3 motivos para implementar um chat online no seu site

O chat é um ótimo canal para incentivar a conversa entre visitante e sua empresa, entender o que precisa ser melhorado no site e gerar mais Leads


Que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo:

 

 

Com o mundo cada vez mais imediatista, é normal que as pessoas esperem acesso automático à informação. O chat aparece como uma ótima opção para esse momento, pois ele é, basicamente, um atendimento feito de forma instantânea, sem grandes esperas por parte do usuário.

Essa ferramenta costuma ser muito utilizada por times de suporte, auxiliando o cliente com dúvidas mais técnicas, de uso do produto oferecido pela empresa. Contudo, o chat também pode ser muito útil para estratégias de marketing e vendas.

Selecionamos as 3 principais razões para você implementar um chat no seu site com esses objetivos:

1. Incentivar a conversa entre visitante e sua empresa

Por estar em todas as páginas do seu site, o chat permite que o visitante facilmente entre em contato sem precisar acessar uma página específica ou preencher um formulário. Assim, ele consegue conversar com sua empresa com praticamente nenhum esforço, o que é um grande incentivo.

Além disso, ele também dá um canal de contato mais imediato para quem tem interesse na sua empresa ou produtos. Isso é um ponto positivo para os visitantes, já que eles não precisam esperar tanto por uma resposta, que é o que geralmente acontece com atendimento por email.

Uma ótima forma de ter mais interações no seu chat é mostrar uma mensagem automática de boas-vindas para o visitante assim que ele acessa uma determinada página. Na do RD Station Marketing, por exemplo, aparece a seguinte notificação para o visitante:

live chat no site do rd station marketing (1)

Essa mensagem abre automaticamente, mostrando que o agente, Matheus, está disponível para ajudar com qualquer dúvida.

Já na página de preços do RD Station Marketing, o texto é outro:

live chat no site do rd station marketing (1)

Ou seja, além de oferecer ajuda para o cliente, você também pode personalizar a mensagem e guiar a conversa de acordo com o objetivo da página que está sendo visitada.

2. Entender o que precisa ser melhorado no seu site

Outro benefício do chat é conseguir perceber quais são as dúvidas mais frequentes que os seus visitantes possuem sobre o seu negócio.

Por exemplo, se muitas pessoas apresentarem uma dúvida sobre suas formas de pagamento, isso significa que essa informação não ficou clara e precisa ser revista.

Com essa análise, o chat ajuda a melhorar a usabilidade do seu site e simplificar os temas que se mostram mais difíceis para a compreensão do usuário.

3. Gerar Leads

A maioria das ferramentas apresenta a opção para, antes de iniciar o chat, você pedir algumas informações básicas do visitante, como nome e email — que são informações mínimas necessárias na geração de um Lead.

O ideal é integrar o seu chat com uma ferramenta de gestão de Leads, como o RD Station Marketing, para que quando um usuário iniciar uma nova conversa, gerar automaticamente um novo Lead em sua base. Algumas ferramentas de chat que possuem integração com o RD Station Marketing são Zopim (ou Zendesk Chat), Huggy e LiveChat.

Após a geração desses Leads, você pode criar um relacionamento com eles utilizando fluxos de automação. Assim, você consegue criar um processo de nutrição com quem contactou sua empresa, gerando oportunidades com quem já mostrou interesse pelo seu negócio.

Outra opção também é a de fazer campanhas de mídia paga especial para essas pessoas, com o Customer Match do Google AdWords ou campanhas em redes sociais.

E você, já usa chats em sua estratégia de Marketing Digital? Aproveite para conhecer a RD Station App Store e conhecer as soluções que podem ser integradas com a plataforma.

Mas não esqueça que o relacionamento pode ser mantido também em outros canais, como o email. Para isso, confira nosso Guia do Email Marketing.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

Um comentário