Marketing Digital para o Dia das Mães: dicas para uma boa campanha e exemplos de emails para vender mais

Em 2024, a data será celebrada no dia 12 de maio; confira algumas dicas e aproveite a oportunidade para aumentar suas vendas

Resultados Digitais
Resultados Digitais23 de abril de 2024
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

O Dia das Mães está entre as datas mais importantes para o comércio nacional. Em 2022, o comércio registrou um crescimento de 18% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a Cielo.

No ecommerce, por sua vez, o crescimento foi de 18%. Embora não estejamos em tempos de bonança econômica, a expectativa é de que os consumidores voltem a presentear as mães com itens remetam a todo o amor que elas merecem. Neste ano de 2024, a data será comemorada em 12 de maio.

Mas a pergunta aqui é a seguinte: você já começou a preparar sua campanha de Marketing Digital? Saiba que, com ele, é possível atrair mais consumidores e fazer mais vendas com um investimento menos volumoso!

Neste post, vamos ajudar você a preparar o seu negócio com uma campanha de marketing para o Dia das Mães. Confira os passos mais importantes para trazer bons resultados, além de exemplos de Email Marketing para você replicar e enviar aos seus clientes.

RD Station

Marketing Digital na prática e sem enrolação

Mais de 200 mil pessoas já se desenvolveram com os cursos da RD University.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Como preparar uma campanha de marketing para o Dia das Mães

Se você ainda não começou a sua campanha de marketing para o Dia das Mães, não se desespere! A seguir, veja o que você precisa para começar hoje mesmo a mostrar aos consumidores como a sua empresa pode ser uma ótima opção para a compra de presentes. Muitas mães ficarão felizes!

Planejamento para o Dia das Mães

Como toda campanha, a de Dia das Mães começa pelo planejamento. Defina datas importantes com antecedência e não deixe para os últimos dias.

Quais produtos você colocará em promoção? Como será feita a divulgação? O que você precisa mandar produzir, como artes e conteúdos com antecedência?

Esse é o momento de definir todo esse cronograma!

Fuja de estereótipos de marketing

Uma parte importante do planejamento da campanha é fugir de lugares comuns. Tome cuidado para não incorrer também em estereótipos relacionados com a maternidade e com a mulher, os quais a publicidade continua usando com frequência.

Exemplo: a super mãe que dá conta de tudo e a que abre mão da própria vida para cuidar dos filhos são alguns exemplos. É mais atual focar em um retrato mais realista da maternidade, quem sabe dando voz às suas clientes, por exemplo?

Sobre isso, aliás, nosso post sobre criação de personas mostra como fugir de estereótipos quando você fizer a sua. Ele pode inspirar a criação da sua campanha de Dia das Mães.

Prepare a loja, o site e as redes sociais

Para começar, crie uma identidade visual para o seu site e suas redes sociais, unificando-as e avisando que promoções vêm por aí. Você pode colocar banners e pop-ups no site ou no blog com a mesma identidade visual anunciando as promoções.

Para ajudar, temos um infográfico com todos os tamanhos de imagem para Facebook e Instagram que ajudará você a criar suas peças para as suas redes sociais.

Se você tem uma loja física, pense em uma estratégia unifica de marketing para o Dia das Mães com seus ativos online. Isso cria uma identificação naquelas pessoas que pesquisam online, mas preferem comprar pessoalmente.

>> Leia também: Página de vendas: como criar opções que geram mais conversão para seu negócio

Organize a logística de entrega e o estoque para o Dia das Mães

Quem tem loja virtual deve organizar a logística de entrega dos produtos para que cheguem antes do Dia das Mães. É importante evitar atrasos, que podem significar a perda de um cliente que não teve como presentear a mãe a tempo. Deixe os prazos de entrega bem claros e ofereça opções de entrega expressa.

Outro problema é a falta de estoque. Como é uma data em que a venda de produtos tende a ser grande, previna-se contra a falta de estoque e atualize sempre o site quando produtos acabarem.

Da mesma forma, certifique-se de que o site não tenha problemas técnicos perto da data devido ao número de visitantes. Deixe aberto também um canal de reclamações para quem tiver problemas.

Publique um post no blog sobre o Dia das Mães

Que tal fazer um post em seu blog sobre o Dia das Mães, dando dicas de presentes que se encaixem em diversas situações do dia a dia ou em gostos diferentes de cada mulher? Essa é uma forma de ajudar pessoas que estão indecisas, assim como mostrar que você sabe do assunto. E, é claro, ajuda a divulgar os seus produtos.

Trabalhando palavras-chave relacionadas à data você também consegue atrair tráfego orgânico, já que muitas pessoas estão procurando por essas dicas.

Veja só a tendência de busca pela palavra-chave “dia das mães” nos últimos cinco anos. Note como há um pico sempre próximo à data.

campanha de marketing dia das mães google trends

Dispare uma campanha de Email Marketing

Que tal selecionar hoje mesmo os seus melhores produtos para o Dia das Mães e enviá-los por email com um cupom de desconto? Crie um email bem atrativo e dispare-o para sua base!

