Budget do marketing: saiba por que ele ajuda sua empresa a crescer e veja como planejar o orçamento

Na hora de definir a verba destinada a cada área da organização, o budget do marketing permite antever o valor aproximado que você deve gastar para promover sua marca, seus produtos ou serviços

Resultados Digitais
Resultados Digitais26 de outubro de 2021
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

É preciso ter estratégia para crescer. Se você não quer ver sua empresa desperdiçando recursos, gastando mais do que pode ou priorizando as ações erradas, é indispensável planejar como seu dinheiro será investido. É para isso que o budget serve: estipular qual porcentagem do total de recursos será aplicada em cada setor do negócio. E o budget do marketing é uma de suas etapas fundamentais.

O budget do marketing anda lado a lado com a estratégia de comunicação de sua empresa. Ele permite que você atinja ou supere as metas traçadas para atingir e conectar-se com seu público-alvo. Sem considerá-lo, você investe dinheiro sem foco e não tem como avaliar o que deu certo e o que pode melhorar em termos de divulgação da marca.

Talvez você esteja pensando "mas eu já fiz o orçamento do meu negócio quando abri a empresa, inclusive para o setor de Marketing". Só que o tempo passa e é preciso adaptar-se: um planejamento maleável - porém organizado - faz toda a diferença.

Neste texto você vai saber como o budget do marketing facilita o crescimento do seu negócio, entenderá como as empresas planejam o budget anual e descobrirá ainda como a manobra do forecast ajusta o orçamento do seu negócio sempre que necessário. 

Siga conosco para aprimorar sua estratégia financeira!

Quadro de Planejamento de Marketing Digital

Defina seus objetivos no Marketing Digital e acompanhe os projetos e atividades de forma fácil com templates de quadro no Trello e um eBook

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é o budget

O budget empresarial é uma ferramenta de uso contínuo que permite que você defina antecipadamente, com base no seu orçamento total, a porcentagem de dinheiro que será aplicada em cada setor do seu negócio: Recursos Humanos, TI, Vendas, Desenvolvimento de Produtos e, entre outros setores, Marketing.

Ainda que o budget possa ser usado para definir a verba referente ao curto, médio ou longo prazo, geralmente ele é traçado de maneira anual. Assim, ele estipula todos os custos que estão previstos para o período de um ano. Como imprevistos acontecem, o budget deve deixar margem para que sejam feitas adaptações no orçamento - falaremos dessa manobra mais adiante.

Veja abaixo como separar o budget entre as áreas da sua organização:

Planejamento x orçamento

Assim como não se deve gastar um dinheiro que não têm, executar sem planejar não dá resultados: ajuste seus planos à verba disponível e monte uma estratégia para não desperdiçar recursos. Também é preciso levar em conta os custos fixos, os custos variáveis, a expectativa de receita e a possibilidade de endividamento.

Esteja preparado para o melhor e para o pior

Ao longo de um ano, suas receitas podem crescer, diminuir ou manter o mesmo patamar: avalie o momento atual e certifique-se de terá recursos para pagar os gastos essenciais da empresa, no pior cenário, ou lidar com o aumento da demanda, no melhor cenário.

Estabeleça metas para cada setor da empresa

Ao definir os objetivos financeiros e de produtividade que cada área do negócio deve alcançar, fica mais simples determinar o valor que será investido no budget de cada setor.

Monitore os resultados e faça correções 

O budget permite que você acompanhe e meça, com base nas metas que foram estabelecidas para cada setor, se os resultados foram alcançados ou deixaram a desejar e se seus recursos foram corretamente aplicados. Assim, você pode refazer seu budget de forma eficiente a cada mudança de período.

O budget do marketing

Na hora de definir as metas e o budget de cada setor, o de Marketing é um dos mais importantes. É ele quem fortalece a sua marca, cria uma experiência que conecta o cliente com seu negócio e gera Leads. Estes são o que, em última instância, farão crescer sua receita e o orçamento do seu budget. 

É vital, portanto, separar um valor a ser investido em ferramentas de marketing eficazes.

Inseparável da estratégia de comunicação e do próprio planejamento de marketing do negócio, o budget do marketing é a etapa de definição do orçamento que aponta qual valor será destinado para as atividades de divulgação da sua empresa. Isso inclui:

  • Anúncios e publicidade paga;
  • Investimento em ferramentas;
  • Realização de eventos;
  • Patrocínios;
  • Contratação de colaboradores;
  • Administração de redes sociais;
  • Impressão de material gráfico;
  • Outros investimentos em marketing que fazem sua empresa vender mais e faturar melhor.

Para que não haja conflitos entre as despesas empresariais, todas essas ações devem ter uma verba específica e pré-determinada para sua execução. Ou seja, o budget do marketing.

Existem diferentes métricas que podem ser usadas como base para definir o budget do marketing. A Lei de Nielsen, por exemplo, dita que o investimento em marketing deve corresponder à fatia de mercado que se almeja conquistar - assim, para obter 20% do mercado seria necessário investir 20% da verba em marketing.

