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Dia das Crianças: 19 dicas para a sua campanha de marketing ter mais resultados

Ter um plano de ação preparado com antecedência vai ajudar a sua empresa a vender mais no Dia das Crianças

Falta pouco para o Dia das Crianças! Sua empresa aproveita todas as oportunidades que essa data pode trazer? Lojas físicas, ecommerces e qualquer outro tipo de negócio podem incluir ações de Marketing Digital para aproveitar uma das datas que mais movimentam o comércio no Brasil.

Em 2019, o varejo virtual faturou R$ 3 bilhões em vendas para a data – um crescimento de 24% em relação ao ano anterior. O ticket médio foi de cerca de R$ 395. É claro que o contexto de 2020, com a pandemia, é diferente, mas isso não quer dizer que você não deva buscar vender mais.

Muito pelo contrário: os dados mostram que é uma ótima oportunidade para gerar mais negócios. Só que você só vai conseguir ter a chance de aumentar os lucros se começar a agir com uma boa antecedência.

Independentemente do segmento de sua empresa, essa é uma ótima época para trabalhar seu branding, conquistar novos clientes, disseminar sua marca pela internet e até mesmo tentar emplacar uma viralização nas redes sociais.

Neste post, trazemos dicas e estratégias para estes pouco mais de 50 dias que ainda temos até o Dia das Crianças. Avançando no texto, você vai perceber que as ideias também vão se aproximando da data, como um plano de ação.

As dicas podem servir tanto para quem oferece serviços ou produtos destinados ao público infantil como para quem é de um segmento sem relação direta com a data, mas que pode aproveitá-la para aumentar o alcance de sua empresa na internet (e consequentemente suas vendas).

Ecommerce & Marketing Digital: as melhores estratégias para alavancar suas vendas

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1. É importante se preparar para a data com antecedência

Para conseguir aproveitar o Dia das Crianças, você precisa alinhar sua estratégia, contemplando diversas áreas da sua empresa, o que requer planejamento e tempo. Então, como está a sua preparação?

Campanhas de email, anúncios, postagens de divulgação, ambientação da loja, tudo isso exige tempo para ser desenvolvido. Quais dessas ações você já conseguiu colocar em prática? Não precisa ser tudo, mas alguma coisa é legal fazer!

Se você ainda não está com tudo pronto, não se desespere. Ainda dá tempo de correr atrás e potencializar seus lucros com vendas na data, basta saber priorizar!

2. Faça uma Landing Page de pré-venda para criar uma segmentação

O Dia das Crianças é uma data bastante específica: como nome diz, é para crianças. Mesmo assim há muita variedade de presentes e públicos a serem definidos.

Presentes porque os consumidores não compram para um bebê de 10 meses o mesmo que para uma criança de 10 anos. E público porque a data impacta não só a criança, mas também pais, tios, padrinhos, avós e adultos em geral, que é quem de fato faz a compra.

Dessa forma, para conhecer as preferências de seu consumidor desde já, uma ideia é fazer uma Landing Page de pré-venda e criar um campo de idade e de gênero.

Assim você consegue enviar campanhas de Email Marketing super segmentadas. Quem busca, por exemplo, presentes para um menino de 8 anos não vai receber ofertas de presentes para recém-nascidos. E isso faz toda a diferença nas suas métricas de marketing e de vendas.

Para motivar a pessoa a preencher a Landing Page, você pode oferecer um cupom de desconto exclusivo, frete grátis ou outro benefício.

3. Pense em combinações de ofertas/presentes

É muito comum que no Dia das Crianças os consumidores precisem de mais de um presente. Pense em pais que têm mais de um filho ou em padrinhos que têm mais de um afilhado. Essas pessoas vão precisar de presentes diferentes e você pode aproveitar a necessidade para incentivá-los a comprar todos os presentes na mesma loja — no caso, a sua.

Faça ofertas com diferentes combinações, como presentes para gêmeos, para menino e menina e até mesmo para diferentes faixas de idade. Reúna todos os produtos que sua loja virtual tem para crianças de diferentes idades e pense em combinações criativas, que façam com que os consumidores comprem tudo na mesma loja.

Há muitas razões para essa estratégia dar certo. Pode ser pelo fato de pagar um único frete, de centralizar o pagamento em um só local ou até mesmo o fato de facilitar a compra.

4. Prepare campanhas divertidas de Email Marketing

Se você ainda não começou a pensar em suas campanhas de Email Marketing, acabe de ler esse post e comece já o planejamento. Pense na estética e nas referências à infância que o seu time de marketing pode usar para criar essas campanhas.

