Como criar um fluxo de nutrição: 8 dicas matadoras + tutorial no RD Station Marketing

Um fluxo de nutrição bem feito pode gerar resultados incríveis para a sua estratégia de marketing. Confira dicas e um passo a passo para criar fluxos de nutrição no RD Station Marketing

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Resultados Digitais22 de setembro de 2020
Apenda Automação de Marketing na Prática

Um fluxo de nutrição é uma sequência de emails que conduz um Lead até o momento da compra. Quando bem feito, pode garantir que até aqueles Leads mais incompletos, que só compartilharam um email, passem a receber todas as informações necessárias para se desenvolver dentro do funil de vendas.


Muitas pessoas, ao decidirem investir em Inbound Marketing, focam principalmente na captura de Leads. No entanto, ter uma lista de contatos extensa não garante a conversão ou fechamento de compra.

Criando um conteúdo rico, bem direcionado, você pode qualificar seus Leads, ou seja, prepará-los para se tornarem compradores. Durante as etapas da jornada de compra, a sua intenção é que o Lead fique familiarizado com a sua marca, crie um respeito por ela, entenda que a sua marca tem um grande potencial de ajudá-lo e, então, as chances do time de vendas mirar o alvo e acertar são muito maiores.

Resultado? Custos menores para a equipe de vendas, melhoria na percepção da sua marca, aumento das vendas e entendimento das necessidades e do perfil dos seus compradores.

Em se tratando de marketing, existem estratégias simples, porém impactantes, que ajudam a colocar em prática o que foi abordado até o momento.

Quem tem e-mail, tem tudo. Portanto, cabe à sua empresa garantir que esses possíveis consumidores que se interessaram no que você tinha a dizer continuem se desenvolvendo dentro do seu funil de vendas até se tornarem potenciais compradores, fazendo com que eles conheçam, desenvolvam confiança e cogitem fechar negócio.

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Dicas de como criar um bom fluxo de nutrição de Leads

Um fluxo de nutrição bem feito pode garantir que até aqueles Leads mais incompletos, que só compartilharam um email com você, passem a receber todas as informações necessárias para se desenvolver dentro do seu funil de vendas.

Preparado para saber como criar um fluxo de nutrição? Confira as dicas:

1. Segmentar

Falar com um público-alvo abrangente pode ser difícil na hora de direcionar conteúdos e pensar em uma linguagem. Melhor do que isso é falar diretamente com o Dr. Carlos, a empresária Larissa ou o recém-formado Marcelo.

Confuso? Essas são as buyer personas, criadas em cima de pesquisas demográficas que vão definir, por exemplo, se eles são casados, se têm filhos, qual sua renda familiar, onde moram, quais seus objetivos, quais suas fraquezas, o que buscam e como a sua empresa poderá solucionar seus problemas. Quanto mais específico e correto for o perfil da sua persona, melhor você saberá como atingi-la.

Está vendo mais claramente o seu público-alvo?

Com suas personas traçadas, responda às seguintes perguntas:

  • Em quais redes sociais e mídias devo estar para atingir minhas personas?
  • Qual a melhor linguagem para ser utilizada?
  • Quais são as palavras-chave relacionadas à minha empresa que se destacam entre esse grupo?
  • Quais temas são mais relevantes para meu público?
  • Imagens, infográficos, textos curtos ou textos longos? Qual formato usar?
  • Qual a melhor frequência para enviar conteúdo e manter meu público atraído?

>> Leia mais: Segmentação de Leads: como usar para potencializar sua estratégia

2. Definir um caminho

O fluxo de nutrição pode ter excelentes resultados, mas deve ser aplicado com planejamento. Não adianta ter pressa, querer acelerar o processo de fechamento de compra e disparar vários emails em um curto tempo de intervalo.

Saber qual o melhor momento de abordar determinado assunto, dentro de um contexto, é crucial para o sucesso do seu fluxo de nutrição.

O objetivo final do fluxo de nutrição pode ser o fechamento da compra, divulgação de um evento ou uma oferta. No entanto, o caminho que cada persona deverá percorrer até lá deve ser feito com base em um planejamento adequado, determinando intervalo entre as etapas da jornada de compra e a quantidade de emails que será disparada em cada uma delas:

3. Categorizar os Leads

Ao fazer as perguntas certas na Landing Page, que é a página onde visitantes se convertem em Leads, você poderá conhecer e classificar seus Leads. Conhecê-los a fundo também ajuda a criar conteúdos mais específicos e relevantes para eles. Se, por exemplo, grande parte das pessoas que baixaram seu eBook forem CEO de pequenas empresas, você pode criar conteúdos voltados a esse público.

