Como começar no Marketing Digital: tudo o que você sempre quis saber para dar os primeiros passos

Quer saber como a sua empresa pode começar no Marketing Digital? Veja os principais conceitos, as funções dentro de um time e as primeiras ações!


Certamente você tem ouvido falar há algum tempo sobre Marketing Digital e o seu potencial de sucesso. Talvez tenha escutado que investir no meio digital é garantia de bons resultados para as empresas, e ficou curioso sobre o assunto, certo? Aí vem a dúvida: como começar no Marketing Digital?

É, de fato, o Marketing Digital oferece muitas oportunidades de negócios para as empresas. As possibilidades de sucesso, inclusive, são maiores que no marketing tradicional para quem está começando. Lembra quando era necessário investir muito dinheiro em campanhas de mídia tradicional para, depois de um bom tempo, descobrir que os resultados não eram tão positivos assim? Com o Marketing Digital, isso fica no passado!

No digital, é possível segmentar as ações de marketing, medir a performance das campanhas em tempo real, fazer testes e aperfeiçoar as estratégias ao longo do caminho. Assim, é possível evitar que a empresa perca rios de dinheiro com algo que não funciona.

como começar no marketing digital

Muita gente está descobrindo como começar no Marketing Digital

Uma prova de que o Marketing Digital é uma excelente estratégia é o seu crescimento nos últimos anos. Uma pesquisa feita em conjunto pela Adaction e Inflr aponta que 76% das empresas pretendem investir mais em Marketing Digital em 2021.

Outro fenômeno que reforça essa ideia é o crescimento dos ecommerces desde o ano passado. O digital ampliou muito as possibilidades de venda e faturamento das empresas. Agora, você deve estar se perguntando: “É tão fácil assim saber como começar no Marketing Digital e bater todas as metas do meu negócio?”. Hmm… Não é bem assim, mas calma aí, que a gente já responde essa pergunta!

Este post vai ajudar você a iniciar as estratégias de Marketing Digital em sua empresa. Vem com a gente!

Curso de Marketing Digital com André Siqueira

Em vídeo, André Siqueira (um dos fundadores da RD Station) dá 10 aulas que vão movimentar as suas ideias e os seus resultados, com material de apoio e certificado

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é Marketing Digital?

Antes de qualquer outra coisa, vamos falar aqui o que é o Marketing Digital. Ele é, basicamente, o marketing realizado em ambiente digital. Bem óbvio, né? 

Mas é isso: o Marketing Digital, assim como o tradicional, tem o objetivo de converter o público em clientes. Diferentemente do modelo antigo, devido à internet e ao avanço tecnológico, ele permite uma aproximação maior da empresa com as pessoas, criando um relacionamento.

Essa aproximação com o público permite conhecê-lo muito bem e, assim, se comunicar de forma mais personalizada, oferecendo exatamente o que ele precisa. Fica muito mais fácil vender assim!

>> Leia mais: Marketing Digital: tudo sobre a estratégia + curso gratuito

Quais são os conceitos abordados pelo Marketing Digital?

O Marketing Digital é um universo à parte! São muitas as frentes de atuação, as técnicas e as ferramentas possíveis, tantas que quem não está familiarizado com o assunto pode até se perder. 

Porém, é importante deixar claro que você não precisa fazer uso de todos os recursos. A utilização dessas ferramentas deve estar de acordo com as necessidades e objetivos de cada empresa ou projeto. Por isso, a importância de analisar cada caso e decidir as melhores estratégias.

Para familiarizar você com esse universo, vamos apresentar rapidamente alguns dos conceitos envolvidos nas estratégias de Marketing Digital.

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Persona

Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Além de dados demográficos, na construção da persona, são levados em conta aspectos como a sua história, comportamento, dores, sonhos… É pensando na persona que os conteúdos de Marketing Digital são criados.

Leads

Leads são contatos de clientes em potencial. Geralmente, são pessoas que têm interesse no assunto que uma empresa aborda e que aceitaram disponibilizar seus dados, como nome, email e telefone, em troca de um conteúdo produzido pela empresa.

