Blog de Marketing Digital de Resultados

Marketing Digital para o Dia das Mães: dicas para uma boa campanha e exemplos de emails para vender mais

Em 2021, a data será celebrada no dia 9 de maio; confira algumas dicas e aproveite a oportunidade para aumentar suas vendas

O Dia das Mães está entre as datas mais importantes para o comércio nacional. Em 2020, porém, a celebração foi duramente atingida pela primeira onda de Covid-19 no Brasil. Muitas lojas e shoppings estavam com as portas fechadas, e o processo de migração para o digital e ecommerce de muitos setores ainda estava apenas começando. Segundo dados da Serasa Experian, houve uma queda de mais de 30% no volume de compras em relação a 2019.

Ainda vivemos tempos muitos difíceis, mas a expectativa é de que os consumidores – que, assim como as lojas, estão mais adaptado às compras online – voltem a presentear as mães. Neste ano, a data será comemorada em 9 de maio. Você já começou a preparar sua campanha de Marketing Digital? Saiba que, com ele, é possível atrair mais consumidores e fazer mais vendas com um investimento menos volumoso!

Neste post, vamos ajudar você a preparar o seu negócio com uma campanha de marketing para o Dia das Mães. Confira os passos mais importantes para trazer bons resultados, além de exemplos de Email Marketing para você replicar e enviar aos seus clientes.

32 modelos de Email Marketing para suas campanhas

99% dos consumidores checam suas caixas de email diariamente! Combine esta oportunidade com um bom modelo de Email Marketing e aproveite o potencial para prospectar, criar relacionamento e vender.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.
* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Crie seu formulário de graça e aumente suas conversões

Como preparar uma campanha de marketing para o Dia das Mães

Se você ainda não começou a sua campanha de marketing para o Dia das Mães, não se desespere! A seguir, veja o que você precisa para começar hoje mesmo a mostrar aos consumidores como a sua empresa pode ser uma ótima opção para a compra de presentes. Muitas mães ficarão felizes!

Planejamento para o Dia das Mães

Como toda campanha, a de Dia das Mães começa pelo planejamento. Defina datas importantes com antecedência e não deixe para os últimos dias.

Quais produtos você colocará em promoção? Como será feita a divulgação? O que você precisa mandar produzir, como artes e conteúdos com antecedência?

Esse é o momento de definir todo esse cronograma!

Fuja de estereótipos de marketing

Uma parte importante do planejamento da campanha é fugir de lugares comuns. Tome cuidado para não incorrer também em estereótipos relacionados com a maternidade e com a mulher, os quais a publicidade continua usando com frequência.

Exemplo: a super mãe que dá conta de tudo e a que abre mão da própria vida para cuidar dos filhos são alguns exemplos. É mais atual focar em um retrato mais realista da maternidade, quem sabe dando voz às suas clientes, por exemplo?

Sobre isso, aliás, temos o post Como e por que fugir de estereótipos na criação da sua persona, que pode inspirar a criação da sua campanha de Dia das Mães.

Prepare a loja, o site e as redes sociais

Para começar, crie uma identidade visual para o seu site e suas redes sociais, unificando-as e avisando que promoções vêm por aí. Você pode colocar banners e pop-ups no site ou no blog com a mesma identidade visual anunciando as promoções.

Para ajudar, temos um infográfico com todos os tamanhos de imagem para Facebook e Instagram que ajudará você a criar suas peças para as suas redes sociais.

Se você tem uma loja física, pense em uma estratégia unifica de marketing para o Dia das Mães com seus ativos online. Isso cria uma identificação naquelas pessoas que pesquisam online, mas preferem comprar pessoalmente.

Organize a logística de entrega e o estoque para o Dia das Mães

Quem tem loja virtual deve organizar a logística de entrega dos produtos para que cheguem antes do Dia das Mães. É importante evitar atrasos, que podem significar a perda de um cliente que não teve como presentear a mãe a tempo. Deixe os prazos de entrega bem claros e ofereça opções de entrega expressa.

Outro problema é a falta de estoque. Como é uma data em que a venda de produtos tende a ser grande, previna-se contra a falta de estoque e atualize sempre o site quando produtos acabarem.

Da mesma forma, certifique-se de que o site não tenha problemas técnicos perto da data devido ao número de visitantes. Deixe aberto também um canal de reclamações para quem tiver problemas.

Publique um post no blog sobre o Dia das Mães

Que tal fazer um post em seu blog sobre o Dia das Mães, dando dicas de presentes que se encaixem em diversas situações do dia a dia ou em gostos diferentes de cada mulher? Essa é uma forma de ajudar pessoas que estão indecisas, assim como mostrar que você sabe do assunto. E, é claro, ajuda a divulgar os seus produtos.