Mas mesmo que seu Lead seja um estagiário e não haja a possibilidade de fechar uma compra, disponibilizar conteúdos de qualidade pode ajudar a melhorar a percepção que as pessoas têm sobre a sua marca.

É também por meio dessas respostas que você poderá definir a probabilidade de um Lead se tornar um cliente e como o time de vendas irá se relacionar com eles.

>> Saiba mais: Segmentação de Leads: gere mais resultados com seus contatos

4. Seja pessoal

Por mais que os emails sejam automatizados, o conteúdo não deve parecer que foi escrito por um robô. Chamar a pessoa pelo nome dela, escrever diretamente à sua persona e ter uma linguagem mais leve, são algumas dicas que fazem seus Leads serem mais receptivos com suas campanhas de Email Marketing.

Usar seu próprio email do trabalho como “joao@suaempresa.com.br” para fazer o envio e não algo institucional como “vendas@suaempresa.com.br” também ajuda a passar uma mensagem mais informal e pessoal.

Mas atenção: muitas pessoas não sabem que os emails são automatizados ou os veem como uma oportunidade para tirar dúvidas e começar uma conversa. Isso é excelente, mas não se esqueça de reservar um tempo para responder a todas as interações feitas.

5. Ganhe confiança

Seus Leads devem vê-lo como alguém que sabe do que está falando e que tem autoridade no assunto. Você tem que demonstrar segurança, conhecimento aprofundado e apresentar resultados por meio dos conteúdos enviados.

6. Crie conteúdo de suporte

Antes de iniciar um fluxo de nutrição, é essencial que você crie webinars, eBooks, vídeos, cases e tenha um site com conteúdos ricos e informações acessíveis.

Pense o seguinte: você estimulou a curiosidade do seu Lead e ele agora está sedento por novas informações e conteúdos mais aprofundados. Uma das fontes de buscas poderá ser o seu site e ele deve estar pronto para recebê-los.

7. Cause empatia

Alguns Leads podem ser guiados até a última etapa. Pode acontecer deles não concretizarem a venda. Tente não desanimar se os Leads não converterem e passe a enxergar isso como aprendizado. Alguns podiam estar apenas buscando por informações sobre serviços e você fez um bom trabalho em despertar sua curiosidade até o final da jornada de compra.

Para esses casos, não perca seus Leads de vista e mantenha-os sempre próximos de você, enviando eventuais conteúdos. No futuro, quando eles estiverem preparados para fechar a compra, eles saberão quem procurar.

>> Leia mais: Como reduzir o churn: veja 2 estratégias de nutrição com email para aplicar no seu negócio

8. Aprenda com os resultados

Independentemente se a sua campanha der certo ou errado, você deve avaliar com clareza os pontos fortes e fracos de cada etapa da jornada de compra, a captação de Leads e tudo que envolve o processo de fluxo de nutrição.

Mesmo se os resultados forem melhores que os esperados, não se dê por satisfeito e evite apostar sempre em uma mesma “fórmula de sucesso”. Se deu sorte hoje, não é garantia que será sucesso amanhã.

Fique atento, monitore os resultados de sua campanha e esteja aberto a aprendizados e mudanças.

Agora, vamos mostrar como desenvolver esses Leads dentro do seu funil de vendas com um fluxo de nutrição. Para isso, utilizaremos o RD Station Marketing como referência. Peça agora mesmo, sem compromisso, um período de 10 dias de teste grátis e acompanhe o passo a passo apresentado aqui na prática!

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Como montar um fluxo de nutrição no RD Station Marketing

Antes de começar a desenvolver seus Leads com um fluxo de nutrição, é muito importante que você tenha bem claro a sua jornada de compra. É ela quem irá te guiar pela construção dos emails que farão parte do seu fluxo.

Abaixo, mostraremos o passo a passo para criar um fluxo dentro do RD Station Marketing.

Preparativos

Antes de começar a montar seu fluxo de automação, é importante que você já tenha estruturado dentro da ferramenta alguns processos.

  1. Tenha separada a base de Leads que irá abordar no seu fluxo de automação. Caso tenha utilizado uma landing page, pop-up, formulário, segmentação ou integração criadas pelo RD Station Marketing, é possível escolhê-las como sendo seu ponto de partida na montagem do fluxo de nutrição;
  2. Desenhe o seu fluxo de nutrição antes de colocar em prática na ferramenta. Durante a construção do seu fluxo de nutrição, você pode notar algumas inconformidades ao longo do processo e querer realizar ajustes. Pode acontecer, por exemplo, de você desejar alterar alguma data de programação ou apagar disparos e ações. Se esses ajustes não forem feitos com atenção, seu fluxo pode ficar comprometido. Portanto, sugerimos que, antes de colocar a mão na massa, você desenhe sua estratégia. Existem ferramentas muito boas, como o Mindmeister ou o Draw.io.
  3. Crie a Landing Page de conversão. Se o seu objetivo é obter mais informações sobre seu Lead, como dados telefônicos ou levá-lo para outro material, o ideal é que você deixe sua landing page pronta para ser linkada nos emails que serão criados a seguir.
  4. Escreva todos os emails que serão utilizados no seu fluxo. Defina qual é o seu objetivo com esse fluxo de nutrição e pense em todos os emails necessários para que seu Lead atinja o objetivo.

Criando o fluxo de nutrição

Após todas as etapas acima estarem prontas, chegou a hora de começar a montar o seu fluxo de nutrição na ferramenta.

  • No menu superior, clique em “Relacionar”, depois em “Automação de Marketing” e logo em seguida no botão “Criar Fluxo”, disponível no canto superior direito. No RD Station Marketing você trabalhará com fluxos gerenciais. Disponibilizamos apenas esta opção, pois ela garante um maior controle da jornada do seu Lead. Em um fluxo no RD Station Marketing, você pode escolher quando o usuário sairá do seu fluxo ou se ele será direcionado para um outro fluxo de nutrição;
  • Dê um nome ao seu fluxo e defina uma condição de entrada na ferramenta. Ela pode ser tanto uma das segmentações de Leads que criou anteriormente ou qualquer uma das conversões feitas a partir dos recursos disponibilizados pelo RD Station Marketing, como pop-up, Landing Page, formulários e afins. Você também pode combinar essas condições, se assim preferir.
  • Selecione as ações que serão utilizadas na construção do seu fluxo de nutrição. Se você já possui o desenho de como esse fluxo será feito, é só ir arrastando os botões para montá-lo. Lembra quando você brincava de Lego? Esse é o momento de matar a saudade.
  • Você conta com duas novas opções da ferramenta: adicionar Lead a outro fluxo ou remover Lead de outro fluxo. Para mais detalhes sobre como cruzar seu fluxo com outros, clique aqui.
  • Após a construção da sua jornada, defina em que momento o Lead sairá do fluxo. Você pode permitir que ele saia do fluxo assim que chegar ao fim ou escolher removê-lo assim que seu contato receber a marcação de oportunidade (seus fluxos também são levados em consideração) ou registrar alguma conversão de sua preferência;
  • Por último, defina as configurações do seu fluxo de nutrição. Escolha se as ações acontecem aos finais de semana e se o seu lead pode voltar a entrar nesse fluxo caso respeite novamente a condição de entrada. Em tipo e nível de fluxo, a opção estará sempre marcada como “Fluxo Paralelo”;
  • Agora é só clicar em salvar e ativar para que seu fluxo comece a funcionar. Se essa é a sua primeira vez, faça um teste e cadastre seu e-mail pessoal na condição de entrada para este fluxo e acompanhe a jornada até o fim. Caso seu fluxo conte com datas muito espaçadas de disparo, crie uma cópia com espaçamento menor entre os envios para realizar o teste.

Comece agora a criar um fluxo de nutrição com o RD Station Marketing

Espero que esse material tenha ajudado você na construção de um fluxo de nutrição para suas estratégias. Se a facilidade da ferramenta chamou sua atenção, não deixe de pedir o seu teste grátis de 10 dias para conferir essas e muitas outras possibilidades que o RD Station Marketing permite ao seu negócio.

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Post originalmente publicado em abril de 2016 e atualizado em setembro de 2020.

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