Como criar GIFs para Instagram Stories? Veja o passo a passo

Saiba todas as etapas de como criar GIFs para o Instagram Stories e veja dicas para usar esse recurso no perfil da empresa


Desde que foi lançado, em 2016, o Instagram Stories tem disponibilizado cada vez mais recursos. Um deles são os GIFs, imagens animadas que tornam as publicações na rede social mais chamativas e divertidas.

A possibilidade de adicionar GIFs às publicações foi anunciada em 2018. Na época, o Instagram informou, em seu blog oficial, que fazia uma parceria com o famoso banco de imagens animadas GIPHY.

Usuários e empresas têm, na plataforma, milhares de GIFs disponíveis para serem usados nas postagens. Mas há também quem queira ir além e criar as próprias imagens animadas. Surge, então, a pergunta: como criar GIF para Instagram Stories?

Pode parecer complexo, mas, na verdade, o processo é bem simples. Veja um passo a passo completo neste artigo!

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Como criar GIFs para Instagram Stories? Veja o passo a passo

No Instagram, as imagens animadas funcionam de maneira um pouco diferente: são mais simples e não possuem o background, funcionando como stickers animados. Leve isso em conta na hora de criar os seus GIFs para o Instagram Stories.

como criar gif para instagram stories

Vamos, então, ao passo a passo:

1. Crie seus GIFs

O primeiro passo, é claro, é ter os GIFs personalizados da empresa. Isso pode ser feito usando o Photoshop, a própria ferramenta de criação do GIPHY ou outras ferramentas.

2. Crie uma conta para marcas e artistas no GIPHY

Se você ainda não tem, o primeiro passo é criar sua conta GIPHY para marcas e artistas. A partir dela, você pode dar início ao seu processo para ter uma conta verificada. Esse é um dos requisitos básicos para ter seus GIFs e stickers públicos e indexáveis em buscas de serviços como o do Instagram e Facebook.

Dentro desse primeiro passo, temos alguns elementos que podem ajudar a acelerar o processo. Ele costuma durar, em média, de 4 a 5 dias úteis até a liberação da conta e dos primeiros stickers.

  • Crie um username com o nome da empresa: seu username no GIPHY deve ser o nome do seu negócio, sem firulas como caracteres especiais e números, ou o user que você costuma usar em suas páginas. No nosso caso, sempre usamos @resdigitais em todas as mídias.
  • Inclua um Display Name: aqui será o nome exibido quando visitarem sua página. Em caso de artistas, vale o nome artístico, ok? Escolha seu nome com bastante atenção e planejamento pois, caso precise mudar, será necessário entrar em contato com o suporte da plataforma para a aprovação!
  • Use um email corporativo: marcas devem usar um endereço de email corporativo no ato da inscrição. Por exemplo: clara@resultadosdigitais.com.br.
  • Insira seu website: as aplicações para marcas exigem o preenchimento desse campo com um website em funcionamento. Assim, a equipe de análise pode verificar que é uma empresa existente e validar sua inscrição. Nesse campo, não valem os perfis de mídias sociais, viu?
  • Escolha sua rede social mais popular: coloque a URL da sua melhor presença digital em social media, seja ela a página com mais seguidores ou com maior engajamento e número de postagens. Caso tenha alguma página verificada, ela conta mais pontos para o GIPHY.

3. Faça upload das primeiras imagens no GIPHY

Além disso, também recomendamos subir no mínimo 5 GIFs ou stickers no momento de registro. Sempre faça o upload como Público e com G rating, uma espécie de “classificação etária” que informa ao GIPHY que o seu conteúdo pode ser acessado por todas as idades. Caso não seja, é só passar o mouse entre as classificações e identificar o que melhor se aplica ao seu conteúdo.

Se sua aplicação não tiver uma resposta — que virá por email, então fique de olho na caixa! 👀 — use seu melhor inglês ou o Google Tradutor e envie uma mensagem para o suporte pelo formulário de contato.

Boas práticas para o uso de GIFs no Instagram Stories

Agora que você já sabe como criar GIFs para Instagram Stories, confira algumas boas práticas de uso desse recurso!

  • É altamente recomendado restringir seu GIF a no máximo 6 segundos de duração, com 8 MB ou menos de tamanho e 480p de resolução.
  • A graça dos GIFs é o movimento e, para isso, a regra é clara: quanto mais animado, melhor. Imagens estáticas não serão aprovadas.
  • A diferença entre um GIF e um sticker é o background transparente. Por isso, pelo menos 20% do primeiro frame precisa ser transparente para ser registrado como um. Do contrário, ele será considerado um GIF.
  • Para os stickers, o arquivo precisa ser sempre um GIF. Já os GIFs podem ser importados em formatos de vídeo se você subir e customizar pelo próprio editor do GIPHY. Nele, você escolhe a duração, pode escrever e até usar alguns efeitos.

Quer outras ideias para turbinar seus stories do Instagram? Então assista às dicas que preparamos no vídeo abaixo! 👇

Como fazer com que seus GIFs sejam encontrados pelo público?

No processo de upload, você poderá escolher tags para os seus stickers e GIFs. Para que eles sejam encontrados em outras plataformas, você pode usar tags como palavras-chave pelas quais o usuário buscará pelos seus conteúdos.

Para encontrar nossas figurinhas na busca do Instagram, por exemplo, você pode buscar por “rdsummit”, “rdontheroad”, “resdigitais” ou “resultadosdigitais”, conforme o exemplo abaixo.

via GIPHY

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Post publicado em maio de 2019 e atualizado em janeiro de 2021.

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Comentários

2 comentários

  1. Giovanni Santos

    nao consigo upar os gifs… só da upload error, o q faço???

  2. Marcela Alves

    Olá, eu fiz o upload dos meus stickers. Porém, quando não vou procurar no instagram, eu não encontro. Já faz um tempo que estou tentando e nada acontece. Vocês poderiam me ajudar?