Camila Renaux: entretenimento no Instagram para marcas e profissionais

A consultora Camila Renaux trouxe estratégias para Instagram no RD Hostel 2021 que vão muito além das dancinhas e coreografias

Bruno Volpato
Bruno Volpato26 de outubro de 2021
Semana da Transformação Digital

Ultimamente tem sido necessário rebolar bastante para fazer sucesso no Instagram. Mas será que fazer umas dancinhas de vez em quando é o suficiente para que uma marca ou um profissional gere vendas na rede social? Aliás, é preciso dançar mesmo? A consultora Camila Renaux trouxe estratégias que funcionam de verdade em sua palestra no RD Hostel 2021.

Já respondendo às perguntas acima, não se desespere se você não sabe dançar. Preocupe-se, sim, caso esteja encarando sua atuação no Instagram sem planejamento e sem entender como se comunicar com o seu público. E saiba que é possível, sim, proporcionar entretenimento para os seus seguidores de forma inteligente e real.

Camila Renaux falou em profundidade sobre isso em sua apresentação. Neste post, vou trazer algumas das ideias que ela trouxe, mas você pode ver tudo na íntegra! Basta clicar abaixo para se inscrever e acessar gratuitamente a plataforma de conteúdo do RD Hostel. Todas as mais de 80 palestras e painéis estão lá, completas!

Entretenimento e vídeo: o futuro do Instagram, pelo Instagram

Não é à toa que Camila Renaux escolheu falar sobre entretenimento no Instagram. O próprio manda-chuva da rede social de imagens falou que ela não é mais uma rede social de… imagens. 

O Insta agora é dos vídeos, graças à concorrência do TikTok e do gosto dos internautas pelo formato. Assim, quem quer ser visto, precisa seguir essas regras.

Camila explicou, ainda, que 75% das decisões de compra originadas na internet. E já são mais de 1,3 bilhão de usuários e contas comerciais no Instagram. 

Ou seja, precisamos disputar a atenção de muitas pessoas com muitas pessoas (e marcas). E são pessoas cada vez mais distraídas e, paradoxalmente, procurando distração em formato de diversão.

Entretenimento não é sinônimo de zoeira

“Entreter não é só fazer zoeira”, diz Camila Renaux, para quem logo desanima achando que é preciso ser humorista ou engraçado para brilhar no Instagram. O entretenimento está intimamente ligado ao conceito de se deslocar temporariamente da realidade pessoal, de acordo com ela

Isso se encaixa em vários tipos de emoções, não só o humor. “E ninguém acorda de manhã e pensa ‘nossa, hoje eu quero interagir com uma marca no Instagram’, mas sim para se deslocar da realidade, ver contatinho, meme…”, completa a palestrante.

Camila Renaux elencou quatro pontos de atenção quando pensamos em uma estratégia de conteúdo com entretenimento para o Instagram:

  1. Nicho
  2. Jeito de ser
  3. Problemas
  4. Contexto

Eles têm relação com uma sequência composta por com quem falar, o que falar, como falar e quando falar. A palestrante ainda ressaltou a importância do planejamento. Com ele, você encontra padrões de sucesso e que, também, podem ser quebrados para surpreender seus seguidores.

Entretenimento tem muito a ver com boas quebras de expectativas!

Autoridade e popularidade combinadas

Abaixo, veja quais figuras Camila Renaux escolheu para ilustrar o trecho de sua fala sobre autoridade e popularidade: Mozart e Anitta. Não pense, porém, que uma coisa é melhor que outra, ou que é preciso investir em uma em detrimento da outra. O ideal é combinar.

A autoridade é fundamental para fechar uma venda. É aí que entram as postagens com um conteúdo mais elaborado, que transmitem maior confiança e conhecimento. Porém, a compra é uma jornada. É aí que o entretenimento pode entrar para aumentar a sua popularidade, o que treina o algoritmo a distribuir melhor os seus posts.

A própria Anitta combina autoridade e popularidade no Instagram. Embora a vasta maioria de suas postagens sejam para entreter, afinal ela é uma artista pop, a garota do Rio fala sério muitas vezes. Em geral, é justamente quando quer mostrar a sua faceta de mulher de negócios e especialista em marketing.

Então, vale pensar como a sua marca - pessoal ou empresarial - pode construir essa combinação de conteúdo. Lembre-se: entretenimento não é só zoeira.

Veja todas as dicas de Instagram da Camila Renaux

Camila Renaux com certeza ajudou a quebrar algumas certezas em sua palestra no RD Hostel 2021. Saber que tipos de conteúdos produzir pode ser uma etapa paralisante do planejamento do Instagram para muitas empresas e profissionais. A palestrante mostrou que é possível sim entreter mesmo sem ser um talento do humor ou das coreografias.

Na reta final da conversa, Camila trouxe exemplos que ela própria usa em seu perfil, onde tem quase 50 mil seguidores. Deu, também, dicas bacanas de aplicativos para facilitar o seu trabalho e templates de Instagram Stories para aumentar seu engajamento.

A minha dica pessoal final é que você assista à palestra dela no RD Hostel. A didática da Camila é incrível e fica muito melhor em vídeo - assim como o Instagram! Então faça sua inscrição gratuitamente para ter acesso a toda a nossa plataforma de conteúdo, com todos os conteúdos de mais de 130 palestrantes de Marketing, Vendas e Inovação. Bora lá?

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Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

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