Blog de Marketing Digital de Resultados

Como criar stickers da sua marca para o Instagram

Saiba como ter stickers de Instagram exclusivos, personalizando ainda mais suas postagens

Lançados em 2017 com uma inspiração bem evidente nos geofilters do Snapchat, os stickers do Instagram têm se tornado cada vez mais interativos e valiosos. Eles são interessantes não só para a brincadeira entre usuários, mas também para as marcas que aprendem como fazer melhor uso deles.

Os stickers de Instagram ganharam muita popularidade nos últimos tempos. Você deve ter percebido isso nos Stories, certo? E deve ter percebido, também, que algumas marcas criam stickers próprios para os fãs compartilharem em suas próprias publicações.

Quando lançamos os stickers do RD Summit 2018 e, mais recentemente, para o RD On The Road 2019, uma dúvida foi bastante frequente nos nossos inboxes pessoais e da própria @resdigitais: “Como eu faço isso também, RD?”

Neste post, vamos contar como criar stickers da sua marca para o Instagram. Você vai conhecer também as melhores práticas para que eles caiam no gosto do seu público!

Guia do Instagram para Negócios

Vá além de curtidas e descubra como aproveitar essa rede social para extrair mais resultados e mais vendas para sua empresa

Passo a passo para criar stickers da sua marca para o Instagram

Apesar de parecer complexo, é bastante simples criar e liberar para uso os stickers da sua marca/empresa. Afinal, eles não são nada mais são que GIFs com fundo transparente.

stickers de instagram da RD

Se você ainda não tem, o primeiro passo é criar sua conta GIPHY para marcas e artistas. A partir dela, você pode dar início ao seu processo para ter uma conta verificada. Esse é um dos requisitos básicos para ter seus GIFs e stickers públicos e indexáveis em buscas de serviços como o do Instagram e Facebook.

Dentro desse primeiro passo, temos alguns elementos que podem ajudar a acelerar o processo. Ele costuma durar, em média, de 4 a 5 dias úteis até a liberação da conta e dos primeiros stickers.

Username

Seu username no GIPHY deve ser o nome do seu negócio, sem firulas como caracteres especiais e números, ou o user que você costuma usar em suas páginas. No nosso caso, sempre usamos @resdigitais em todas as mídias.

Display Name

Aqui será o nome exibido quando visitarem sua página. Em caso de artistas, vale o nome artístico, ok?

Escolha seu nome com bastante atenção e planejamento pois, caso precise mudar, será necessário entrar em contato com o suporte da plataforma para a aprovação!

Email Address

Marcas devem usar um endereço de email corporativo no ato da inscrição. Por exemplo: clara@resultadosdigitais.com.br.

Website

As aplicações para marcas exigem o preenchimento desse campo com um website em funcionamento. Assim, a equipe de análise pode verificar que é uma empresa existente e validar sua inscrição. Nesse campo, não valem os perfis de mídias sociais, viu?

Social Links

Coloque a URL da sua melhor presença digital em social media – seja ela a página com mais seguidores ou com maior engajamento e número de postagens. Caso tenha alguma página verificada, ela conta mais pontos para o GIPHY.

Além disso, também recomendamos subir no mínimo 5 GIFs ou stickers no momento de registro. Sempre faça o upload como Público e com G rating, uma espécie de “classificação etária” que informa ao GIPHY que o seu conteúdo pode ser acessado por todas as idades. Caso não seja, é só passar o mouse entre as classificações e identificar o que melhor se aplica ao seu conteúdo.

Se sua aplicação não tiver uma resposta – que virá por email, então fique de olho na caixa! 👀 – use seu melhor inglês ou o Google Tradutor e envie uma mensagem para o suporte pelo formulário de contato.

Boas práticas para GIFS e stickers de Instagram

  • É altamente recomendado restringir seu GIF a no máximo 6 segundos de duração, com 8 MB ou menos de tamanho e 480p de resolução.
  • A graça dos stickers é o movimento e, para isso, a regra é clara: quanto mais animado, melhor. Stickers estáticos não serão aprovados.
  • A diferença entre um GIF e um sticker é o background transparente. Por isso, pelo menos 20% do primeiro frame precisa ser transparente para ser registrado como um. Do contrário, ele será considerado um GIF.
  • Para os stickers, o arquivo precisa ser sempre um GIF. Já os GIFs, podem ser importados em formatos de vídeo se você subir e customizar pelo próprio editor do GIPHY,. Nele, você escolhe a duração, pode escrever e até usar alguns efeitos.

Como achar os stickers da RD no Instagram?

No processo de upload, você poderá escolher tags para os seus stickers e GIFs. Para que eles sejam encontrados em outras plataformas, você pode usar as tags como palavras-chave pelas quais o usuário buscará pelos seus conteúdos.

Para encontrar nossos stickers na busca do Instagram, por exemplo, você pode buscar por “rdsummit”, “rdontheroad”, “resdigitais” ou “resultadosdigitais”, conforme o exemplo abaixo.

via GIPHY

Essa dica ajudou você? Compartilhe com a gente nos comentários os GIFs da sua empresa ou como encontrar seus stickers no Instagram ;)

via GIPHY

Para se aprofundar ainda mais nas funcionalidades que o Instagram oferece para sua empresa, nós temos um material para você baixar gratuitamente. Para receber o eBook Guia do Instagram para Negócios, basta preencher os dados abaixo!

Guia do Instagram para Negócios

Vá além de curtidas e descubra como aproveitar essa rede social para extrair mais resultados e mais vendas para sua empresa

Marcadores:

Deixe seu comentário