Podcast: o que é e como fazer um de qualidade em 5 passos [+ exemplos]

Criar conteúdo em formato podcast é mais fácil do que se imagina. Conheça algumas técnicas e segredos para auxiliar você no processo!


Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming, que conta com a vantagem de ser escutado sob demanda, quando o usuário desejar. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização, e costuma abordar um assunto específico para construir uma audiência fiel.


A movimentada e acelerada vida urbana tem exigido muito das pessoas nos dias atuais. Cada vez mais estamos sem tempo para executarmos nossas tarefas. Cada vez mais temos menos tempo para fazer mais coisas. Quando falamos de consumo de conteúdo, isso também é verdade. A cada dia que passa temos mais conteúdo para consumir e menos tempo para isso.

O podcast vem para ajudar a aproveitar o tempo disponível e aumentar a produtividade diária. Isso acontece pela facilidade que é apenas dar um play e ouvir o conteúdo – seja no carro, no ônibus, na academia, durante o jantar e assim por diante.

Já no momento atual, com cada vez mais pessoas em home office, você também pode ouvi-lo em casa mesmo, durante o banho, enquanto executa o almoço ou realiza tarefas mais “automáticas”. Quem sabe este não é, na verdade, o momento ideal para se acostumar a consumir esse formato de conteúdo e/ou começar a produzi-lo para sua empresa?

Se você tem curiosidade sobre o assunto ou quer começar a fazer parte desse mercado, este post é ideal! Criar conteúdo em formato podcast é mais fácil do que se imagina, mas existem algumas técnicas e segredos para auxiliar no processo.

A seguir, vamos falar sobre como criar, planejar, gravar, editar, publicar e – o melhor – vender usando podcast, aproximando-se da sua audiência de forma empática e levando informações de qualidade que realmente a ajudarão no dia a dia. 😉

O que é podcast?

Podcast é como rádio, porém o conteúdo é sob demanda e pode ser ouvido no momento em que o ouvinte quiser. O formato tem uma alta potência de comunicação, que pode levar informação, educação, entretenimento e mais, ou seja: não existe limite para a criatividade.

Antigamente, só era possível ouvir um conteúdo acessando o site dos fornecedores para dar o play ou baixar para ouvir no computador de forma totalmente manual. Mas esse não era o jeito ideal de se escutar um podcast, pois era necessário que o internauta fosse até o site.

Isso aconteceu até 2004, quando Adam Curry criou uma forma automática para esse conteúdo chegar até os programas de podcasts: os agregadores de podcast. Assim funciona até os dias de hoje.

>> Veja também: Os 19 melhores podcasts de marketing, vendas e negócios para você ouvir

Como ouvir seus podcasts favoritos?

As pessoas interessadas acompanham direto do smartphone ou no computador o lançamento de cada novo episódio de forma totalmente automática. Podendo, assim, ouvir direto do aplicativo do celular (o agregador de podcasts) ou baixar para ouvir offline. Além disso, as principais plataformas de streaming do mercado, como Spotify e Deezer, também possuem podcasts.

Uma das vantagens do podcast é o fato de ter baixa transferência de largura de banda e não consumir tanto como os vídeos, o que resulta em economia no uso dos dados da operadora de telefonia móvel.

Exemplos de agregadores de podcast:

Android

  • Spotify
  • Google Podcasts
  • Podcast & Radio Addict
  • Podcast Republic
  • Pocket Casts
  • Stitcher Radio

iPhone

  • Spotify
  • Podcast (nativo)
  • WeCast
  • Overcast
  • Stitcher Radio

O Spotify vem se tornando, gradualmente, o tocador de podcasts mais popular do mundo. A familiriadade de seus usuários com a inferface, por causa das músicas, está acelerando esse processo ruma à liderança.

Abaixo, você pode ouvir no player incorporado um episódio do Show me the ROI, podcast do time de Partners da RD Station. Ele tem como convidado o head de Geração de Demanda da RD, Robinson Friede, que dá dicas de inovação para você usar no seu negócio:

Como criar um podcast para sua empresa

Muita gente quer saber como começar um podcast. Os motivos vão desde gerar awareness para a marca até a geração de Leads, passando pela boa e velha educação de mercado. A seguir, vamos falar sobre como você pode planejar, gravar, editar e publicar um. No final, mostramos também como vender mais por meio desse formato de conteúdo.

