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Campanha de Marketing Digital para o Dia dos Pais: exemplos de Landing Pages, Email Marketing e ações para ecommerce

Selecionamos algumas ideias práticas a partir de estratégias realizadas pelos nossos clientes e que podem servir de inspiração para seu negócio

Agosto já está se aproximando e você não conseguiu pensar na campanha de Dia dos Pais? Então este post é para você. Os últimos meses foram, de fato, muito complicados para todos nós. É até natural que a sua empresa ainda não tenha conseguido iniciar suas ações para o Dia dos Pais. Mas, calma, nós vamos ajudar você.

É comum que algumas pessoas deixem para comprar presentes de Dia dos Pais — ou de qualquer outra data comemorativa — na última hora. Outras ainda não decidiram o que comprar. Com a pandemia da Covid-19 e as restrições ao comércio, isso fica ainda mais representativo.

Por isso, saiba que ainda dá tempo de começar uma campanha de Dia dos Pais e realizar ações que podem ser feitas de forma prática e ráida. Selecionamos ideias práticas a partir de estratégias realizadas pelos nossos clientes que podem servir de inspiração, trazendo resultados mais rápidos para o seu negócio.

Trazemos, também, algumas ideias específicas para Email Marketing e para ecommerce. As vendas por meios digitais, aliás, devem crescer muito em relação a 2019, por causa do novo coronavírus. Continue lendo o post para fazer uma ótima campanha de Dia dos Pais, que em 2020 cai no dia 9 de agosto!

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8 exemplos de campanhas de Marketing Digital para o Dia dos Pais

Selecionamos algumas ideias práticas a partir de estratégias realizadas por empresas que são ou já foram clientes da RD e que podem servir de inspiração para seu negócio. Acompanhe os exemplos, ilustrados com imagens da respectiva campanha de Dia dos Pais.

1. Crie uma promoção prática para divulgar os seus produtos

Com o objetivo de divulgar o seu mix de produtos, nosso cliente Bioscience Cosméticos criou uma promoção em que um kit de Dia dos Pais será sorteado entre os participantes que converterem na Landing Page criada:

campanha dia dos pais

2. Promova o seu material para ganhar tempo na captação de Leads

Para ganhar tempo, impulsionar os materiais nas redes sociais é uma ótima opção. A Bioscience publicou a Landing Page no Facebook e investiu em Facebook Ads.

Dá uma olhada no resultado que obtiveram em 5 dias de campanha:

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3. Crie benefícios para quem participou da ação

Aproveite os Leads captados e ofereça um benefício a eles. Afinal, eles já estão se relacionando com a sua marca e possuem alta expectativa.

A ideia de oferecer um desconto especial para a compra de produtos no ecommerce da Bioscience mesmo para quem não teve a sorte de ganhar o kit é uma forma de criar empatia com o público e também aumentar as vendas.

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4. Facilite a decisão sugerindo produtos de diferentes preços

O ecommerce Pelas Barbas criou um Email Marketing segmentado para clientes, com uma seleção especial de produtos para a barba, que oferece um desconto de 20% nas compras de Dia dos Pais.

O resultado ficou acima das taxas de reativação de base para ecommerce: 19% de abertura e 1,8% de cliques.

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5. Crie um quiz rápido para aumentar sua base e gerar engajamento

Qual estilo de cerveja mais combina com seu pai? Esse foi o tema do quiz criado pela The Public House, de cervejas online.

Com o objetivo de aumentar a base de clientes e gerar engajamento, a marca criou o quiz, publicou nas redes sociais e patrocinou o conteúdo para alcançar mais pessoas.

Os Leads captados pela ação receberam um cupom de desconto para compras no site.

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6. Crie um concurso cultural com mecânica simples

Nesse momento você precisa de foco. Deixe de lado os concursos que envolvem muitas ações como curtir, marcar o amigo, compartilhar, criar histórias etc.

Aqui será preciso rapidez e redução de barreiras. Faça uma mecânica simples, que com apenas uma ou duas ações a pessoa já esteja participando.

A Cachaçaria Nacional criou um concurso cultural para os seus clientes com uma mecânica de participação simples: você responde o email com uma foto e está participando.

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7. Customize seu site para a campanha de Dia dos Pais, ofereça brindes e descontos com prazo

Vista seu site com imagens e textos que remetam à campanha de Dia dos Pais e tenham a ver com sua marca. Caso contrário, seu site pode parecer desatualizado.

Selecione produtos mais vendidos para esse público e dê destaque a eles para tornar a decisão de compra mais fácil. Isso porque as pessoas gostam de saber quais são os produtos mais procurados e que mais agradam.

Outras duas dicas para impulsionar vendas em ecommerce foram usadas pela Aubra Joias: ofereça brindes e defina descontos especiais para períodos determinados. Isso cria um senso de urgência na compra para obter esses benefícios.

