Checklist SEO: Planilha completa para otimizações e monitoramento de tráfego orgânico

Confira nossa planilha grátis de SEO e saiba como monitorar e otimizar o tráfego orgânico de seu site de forma organizada

Flaubi Farias
Flaubi Farias5 de maio de 2017
Semana da Transformação Digital

Checklist SEO é uma planilha de acompanhamento de melhorias, otimizações e tráfego orgânico do seu site. Com o checklist SEO é possível otimizar o site para a busca orgânica de forma ordenada e organizada, possibilitando um melhor posicionamento nos mecanismos de busca.


Você sabe qual é a posição do seu site no Google? E o que fazer para melhorar esse posicionamento?

Essas são duas perguntas estratégicas para qualquer negócio, pois é partir do Google (e outros buscadores) que boa parte do seu público-alvo chegará até sua empresa.

Por isso é crucial que seu site seja facilmente encontrado. Contudo, para que as pessoas o encontrem é necessário que você faça um bom trabalho de SEO (search engine optimization, ou otimização para os mecanismos de busca).

eBook O Guia Completo do SEO

Tudo o que você precisa saber para ficar na primeira página do Google e atrair mais visitantes qualificados

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Como monitorar e otimizar as páginas do seu site para busca orgânica de forma organizada

Fazer SEO pode parecer complicado e demorado. Porém, mesmo com diversas outras atividades para desenvolver no dia a dia, existe uma série de pequenas ações que farão uma grande diferença no médio e longo prazo.

O ideal é ir fazendo melhorias simples dentro e fora do seu site para alavancar suas oportunidades online.

Para ajudar você nessa tarefa, criamos aqui na Resultados Digitais uma planilha de checklist SEO. Nela, mostramos um passo a passo que você deve seguir para ter um site otimizado.

Ao baixar a planilha, você também terá acesso a estratégias que melhorarão seu ranqueamento, atrairão mais audiência para seu site e aumentarão suas oportunidades de negócio.

>> Leia mais: Otimização de sites: como aumentar visitas e conversões na página do seu negócio

O que você vai encontrar na planilha de Checklist SEO

Ao abrir a planilha, você vai ver que ela está dividida em 4 abas:

  • Checklist de otimizações no site: nessa aba estão alguns dos fatores que você deve observar em seu site para que outros trabalhos de otimização sejam mais eficazes;
  • Otimizações de SEO on-page: um espaço para você elencar suas páginas mais importantes e acompanhar a otimização de cada uma delas;
  • Otimizações de SEO off-page: um espaço para listar e acompanhar ações de link building.
  • Ferramentas de SEO: uma lista de ferramentas de SEO gratuitas e pagas que você pode usar para aprimorar o trabalho de otimização. São ferramentas para pesquisar palavras-chave, verificar autoridade do domínio, encontrar links quebrados, conferir a dificuldade de posicionamento, pesquisar volume de buscas, posição atual e mais.

Acesse aqui a planilha de acompanhamento de SEO e veja como fazer SEO para conseguir um bom posicionamento no Google e aumentar suas chances de negócio.


Prévia: Checklist SEO

Uma pequena amostra do que você vai encontrar na planilha é este checklist de SEO.

No entanto, no material você tem a opção de marcar o status, a prioridade e as observações para cada uma das tarefas abaixo.

 Arquitetura e desempenho
As páginas do site e do blog estão marcadas apenas em uma única categoria?
As páginas internas possuem link para as páginas "superiores", como a página inicial?
Possui links quebrados (páginas inexistentes)?
O site demora para carregar?
URLs
Todas as URLs são amigáveis (exemplo.com.br/nome-do-produto)
Nas URLs são utilizados hífens no lugar de underlines
É possivel acessar o site com ou sem www
É possível acessar o site com http ou https
Títulos
Não existem títulos duplicados
Não existem títulos muito longos (acima de 65 caract.)
Não existem páginas sem títulos
Meta Description
Não existem meta descriptions duplicadas
Não existem meta descriptions muito longas (acima de 145 caract.)
Não existem páginas sem meta descriptions
Robots.txt
Existe o arquivo robots.txt e está configurado de forma adequada
Sitemap (XML e HTML)
O site possui um sitemap.xml
O sitemap.xml possui a listagem de todas as URLs existentes no site
O sitemap.xml foi enviado ao Google Search Console e está ok
Conteúdo
Tem página de erro 404 configurada
Não possui o mesmo conteúdo em mais de uma URL
Não existe conteúdo duplicado entre categorias e tags
Existe conteúdo otimizado na página de categoria
Páginas de produtos/serviços/artigos possuem conteúdo único
Blog
O site possui blog
O blog possui frequência regular de postagens
Os artigos publicados no blog possuem links para o site
As categorias e páginas de produto linkam para os artigos relacionados do blog?
HTML
As páginas possuem um H1 único
Utiliza heading tags de forma adequada (H1, H2, H3...)
Imagens
O tamanho do arquivo das imagens foi reduzido
Todas as imagens possuem texto alternativo
O nome do arquivo de todas as imagens é amigável
O site não possui conteúdo (texto) em imagem
Rich Snippet
Possui os rich snippets que se encaixa configurados
Possui rich snippet de reviews de usuários
Vídeos
O site possui sitemap de vídeos
Botões de Redes Sociais
O site possui botões para compartilhamento de conteúdo nas redes sociais
Paginação
O site possui paginação e usa rel next e rel prev
Mobile
O site possui AMP configurado
O site possui Instant Articles
O site é responsivo?
Flaubi Farias

Flaubi Farias

Quem escreveu este post

Jornalista, comunicador e digital marketer com mais de 10 anos de experiência no mercado. Especialista em marketing, conteúdo e inovação e ex-head de conteúdo na Resultados Digitais. Desde março de 2021 é head de Marketing da Xerpay.

Veja também

Marketing
O guia completo da Pluga: tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta
Marketing
DAM: como fazer o gerenciamento dos seus ativos digitais
Marketing
Tudo sobre o IGTV do Instagram: o que é, como usar, o que publicar e boas práticas