O que você pode aprender com o case de sucesso da 8D Pro com o RD Station CRM?

Pela primeira vez, a agência experimentou o que significa ter controle sobre o processo comercial, além de outras funcionalidades

Manoela Folador
Manoela Folador2 de outubro de 2019
Semana da Transformação Digital

Histórias de sucesso são excelentes para inspirar e fazer surgir novas ideias. Por isso, resolvemos compartilhar o case da Agência 8D Pro, que revolucionou seus resultados com a ajuda do RD Station CRM. Mostrando que, para alcançar um nível mais alto, é preciso se desprender de antigos hábitos e da zona de conforto.

Eles bateram 95% da meta anual em agosto, depois de redesenhar todos os processos e estratégias utilizadas na empresa por quase 5 anos. Confira mais sobre essa história e as lições que você pode aprender a seguir!

Dica: todas as etapas apresentadas ao longo do case podem ser implementadas com o RD Station CRM. Você pode saber mais sobre a ferramenta na nossa demonstração ao vivo e conhecer as funcionalidades de funil de vendas, telefone virtual, WhatStation, relatórios, integrações e muito mais!

CRM

Demonstração ao vivo do RD Station CRM

Assista ao vivo à uma demonstração completa do RD Station CRM e entenda como multiplicar as vendas e ter mais resultado em seu processo comercial!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

A diferença entre estar consolidado e estagnado no mercado

A 8D foi criada em 2013, como uma agência que prestava serviços de propaganda e Marketing Digital em Belo Horizonte. Na época, o time era formado por 3 pessoas, sem uma sede própria mas com muita vontade de crescer e dominar o mercado.

Cada venda era uma vitória. Com o tempo, a empresa ganhou certa popularidade e a situação foi melhorando: contrataram mais funcionários, montaram um escritório e cresciam um pouquinho a cada mês. Por quase cinco anos, a agência seguiu nesses mesmos moldes.

Essa sensação de estabilidade talvez fizesse parecer que a empresa estava consolidada. Mas, se olharmos por outro ângulo, se o crescimento não é expressivo e os negócios não se desenvolvem com bom ritmo, a empresa pode estar, na verdade, estagnada no mercado. Para uma operação com menos de 5 anos, esse status é assustador.

Perceber essa diferença foi o que motivou a 8D a fazer mudanças estratégicas, fundamentais para atingir os resultados que mencionamos acima.

A importância de um processo comercial bem alinhado

Para crescer, toda empresa precisa vender mais e melhor. Isso significa atrair mais clientes, ter ofertas mais atrativas, fechar mais negócios e entregar serviços de alta qualidade para fidelizá-los. Foi nisso que a 8D decidiu investir para virar a chave do seu desenvolvimento.

No dia a dia, os erros no processo comercial eram perceptíveis. Clientes precisavam cobrar orçamentos que haviam solicitado, os vendedores se esqueciam de fazer os follow-ups nas negociações e não registravam os termos acordados com cada cliente.

O impacto de um processo comercial desorganizado pode ser catastrófico para uma empresa. Queda nas vendas, improdutividade do time, custos altos para a operação, insatisfação de clientes… Os maiores pesadelos de qualquer gestor!

>> Leia mais: Entenda a importância de ter um processo de vendas para sua empresa

Ao se dar conta desse cenário, a 8D deu um passo atrás e decidiu rever seu processo comercial, etapa por etapa, desenhando como tudo deveria acontecer idealmente. Outro ponto importante foi a revisão das métricas. A agência costumava acompanhar o faturamento como indicador principal, mas sabemos que outras métricas também precisam ser analisadas:

  • Oportunidades que chegaram ao pipeline;
  • Taxa de conversão em vendas;
  • Ciclo médio de vendas;
  • Ticket médio;
  • Métricas individuais por equipe e por vendedor, etc.

Com isso, a 8D disse adeus às rotinas que travavam seu crescimento e decidiu implementar um CRM para colocar todo esse planejamento em prática.

CRM é mais do que ferramenta, é uma cultura

A princípio, a 8D buscou por ferramentas estrangeiras de CRM - tentando encontrar uma solução que abrigasse seu novo processo comercial e que fosse atrativa o suficiente para que o time a utilizasse.

Porém, todos os CRMs testados eram rapidamente abandonados, algo que acontece com muita frequência em empresas que decidem adotar novas ferramentas. Isso ocorre porque CRM não é apenas uma plataforma, é uma cultura de trabalho.

Ao rever os processos, a 8D descobriu vários gargalos que impediam o bom trabalho do time Comercial. Faltava organização, controle e cadência. Em tese, essas três frentes são bem cobertas por qualquer CRM. Entretanto, se não houver adesão do time à ferramenta e adaptação das rotinas, não há CRM que faça milagres.

Nesse quesito, a 8D nos dá uma lição muito importante: pesquise, teste e planeje a adoção de um CRM. Certifique-se de que a ferramenta se encaixa no processo que você desenhou junto do seu time, e tenha segurança de que todos estão dispostos a fazer as mudanças necessárias. Não escolha o seu CRM com pressa.

Conhecer a ferramenta escolhida e o potencial que ela oferece à sua empresa é fundamental

Depois de muita procura, a 8D decidiu prestigiar uma empresa brasileira e escolheu o RD Station CRM. A primeira etapa depois da contratação foi estruturar todo o funil de vendas dentro da ferramenta, centralizando a gestão e atribuindo aos vendedores a tarefa de registrar todas as informações no CRM.

Pela primeira vez, a agência experimentou o que significa ter controle sobre o processo comercial. E não foi só isso! Conhecendo o RD Station CRM, a 8D percebeu outras funcionalidades que ofereciam vantagens para a operação, como:

  • Os filtros de visualização do funil, que permitem selecionar as oportunidades com maior potencial de fechamento no pipeline e priorizá-las e garantir a venda;
  • Os relatórios em tempo real, que são essenciais para que o gestor possa enxergar os gargalos e tentar solucioná-los o quanto antes;
  • A integração do CRM com a agenda dos vendedores, o que impede que compromissos sejam esquecidos, especialmente o envio de orçamentos e os contatos de follow-up.

É possível que, na pressa de escolher uma ferramenta e por achar que ela, sozinha, causará a revolução que a empresa precisa, muitos gestores não façam questão de conhecer todo o potencial que um CRM oferece. E, com isso, acabem perdendo oportunidades de melhorias que nem imaginam que são possíveis.

Dando atenção para as funcionalidades, foi possível organizar o processo, controlar as etapas e obter os dados necessários para gerenciar melhor as vendas. E, claro, contar com o apoio da tecnologia para automatizar funções e ganhar produtividade e escala.

>> Leia mais: Conheça as soluções da 8D Pro em Marketing e Vendas

A 8D economizou 40% no tempo de gestão comercial usando o RD Station CRM, o que possibilitou que o gestor pudesse se ocupar ainda mais com o desenvolvimento da sua equipe e com o crescimento da empresa.

É preciso ter metas e métricas inteligentes para crescer

Se antes do CRM a 8D acompanhava apenas o faturamento como métrica principal, depois da contratação houve uma verdadeira transformação na maneira como eles encaravam os resultados.

No mês de janeiro, a agência configurou sua meta anual no RD Station CRM, temendo que ela não seria alcançada. Afinal, o processo ainda era muito novo, e eles estavam se adaptando e caminhando devagar em meio às mudanças que aconteceram na empresa.

Porém, usando a ferramenta diariamente, acompanhando os relatórios e dados estratégicos e com total controle de cada etapa do comercial, a 8D atingiu 75% da meta anual no mês de maio. E 95% da meta em agosto.

Ou seja: não só vão cumprir o objetivo do ano, como também vão terminar 2019 superando as próprias expectativas!

Não é incrível? Com a ferramenta adequada, o processo comercial redesenhado e uma nova cultura de trabalho orientada por dados, a empresa atingiu o ritmo de crescimento que sempre desejou.

Descubra como alcançar o sucesso da 8D Pro

Nós te contamos que o RD Station CRM foi fundamental para o sucesso da 8D Pro em 2019. Se você quer saber como nós podemos ajudar a melhorar a sua gestão comercial e  levar  sua empresa para um novo patamar, conheça o RD Station CRM!

CRM

Demonstração ao vivo do RD Station CRM

Assista ao vivo à uma demonstração completa do RD Station CRM e entenda como multiplicar as vendas e ter mais resultado em seu processo comercial!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Manoela Folador

Manoela Folador

Quem escreveu este post

Marketing Analyst na Resultados Digitais

Veja também

Vendas
Saiba como definir uma estratégia de preço para seus produtos ou serviços
Vendas
Múltiplos funis de venda: quando utilizar e como fazer a gestão com inteligência
Vendas
Script de vendas: o que é e como criar um roteiro adaptado aos seus objetivos de negócio