RD Marketing Day: especialistas avaliam as ações de marketing no BBB 21

A edição mais recente do Big Brother Brasil foi tema de um painel no RD Marketing Day, evento da RD Station para celebrar profissionais de marketing


O BBB 21 terminou no início do mês de maio depois de mais de 100 dias de confinamento dos participantes. O “Big dos Bigs”, como foi apelidado, teve recorde de audiência de espectadores, extensa cobertura da mídia e um número inédito de patrocinadores. As ações de marketing geraram centenas de milhões de reais em receitas para o programa.

A edição 2021 foi assunto do painel Case BBB: Os especialistas de Marketing estão vendo, que abriu o primeiro dia do RD Marketing Day. É o maior evento em comemoração ao mês do profissional de marketing, organizado pela RD Station.

O painel foi mediado por Ana Clara Rocha e Alisson Maria, da RD Station, e contou com os convidados Dudu Noronha, head de Social Media da SumUp, e Vinicius Gambeta, head de Conteúdo da Agência de Bolso. Eles começaram fazendo uma análise dos números: ao todo, foram 22 anunciantes, e 11 patrocinadores diretos. As cotas de patrocínio variaram de R$ 18 milhões a R$ 78 milhões. Mas será que vale a pena o investimento?

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Participantes conversaram ao vivo remotamente

Leia a cobertura completa do RD Marketing Day:

A festa do pijama do McDonald’s no BBB

“Não dá para pensar só no resultado imediato daquele patrocínio. Tem que pensar nas possibilidades que o programa oferece, no alcance e exposição de uma marca que entra na casa de milhões de brasileiros”, afirmou Dudu Noronha.

A ação mais comentada no painel foi a do Méqui, que ofereceu uma festa do pijama para os participantes, com roupas e outros elementos da rede – além dos lanches, é claro. No Twitter, o McDonald’s Brasil entrou nos Trending Topics, com muitas mensagens de influenciadores desejando reproduzir aquela mesma ação dentro de casa.

O resultado? Mais de 50 milhões de menções da marca nas redes sociais, e um aumento de 1.000% nas buscas no Google.

O painel também lembrou que muitas das ações ultrapassam os limites da “casa mais vigiada do Brasil”. Mal saiu do BBB e o brother Gil do Vigor, que ficou em quarto lugar, estrelou campanhas da marca Vigor de laticínios e também do banco Santander. O banco falou sobre Open Banking, um tema complexo, de uma maneira divertida e didática e com inserções no intervalo comercial de programas de grande audiência, como Fantástico e Jornal Nacional.

Os administradores brilharam

Outro assunto comentado durante o painel foi a importância cada vez maior dos administradores, apontados por muitos como os verdadeiros protagonistas do “Big dos Bigs”. Times de voluntários, junto com estrategistas de marketing, mostraram que não bastava apenas postar os conteúdos programados. É necessário construir a narrativa que se adeque à dinâmica do programa – que pode mudar de uma hora para outra.

Foram os administradores um dos principais responsáveis por fazer Juliette sair de 3 mil seguidores para 29 milhões, tornando a campeã a terceira BBB mais seguida do Brasil, atrás somente de Sabrina Sato e Grazi Massafera.

“Os administradores assumiram de fato o protagonismo, eles entenderam que o participante é uma marca e que eles são um time escalado para cuidar dessa marca. É um trabalho complexo, que envolve produzir um conteúdo que interaja com o que está ocorrendo dentro da casa, converse com os perfis de outros participantes e também sirva para gerar parcerias com outras marcas. Eles estão de fato jogando aqui fora enquanto os BBBs estão lá dentro”, destacou Alisson Maria.

Finalizando o painel, os participantes reforçaram que o público está buscando marcas que geram conversa. Nesse sentido, o propósito tem sido uma grande preocupação para as pessoas. “O consumidor não quer apenas marcas que jorram promoções, não querem só um CNPJ, procuram marcas que geram conteúdo de valor, que tenham uma opinião. Um propósito bem definido faz com que as pessoas se sintam parte daquele grupo”, finaliza Vinicius Gambeta, head de conteúdo da Agência de Bolso.

Assista ao RD Marketing Day

Você pode assistir a esse painel e a toda programação do RD Marketing Day 2021 gratuitamente. Foram 10h de conteúdo ao vivo e on demand, com cases de sucesso e profissionais de destaque no mercado. Para ter acesso a todo esse conhecimento, basta preencher o formulário abaixo. E mesmo que você não tenha conseguido assistir ao vivo, os vídeos ficam disponíveis para serem vistos a qualquer momento. Aproveite!

Acesse todo o conteúdo do RD Marketing Day 2021

Assista aos dois dias da live e a todo o conteúdo educativo do evento que celebrou os profissionais de Marketing do Brasil, com grandes nomes do nosso mercado!

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