Para ajudar nessa tarefa, você pode baixar nosso checklist Campanhas de Email Marketing. Por falar em Email Marketing, separamos alguns exemplos bem criativos e com resultados comprovados para você se inspirar. Veja a seguir.

>> Leia também: Como o Marketing pode ajudar a reduzir o Ciclo de Venda

7 exemplos de campanhas de Email Marketing para o Dia das Mães

Lembre-se que você pode criar campanhas de Email Marketing facilmente com o RD Station Marketing, que tem um editor drag & drop e templates exclusivos para agilizar o seu trabalho! Ao final deste post, você poderá fazer um teste gratuito da ferramenta, que é líder em Automação de Marketing na América Latina!

Mas antes você quer ver os exemplos, certo? Vamos lá, então! Dividimos as campanhas nas seguintes categorias:

  • Seleção de produtos;
  • Cupom de desconto;
  • Assunto atrativo;
  • Diversidade;
  • Kits especiais.

Confira os exemplos, retirados de campanhas de marketing de Dia das Mães dos últimos anos:

Seleção de produtos

Selecionar os seus produtos costuma funcionar bem, já que ajuda quem está com pouco tempo para escolher o presente. A Beatles Store, por exemplo, fez uma seleção de produtos para mães separados por categoria: acessórios, moda e casa e decoração.

campanha de marketing dia das mães beatles store

Já o buscador Bing, mesmo não sendo uma loja, fez uma seleção de produtos por categoria que ajudava a pesquisa dos compradores.

Cupom de desconto

Oferecer um cupom de desconto específico para os produtos selecionados para mães também é uma ótima ideia. No exemplo abaixo, o enjoei.com.br optou por um texto descontraído, GIFs e as ofertas já selecionadas por categoria, como sugerimos no item anterior.

enjoei

Assunto atrativo

Um campo importantíssimo e que é diretamente responsável por boas taxas de abertura é o assunto do email. Por isso trouxemos aqui algumas dicas. Dica: leia o post Como criar assuntos de Email Marketing que despertam curiosidade + 30 templates para saber mais.

O primeiro exemplo trazido aqui é o da Amazon, criado em 2022. No assunto de email desta campanha de marketing de Dia das Mães, a "loja de tudo" usou um toque emocional muito interessante, lembrando as mães como grandes incentivadoras de nossas vidas. O usuário se conecta, pensa com ternura na sua mãe e vai avaliar se há presentes legais naquela comunicação.

email marketing amazon dia das mães

Da mesma forma, colocar um teto para os preços, como fez recentemente a Beleza na Web, que enviou sugestões de presentes até R$ 99, dá uma ideia mais clara ao usuário do que ele vai encontrar, incentivando-o a abrir a mensagem. Nesse caso, a mensagem pega mais pelo lado econômico, visto que não está fácil para ninguém nesses tempos, não é mesmo?

beleza na web

Diversidade

Como um ecommerce que vende uma infinidade de produtos de diversos segmentos, o Submarino aproveitou para enfatizar a diversidade das mães. O assunto, “Capricha no presente”, é bem direto, assim como o banner no topo do email — “Mãe não é tudo igual”.

campanha de marketing dia das mães submarino

Kits especiais

A loja de produtos para quem faz artesanatos Silhouette criou kits especiais para o Dia das Mães. Também mudou a identidade visual da empresa em outros canais para combinar, como nas redes sociais.

silhouette brasil

Crie sua campanha de marketing para o Dia das Mães no RD Station Marketing

Talvez você esteja pensando que precisa de muito tempo e de várias ferramentas para colocar uma campanha de Dia das Mães de 2024 no ar.

Na verdade, você pode contar com o RD Station Marketing para colocar tudo no ar rapidamente! Como dissemos acima, trata-se da ferramenta de Automação tudo-em-um líder na América Latina, justamente por ajudar muitas pequenas e médias empresas a crescerem com inteligência e eficiência no Marketing.

O RD Station Marketing tem editores drag & drop tanto de Landing Pages quanto de emails, facilitando muito a criação de peças para as suas campanhas! Você também pode criar automações para enviar para os seus Leads, de forma personalizada de acordo com as segmentações.

Ainda, pode programar seus posts de Dia das Mães em redes sociais com antecedência, além de criar automação de WhatsApp! E tudo isso com dados e análises em tempo real. Faça um teste gratuito abaixo!

RD Station

Teste o RD Station Marketing gratuitamente

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Faça um teste gratuito de 10 dias e entenda como ele pode potencializar suas vendas no Dia das Mães e em todo o ano.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Marketing
Taxa de conversão: o que é e como calcular?
Marketing
Como vender no Marketplace: tudo para começar a vender nas principais plataformas
Marketing
6 erros no Google Ads que fazem você jogar seu dinheiro fora nas suas campanhas