Disparo de ouro: como a Evolution Nutrition conseguiu gerar R$ 14 mil em vendas com o envio de apenas um email

Com este único disparo, a empresa já pagou um ano da ferramenta! Confira qual foi a estratégia por trás desse case de sucesso e inspire-se para alcançar resultados como o deles

Leonardo Bressiani
Leonardo Bressiani19 de junho de 2020
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Um espírito empreendedor e muita vontade de fazer acontecer são duas características marcantes na personalidade de Rafael Yaroussalian. Durante a conversa que deu origem a este post, ele nos contou mais detalhes sobre o resultado tão expressivo que consta no título desta publicação. Tivemos a oportunidade de conhecer e reconhecer o envolvimento que ele tem com seu trabalho.

Com mais de 15 anos de experiência em gerenciamento de ecommerce e passagem por diversas empresas, incluindo algumas fundadas por ele mesmo, Rafael nos contou que já viveu muitas situações ao longo da sua carreira. Nenhuma delas, no entanto, como essa.

Hoje, coproprietário da Evolution Nutrition, um e-commerce de suplementos alimentares e que também atende em 15 lojas físicas espalhadas pelo Brasil, compartilhou com a gente as decisões estratégicas que fizeram com que, em um único email, a Evolution Nutrition conseguisse gerar em vendas cerca de 10% do faturamento mensal da loja.

Nos próximos parágrafos, vamos compartilhar com você as principais informações sobre esse case de sucesso para que possa se inspirar e gerar resultados tão expressivos quanto os dele. Continue com a gente!

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“Nada é tão bom que não possa ser melhorado”

Inaugurado bem próximo à Black Friday de 2019, o novo site da Evolution Nutrition foi lançado com muita emoção: após problemas com seu antigo fornecedor, a loja virtual só pôde contar com o checkout operando na data da promoção. 

As campanhas programadas antecipadamente para a divulgação das ofertas estavam rodando há algum tempo e, até o último minuto, seu site não estava funcional para a realização de compras.

Para tentar minimizar os impactos em sua estratégia, ele nos conta que resolveu enviar um email para toda a sua base comunicando suas ofertas de Black Friday no dia da promoção. A ferramenta que utilizava não possuía os recursos que precisava e “provavelmente muitos emails caíram no spam”, afirma. Essa experiência o tornou um pouco descrente na geração de resultados por parte de Email Marketing.

Durante o período inicial da loja virtual, a estratégia da Evolution Nutrition era basicamente focada em remarketing e influenciadores. Com cerca de 90 influenciadores em seu time, entre eles grandes nomes da mídia, Rafael nos contou que o resultado de vendas não era baixo. No entanto, sua taxa de recompra poderia ser muito melhor, variando entre apenas 15% e 20%.

A busca por uma ferramenta de Automação de Marketing que suprisse suas necessidades

Com as vendas da Evolution Nutrition indo bem graças às suas estratégias de divulgação e melhorias realizadas no site, Rafael nos conta que sabia que aquele era o momento de começar a trabalhar o relacionamento com seus clientes e, consequentemente, aumentar sua taxa de recompra. 

Até então, ele não tinha muito conhecimento sobre quem eram as pessoas que estavam adquirindo seus produtos, mas sabia que uma ferramenta de Automação de Marketing o ajudaria não só a entender melhor seu público, como também a otimizar sua estratégia de relacionamento.

E, após testar diversas opções, um de seus amigos de confiança o indicou o RD Station Marketing. Ao fazer a comparação com outras ferramentas, ele nos conta que não sentia que nenhuma outra tinha “a sua cara” e, então, optou por fazer parte do nosso time de clientes.

Já nas primeiras semanas de implementação do RD Station Marketing, ele e a consultora estratégica do nosso time de apoio para a implementação da ferramenta já estavam revisando juntos seu planejamento para que a Evolution Nutrition pudesse aproveitar o conhecimento que estava sendo gerado sobre seus clientes para aplicar em ações de reconversão.

Ele ressalta que “sem a implementação, talvez suas prioridades fossem outras”. Mas, junto com a nossa consultora de implementação, eles entenderam juntos qual era o melhor caminho a ser trilhado.

Como o RD Station Marketing ajudou a Evolution Nutrition a dar o próximo passo nas estratégias de Marketing Digital

Para o período de pandemia, os sócios da empresa tiveram a ideia de lançar um kit de suplementos que pudesse ajudar seus clientes no fortalecimento do sistema imunológico. Intitulado de “Kit Imunidade”, o produto tinha um grande potencial de vendas durante este período inicial da pandemia.

Em conversa com a nossa consultora estratégica, ele estava decidido a não enviar nenhum email, dada sua experiência anterior. Juntos, no entanto, eles entenderam que esse era o momento de dar uma nova chance, agora com os recursos do RD Station Marketing à sua disposição.

Por ainda estar no período inicial do uso da ferramenta e os recursos de Lead Tracking e Lead Scoring não estarem totalmente programados, seria necessário realizar um disparo em massa para toda a sua base de Leads engajados.

Para ele, a ideia de falar com todas as pessoas, sem nenhuma segmentação, não era muito agradável. Havia um certo receio de que a mensagem não fosse bem recebida e isso prejudicasse seu disparo, colocando-o na caixa de spam e puxando para baixo suas possíveis conversões com o email.

A solução encontrada por ele foi inusitada: as primeiras linhas do texto já contavam com uma opção de descadastro. Para ele, um descadastro é muito melhor do que seu Email ir para o SPAM. E, como você pode ver abaixo, ele decidiu seguir com uma comunicação bem próxima ao usuário, apostando em uma linguagem casual e em uma linha de raciocínio que vai construindo a importância do seu produto ao longo do texto.

A construção do email foi toda feita através do RD Station Marketing, otimizando-o com recursos de personalização e facilitando a construção da estrutura através do recurso “arraste e solte”. Detalhes imprescindíveis para que sua mensagem fosse concebida e disparada de maneira mais profissional do que a feita da última vez.

O email, em uma primeira olhada, pode parecer longo. Mas essa é uma das principais questões aqui: quando você sabe como conduzir a conversa com o seu público e oferece uma solução relevante ao longo da sua mensagem, o seu conteúdo se torna atrativo.

O resultado não poderia ser outro: a mensagem colocada no começo do email gerou ainda mais confiança na empresa e, em uma base de mais de 5 mil usuários, foram feitos apenas 25 descadastros. Esses poucos descadastros, no entanto, não foram negativos para o Rafael, muito pelo contrário: ajudaram-no a ter uma base mais limpa e que correspondesse o interesse nos produtos ofertados. Desta maneira, envios futuros serão bem mais aceitos e com menos chance de irem para a caixa de SPAM dos seus contatos.

Já o conteúdo criado e as ofertas disponibilizadas dentro da mensagem conseguiram gerar interesse em seus contatos e, unido ao botão de conversão ao fim da mensagem, foram realizados mais de 14 mil reais em vendas somente com esse envio.

Rafael nos conta que, antes de contratar o RD Station Marketing, ele teve que insistir bastante para que seus sócios embarcassem nessa ideia, já que o investimento poderia ser utilizado para a contratação de mais influenciadores. Em apenas um disparo o email acabou gerando 10% do faturamento da loja durante aquele mês e a ferramenta se pagando pelo próximo ano. “O que vier a partir daqui é lucro”, falou. 

Os próximos passos em busca de mais resultados expressivos

Nas primeiras semanas de implementação do RD Station Marketing, a Evolution Nutrition já conseguiu gerar resultados bem expressivos em parceria com o nosso time de consultoria estratégica.

Ao fim desse período, Rafael foi recebido pelo nosso time de Sucesso do Cliente e poderá contar com a nossa consultora para auxiliá-lo em seus próximos passos durante toda a sua jornada com o RD Station Marketing.

A Evolution Nutrition agora está ainda mais focada em conhecer seus clientes através da gestão de Leads para que os resultados daquele email se repliquem em outros disparos ainda mais certeiros no futuro. A divulgação em redes sociais através de influenciadores também continua, mas agora com um acompanhamento maior dos resultados gerados por eles através de Landing Pages exclusivas.

Você também pode fazer como o Rafael e trazer o RD Station Marketing para tornar suas estratégias de Marketing Digital ainda mais efetivas. Comece o seu teste grátis agora mesmo (sem a necessidade de cadastrar cartão de crédito) e seja apresentado a um novo mundo de possibilidades!

Os resultados só dependem de você. “Você vai se doar? Você vai aproveitar a plataforma e tudo o que pode oferecer?”, ele pergunta. Se a sua resposta for sim, pode vir que estamos preparados para apoiá-lo.

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Leonardo Bressiani

Leonardo Bressiani

Quem escreveu este post

Publicitário com dez anos de experiência em comunicação criativa, atuou como produtor de Conteúdo na Resultados Digitais.

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