Trabalhando palavras-chave relacionadas à data você também consegue atrair tráfego orgânico, já que muitas pessoas estão procurando por essas dicas.

Veja só a tendência de busca pela palavra-chave “dia das mães” nos últimos anos. Note como há um pico sempre próximo à data.

campanha de marketing dia das mães google trends

Dispare uma campanha de Email Marketing

Que tal selecionar hoje mesmo os seus melhores produtos para o Dia das Mães e enviá-los por email com um cupom de desconto? Crie um email bem atrativo e dispare-o para sua base!

Para ajudar nessa tarefa, você pode baixar nosso checklist Campanhas de Email Marketing. Por falar em Email Marketing, separamos alguns exemplos bem criativos e com resultados comprovados para você se inspirar. Veja a seguir.

7 exemplos de campanhas de Email Marketing para o Dia das Mães

Lembre-se que você pode criar campanhas de Email Marketing facilmente com o RD Station Marketing, que tem um editor drag & drop e templates exclusivos para agilizar o seu trabalho! Ao final deste post, você poderá fazer um teste gratuito da ferramenta, que é líder em Automação de Marketing na América Latina!

Mas antes você quer ver os exemplos, certo? Vamos lá, então! Dividimos as campanhas nas seguintes categorias:

  • Seleção de produtos;
  • Cupom de desconto;
  • Assunto atrativo;
  • Diversidade;
  • Kits especiais.

Confira os exemplos, retirados de campanhas de marketing de Dia das Mães dos últimos anos:

Seleção de produtos

Selecionar os seus produtos costuma funcionar bem, já que ajuda quem está com pouco tempo para escolher o presente. A Beatles Store, por exemplo, fez uma seleção de produtos para mães separados por categoria: acessórios, moda e casa e decoração.

campanha de marketing dia das mães beatles store

Já o buscador Bing, mesmo não sendo uma loja, fez uma seleção de produtos por categoria que ajudava a pesquisa dos compradores.

campanha de marketing dia das mães bing

Cupom de desconto

Oferecer um cupom de desconto específico para os produtos selecionados para mães também é uma ótima ideia. No exemplo abaixo, o enjoei.com.br optou por um texto descontraído, GIFs e as ofertas já selecionadas por categoria, como sugerimos no item anterior.

enjoei

Assunto atrativo

Um campo importantíssimo e que é diretamente responsável por boas taxas de abertura é o assunto do email. Por isso trouxemos aqui algumas dicas. Dica: leia o post Como criar assuntos de Email Marketing que despertam curiosidade + 30 templates para saber mais.

O primeiro exemplo trazido aqui é o da Avianca. No assunto de email desta campanha de marketing de Dia das Mães, a companhia aérea trouxe de forma bem direta o preço da passagem. Como é uma oferta boa, é bem provável que muita gente clique na mensagem para conferir o que mais estava sendo oferecido. Por isso, usar o “a partir de” em seus assuntos de email pode ser uma boa dica.

avianca

Da mesma forma, colocar um teto para os preços, como fez a Beleza na Web, que enviou sugestões de presentes até R$ 99, dá uma ideia mais clara ao usuário do que ele vai encontrar, incentivando-o a abrir a mensagem.

beleza na web

Diversidade

Como um ecommerce que vende uma infinidade de produtos de diversos segmentos, o Submarino aproveitou para enfatizar a diversidade das mães. O assunto, “Capricha no presente”, é bem direto, assim como o banner no topo do email — “Mãe não é tudo igual”.

campanha de marketing dia das mães submarino

Kits especiais

A loja de produtos para quem faz artesanatos Silhouette criou kits especiais para o Dia das Mães. Também mudou a identidade visual da empresa em outros canais para combinar, como nas redes sociais.

silhouette brasil

Crie sua campanha de marketing para o Dia das Mães no RD Station Marketing

Talvez você esteja pensando que precisa de muito tempo e de várias ferramentas para colocar uma campanha de Páscoa no ar. Na verdade, você pode contar com o RD Station Marketing para colocar tudo no ar rapidamente! Como dissemos acima, trata-se da ferramenta de Automação tudo-em-um da RD líder na América Latina, justamente por ajudar muitas pequenas e médias empresas a crescerem com inteligência e eficiência no Marketing.

O RD Station Marketing tem editores drag & drop tanto de Landing Pages quanto de emails, facilitando muito a criação de peças para as suas campanhas! Você também pode criar automações para enviar para os seus Leads, de forma personalizada de acordo com as segmentações. Ainda, pode programar seus posts de Dia das Mães em redes sociais com antecedência. Tudo isso com dados e análises em tempo real. Faça um teste gratuito abaixo!

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários