, ativada durante a pandemia de Covid-19, e que oferece as opções de inserir um botão no seu perfil para: “Pedir refeição”, “Reservar agora” ou “Reservar”.

botões de ação do instagram

Para quem é do ramo alimentício ou até mesmo de eventos, isso pode facilitar tanto os pedidos online quanto os contatos para a reserva de lugares no seu espaço físico. No próprio aplicativo você consegue indicar a URL da plataforma parceira (Seja de pedido de comida ou reserva de restaurante, espaço, locais, etc) e automaticamente esse botão será criado no seu perfil.

Assim você terá um botão de CTA (call-to-action) logo abaixo da sua bio:

call to action na bio do instagram

Outra ferramenta muito utilizada é a função “Compras – Instagram Shopping”  (ou a famosa Sacolinha do Instagram. Com ela você consegue taguear suas fotos de produtos e vender pela própria plataforma, chamando a atenção do seu cliente e conseguindo finalizar a compra pelo próprio aplicativo.

É uma ótima alternativa para que você possa expor os seus produtos e conquistar ainda mais vendas.

Como usar o link na bio?

O link na bio é uma poderosa ferramenta para que você possa gerar tráfego para um site, uma página de conversão ou algum outro link externo que o seu público queira acessar.

Como o Instagram não permite a divulgação de links no feed principal (apenas nos Stories quando você cumpre alguns requisitos), ele pode se tornar um aliado nas suas estratégias de divulgação e direcionamento para os seus seguidores.

Como é permitido apenas um link na bio do Instagram, é interessante o uso de alguma ferramenta que você consiga organizar e reunir múltiplos links. Algumas plataformas são  bem conhecidas, como o Linktree e  Later (Link in Bio)

Elas podem te ajudar com essa otimização de links. E saiba que existem versões gratuitas e pagas dessas ferramentas, adequando-se às suas necessidades. Aqui na RD, usamos o Linktree. Dê uma olhada como fica:

linktree na bio do instagram da rd

Você pode editar todos os atalhos disponíveis, sem limitações. Dessa forma, os copies dos seus posts no feed do Instagram podem direcionar as suas ações para o link na bio.

Como usar o Instagram no Marketing Digital?

Quer conhecer ainda mais estratégias para otimizar a sua performance no Instagram?
Agora que você já sabe todas as possibilidades de edições para sua bio, pode escalar ainda mais o seu perfil com as nossas dicas disponíveis no Kit de estratégias de Marketing Digital no Instagram, feito em parceria com o Mlabs.

O material é gratuito! Para acessá-lo, basta preencher o formulário abaixo. Você vai ver como capturar contatos e fazer vendas pelo Instagram é mais simples do que imagina!

Kit Estratégias de Marketing Digital no Instagram

Não basta apenas estar na rede social, é preciso partir de determinados princípios para utilizá-la como parte da geração de receita. Saiba agora o que fazer.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários