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9 cases de Growth Hacking vindos direto do RD Summit 2016

Como 6 empresas aumentaram muito seus resultados com 9 hacks simples e baratos aplicados após a participação no RD Summit

No RD Summit de 2016 dei a palestra “Growth Hacking: 10 técnicas avançadas (e práticas) para dar tração ao seu negócio”.

Além das técnicas/hacks em si, a minha grande provocação no dia foi sobre as várias desculpas que sempre escuto das empresas com as quais converso sobre o tema.

A desculpa mais comum é não ter tempo/recurso o suficiente para pensar e testar novas ideias e métodos para fazer a empresa crescer.

Para ajudar as empresas a fugirem dessa desculpa, no fim da palestra propus um desafio: as pessoas tinham 30 dias para executarem alguns testes e gerarem crescimento para suas empresas. Então eu selecionaria as mais relevantes e citaria em um post no blog da Resultados Digitais.

Portanto, o objetivo do post é compartilhar hacks incríveis — e inesperados — de 6 empresas para provar como realmente a desculpa da falta de tempo e de recursos é contornável.

Aviso importante: os formatos dos hacks estão bem diferentes entre si porque foi a forma como as empresas me enviaram as informações. Portanto, em alguns exemplos há mais números e gráficos enquanto outros estão mais enxutos e com menos detalhes. Mas o importante é que todos passam a mensagem de que é possível gerar crescimento com ações simples e poucos recursos.

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Índice

Superlógica

O Superlógica é um sistema de gestão voltado à economia da recorrência que atua em 4 verticais: assinaturas (SaaS e produtos/serviços digitais), condomínios, imobiliárias e educação. As ferramentas ajudam a automatizar atividades da área financeira como cobranças, envio de boletos e nota fiscal etc.

Hack #1: Marketing de conteúdo + tendências

Esse primeiro hack da Superlógica é muito interessante porque eles conseguiram entender uma mudança que estava ocorrendo no mercado e capitalizar ao máximo em cima disso.

A ideia do hack veio com a nova regra da Febraban sobre emissão de boletos. A partir do início de 2017 não é mais permitido gerar boletos sem registro (ele passa a ser obrigatório). Como é uma regra que afeta pelo menos centenas de milhares de empresa no país, naturalmente surgiriam várias dúvidas sobre o assunto e o número de buscas aumentaria.

Se observarmos no Google Trends, é exatamente o que acontece:

Com base na expressão “boleto sem registro”, eles construíram um post completo sobre o assunto no blog: quais as mudanças e os impactos, como as empresas terão de se adaptar etc.

Para impulsionar rapidamente o blog post, também produziram e publicaram guest posts em sites como Portal Administradores.com, Saia do Lugar e outros, que já renderam milhares de acessos desde então.

Resultados: em alguns dias o post já conquistou as primeiras posições no Google para algumas keywords importantes. Em menos de 2 meses o post chegou a ter mais de 55 mil visitas e mais de 8 mil compartilhamentos nas redes sociais, comprovando que a demanda pelo tema era real e que o post conseguiu atrair uma atenção incrível.

Além do tráfego, foram gerados milhares de Leads a partir do post, centenas de oportunidades e clientes.

Adeus Rotina

Todos os hacks desse post são muito interessantes, mas preciso confessar que os do Adeus Rotina foram os que eu mais gostei. Primeiro pelo próprio produto ser pouco convencional, segundo porque o Maicon foi muito sagaz e criativo em todos os casos. Ele enviou 4 hacks, mas vou destacar os dois que mais trouxeram resultados.

O Adeus Rotina é um clube de assinatura para casais que entrega para os assinantes, todos os meses, uma caixinha com produtos eróticos e dicas para apimentar e manter um relacionamento saudável e longe da rotina. O negócio tem um apelo forte ao sentimento e gera empatia com os clientes por ter o propósito claro de ajudar as pessoas a terem relacionamentos melhores.

Hack #2 – Propaganda gratuita no Pretinho Básico

O Pretinho Básico é um programa de rádio (agora também web, podcast etc.) com uma das maiores audiência no Sul do Brasil. Sabendo de um quadro de vaga de empregos, o Maicon se aproveitou para divulgar sua empresa. Veja abaixo como ele mesmo descreveu o que foi feito:

“Conhece o Pretinho Básico? Sabe o quadro que eles têm de vagas de emprego? Então uni o útil ao agradável. Precisava de uma pessoa para me ajudar no marketing e obviamente queria vender mais e, além disso, sempre quis saber o quanto de retorno me daria um anúncio no Pretinho Básico, que tem uma audiência imensa. Então mandei uma vaga pra lá, mas montei um texto de uma forma que eu divulgava a vaga mas ao mesmo tempo fazia uma propaganda descarada do negócio. Só para ter uma ideia, um anúncio no Pretinho para toda a rede pode chegar a 50 mil reais por inserção em torno de 1min. Segue anexo o áudio do anúncio.”

 

 

Resultados: além de ter de fato recebido vários currículos para a vaga que estava buscando, eles conseguiram vender assinaturas e ainda por cima testaram o retorno do canal para um futuro anúncio pago. Segundo as próprias palavras do Maicon, “não gastei 1 centavo para isso”.

Hack #3 – Uso de influenciadores

Essa estratégia é simples e conhecida, mas, se bem feita, pode gerar resultados com custos muito baixos. O que eles fizeram foi selecionar alguns blogs, youtubers e celebridades e enviar uma caixinha com os produtos deles. Um dos resultados dessa iniciativa foi a matéria completa feita no site Diva Depressão, com fotos do produto e descrição da experiência. A matéria completa pode ser vista neste link.

Resultado: como o site tem um tráfego grande, apenas essa matéria dobrou o faturamento do Adeus Rotina.

Seguridade

A Seguridade é uma empresa bem grande e que presta serviços de segurança e limpeza como portaria, jardinagem etc. Além disso, também possui uma agência de recursos humanos e auxilia empresas em seleção e recrutamento. O analista de marketing da Seguridade, Gabriel, contou que “fizemos duas pequenas alterações em nosso site que nos deram resultados fantásticos!”.

O que eu gostei nas ações do Gabriel foi o fato de que, apesar de serem muito simples, geraram resultados incríveis.

Hack #4 – Aumento do número de currículos enviados

A Seguridade é uma empresa muito grande, com mais de 2 mil colaboradores. Só isso já faz com que ela precise contratar constantemente. Mas, além disso, a empresa também possui um serviço de agência de RH que auxilia na seleção e recrutamento para várias outras empresas. Por isso, para eles é super importante receber um número alto de currículos pelo site.

E qual foi o hack? Antes, os visitantes podiam enviar o currículo por email ou até mesmo cadastrá-lo direto no sistema. Dessa forma, recebiam uma média de 20 currículos por mês.

Ao ver que essa página tinha um bom tráfego e sabendo da importância do recebimento de currículos, eles fizeram algo bem simples: possibilitaram o envio dos currículos de outro jeito, anexando o currículo à mensagem.

Resultado: colocar a opção de anexar o currículo no formulário dessa página multiplicou em mais de 10 vezes o número de currículos recebidos, chegando a mais de 200 currículos por mês.

Hack #5 – Inserção de CTA de pedido de orçamento

Uma outra alteração simples que também gerou grandes resultados foi facilitar a solicitação de orçamentos por meio de um CTA no menu superior e da caixa de Fale Conosco no canto inferior direito.

Resultado: essas duas melhorias simples aumentaram em 5 vezes o número de orçamentos recebidos por mês — de 3 para 15 pedidos de orçamento por mês.

Usemobile

A Usemobile é uma empresa de desenvolvimento de aplicativos que começou a sua operação de marketing há pouco tempo, em março de 2016. O que mais me chamou atenção na técnica que eles usaram foi o foco em melhorar o conteúdo ao invés de simplesmente sair criando conteúdos novos, uma tendência muito natural da maioria das empresas.

Hack #6 – Atualização e reutilização de posts antigos para geração de tráfego

Desde a formação do time, Marketing de Conteúdo sempre foi a principal estratégia. Desde o início, o time produzia uma quantidade significativa de posts, focando no aumento do número de visitas no site.

Depois de alguns meses, produzindo de 2 a 3 posts por semana e fazendo algumas ações virais, eles chegaram a atingir mais de 10 mil visualizações de páginas.

Mas também viram que, com um time pequeno, seria muito difícil alcançar uma qualidade ótima nos posts mantendo uma frequência alta publicação. Para atingir o nível de qualidade que julgam ótimo, reduziram a frequência de posts para uma publicação por semana. A consequência foi a redução no número de visitas no site. Desde novembro, estavam com uma média de 5.500 visitas de páginas por mês.

Com objetivo de aumentar novamente o tráfego do site, mas sem produzir conteúdos em uma frequência maior, decidiram atualizar conteúdos antigos e rasos e fazer novamente a promoção desse conteúdo atualizado. Depois disso, passaram a divulgar novamente esses posts atualizados, totalizando uma divulgação de 2 a 3 posts a mais por semana.

Resultado: logo no primeiro mês de melhoria já foi possível ver um aumento de 59% no número de pageviews em relação ao mês anterior, atingindo mais de 8 mil visualizações. Os resultados continuaram melhorando mês a mês, atingindo quase 14 mil visualizações de página em abril e retomando o patamar anterior com 3 novos posts por semana.

Escola EDTI

A Escola EDTI é voltada ao ensino de técnicas e ferramentas para análise de dados e melhoria de processo. Esses cursos são oferecidos à distância ou presencialmente. O que me chamou atenção é que eles colocaram na prática duas dicas que eu citei na palestra. Novamente dicas simples e com custo quase zero, mas que geram um impacto bem positivo.

Hack #7 – Otimizar formulário

“Para atrair Leads, oferecemos um curso gratuito chamado White Belt, onde são apresentados os conceitos iniciais sobre melhoria de processos, tais como definição de objetivo e indicadores e como mensurar o impacto das mudanças. Criamos uma Landing Page estilo pop-up em algumas páginas do nosso site oferecendo o curso gratuito de White Belt. A primeira versão tinha taxa de conversão de 4,28%. Testamos uma variação da Landing Page dessa mesma oferta”.

Resultado: o novo pop-up conseguiu um atingir uma taxa de conversão de 9,60% (123% maior). Isso significou 240 novos leads e 6 novas vendas por mês apenas com esta mudança.

Hack #8 – Aproveitar páginas com muito acesso

A lógica desse hack que eu comento na palestra é o seguinte: geralmente as empresas tem páginas do site subaproveitadas. Por isso, o que recomendo é encontrar pelo Google Analytics as páginas a que você tem muito acesso e dar um jeito de gerar Leads ou levantadas de mão por ela. Seja com CTA, pop-ups contextualizados, vídeos ou qualquer outra forma. Só não deixe de aproveitar todo esse tráfego. Abaixo o depoimento do Marcelo, fundador da Escola EDTI:

“Busquei no Google Analytics as páginas que tinham mais acesso e percebi que uma das principais (/o-que-e-um-box-plot/) não tinha nenhum CTA para capturar Leads. Inclusive, essa página é a que traz mais visitas orgânicas para nosso site. Ela explica sobre uma ferramenta de análise de dados chamada Box Plot, então resolvemos criar uma CTA direcionando para um eBook sobre como fazer análise de dados.”

Daksa

A Daksa é uma agência focada em tecnologia e inovação que desenvolve tanto projetos de Marketing Digital quando de desenvolvimento de sistemas. Um dos diretores da agência, o Renato, me escreveu contando uma série de melhorias e alguns hacks que implementaram. Como foram muitas coisas ao mesmo tempo, vou tratá-los em um tópico só:

Resultado: esse CTA apresentou 5,1% de conversão, totalizando 127 novos Leads por mês.
Apenas essas duas melhorias ajudaram a Escola EDTI a gerar mais 367 novos Leads por mês, que significa um aumento de 15% na geração de Leads mensal da empresa.

Hack #9 – Inserções de CTA, popups e chatbots

A Daksa tentou transformar de uma só vez toda a experiência do visitante no site por meio das seguintes ações:

  • Site responsivo (www.daksa.com.br);
  • Criação de CTA em todas as páginas;
  • Criação de uma página para cada serviço (foco em SEO e venda);
  • Todos os formulários estão inserindo os novos Leads em um fluxo específico;
  • Inclusão do pop-up (RD Station) ao tentar sair da página;
  • Instalação do chatbot para atendimento e recebimento de solicitações simples.

Resultados:

  • Aumento de 40% no número de Leads gerados: “Aumentamos o número de Leads em 40% e tivemos diversas vendas em fevereiro — foi um ótimo mês, especialmente se comparado com outros anos.”
  • Economia de tempo e recebimento de 8 pedidos de orçamento via chatbot: “Foram realizados mais de 30 atendimentos automatizados pelo chatbot, que poupou tempo do atendimento em dúvidas simples como horários, endereço e telefone e algumas solicitações de orçamentos que resultaram em agendamento de reuniões. Dos 8 pedidos de orçamento recebidos pelo chatbot, 2 se tornaram clientes.”
  • Melhor navegação no site e comercial com mais informações: “Além disso, os CTAs específicos para cada página de serviço também estão começando a gerar frutos, com entrada de Leads para receber diagnósticos e pedidos de orçamento. O retorno do nosso comercial está mais assertivo, sabendo do caminho de cada Lead no nosso site.”



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Os 9 hacks que essas 6 empresas aplicaram rapidamente são a prova mais pura de que falta de tempo é uma péssima desculpa para não crescer.

Com você viu, algumas sacadas simples podem gerar resultados incríveis. Se você tem algum hack simples e que gerou bons resultados para o seu negócio, compartilhe conosco abaixo.

E não perca também a edição 2017 do RD Summit. Os ingressos já estão à venda neste link.

Veja como foi em 2016:

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