SEO

Sigla para Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca, em português), SEO é um conjunto de técnicas que visa posicionar uma página entre os primeiros resultados dos motores de busca, como o Google.

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é a estratégia que consiste em atrair potenciais clientes ao oferecer conteúdos relevantes que ajudem na resolução de seus problemas, seja em formato de blogposts, vídeos, infográficos, eBooks, entre outros.

Inbound Marketing

Inbound Marketing é uma estratégia para atrair o público-alvo e transformá-lo em Lead por meio do Marketing de Conteúdo, trazendo-o para dentro do seu site. Além de evoluir o relacionamento com esse público até a sua conversão em cliente e fidelização, o Inbound Marketing também acaba potencializando o processo de venda em qualidade e quantidade.

Indicadores e métricas

Indicadores e métricas em Marketing Digital são os dados que permitem o monitoramento de uma estratégia de marketing, a fim de aperfeiçoá-la e garantir os melhores resultados.

Copywriting

É a técnica de escrever textos persuasivos que guiam o leitor na tomada de decisão. Pode ser desde a assinatura de uma newsletter até a compra de um produto. A diferença do copywriting para um texto meramente publicitário está na qualidade e relevância do conteúdo abordado para o leitor.

Storytelling

Storytelling é a técnica de comunicar uma ideia por meio de uma narrativa, com o objetivo de envolver emocionalmente as pessoas, gerando identificação com a marca que conta a história.

Email Marketing

É o uso do email, de forma estratégica, para desenvolver relacionamento com o Lead, conduzindo até a compra do produto ou serviço. O Email Marketing é uma das principais ferramentas do Inbound Marketing.

Blog

Blogs são canais na internet em que são publicados conteúdos relevantes, a fim de atrair a persona, fazê-la conhecer a sua empresa e dar início à sua jornada do consumidor. É o melhor lugar para postar seus conteúdos, já que o seu site é a sua casa própria – ao contrário das redes sociais, sobre as quais você tem pouco controle.

Mídia orgânica

É aquela que está baseada no conteúdo que você produz com o objetivo de atrair um determinado público, sem pagar pela sua promoção. As estratégias com mídia orgânica exigem mais tempo até apresentar resultados, mas eles são mais duradouros.

Mídia paga

É aquela que é promovida através de investimento financeiro, a fim de obter resultados mais rápidos. A combinação de mídia paga e orgânica costuma trazer ótimos resultados para o negócio.

Redes sociais

As redes sociais são canais de relacionamento e interação entre pessoas e empresas. Elas podem ser uma poderosa ferramenta de Marketing Digital, desde que usadas de forma estratégica. Além de nutrir relacionamento com o cliente, nas redes sociais é possível promover produtos e realizar vendas

>> Leia mais: Como fazer Marketing Digital para negócios locais? Dicas para obter resultados

Quais são os profissionais de Marketing Digital?

Assim como são muitas as técnicas e ferramentas que podem compor uma estratégia de Marketing Digital, as funções em um time de marketing também são diversas e, com o passar do tempo, certamente surgirão ainda mais funções. Aqui, apontaremos as mais comuns, para que você conheça ao fazer as contratações para o seu time.

Analista de Marketing

Responsável por garantir a execução das estratégias de Marketing Digital. Ele planeja, implementa e acompanha os resultados das ações, tomando decisões que direcionam os recursos aos objetivos da empresa.

Assistente de Marketing

É o braço direito do Analista. Ele é responsável por realizar as atividades operacionais da estratégia de Marketing Digital. Geralmente, é um profissional com menos experiência, mas muito importante no dia a dia do setor de marketing.

Analista de mídia

Às vezes conhecido como Gestor de Tráfego, planeja, executa e acompanha as campanhas pagas nas plataformas digitais. Especialista na área, esse profissional é responsável por aplicar os recursos financeiros disponíveis, buscando as melhores estratégias para alcançar os melhores resultados.