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8 – Reaqueça seus contatos com ações exclusivas

Foi o que a casa de festas Espoleta Buffet decidiu fazer! Aproveitou a data para esquentar os Leads da sua base de contatos, reforçando a marca e estimulando as negociações.

Por meio de uma campanha de email, a empresa enviou um mensagem para pais (e deixou bem claro que as mães também iriam curtir).

No email, era feita uma oferta especial: quem contratasse a empresa para fazer sua festa até uma determinada data, ganharia uma caixa de cerveja.

O email não entregava logo de cara qual era o presente, o que fez com que 22% das pessoas que abriram o email clicassem no link para descobrir.

6 bons exemplos de Email Marketing para inspirar sua campanha de Dia dos Pais

Acima, você já viu alguns exemplos de Email Marketing integrados à campanha de Dia dos Pais. A seguir, separamos mais 6 exemplos de empresas que capricharam ao usar esse tipo de comunicação para impactar os consumidores. Veja só as estratégias que elas usaram:

1. Seleção de produtos

Fazer uma seleção de produtos é uma boa maneira de ajudar os clientes indecisos e também pode ser uma forma de estimular o cross-selling, caso você combine produtos diferentes.

A ideia da Lohn Bier, por exemplo, foi combinar cervejas e seus copos ideais em um email voltado aos pais cervejeiros.

Assunto: Garanta o seu presente de Dia dos Pais

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2. Assunto atrativo

Para levar os Leads a abrirem sua mensagem, uma ideia é apostar no assunto atrativo. Esse, aliás, é um item que vale trabalhar na sua campanha de Email Marketing de Dia dos Pais, já que é o primeiro contato que a pessoa terá com a sua oferta. A dica é incluir números (escritos com algarismos, nunca por extenso) para chamar a atenção.

A Tok&Stok, por exemplo, trouxe logo no título o valor mínimo dos presentes que a coleção especial de Dia dos Pais contém — “a partir de R$ 8,90”. Essa é uma boa tática, afinal, quem não gosta de um presente bom e barato? No corpo do email, as dicas estão separadas por tema — cafés, cerveja, vinho — e têm o aval de especialistas, o que dá credibilidade e reforça o que falamos acima sobre seleção de produtos.

Assunto: Dia dos Pais: presentes a partir de R$ 8,90!

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Para saber mais sobre isso, leia o post Como criar assuntos de Email Marketing que despertam curiosidade + 30 templates para saber mais.

3. Sugestões de busca

Além de sugestões de produtos, outra ideia é trazer categorias para que o Lead faça a pesquisa por conta própria.

A estratégia costuma ser usada em datas comemorativas pelo Bing e pelo Buscapé, o que faz sentido para buscadores, mas pode ser adotada também por ecommerces que têm muitos produtos disponíveis.

Veja os exemplos do Bing e do Buscapé:

Assunto: 🎁 Nesse Dia dos Pais…

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Assunto: Pai pra toda obra! ❤️

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4. Customização

Além da seleção de produtos, o diferencial trazido pela Reserva em sua campanha de Email Marketing de Dia dos Pais foi a possibilidade de customizar produtos com uma frase.

Os combos de camisetas, que combinam a versão adulta e a infantil, também estimulam o cross-selling.

Assunto: Acerte no presente do paizão!

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5. Cupom de descontos

Que tal selecionar um grupo de produtos para a campanha de Dia dos Pais e oferecer um cupom de desconto que pode ser aplicado a eles para a sua base? A marca de camisetas Liverpool usou essa estratégia, além de fazer o link para um conteúdo com dicas de presentes para a data.

Assunto: Já escolheu o presente do seu pai?

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6. Email minimalista

Eliminar elementos desnecessários pode ser uma maneira de ajudar os Leads a focarem nas ofertas. Este email da Apple segue o lema “menos é mais” que acompanha a identidade da marca, com fotos em boa qualidade que destacam as características dos produtos oferecidos.

Assunto: Um presente de Dia dos Pais que faz tudo

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10 ações de Marketing Digital para a campanha de Dia dos Pais do seu ecommerce

Dia dos Pais, Dia das Mães ou Dia dos Namorados: qual data você acredita que teve maior faturamento em ecommerces em 2019?

Apesar do lucro crescer anualmente para todas essas datas, o Dia dos Pais deixou de ser uma data secundária de faturamento para ecommerce e venceu a disputa

Segundo dados da empresa Ebit, que realiza pesquisas sobre hábitos e tendências do comércio eletrônico no Brasil, em 2019 o faturamento dos ecommerces na época do Dia dos Pais foi de R$ 2,5 bilhões — 20 % a mais em comparação com o ano anterior. E o ticket médio foi de R$ 421, com um crescimento de 3% em relação a 2018.

São mais pessoas comprando online, o que também significa um esforço maior das marcas em conquistar a atenção e a preferência do consumidor na web. E, nesse cenário, o Marketing Digital ajuda a criar identificação, a resolver problemas e a elaborar benefícios personalizados para o público.

