Blog de Marketing Digital de Resultados

Como criar uma assinatura de email profissional e criativa (e uma ferramenta gratuita para fazer a sua)

É bem simples e pode ser mais útil que um cartão de visita

Assinatura de email é o conjunto de informações sobre o remetente de um email, localizada após a mensagem. Em geral, ela contém o nome, o telefone, o cargo e a empresa na qual trabalha a pessoa que enviou o email. Pode também ter uma foto e links para site e redes sociais.


Que tal ouvir este artigo? Experimente no player abaixo:

 

 

Você já recebeu um email com uma oferta interessante, quis entrar em contato com quem enviou e se frustrou ao não encontrar nenhuma informação sobre a pessoa? Esse problema seria resolvido com a simples inclusão de uma assinatura de email.

A intensa competição pela atenção não permite o desperdício de uma oportunidade assim. Mas e você, será que está sinalizando corretamente seus dados em suas mensagens eletrônicas? É bem simples e pode ser mais útil que um cartão de visita!

Neste post, vamos mostrar por que e como criar uma assinatura de email profissional. Continue lendo para saber como fazer a sua!

O que a assinatura de email precisa ter

Se você quer oferecer um texto simples, foque no básico: coloque seu nome, telefone (fixo, celular e/ou Skype), email, cargo e empresa. Com essas informações, seu destinatário já tem referências suficientes para desenvolver um bom nível de confiança em você.

Claro que, dependendo do seu mercado, a sua assinatura de email pode ter outros dados. Se trabalha em uma estabelecimento comercial, o endereço é relevante. Da mesma forma, se você vende exclusivamente pela internet, coloque o site do seu negócio.

assinatura de email 1

O uso de cores e elementos gráficos na assinatura é legal?

Colocar apenas letras e números nas assinaturas de email parece meio tradicional demais, até meio chato, não é mesmo? Com as melhorias tecnológicas das ferramentas, é possível criar formatos criativos, que usem também imagens e logotipos.

Antes de mais nada, analise que tipo de personalização a sua empresa e o seu mercado permitem — tanto em termos de regras quanto de estilo mesmo. Procure usar a paleta de cores da sua marca, criando uma identificação com ela.

A sua foto também pode criar um grau de confiança maior, pois a pessoa vai sentir que, de fato, há um ser humano conversando com ela. O posicionamento pode ser logo acima ou ao lado das suas informações para que imagem não fique perdida no email.

assiantura de email 2

Devo colocar minhas redes sociais?

Outra coisa que gera mais credibilidade — e ainda deixa sua assinatura de email mais agradável visualmente — é inserir um link para suas redes sociais. Esse é um fator que também vai na linha de “olha, essa pessoa existe mesmo”. Fica mais legal usar os logos do LinkedIn, Behance, Twitter etc. para não exagerar nas letras e números.

Caso prefira, as redes sociais incluídas podem ser as da sua empresa. O mesmo vale para trocar a sua foto pelo logo do seu negócio. É uma boa ideia, inclusive, testar quais formatos geram mais engajamento!

assinatura de email 3

Como fazer a minha assinatura de email criativa?

Parece muito trabalhoso adicionar uma assinatura de email profissional bonita e eficiente às suas comunicações? As principais ferramentas já permitem algum grau de personalização, mas a operação nem sempre é simples.

Pensando nisso, criamos uma Ferramenta de Assinatura de Email gratuita, em que todas as características citadas neste post podem ser adicionadas automaticamente! É bem fácil de usar, e você pode ir acompanhando em tempo real como ela está ficando. Vamos começar a criar?

assinatura de email

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

16 comentários

  1. Fábio

    Top demais….parabéns!!!

  2. Weslley moraes

    Bem interessante o artigo e esclarecedor. Fiz a reformulação da assinatura dos meus emails corporativos já ha algum tempo e priorizei um layout bem limpo, com foto, logotipo, botões sociais e claro meu site rsrs. Atualmente possuo uma agência digital com foco em desenvolvimento de sites. Vou tomar a liberdade de deixar aqui o link para todos :D http://www.agenciacembra.com.br

    1. Bruno Volpato

      Legal, Weslley! A nossa ferramenta segue um estilo mais clean, também. :) Um abraço e obrigado pelo comentário!

      1. Weslley moraes

        :D

  3. Giovana Zibetti

    Bom dia,
    Também não consegui inserir no gmail. Aparece a mensagem de que o assinatura é muito longa. Alguma sugestão de como resolver? Grata!

  4. DAVIS JUNIOR DE OLIVEIRA REIS

    Olá, eu uso Gsuite do Gmail e não consegui inserir o código digo fonte, informam que o conteúdo é muito longo. Aguém pode me ajudar nesta configuração?
    Obrigado!

  5. Emerson RM

    A foto está saindo muito grande! E desconfigurou a assinatura..

  6. Jean Paulo Oliveira

    Uma sugestão seria um espaço para inserir o logo da empresa! o restante está ótimo

  7. Rodrigo Photos

    Vocês acham que o e-mail tem mesmo que aparecer como obrigatório no formulário? No geral, a pessoa já tem o seu e-mail já que está trocando e-mail com você. Acho que poderia ficar como opcional no preenchimento, só uma sugestão

    1. Ton Martins

      Só se você deixa o cérebro ligado, hehehe. Mandar o seu email assinando o seu email é a definição de redundância. Mas quem somos para contrariar a “regra” não acha?

  8. Little Peter (Elder)

    Muito legal, porém nem todos nós temos um website próprio, deveria ser opcional colocar esta sessão.

  9. Hernani B. Dos Santos

    Bruno,
    Aconteceu comigo o mesmo que a galera: “assinatura muito longa”.
    Por favor, como resolver?

  10. Gabrielle Seraine

    Não consegui inserir no gmail. Também aparece a mensagem de que a assinatura é muito longa :(

    1. Gabrielle Seraine

      Agora consegui copiando para a área de transferência. Mesmo assim, no primeiro momento a info para copiar o código fonte confunde um pouco. De toda forma, ótima ferramenta!

  11. Lauricio Leal

    Não consegui inserir no gmail. A mensagem que aparece é “A assinatura para é muito longa. Tente usar uma assinatura mais curta.

  12. Rogério Ribeiro

    Obrigado!!! Como sempre, excelente conteúdo.