A agência norte-americana Small Business Agency (SBA), por sua vez, recomenda aplicar entre 7% e 8% da receita total das empresas em marketing. Outros afirmam que o ideal é destinar 15% do orçamento para o budget do marketing. 

A verdade é que você deve encontrar o valor ideal para o marketing do seu negócio personalizando o planejamento de acordo com seus objetivos e necessidades. 

budget do marketing

Passo a passo para definir o budget do marketing

Confira abaixo um passo a passo de como definir o budget do marketing anual:

1º passo: Determine seu orçamento total

Para começar, você deve fazer uma estimativa precisa de qual será seu orçamento total ao longo do ano. Para tanto, avalie a quantidade de dinheiro que gastou no ano anterior, o quanto faturou, as estimativas de lucro para este ano e decida quais áreas da empresa receberão novos investimentos.

2º passo: Defina um objetivo para suas ações de marketing

Você deve observar como sua empresa está posicionada e onde ela quer chegar. A ideia é fortalecer sua imagem no mercado? Atrair mais clientes? Aumentar o volume de vendas? É por isso que a estratégia de comunicação é indistinguível do budget do marketing. O sucesso dessas metas requer investir em canais e meios de comunicação específicos para cada uma. Isso também ajuda você a direcionar seus investimentos.

3º passo: Escolha os canais onde sua marca será divulgada

Esse passo é a consequência da etapa anterior. Após definir os objetivos que você espera atingir com as ações de marketing, é hora de escolher os meios e canais onde o marketing da sua empresa será exposto. Aí entram posts em mídias sociais, parcerias com influenciadores, anúncios pagos na internet, anúncios offline, etc..

4º passo: Avalie a possibilidade de contar com ferramentas de automação de marketing

Ao invés de deixar toda a responsabilidade pelas ações de marketing nas costas de seus colaboradores, você pode conquistar resultados muito mais eficazes utilizando ferramentas de automação de marketing - a estratégia de Marketing Digital mais utilizada nos mercados avançados.

Integre suas ferramentas de CRM e Marketing Digital, prepare sua empresa para os Leads e relacione-se com seus clientes de maneira automática e escalável. Assim, você prepara o caminho para o crescimento previsível!

5º passo: Monitore o desempenho do marketing da sua empresa 

Acompanhar de perto o progresso na divulgação da sua marca e os números obtidos é a melhor forma de avaliar se o budget do marketing foi bem planejado e executado. Aqui, mais uma vez, o uso de ferramentas de automação de marketing pode ser a chave para que você possa monitorar e avaliar de maneira simples e eficaz o desempenho da sua empresa.

Nada disso, porém, deve ter um caráter imutável. Por mais que a definição do budget auxilie destinar fundos para as áreas certas, a execução destas ações tem surpresas e imprevistos. A maioria dos budgets precisa ser reajustada ao longo do ano - e é para isso que existe o forecast.

Para finalizar: Budget x Forecast

Na hora de fazer o budget anual, as empresas mais experientes buscam personalizá-lo e deixar margem para mudanças e adaptações. É uma manobra chamada forecast, que nada mais é que o ato de revisar o budget e realizar ajustes quando necessário. 

Budget → Orçamento estático e geralmente anual que estipula o quanto será investido em cada setor da empresa ao longo do próximo período;

Forecast → Revisão orçamentária do budget, geralmente realizada de forma mensal, que permite a realização de ajustes na destinação das verbas de acordo com o desempenho da empresa ao longo do ano.

A ideia do forecast é possibilitar que, com algumas adaptações e realocação das verbas definidas no budget anual, o orçamento total que foi previsto inicialmente seja respeitado ao final do ano e a empresa não sofra prejuízos ou desperdício de recursos.

Trata-se de uma maneira eficaz de redefinir o planejamento do budget que permite, por exemplo, aumentar os investimentos em marketing digital e em tecnologias de automação quando se observa a necessidade de reforçar a divulgação da marca.

Budget do marketing deve focar no crescimento previsível

Como dissemos, o papel fundamental do budget do marketing é apontar a alocação de recursos para a empresa gerar mais Leads, atrair mais clientes e fazer mais vendas. Dessa forma, trabalhar bem o budget é fundamental para atingir crescimento previsível. Para ajudar o seu negócio nessa tarefa, você pode contar com as ferramentas da RD Station.

Com o RD Station Marketing e o RD Station CRM, você automatiza diversas atividades das equipes de Marketing e Vendas. Assim, sobra mais tempo para elas atuarem de forma estratégica em conjunto, gerando resultados de forma recorrente.

Clique no banner abaixo para saber com os produtos da RD Station podem fazer parte da jornada da sua empresa rumo ao crescimento previsível!

Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Marketing
Topo de Funil (ToFu): quais os formatos de conteúdo ideais, como produzi-los e como equilibrar com conteúdos de Meio de Funil (MoFu)
Marketing
Low Code e No Code: você conhece essas tendências de programação?
Marketing
Como fazer um planejamento de conteúdo para gerar Leads