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10 ações práticas para conseguir mais assinantes para sua newsletter

Conheça 10 dicas simples para converter os visitantes do seu site em assinantes da sua newsletter e saiba como agir depois de realizada a conversão.

Sabia que você pode estar perdendo futuros clientes por não ter uma newsletter? Você já tem uma? Ótimo!  Precisa, então, de mais assinantes para ela?

Quando realizam uma conversão, assinantes de newsletter são Leads valiosíssimos que, com a nutrição correta, podem se tornar clientes de sua empresa.

É por isso que hoje estamos trazendo 10 dicas geniais de estratégias para converter os visitantes do seu site em assinantes da sua newsletter.



Checklist: Campanhas de Email Marketing

Um passo a passo do que fazer para lançar sem erros seus emails promocionais, newsletters e fluxos de automação

1. Adicione um CTA na sua assinatura de email

Quantos emails você envia por dia? Cada email enviado é uma oportunidade, tanto perdida quanto ganha.

Colocando um CTA na sua assinatura de email você tem a chance de tornar cada destinatário em um assinante da sua newsletter.

No RD Station:

newsletters

No Gmail:

newsletters

2. Fixe um post na página do Facebook

Devido a alta visibilidade, uma postagem fixa do Facebook pode ocasionar mais curtidas, mais comentários e – mais importante – mais cliques do que uma postagem não fixa. E se essa postagem fazer com as pessoas se tornem assinantes da sua newsletter?

Selecione (ou crie e publique) um post promovendo a assinatura da sua newsletter. No canto superior direito da postagem você verá uma seta apontando para baixo. Clique nela e selecione “fixar no topo da página”.

Feito.

Enquanto você ainda está logado no Facebook, dê uma olhada naquele Call-to- Action logo abaixo da capa da sua página…

3. …e adicione um botão de “Cadastre-se” na página do Facebook

Em dezembro de 2014, o Facebook lançou uma nova funcionalidade para ajudar negócios a alcançarem seus objetivos. Com o botão de Call-to-Action você pode alocar, deixando mais visível, um link que leve para um destino fora do Facebook.

As opções são divididas em 5 objetivos com ações dentro de cada um deles. As alternativas para otimizar esse CTA são limitadas, porém temos o que precisamos para conseguir mais assinantes, que é o CTA “cadastre-se”.

Na página do Facebook, clique no CTA logo abaixo da foto de capa. O próximo passo é selecionar a mensagem a ser exibida no CTA – que, no nosso caso, é “cadastre-se”. Uma vez que você selecionou o CTA, insira a URL da página onde você coleta os emails dos assinantes e clique em “salvar alterações”.

newsletters

Parabéns! Sua página do Facebook agora se tornou um gerador de assinantes de newsletter.

Em apenas alguns minutos você otimizou o seu Facebook. Como você pode ver, as opções no Facebook são limitadas, mas você pode inovar nos outros lugares em que for promover sua newsletter.

4. Mude a mensagem no seu CTA

Já sabemos dos modelos genéricos de CTA, como “cadastre-se”,  “inscreva-se” ou “assine”. Mas sabia que você pode extrair mais resultado alterando o nome desse CTA?

A mensagem do CTA é tão importante quanto a cor e a posição no momento da conversão. Se você nunca repensou no enunciado do seu CTA de assinantes da sua newsletter, agora é a hora de remediar essa situação e inovar.

Ofereça valor, relevância e exclusividade, mas sem exagerar. Com uma simples alterações de palavras, a chamada para que o Lead assine a sua newsletter se tornará mais atrativa. Vamos ver alguns exemplos:

Em primeira pessoa

Oferecendo valor

  • “Receba insights inovadores sobre Marketing Digital direto na sua caixa de email.”
  • “Não perca mais nenhum post! Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.”
  • “Quer receber as melhores ideias de Marketing Digital da semana? Nós te contamos todas.”

Exclusividade

  • “Assine nossa newsletter – nós vamos te servir com cupons dos melhores restaurantes locais.”
  • “Torne-se membro do nosso clube de assinantes e obtenha dicas exclusivas dos nossos especialistas em Facebook Ads.”

5. Repense: o que é uma newsletter?

O que é uma newsletter? Conteúdos com o objetivo de informar/educar a base de Leads e que são enviados em uma determinada frequência? Também. Mas você pode decidir o que será uma newsletter para o visitante do seu site. O que chamamos de newsletter é apenas um formato de entrega de conteúdo, e ele não precisa ser mensal, quinzenal, entre outros. Que tal ofertas como:

Cursos e conteúdo educacionais são um ótimo incentivo para transformar aquele visitante do seu site em um Lead.

6. Adicione um pop-up de Saída

Você sabia que mais de 70% das pessoas que deixam seu site nunca mais vão voltar? Você sabia que pode converter muitos desses visitantes em Leads com um truque simples?

Chamamos de pop-up de saída (exit intent). Ele detecta um usuário que esteja saindo da sua página e traz um CTA para que ele converta.

