Capas para Stories do Instagram: como criar Destaques no seu perfil para destacar conteúdos importantes

A área de Destaques do Instagram pode ser usada de forma estratégica para direcionar os seguidores e visitantes aos conteúdos mais relevantes da sua empresa


Capas para Stories do Instagram aparecem na área de Destaques da rede social, abaixo da bio. Elas são importantes para organizar o conteúdo de um Instagram empresarial ou profissional, direcionando visitantes para os Stories mais relevantes e estratégicos. As capas devem chamar a atenção, dentro da identidade visual da marca.


Os Destaques ocupam um lugar privilegiado no Instagram, logo abaixo da bio. Por isso, são um ótimo recurso para levar os visitantes ao conteúdo mais importante do seu perfil. Assim, os Destaques são a vitrine do seu Instagram e organizam os seus Stories de forma coerente e com uma narrativa. 

Para organizar e dar um visual atraente aos seus Destaques no Instagram, criar capas para Stories personalizadas é a melhor opção. Dessa forma, as capas são ótimas para dar personalidade a cada tópico, expressando a identidade da sua empresa e fixando informações importantes.

Isso tem impacto direto no número de novos seguidores que um perfil conquista, além de ajudar o público a encontrar conteúdos interessantes rapidamente. Veja a seguir como criar capas atraentes e organizar os Destaques no Instagram para aproveitar ao máximo esse recurso e aumentar o engajamento do seu conteúdo.

capas de stories de instagram resultados digitais

Perfil da RD no Instagram. Clique na imagem para acessar e ver os Destaques!

O primeiro passo: ter uma identidade visual consistente

A sua presença no Instagram deve ser uma verdadeira experiência para os seus seguidores. Quando um usuário entra no seu perfil, ele deve ter a sensação de estar visitando uma galeria e não uma apresentação amadora sem um conceito definido. Por isso, uma curadoria do seu feed, Destaques e Stories se faz necessária para proporcionar consistência visual. São ações fundamentais para fazer Marketing Digital no Instagram.

Como criar conteúdo com a cara da sua marca

O primeiro passo é revisitar o seu manual de marca ou criar um, caso ainda não tenha. Lá devem estar as diretrizes visuais, design, cores, uso de fontes e tom da comunicação que vão estar presentes em todo o seu conteúdo no Instagram, incluindo as capas para os Stories.

O objetivo é ter uma intenção e comunicá-la claramente a quem visita o seu perfil. As imagens devem evocar um sentimento e ter um conceito claro, contar uma história ou inspirar uma ideia, e não apenas ser bonitas ou chamativas. 

Por isso, as cores devem ser usadas com atenção e de forma comedida. Isso porque usar cores demais ou não ter uma paleta definida tira a força de identidade da sua marca, o que, além de ser visualmente desagradável, pode afastar seus seguidores. 

A boa notícia é que tornar consistente o design das suas imagens se tornou muito mais fácil com a ajuda de templates para customizar os recursos visuais de acordo com o assunto e, mais importante, com o tom de voz da sua marca. 

Portanto, defina o estilo dos recursos visuais e compartilhe imagens que sejam coerentes com ele, pois isso vai dar ao seu conteúdo um senso de conjunto. Assim, mesmo que postados em dias diferentes e sobre assuntos diversos, os seus Stories nos Destaques do Instagram vão ter uma narrativa identificável, sem depender das capas.

Guia do Instagram para Negócios

Mais do que curtidas: aprenda a gerar Leads, ganhar seguidores, fechar vendas e até fazer anúncios certeiros usando todas as funcionalidades do Instagram!

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Criando capas para os Stories do Instagram nos Destaques

Antigamente, se você quisesse uma imagem personalizada, teria que criar todos os elementos, fotografias, ícones e design. Assim, era bem difícil para pequenos negócios criar conteúdo no ritmo necessário para ter um perfil de sucesso nas redes sociais

Hoje, no entanto, templates personalizáveis e bancos de imagens fornecem todo o material necessário para criar recursos visuais com a cara da sua marca. Assim, se você quiser criar uma narrativa para uma ação especial e deixá-la em destaque no seu perfil, criar uma capa personalizada que represente a essência da sua campanha é algo simples e prático. 

