Blog de Marketing Digital de Resultados

Confira 8 formas certeiras de aprender Marketing Digital

Falta de tempo não é mais desculpa para adiar o estudo dessa tática que é essencial para empresas

Entender como funciona o Marketing Digital, suas principais estratégias e práticas é uma excelente oportunidade para incrementar os resultados de qualquer empresa. Porém, ainda são poucas as faculdades que oferecem esse tipo de formação aos alunos e muitos interessados não sabem onde buscar o conhecimento.

Além dessa dificuldade, quem trabalha na área sabe que as atualizações são constantes: de repente, surge uma nova rede social ou ocorrem mudanças em ferramentas de análise de métricas, por exemplo. Manter-se em dia com as melhores práticas é essencial para garantir o sucesso das suas ações.

O propósito deste post é listar algumas sugestões, gratuitas e pagas, para você ficar sempre por dentro do universo do Marketing Digital.



O Guia Definitivo do Marketing Digital

Aprenda definitivamente o que é Marketing Digital e entenda sobre todas as outras áreas pertencentes a esse universo de informações. Faça o download e comece a gerar resultados!

1. Leitura de blogs

Acompanhar blogs que são referência na área é um hábito muito importante para se manter atualizado com as últimas novidades de Marketing Digital e suas áreas específicas, como mídias sociais.

Além disso, como eles são plataformas agregadoras de conteúdos, o leitor tem a oportunidade de acessar e aprender com publicações mais antigas.

Dica: cadastre-se para receber a newsletter com as últimas atualizações de conteúdo. A medida garante que todas as novidades serão enviadas para o seu email e otimiza o seu tempo.

No caso do blog da Resultados Digitais, você pode assinar a nossa newsletter aqui ou clicando no botão “Assine” no alto da página, no canto direito. Depois cadastre seu email e pronto.

2. Materiais didáticos

Existem vários livros, eBooks, whitepapers e guias sobre Marketing Digital disponíveis no mercado a preços acessíveis ou até mesmo gratuitos.

Ao reunirem exemplos, gráficos, estudos de casos e informações aprofundadas sobre o tema, esses materiais ricos são uma boa fonte de aprendizado e de consulta.

No site da RD, há a área específica de Materiais Educativos. Por lá você encontra cerca de 80 eBooks gratuitos e com temas variados. Introdução ao Marketing Digital, produção de conteúdo, mídias sociais, compra de mídia, SEO e Email Marketing são só alguns dos assuntos.

3.Webinars

webinar sobre marketing de conteúdo

Para quem prefere a facilidade de assistir a vídeos, webinars também são boas fontes de informações.

Eles oferecem uma oportunidade extra: durante a transmissão, você pode interagir com o palestrante, enviando dúvidas e comentários.

Como exemplo, segue alguns webinars sobre Marketing Digital que a RD já apresentou:

4. Participar de fóruns, grupos e comunidades

Conversar com pessoas que têm interesse, conhecimento e dúvidas sobre o assunto é umas das melhores maneiras de aprender Marketing Digital. Em grupos, os participantes podem tirar dúvidas, compartilhar o que sabem e indicar referências (artigos, livros e outros materiais).

Procure grupos com pessoas reconhecidas na área, o que aumenta suas chances de aproximação. Uma excelente forma de encontrar essas turmas é no LinkedIn, onde os usuários costumam se conectar ao redor de temas de interesses.

5. Seguir pessoas e empresas nas mídias sociais

facebook resultados digitais

Quem não usa as mídias sociais para se manter informado? Seguir pessoas e empresas é como assinar seu feed de notícias.

Canais como o Twitter permitem uma interação direta com qualquer pessoa. Você pode  tirar dúvidas e trocar informações com elas. Experimente iniciar uma conversa marcando @ seguido pelo nome do contato na rede.

É provável que você tenha uma resposta. Quem sabe este não é o início de um relacionamento bastante interessante para seus negócios?

Facebook, Instagram e LinkedIn são outras redes sociais muito usadas no Brasil e que estão cheias de empresas e pessoas compartilhando conhecimento sobre Marketing Digital.

6. Participar de eventos

eventos de marketing digital - rd summit

Vale ficar de olho na agenda de encontros realizados pelas universidades ou por empresas sobre Marketing Digital, pois muitos deles são gratuitos. É cada vez mais comum que os eventos sejam transmitidos ao vivo pela internet ou gravados e disponibilizados para você assistir depois.

Por outro lado, marcar presença nos encontros é uma oportunidade de conhecer pessoas e fazer networking, o que amplia as possibilidades de aprendizado.

Observamos muito essa troca de informações durante os nossos eventos, o RD on the Road e o RD Summit. Realizado anualmente na cidade de Florianópolis ー em 2018, acontecerá de 7 a 9 de novembro ー, o RD Summit é o maior evento de Marketing Digital e Vendas na América Latina.

Vale a pena ver o vídeo abaixo!

7. Fazer cursos

Há vários modelos de ensino: de longa ou curta duração, presencial, a distância… Há cursos que abordam toda a área de Marketing Digital e outros mais focados em uma especialidade, como anúncios e SEO.

Já conhece a Escola RD? A plataforma reúne cursos sobre Inbound Marketing, Inbound Sales e Customer Success.

8. Contratar uma consultoria

produtividade em vendas

Já pensou em ter profissionais analisando o seu negócio e as suas ações de Marketing Digital para propor melhorias?

Contratar uma consultoria especializada para apontar acertos e erros, pensar em soluções estratégicas e indicar o melhor caminho para alcançar os resultados também é opção para você aprender Marketing Digital na prática – e ainda garantir sucesso das suas ações.

Se você precisar de dicas, conheça o RD Station Marketplace, onde estão reunidas as melhores agências e consultorias para alavancar seus resultados em Marketing e Vendas.

Dicas extras

Por em prática essas oito maneiras de aprender Marketing Digital é uma fonte imensa de conhecimento. Ainda mais importante é aplicar e validar os aprendizados na sua rotina.

Lembre-se: estratégias digitais feitas por grandes empresas nem sempre são as melhores ações para pequenos e médios negócios. Ao ler estudos de caso ou materiais direcionados a corporações, analise e identifique o que cabe para o seu caso.

Quer saber mais sobre os principais pilares que compõem o Marketing Digital? Então confira nossas páginas sobre:

Post publicado originalmente em setembro de 2013 e atualizado em abril de 2018.

Marcadores:

Deixe seu comentário