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Final de ano: 5 datas que vão bombar o seu ecommerce

As principais datas para o comércio eletrônico estão distribuídas entre os meses de outubro, novembro e dezembro; você sabe quais são elas?

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Provavelmente você já ouviu falar da Black Friday, mas da Cyber Monday e do Boxing Day, você já ouviu? Além de comemorações tradicionais, como Dia das Crianças e Natal, novas datas têm sido criadas e aproveitadas pelo varejo.

Essas ocasiões, que já eram comuns na Europa e Estados Unidos, têm ajudado a alavancar as vendas online no Brasil, ganhando importância no faturamento a cada ano.

Preparamos um resumo sobre cada uma das datas, com dicas do que você pode fazer para melhorar suas vendas. Continue lendo para descobrir.

Dia das Crianças

dia das crianças

Quando é:

12 de outubro

Origem:

Em 1924, um deputado brasileiro sugeriu que o dia 12 de outubro fosse determinado como um dia em homenagem às crianças.

Mas foi apenas em 1960 que o 12 de outubro passou a integrar o calendário de datas comerciais, após uma marca de brinquedos se unir a uma empresa de produtos para bebês na tentativa de aumentar vendas.

A estratégia deu certo e no ano seguinte diversos fabricantes de brinquedos já aproveitavam comercialmente o Dia das Crianças. A data faturou R$ 1,62 bilhão no Brasil em 2016.

Dica: esteja atento às regras de publicidade infantil!

A linguagem e a oferta da sua campanha devem seguir algumas regras. Saiba mais sobre isso no post Dicas para o Dia das Crianças: como planejar ações de Marketing Digital.

Black Friday

black friday

Quando é:

Ocorre na última sexta-feira de novembro, após o Dia de Ação de Graças, que é comemorado nos Estados Unidos

Origem:

O varejo norte-americano criou o termo Black Friday para o dia em que são oferecidos descontos altíssimos e oportunidades únicas de compra.

A data também é conhecida como o início do período de compras de Natal. Segundo dados da Ebit, em 2016 o faturamento do comércio eletrônico na Black Friday subiu 17% em relação ao ano anterior, fechando em R$ 1,90 bilhão somente no Brasil.

Dica: dê descontos de verdade!

Se a sua empresa decidiu participar da Black Friday, certifique-se de que conseguirá dar descontos relevantes.

Prepare sua estrutura para o volume de vendas que fará em um dia: segundo pesquisa realizada pelo Google, mesmo com ações como “mês da Black Friday” ou “semana Black Friday”, 79% do volume de compras acontece na sexta-feira.

Saiba mais sobre a data no post Black Friday: como se preparar com antecedência para vender mais.

Cyber Monday

cyber monday

Quando é:

Acontece na segunda-feira logo após a Black Friday

Origem:

Foi criada em 2005 pela Federação Nacional de Comércio Americana com o objetivo de impulsionar ainda mais as vendas de final de ano.

Diferentemente da Black Friday — que acontece em lojas físicas e lojas online — a Cyber Monday acontece somente nas lojas online, como dá para imaginar pelo nome.

Para os clientes, é a última chance de aproveitar os descontos.

Para as marcas, é hora de esvaziar os estoques que restaram da Black Friday.

É uma data para ficar de olho: em 2016, a Cyber Monday teve um faturamento de 571 milhões somente no Brasil, o que representa 94% de aumento em relação à 2015.

Dica: atualize suas informações de estoque!

Logo que a Black Friday passar, atualize as informações do seu estoque para divulgar na segunda-feira produtos que você ainda tenha. Assim, você não corre o risco de atrair o cliente e não poder entregar o produto.

Natal

final de ano

Quando é:

25 de dezembro

Origem:

A história do Natal como conhecemos hoje foi uma construção feita através dos séculos, com influência de diversas culturas. Em alguns países da Europa, por exemplo, a noite de Natal também é comemorada em 24 de dezembro, mas a entrega de presentes ocorre só em 6 de janeiro, conhecido como Dia de Reis.

A troca de presentes, cartões e a famosa ceia de Natal são os rituais que mais movimentam a economia durante o ano, impactando o setor alimentício, segmentos de decoração e presentes dos mais diversos.

Em 2016, o faturamento da data em vendas online no Brasil foi de 7,7 bilhões.

Dica: esteja preparado para um grande volume de acessos!

Invista em plataformas e servidores que suportem o crescimento da demanda, pois serão muitas pessoas acessando o site ao mesmo tempo.

Outro ponto importante é a garantia de entrega no prazo previsto, afinal ninguém gostaria de passar o Natal sem presente, não é?

Saiba mais sobre a data no post Qual é a importância do Natal para o mercado brasileiro? 🎅.

Boxing Day

Boxing Day

Quando é:

26 de dezembro

Origem:

O termo Boxing Day teve origem na tradição de alguns países de língua inglesa nos quais, logo após o Natal, os patrões presenteavam os funcionários com caixas de presentes pelos serviços prestados durante o ano.

Hoje a data é conhecida no mundo como um feriado pós-Natal no qual as pessoas saem às compras para aproveitar os descontos do que não foi vendido para o 25 de dezembro.

As grandes redes varejistas do Brasil aderiram à data em 2012 e já nesse ano o faturamento alcançou R$ 81,6 milhões, de acordo com a Ebit.

Dica: garanta a facilidade de troca!

A incerteza de poder trocar produtos em lojas online é uma das principais barreiras de compra. Por isso, passe segurança aos seus clientes!

Como essa é uma data em que há bastante incidência de troca de produtos recebidos no Natal, esteja preparado e tenha uma política de troca clara e disponível aos clientes.

Viu só quanta oportunidade? Siga nossas dicas, prepare suas ofertas e aproveite para vender mais!



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