1. Blog: 10 dicas de presentes para o Dia dos Pais

Escolher um presente é o primeiro desafio da data. Segundo dados do Google Trends, a busca por “presente dia dos pais” tem seu pico entre a última semana de julho e primeira semana de agosto.

Faça uma seleção com os seus produtos mais vendidos no mesmo período do ano passado, fale sobre seus benefícios e diferenciais e use boas imagens reais do produto.

 

2. Blog: Ideias para homenagear seu pai no Dia dos Pais

Nas buscas do Google, vemos um volume de crescimento para “presente criativo” e para “DIY” (do it yourself, ou faça você mesmo) relacionados a presentes.

Aproveite a tendência e crie envolvimento emocional com o leitor dando dicas que podem incluir seu produto, mas que sejam uma experiência inesquecível entre pais e filhos.

Se você vende vinho, por exemplo, pode ser um convite para um piquenique com a família no Dia dos Pais.

3. Blog: Os melhores presentes de até R$ 100 para o seu pai

O seu cliente pode não saber ainda o que vai comprar, mas geralmente já sabe o orçamento disponível para o presente.

Criar listas de sugestões por faixa de preço pode ser muito interessante para este público.

4. Guia para download: Os melhores presentes para o Dia dos Pais

Embalado pela temática de Dia dos Pais, você pode criar um material que seja, além de relevante para seu público, mais completo.

Faça uma Landing Page para captar os dados dos clientes em potencial e disponibilize nela o seu conteúdo rico. É possível, inclusive, sugerir descontos para quem fizer o download. Essa é uma ótima forma de gerar Leads.

5. Quiz: Qual presente tem o estilo do seu pai?

O quiz é uma opção mais descontraída para aumentar sua base, gerar engajamento com o público e, de quebra, recomendar produtos de sua loja.

Você pode usar uma linguagem mais leve e no resultado sugerir produtos da sua marca ou loja que mais têm a ver com um perfil específico de pai.

6. Landing Page promocional: Conte a sua melhor lembrança com seu pai e concorra a um kit de produtos

Promoções de vendas são super frequentes nessas datas e servem principalmente para criação ou aumento da lista de emails.

Uma ideia fácil de executar é criar uma Landing Page para realizar um concurso cultural e divulgá-la nas redes sociais. Melhor ainda se você puder investir em anúncios no Facebook, Instagram e Google Ads para alcançar mais pessoas.

7. Email com seleção de produtos: Quer uma seleção de produtos incríveis para presentear no Dia dos Pais?

Para aquecer os clientes que já estão na sua base e já conhecem a sua marca, voltamos à ideia de auxiliar na decisão de compra, criando uma seleção especial de produtos para essa data.

Selecione os melhores produtos e não esqueça de oferecer descontos ou frete grátis na campanha de Dia dos Pais.

8. Email de oferta 2 em 1: Dia dos Pais — descontos especiais para você e para seu pai

Nem todas as empresas têm o perfil completo dos seus clientes para saber quais são ou não são pais. Sendo assim, como aproveitar a data para ampliar um benefício de desconto com essa temática?

Uma oferta dois em um pode aumentar o ticket da compra, usando o gatilho de “ganhe desconto e aproveite uma só entrega para você e para seu pai”.

9. Email segmentado para pais: Você, que é pai, merece um desconto especial

Caso você saiba quais dos seus clientes são pais, você pode criar uma oferta especial como forma de comemorar a data.

Nesse caso, você ataca o público que não necessariamente iria consumir, mas que pode vir a comprar incentivado pela oferta.

Para saber mais detalhes sobre como fazer, leia o post Segmentação de Leads: gere mais resultados com seus contatos.

10. Email promocional: Para pais e filhos – desconto exclusivo para pais que também valem para o dia da criança

Segundo o Google Trends, as primeiras buscas por “presente dia dos pais” iniciam perto do Dia das Mães. Então por que não aproveitar a data e criar um vínculo com a recompra?

Se o seu mix de produtos permite, por exemplo, que seja comprado um presente de Dia das Crianças ou Natal na sua loja, uma ideia é criar um desconto exclusivo para essa próxima aquisição.

Agora é escolher a estratégia e rodar a sua campanha de Dia dos Pais

Não esqueça de analisar sua campanha de Dia dos Pais diariamente e de fazer os ajustes necessários para garantir que você conseguirá extrair bons resultados nessa reta final até o dia 9 de agosto.

Para tentar te ajudar um pouco mais, dentro do contexto de pandemia que vivemos, disponibilizamos gratuitamente o eBook 28 hacks de Marketing Digital para superar a quarentena. Ele traz ideias e insights de estratégias que podem lhe ajudar a vender mais nesse momento. Para acessar, basta preencher o formulário abaixo!

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Post originalmente publicado em agosto de 2017 e atualizado em junho de 2020.

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