Imagine que uma loja de produtos naturais tenha uma série de Stories com receitas especiais para incentivar o consumo dos produtos da estação. Nesse caso, uma possível capa seria uma imagem como esta:

capa de destaques instagram

Para criar uma capa a partir de um modelo, podendo substituir fotografia, imagens, texto e adicionar ícones, basta começar escolhendo um template para Instagram que combine com a sua marca e com a sua mensagem. Escolhido o template, você pode substituir elementos como cores, fontes, imagens e mudar o formato. 

O modelo original da capa acima foi criado para o feed do Instagram, como pode ser visto abaixo. Então a etapa final seria escolher a forma circular antes de fazer o download da imagem, ou ajustar o formato no momento de adicionar a imagem à capa do Destaque.

imagem para capa de stories

Veja abaixo como um mesmo template pode ser personalizado mudando cores, fontes, ícones e fotografias de fundo. Lembre-se de escolher as fotos e, se for o caso, o plano de fundo levando em conta as cores que identificam a sua marca e o tom da mensagem que você quer passar.

capas de stories de instagram com tema igual e cores diferentes

Criando Destaques no Instagram

Os Destaques no Instagram compõem uma coleção Stories escolhidos para permanecerem visíveis no perfil do usuário, ao invés de desaparecerem em 24h, podendo ter capas temáticas. Ao ficarem abaixo da bio do Instagram com ícones para cada categoria escolhida pelo usuário, são um importante recurso de engajamento e storytelling.

Criar um Destaque no Instagram é bastante simples. Veja os passos:

  1. Faça login no Instagram através do aplicativo para Android ou iOS;
  2. Toque no ícone “+” que está no canto direito do perfil;
  3. Os Stories antigos e recentes vão aparecer na tela. Selecione os que você quer adicionar a um mesmo destaque;
  4. Clique em “avançar”;
  5. Escolha o nome do Destaque e qual será a imagem de capa. 

Para adicionar Stories a um Destaque existente, basta clicar sobre sobre o Destaque em questão, mantendo o dedo pressionado, tocar em “editar destaque” e, tocar a opção “Stories”. Em seguida selecione os Sories que você deseja adicionar e, a seguir, a opção concluir (ou avançar).

Vale lembrar que apenas Stories publicados podem fazer parte dos Destaques. Ou seja, primeiro é preciso publicar um Story normalmente para depois adicioná-lo a um Destaque.

Adicionando capas aos Destaques do Instagram

Após criar o Destaque, o próximo passo é personalizá-lo com uma capa. Para isso, basta clicar sobre o Destaque escolhido e, mantendo pressionado, selecionar “Editar”. Depois, “Editar Capa” e, por fim, adicionar a imagem desejada.

Escolher capas especiais que representem o tema de cada Destaque é fundamental para um visual atraente e conquistar a atenção dos usuários. A seguir, veja dois exemplos:

capas de stories para Destaques do Instagram bom exemplo

O perfil acima adicionou ícones personalizados para representar o conteúdo de cada Destaque. Além de simbolizarem os conteúdos, as capas dos Destaques têm uma identidade visual definida, com uma paleta de cores coerente com o logo da marca. Mais atraente do que os Destaques do perfil abaixo:

capas de stories para Destaques do Instagram bom exemplo

Organizando os Destaques

As capas dos Destaques no Instagram são organizadas lado a lado em ordem cronológica. Assim, quando um Story é adicionado a um Destaque, ele é considerado o mais recente e passa automaticamente a ser o primeiro da fila, da esquerda para a direita. Por isso, o Destaque que você quer que fique na primeira posição deve ser o último a ser editado.

Como não é possível escolher a posição de cada Destaque, a única maneira de alterar a ordem intencionalmente é adicionando novos Stories. Caso você não queira adicionar novos Stories a um Destaque mas queira que ele fique em primeiro lugar na fila, basta excluir e adicionar novamente o último Story adicionado, seguindo os passos abaixo. 