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Saiba mais no post 7 formas de gerar Leads com pop-ups sem atrapalhar a experiência do usuário.

7. Remova distrações

Quantos widgets ou banners você tem em seu website? Quantos Calls-to-Action diferentes existem no fim dos seus artigos? Quantas escolhas os visitantes do seu site tem para fazer ao acessá-lo? Se você está inundando seus visitantes de opções, como você pode esperar que eles tomem “aquela” ação de assinar sua newsletter?

A página abaixo é o exemplo perfeito de como fazer com que seu Lead faça o que você está buscando: assinar sua newsletter.

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É fácil perceber o porquê. Não existe nenhum botão de mídia social, propaganda ou qualquer outra coisa que distraia o visitante de executar a conversão.

E enquanto removemos os itens desnecessários…

8. …adicione uma caixa de assinatura e um “obrigado por comentar” direcionado

Se você é um usuário de WordPress, existem dois plugins que podem te ajudar nisso. Esteja seguro de que esses plugins estejam atualizados (você será notificado quando eles necessitarem de atualização no dashboard do seu WordPress).

O primeiro é o AWeber Web Form Widget, disponível apenas para usuários Aweber. O plugin insere uma caixa de “assinatura” nas sessões de comentários do seus artigos.

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Com um clique simples, os seus visitantes podem virar Leads enquanto comentam no seu post.

O segundo plugin é o Yoast Comment Hacks.

Quando alguém deixar um comentário na sua página pela primeira vez, esse plugin o direciona a uma página de agradecimento. Você pode usar essa página para encorajar o visitante a converter e se tornar um assinantes da sua newsletter.

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Se você pedir para os visitantes assinarem seu conteúdo enquanto eles estão engajados (e é difícil estarem mais engajados do que quando deixam um comentário), as chances deles se interessarem por mais conteúdo é grande.

Visitantes engajados também chegam até o final dos seus artigos. É por isso que seria uma ótima ideia…

9. …adicionar um CTA de conversão no fim ou meio dos artigos

O visitante que chega até o fim do seu artigo é com certeza um visitante engajado. Seu título captou a atenção dele. Sua introdução levou-o a ir adiante na leitura. Seu conteúdo foi valioso para ele, mantendo-o no artigo até o fim.

Entre milhões de artigos que ele poderia ter lido, ele leu o seu. Melhor ainda: ele leu até o fim. É por isso que o fim de um artigo é o momento perfeito para pedir que ele converta na sua lista de emails

Como fazer?

Adicionar um CTA no fim de cada artigo é um ótimo meio de convertê-los na sua newsletter enquanto estão engajados.

Leitores que chegam até o fim do seu artigo estão focados e procurando por direcionamento. Dê a ele um direcionamento, direto para a sua base de Leads.

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Mas você também pode acelerar esse processo, fazendo com que ele assine a sua newsletter antes mesmo de terminar a leitura do seu conteúdo.

Por exemplo, em um post sobre “5 modos de conseguir mais tráfego no seu site”, ao longo da postagem insira um CTA do tipo “aprenda mais técnicas de tráfego – receba dicas avançadas sobre o assunto” (link para o formulário de newsletter).

10. Loja física? Trabalhe o pós-venda por meio da sua newsletter

Se você possui uma loja física, peça aos seus colaboradores que ofereçam benefícios ao comprador (descontos exclusivos, dicas, eventos etc.) e insira o email deste comprador na sua lista para newsletter.

Crie uma Landing Page e peça aos seus colaboradores que insiram o email do comprador. Desse modo, você poderá monitorar as assinaturas que estão vindo da loja física.

Segmente os Leads convertidos nessa Landing Page e insira essa segmentação nos destinatários da campanha que será enviada.

Bônus: e após a conversão?

Extraia mais do seu campo de “assine a newsletter” oferecendo uma oferta especial para os novos assinantes.

Que tal criar uma página de confirmação de inscrição na sua newsletter? Essa é uma oportunidade de ouro para oferecer aos assinantes algo exclusivo.

Muitas páginas de confirmação oferecem apenas um obrigado e informações de como confirmar a assinatura via email, porém essa é a sua chance de direcionar o Lead dentro da jornada de compra.

Uma ideia seria – como presente por ele ter assinado sua newsletter – oferecer um conteúdo (ou então um cupom de desconto) de modo que esse Lead possa entrar ou avançar em uma jornada de compra que irá nutri-lo até o momento que ele se torne uma oportunidade ou venda.

No exemplo abaixo, a página de agradecimento está oferecendo um conteúdo de Fundo de Funil, que no caso é o teste da ferramenta, transformando esse Lead (ao fazer o teste) em uma oportunidade.

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Por fim, depois de aplicar as ações que falamos nesse post, é hora de criar sua campanha e disparar sua newsletter para a base.

É fundamental sempre checar a campanha antes do envio para evitar erros e gerar o máximo de resultados possível.

Para auxiliar você nessa tarefa, criamos o Checklist Campanhas de Email Marketing, disponível para download gratuito aqui.

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