Saiba como preparar sua empresa para campanhas sazonais de marketing e vendas

Entenda a importância das campanhas sazonais e como fazê-las de forma realmente efetiva para melhorar os resultados da empresa

Zenvia
Zenvia13 de outubro de 2021
Semana da Transformação Digital

O termo “sazonal” diz respeito a situações temporárias ou que acontecem em épocas específicas. Seguindo essa lógica, as campanhas sazonais acontecem em datas pré-determinadas e são feitas com o objetivo de divulgar ofertas e promoções durante datas comemorativas e importantes para o comércio.

Porém, para colher bons resultados, é importante saber planejá-las. Como fazer isso? Quais são as datas comemorativas mais importantes para as empresas? Continue a leitura e saiba como preparar sua empresa para essas campanhas.

Aproveite também para conferir, ao final deste conteúdo, um checklist das principais ações para campanhas sazonais!

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Importância de planejar campanhas sazonais

As datas sazonais têm por característica promover um aquecimento no comércio, estimulando o aumento do consumo de bens, produtos e serviços. Tendo isso em vista, as campanhas são as principais responsáveis por darem visibilidade e vantagem competitiva para as marcas nessas épocas.

E é justamente devido à intensa procura por produtos e serviços em datas como Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Pais, entre outras, que as empresas precisam ter um planejamento e definir ações específicas. Somente dessa maneira será possível obter bons resultados nas campanhas.

Principais datas e campanhas sazonais para o mercado

Toda boa campanha sazonal requer planejamento antecipado e, para isso, é importante ter um calendário de datas comemorativas importantes para o segmento da empresa. Veja a seguir algumas das principais para ter em vista.

Dia das Mães e Dia dos Pais (maio e agosto)

O Dia das Mães e o Dia dos Pais são duas importantes datas comemorativas que devem ser consideradas no planejamento das campanhas sazonais nas empresas. Nestes dias, é possível investir em campanhas capazes de aquecer as vendas principalmente os de bens de consumo e, cada vez mais, por meio de ecommerces.

Dia do Cliente (setembro)

O Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro e, com ele, várias estratégias são traçadas nas empresas, que investem em campanhas com o objetivo de aumentar as vendas. A data é bastante importante para trabalhar a fidelização dos clientes e, por isso, normalmente está acompanhada por cupons, brindes e promoções especiais.

Black Friday (novembro)

A Black Friday cresce a cada ano e já se tornou uma das datas mais importantes para o varejo de maneira geral. Realizada cerca de um mês antes do Natal, a data é capaz de movimentar bastante o comércio. Em 2020, somente no comércio eletrônico, o aumento no faturamento na Black Friday foi de 15,5%.

Diferentemente de outras, as ações de Black Friday são aplicáveis a diversos setores. Com isso, a data se tornou uma oportunidade e tanto para a realização de campanhas promocionais eficazes. 

Cyber Monday (novembro)

A Cyber Monday diz respeito à segunda-feira posterior à Black Friday e dá continuação às promoções dela, sendo mais uma oportunidade de aumento das vendas. Normalmente, as campanhas estão mais voltadas para a comercialização de produtos eletrônicos.

Natal (dezembro)

O Natal é a maior data sazonal e, por isso, a maior oportunidade de aumento das vendas. Além disso, nessa época os consumidores estão em busca de produtos e serviços de variados nichos, aumentando as possibilidades de lucro. Ao mesmo tempo, a concorrência também é alta, o que requer planejamento e criatividade para manter a vantagem competitiva nessa data.

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Como fazer campanhas sazonais

A realização de campanhas sazonais deve conter algumas etapas que garantirão o sucesso das ações. Confira abaixo algumas delas.

Cuide do planejamento

O primeiro passo para uma campanha sazonal eficaz é o planejamento. Diferentemente do que se pode pensar, ele não deve ser feito apenas dias ou semanas antes das datas comemorativas.

É fundamental que ele seja realizado no início ou final de cada ano, considerando todas as oportunidades de campanhas de acordo com o segmento alvo da empresa.

Pense na comunicação

Feito o planejamento, é hora de estruturar como será realizada a comunicação das campanhas sazonais. Para isso, é importante pensar na mensagem principal de cada uma delas e também nos canais que serão usados para tal.

Aqui, deve-se garantir meios de comunicação que sejam um bom suporte para a divulgação das ações, por exemplo: SMS Marketing, WhatsApp Business, solução de Voz e Messenger. Além disso, plataformas de gestão de campanhas e de atendimento também podem ser bastante úteis nessas épocas.

Automatize processos

Dado o intenso fluxo de informações e transações durante as campanhas sazonais, o uso de automações pode auxiliar e muito no sucesso nessas datas. São alguns deles

Essa é uma maneira de reduzir a realização de processos operacionais e investir na escalabilidade do trabalho de uma maneira geral, o que se refletirá não apenas nas datas sazonais, mas em todo o ano.

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Meça os resultados

Medir os resultados das ações em datas sazonais como Black Friday permite a identificação dos ganhos, mas também dos possíveis pontos de melhoria para oportunidades futuras. Além disso, a tecnologia traz inúmeros benefícios para a realização em si das campanhas em períodos sazonais, mas também para a medição dos resultados dessas ações.

Nesse sentido, é de extrema importância unir a prática de avaliação dos resultados das ações com o uso das tecnologias adequadas. Alguns resultados importantes de medir são:

As campanhas sazonais trazem bons retornos para as empresas quando devidamente planejadas e implementadas. Por isso, como vimos neste post, é preciso atentar para as oportunidades e também os passos necessários para ter resultados efetivos e também mensuráveis.

Bônus: checklist para campanhas sazonais

✔️ Definir os produtos e/ou serviços alvo das ofertas

✔️ Estruturar o tom de voz e o foco das mensagens da campanha sazonal

✔️ Traçar a estratégia de Marketing Digital para a campanha

✔️ Implementar e testar os canais de comunicação necessários nas datas

✔️ Conferir a navegabilidade e performance do site para atender à demanda

✔️ Treinar as equipes que trabalharão nas campanhas e nas vendas

✔️ Medir os resultados de cada campanha

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