  • Selecione o Destaque;
  • Clique em “mais”;
  • Remova um Story;
  • Selecione novamente o Destaque;
  • Clique novamente em “mais”;
  • Adicione o Story que foi removido.

Assim, se você tem um destaque que considera ser o mais relevante do seu perfil, toda vez que você atualizar outros Destaques, basta repetir esses passos para mantê-lo sempre em primeiro lugar.

Número de Destaques no perfil

Não há limite para o número de Destaques que podem ser adicionados ao perfil, mas o ideal é que você pense em termos de seções que agrupam Stories em categorias, por uma questão estética e de organização. Dessa forma, você pode pensar nos principais assuntos e criar Destaques em uma quantidade adequada. 

Se você tiver destaques demais, eles tendem a perder a relevância e ter as categorias pouco definidas, o que vai confundir e cansar o seu público.  Um bom começo é definir sete temas para os Destaques, pois é esse o número de ícones que vão ser visualizados pelo usuário ao entrar no seu perfil. 

Uma divisão básica, para uma ideia inicial, é escolher temas abrangentes como:

  • FAQ
  • Tutoriais
  • Promoções
  • Produtos 
  • Informações Básicas
  • Novidades
  • Blog

Essas informações em destaque são decisivas quando um cliente em potencial tem o primeiro contato com a sua marca. Então, se você usa o Instagram como uma ferramenta para divulgação e vendas, dê atenção especial às categorias e capas dos seus Destaques. 

Além dos temas genéricos mencionados acima, pense em assuntos específicos relacionados ao seu produto ou serviço que interessem ao seu público. Essa é a melhor forma de decidir quais tópicos merecem destaque. Assim, você ajuda o visitante a conhecer a história e a essência da sua empresa, confiar no que ela oferece e identificar os benefícios e diferenciais do seu produto, 

Número de Stories por Destaque

Se, por um lado, o número de Destaques é ilimitado, a quantidade de Stories para cada Destaque é de no máximo cem. Depois disso, os mais antigos vão sendo automaticamente retirados do Destaque. 

De qualquer forma, é recomendável que a sua coleção seja mais concisa, já que a ideia é organizar e destacar o conteúdo mais relevante. Se o número for muito grande, provavelmente informações importantes vão deixar de ser vistas pelo seu público.

Vá além das capas para Stories no Instagram

As melhores contas do Instagram são consistentes, não apenas na frequência das postagens, mas principalmente na identidade visual. E isso não apenas em relação às capas dos Destaques no Instagram, mas a todo o conteúdo. Veja esse exemplo de Feed do Departamento de Turismo de Dakota do Sul:

Feed Instagram

Claro que manter o feed com cores tão harmônicas entre si pode ser limitador e, por isso, deixado de lado em favor do conteúdo. Mas o importante é ter sempre em mente que o uso das cores deve ser levado em conta no conjunto de um grupo de postagens. Você pode usar contrastes, por exemplo, mas isso não deve acontecer por acaso ou descuido. 

Já no caso das capas para Stories nos Destaques do Instagram, a tarefa é bem mais simples. Basta usar templates, ícones e fotografias de banco de imagens e personalizar cada capa de acordo com o conteúdo dos Destaques e com a personalidade do seu perfil. 

Além disso, é fundamental manter os Destaques organizados, com conteúdos realmente relevantes e não exagerar no número de categorias, para que o seu perfil fique mais bonito e não deixe o visitante na dúvida sobre qual Destaque que contém o que ele está procurando.

Por fim, caso você queira se aprofundar ainda mais nas possibilidades dessa rede social, acesse o Guia do Instagram para Negócios. O eBook foi atualizado, e te ensina a usar as funcionalidades mais relevantes para gerar vendas. Basta preencher o formulário abaixo para ler gratuitamente!

Guia do Instagram para Negócios

Mais do que curtidas: aprenda a gerar Leads, ganhar seguidores, fechar vendas e até fazer anúncios certeiros usando todas as funcionalidades do Instagram!

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Deixe seu comentário

Comentários