Ainda que a mensagem não apresente diretamente produtos para o Dia da Crianças, sua empresa pode entrar na brincadeira.

5. Ideia de promoção: compartilhamento de fotos do fundo do baú ou dos filhos

Se você pretende criar uma promoção, a hora é agora. Independente do tempo que esteja faltando para o Dia das Crianças, ainda dá para criar uma ação legal e contar com a participação do público.

Você já deve ter visto vários amigos publicando fotos com seus filhos nas redes sociais, certo? Ou, talvez, até você tenha publicado uma, caso seja pai ou mãe. Para aproveitar o momento e aumentar o alcance de sua empresa nas redes sociais, você pode:

  • Incentivar os clientes e Leads a enviarem fotos de quando eram crianças;
  • Incentivar as pessoas a contarem uma história curiosa da época em que eram pequeninos.

Essas são só algumas ideias. Você pode adaptar e fazer outras campanhas parecidas.

foto infancia vs atualidade

Foto da família da Lia Schüler, do nosso time de Marketing

6. Aproveite o Dia das Crianças mesmo que o seu público-alvo não seja infantil

Oi? Dia das Crianças não é só para a venda de produtos infantis? Sim, esse é o foco da data, mas, de um tempo para cá, notamos que muitas empresas de outros nichos começaram a aproveitar o buzz da data para também aumentar suas vendas.

Como a maioria das datas comemorativas, sempre há alguns nichos que não conseguem encaixar nada do seu mix de produtos como opção de presente para o dia. Mas você pode ser criativo.

Alguns segmentos utilizam a onda do “desperte a criança que há em você” para oferecer ofertas para o público adulto. Outros, conseguem combinar a data com seus produtos, como no exemplo abaixo.

d link

Claro que é melhor conseguir encaixar no post um link direcionado para uma oferta sua, mas, se não der, faça isso do mesmo jeito. Você pode aproveitar a data para, por exemplo, movimentar as redes sociais.

Algumas empresas entram na onda da nostalgia, publicando conteúdos sobre a infância ou até mesmo trocando a foto da fanpage. O mais importante é criar esse laço com a audiência que tem grandes chances de simpatizar com sua marca por causa da imagem e adquirir outros produtos seus em outro momento.

7. Prepare sua loja e seu site e suas redes sociais com a temática da data

Para entrar no clima, pense em uma decoração temática bem colorida para sua loja — e a estenda para peças gráficas e banners em seu site e redes sociais.

Por exemplo, coloque banners laterais em sua loja virtual e troque a foto de capa e de perfil nas redes sociais para dar destaque a sua ação de Dia das Crianças.

Aliás, temos um infográfico com todos os tamanhos de imagem para Facebook e Instagram que ajudará você a criar suas peças para as duas redes sociais.

Faça, também, seleções especiais de produto e dê destaque a elas na sua loja física e online para facilitar a escolha dos que ainda estão indecisos.

8. Planeje a logística de entrega pré-Dia das Crianças

Se você possui um ecommerce, lembre-se da importância de organizar sua distribuição para demandas maiores nos dias que antecedem a data.

Cuidado com atrasos, pois, caso ocorram, podem significar um cliente que não voltará a comprar em sua loja. Deixe claro seus prazos de entrega, se possível oferecendo opções de entrega expressa.

Mesmo que deixe para a última hora, o consumidor não quer correr o risco de não receber a encomenda. A última coisa que mães, pais e avós querem é decepcionar uma criança, deixando-a sem presente.

9. Ofereça brindes especiais no Dia das Crianças

Você pode aproveitar para vincular sua venda a um brinde interessante para seu público. Mas, para produzi-lo, também precisará de antecedência. Imagine que outras marcas terão a mesma ideia que você e podem deixar para a última hora.

Para conseguir bons fornecedores e valores negociados com antecedência, comece a buscar opções e levantar orçamentos desde já. Que criança não gosta de um brinde?

Lembre-se que adultos também gostam de brindes. Se a sua loja trabalha com várias faixas etárias, que tal oferecer uma lembrança ao cliente que fez a compra para o filho? Ele certamente lembrará da sua empresa em outras datas!

10. Crie atrativos divertidos e recreação

Garanta uma boa experiência oferecendo um momento de alegria e envolvimento para a criança. Também é uma boa oportunidade de aliar sua loja física à sua presença online! Dê uma olhada na ideia a seguir.

Contrate animadores, recreacionistas, contadores de histórias e maquiadores infantis para garantir a diversão. Pipoca ou algodão doce são bons atrativos tanto para as crianças como para os pais.

Divulgue o evento nas suas redes sociais, criando eventos no Facebook e acionando os seus antigos clientes por email ou WhatsApp. O engajamento será físico e virtual!.

11. Produza conteúdo para palavras-chave relacionadas a seus produtos

Como o seu público busca pelos produtos que você oferece? Quais são as palavras-chave que as pessoas utilizam para encontrar seus produtos?

Vá além da informação técnica. Fale sobre o uso do produto e diferenciais dele. Torne a informação relevante para as pessoas que deseja que cheguem até você. Explore as palavras-chave de cauda longa.

Lembre-se que o Marketing Digital oferece a possibilidade, através de boas práticas e boa execução de estratégias, de que sua empresa seja encontrada por quem nem mesmo ouviu falar dela.

campanha dia das crianças

12. Foque na facilidade de pagamento para o Dia das Crianças

Apesar da escolha do produto ser orientada pela criança, a compra de fato é feita pelos pais, tios e avós. Por isso, ofereça boas condições de pagamento, como parcelamento e descontos especiais, além de diferentes meios, por exemplo cartão de crédito, débito e pagamento via boleto.

É claro que você deve levar em consideração a sua situação financeira atual. Avalie o que é possível fazer, considerando sempre que oferecer mais opções de pagamento pode resultar em mais negócios fechados!

13. Previna-se contra problemas técnicos e falta de estoque

Ok, você decorou sua loja e preparou promoções e brindes para atrair compradores. Mas nada disso terá efeito se os seus clientes não conseguirem finalizar a compra.

Por isso, certifique-se de que há estoque disponível para uma data comemorativa como essa e teste seu site para evitar problemas técnicos, considerando que receberá muitas visitas.

Verifique a capacidade do seu site para que ele não caia por excesso de acessos e deixe disponível um canal para ajuda ou reclamações.

Se você já fez algum tipo de promoção de Dia das Crianças em anos anteriores, analise o que deu certo e o que deu errado. Podemos extrair informações preciosas de ações passadas, evitando a repetição de erros e potencializando acertos.

14. Atenção às regras de publicidade para crianças

Da mesma forma, é importante ter certeza de que o conteúdo da sua campanha é adequado ao público infantil, o que não pode ser assegurado às pressas.

Não adianta você preparar sua campanha com afinco se não estiver atento às regras de publicidade para crianças. Siga-as para que sua campanha dialogue com essa faixa etária da maneira adequada.

A campanha Somos todos responsáveis, coordenada pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), busca difundir boas práticas para a publicidade voltada a crianças.

O site do projeto apresenta argumentos para contribuir com a reflexão sobre o assunto — de forma “baseada em educação, e não em proibição”, segundo o presidente do Conselho Superior da Abap, Dalton Pastore.

Além disso, no site da campanha Somos todos responsáveis estão disponíveis para download diversas cartilhas educativas. São materiais voltados a jornalistas, pais, mães, publicitários, dentre outros. Uma delas, “As leis, a publicidade e as crianças”, traz a legislação voltada para esse público resumida de forma simples e acessível.

Regras específicas

Alguns pontos que devem ser observados na hora de fazer publicidade voltada para crianças, de acordo com a cartilha da Abap. Não é permitido:

  • utilizar o imperativo, como “compre” ou “peça para seus pais”;
  • incluir conteúdos que desvalorizem a família, escola, vida saudável, proteção ambiental ou que contenham algum tipo de preconceito racial, religioso ou social;
  • apresentar publicidade em formato jornalístico, o que pode confundir o público;
  • difundir o medo nas crianças, expondo as crianças a situações perigosas ou que simulem constrangimento por não poder consumir determinado produto ou serviço anunciado;
  • desmerecer o papel dos pais e educadores como orientadores para se ter hábitos alimentares saudáveis ao apresentar, por exemplo, produtos que substituem as refeições;
  • encorajar o consumo excessivo de alimentos e bebidas, menosprezando a alimentação saudável;
  • associar crianças e adolescentes a situações ilegais, perigosas ou socialmente condenáveis;
  • fazer merchandising em programas dirigidos a crianças ou utilizando personagens do universo infantil para atrair a atenção desse público.

A cartilha completa pode ser lida aqui. A seguir, veja mais dicas para quando o Dia das Crianças já está bem próximo.

15. Coloque o clima infantil (ou nostálgico) nas suas redes sociais

Sabe quando o 12 de outubro se aproxima e seus amigos começam a colocar fotos irreconhecíveis dos tempos da infância? Você também já deve ter participado da brincadeira, que é muito divertida!

Dá para utilizar o elemento nostalgia também para chamar a atenção para sua marca. Publique fotos de brinquedos antigos, por exemplo, ou outros memes — afinal, são os adultos que vão comprar os presentes.

Para entrar no clima do Dia das Crianças, outra ação interessante é mudar as imagens da suas redes sociais. Algumas sugestões são as fotos de perfil e a imagem de capa do Facebook e a foto do Instagram, substituindo-as por imagens produzidas para a data.

Você também pode fazer posts no Stories e na timeline do Instagram para explorar o potencial visual do aplicativo. Assim, relembra os clientes sobre a data e mostrando suas opções de produtos ou serviços que mais combinam com os pequenos.

16. Publique um post no seu blog sobre o Dia das Crianças

Se ainda não o fez, publique em seu blog um post sobre o Dia das Crianças. Um texto com dicas de presentes para cada faixa etária pode ser muito útil para as pessoas que estão indecisas. Ele ainda mostra que você entende do assunto e que pode ajudá-las.

Além disso, esse conteúdo contribui para o aumento de tráfego orgânico em seu site durante o período. Isso porque é uma época na qual muitos familiares buscam por presentes de última hora. Não se esqueça de inserir imagens bonitas para chamar a atenção dos leitores.

Não sabe onde encontrar imagens? Confira nosso post 56 bancos de imagens gratuitos e pagos [Ranking completo].

17. Publique a página com suas ofertas de produtos e serviços

Coloque no ar uma página dedicada à promoção dos seus produtos e serviços e otimize-a. É interessante utilizar filtros de preço (do menor ao maior) e de idade, facilitando a pesquisa.

O ideal é que o link seja seusite.com.br/dia-das-criancas. Se você já fez isso no passado, mantenha a mesma URL e apenas atualize as ofertas e o conteúdo.

Essa pode ser uma boa página de ofertas para você divulgar em suas campanhas de Email, redes sociais e anúncios.

18. Dispare uma campanha de Email Marketing de Dia das Crianças de última hora

Selecione seus melhores produtos e envie-os hoje mesmo por email! E, se em outras épocas já não é interessante enviar mensagens sem graça, isso vale em dobro para o Dia das Crianças. Envie mensagens criativas e coloridas para divulgar seus produtos, materiais ou posts.

Se você já tem uma persona definida, pense em como ela poderia ser na infância. É um exercício interessante, que pode render temáticas divertidas de email!

Para planejar e agilizar sua estratégia de email para o Dia das Crianças, baixe nosso checklist Campanhas de Email Marketing.

19. Rode anúncios segmentados para sua audiência

Faça anúncios segmentados utilizando o Facebook Ads e o Instagram Ads com links para que os usuários comprem os produtos. Anunciar no Google Ads também é interessante.

Veja neste gráfico do Google Trends o aumento do número de pesquisas pelo termo “dia das crianças” a partir de setembro:

dia das crianças campanha google trends

Vale fazer, também, remarketing para quem já procurou por seus produtos ou serviços, mas acabou não finalizando a compra, abandonando o carrinho, por exemplo. É uma boa maneira de lembrá-los de que a oferta ainda existe, esperando pelo cliente!

BÔNUS: Considere participar de alguma ação social

Até agora falamos muito sobre o lado doce da infância. De como incentivar o consumidor a comprar os presentes na sua loja. Estamos falando de crianças com oportunidade, mas não podemos esquecer do outro lado da moeda.

Dados do Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil apontam que 17,3 milhões de crianças até 14 anos vivem em domicílios de baixa renda. Desse total, 5,8 milhões estão em situação de extrema pobreza.

Você já parou para pensar no que sua empresa pode fazer para ajudar a essas crianças? Aqui, não estamos falando de lucro. Não é sobre vender mais ou melhorar o branding.

Estamos querendo dizer que sua empresa pode, de alguma maneira, contribuir para dar um dia feliz para quem não tem a mesma oportunidade que os seus clientes, mesmo que indiretamente.

Nesse Dia das Crianças, por que não doar uma porcentagem ou um valor fixo da renda da campanha para alguma instituição? Ou quem sabe se envolver em alguma atividade da comunidade, patrocinando um evento?

Deixe isso bem claro nas suas ações de marketing para criar um compromisso, ser transparente com os clientes e ajudar quem precisa. Afinal, nada é mais gratificante do que ver um sorriso de uma criança estampado no rosto.

Ecommerce & Marketing Digital: as melhores estratégias para alavancar suas vendas

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Post originalmente publicado em setembro de 2018 e atualizado em agosto de 2020.

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