Analista de conteúdo

É quem pensa nas estratégias de Marketing de Conteúdo, com o objetivo de atrair o público desejado e conduzi-lo através do funil de vendas. Esse profissional é quem pesquisa as melhores palavras-chave para o objetivo da estratégia, passa a demanda de textos para os redatores, revisa o conteúdo e acompanha os resultados.

Redator

O redator é um expert em otimização de textos para mecanismos de busca e em produção de copies para campanhas. Além de habilidades quanto à produção de textos fluidos, ele tem pleno domínio das regras ortográficas e gramaticais.

Designer

O designer é quem entende a “alma” da campanha e a traduz em artes que serão utilizadas nos anúncios e publicações.  

Devo começar com uma agência no Marketing Digital?

Depois de ler sobre as ferramentas e funções no Marketing Digital, você deve ter percebido que é muita coisa, não é? Pense que, junto à quantidade de ferramentas e pessoas, ainda é preciso ter conhecimento técnico para que as estratégias sejam bem-sucedidas e não gerem gastos desnecessários de tempo, dinheiro e energia. 

Então, uma ótima opção é contratar os serviços de uma agência de Marketing Digital. Além de contar com a expertise adquirida ao longo de anos de estudos e trabalho, com clientes e projetos de diferentes áreas e portes, uma agência conta com os profissionais necessários — todos especialistas — para compor cada área da estratégia para a sua empresa. 

Já pensou quanto custaria contratar e manter uma equipe inteira? Salários, encargos sociais, benefícios… Ao contar com uma agência, você não precisa ter essa preocupação.

Como começar no Marketing Digital

É importante deixar claro que o trabalho realizado pela agência de Marketing Digital é feito de forma colaborativa. O cliente tem um papel muito importante ao longo de todo o processo. Para começar no Marketing Digital, a empresa precisa seguir alguns passos.

Faça o diagnóstico da sua empresa

Quem conhece melhor o seu negócio e o mercado em que atua, do que você mesmo? Nessa etapa, é preciso observar de forma sincera o funcionamento da sua empresa, como tem sido a sua performance no mercado e se ela tem alcançado o que foi sonhado lá no início. 

Além de observar o ambiente interno, é preciso verificar também o que a concorrência tem feito e que tem dado certo. Isso dará o substrato necessário para analisar o estado atual da empresa e levantar as necessidades de investimento em marketing.

Construa um planejamento estratégico

A partir do diagnóstico, construa um planejamento estratégico. Estabeleça os objetivos e metas a curto, médio e longo prazo e documente. Esse documento será muito útil para compor as estratégias de Marketing Digital, já que elas precisam estar alinhadas com os objetivos da empresa.

Defina a sua persona

Quando você conhece bem com quem você fala, fica muito mais fácil estabelecer as ferramentas, a abordagem e o tom de voz das estratégias de Marketing Digital. Isso é o seu caminho para o sucesso. Para começar, experimente o Gerador de Personas da RD.

Acompanhe os resultados

Certamente, a agência ou o time de Marketing apresentará a você os resultados das ações periodicamente. O seu papel será comparar esses resultados com os impactos que os investimentos têm trazido para o negócio. 

Assim, é possível tomar as melhores decisões junto com a equipe de Marketing, dando continuidade às estratégias bem-sucedidas e mudando de rota, caso não esteja funcionando.

Use o RD Station Marketing

Agora que você já sabe como começar no Marketing Digital, que tal experimentar a ferramenta líder no mercado da América Latina? O RD Station Marketing torna sua operação mais produtiva desde o começo, evitando a necessidade de usar diversos softwares diferentes. Com ele, você cria campanhas com facilidade, usando templates e editores drag & drop de emails e páginas de conversão.

O RD Station Marketing ainda ajuda você a identificar os contatos que estão mais propensos a comprar da sua empresa, além de fornecer relatórios completos para você atrair cada vez mais clientes sempre. Os planos começam em R$ 19 por mês, mas você pode fazer um teste gratuito de 10 dias! Basta deixar seu email abaixo para começar a experimentar.


Post produzido pelo equipe da Orgânica Digital, agência parceira da RD Station.

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