1. Planejar

Elaborar um bom planejamento é uma etapa fundamental, que não deve ser menosprezada. É aqui que será definido o objetivo que queremos alcançar para encantar e fidelizar os ouvintes, e por esta razão é uma tarefa que exige bastante atenção e cuidado.

Antes de pensar em como gravar um podcast, alguns pontos que devem ser planejados são:

Público

Identificar o público é importante para saber qual vocabulário você utilizará. Você deve falar de acordo com a linguagem de quem ouvirá o seu podcast – seja ela simples ou complexa, informal ou formal.

Concorrência

Procure ser diferente da concorrência. Ouvir o modelo da concorrência é bom, mas também é bom ouvir outros modelos que fazem sucesso. Porém, o modelo ideal é aquele que agrada ao seu público. Tentar não é o problema, o problema é não tentar, então, faça experimentos e veja com o tempo em quais modelos o seu público fica mais interessado.

Tema

Definir um tema e o formato é importante, por exemplo: bate-papo, mesa redonda, debate, informativo, educativo, storytelling, entrevista, dissertativo, dentre outros. Mas, além disso, é fundamental falar sobre algo que você domine.

Conteúdo

Depois de definir um tema, é importante planejar o conteúdo. Logo, crie um checklist para todo o episódio, pois ele vai ajudar muito a não esquecer de nada durante a gravação e assim cobrir todo o tema.

Convidados

Entrevistar convidados é muito interessante, afinal, eles podem acabar compartilhando o conteúdo do podcast nas redes sociais e, assim, aumentar ainda mais a audiência.

Ilustração

Como o podcast não é visível, você precisa criar cenários com a sua voz para que o público entenda a mensagem que você quer passar.

Personalidade

O podcast tem um alto poder de fidelização, já que ouvir a voz de alguém é diferente de ler um texto. Assim, criar sua própria personalidade é fundamental. O tom da voz, as brincadeiras, as frases e os jargões ficam muito caracterizados.

Frequência

Manter uma frequência ajuda a engajar e a manter a audiência conectada ao seu conteúdo. Se possível, escolha dias fixos da semana e mantenha um calendário consistente para publicar. Quando começar os trabalhos, não pare: tenha sempre uma regularidade nas publicações e evite ao máximo ficar meses sem publicar.

CTA

Essa é a etapa de definir o momento para convidar o ouvinte a fazer alguma ação, se será no início, no meio ou no fim do podcast. Deve ser simples, para direcionar apenas para um destino, por exemplo “acesse o nosso site, lá você encontrará mais detalhes e informações e, cadastrando-se em nossa lista vip, você ganhará um bônus surpresa”. É o chamado call-to-action (CTA).

Página

Tenha uma página pronta para receber seus ouvintes, seja um site ou até mesmo uma Landing Page. Crie sua marca, sua identidade, sua logo, pense nas cores e também sobre como manter um relacionamento com seu público.

Roteiro

Depois de todo o planejamento definido, chegou a hora de dar vida ao podcast e criar o roteiro! Ele é útil para não se perder no assunto, porém, não se prenda totalmente a ele, deixe o papo fluir naturalmente e, caso seja necessário, volte ao roteiro para dar continuidade ao tema planejado.

Veja um exemplo de roteiro:

  1. Vinheta de início;
  2. Apresentação dos locutores;
  3. Falar data de publicação e o tema do podcast do dia;
  4. Rápida introdução para prender o público ao assunto;
  5. Vinheta transitória para avisar que vai começar;
  6. Primeiros avisos e convite para CTA;
  7. Falar sobre todo o tema do checklist;
  8. Preparar para o encerramento;
  9. Vinheta rápida transitória para avisar que vai terminar;
  10. Últimos avisos e convite para CTA;
  11. Encerramento.

Voz

Tenha cuidado com a voz, principalmente se for um longo período de gravação. Procure sempre manter a garganta hidratada, bebendo bastante água.

Treinar

Vamos lá! Ligue o gravador e comece a falar, treine gravações usando o próprio gravador do celular, autoavalie-se e peça para alguém avaliar você também.

Abaixo, conheça mais um podcast legal da equipe da RD, o Lança Produto, sobre Marketing de Produto! Como é feito por especialistas no tema, ele levou em consideração todas as etapas que citamos neste item.

2. Gravar

É o momento de iniciar a gravação, os participantes precisam estar em um ambiente confortável e silencioso. Criar uma sala com uma boa acústica é muito importante, pois além de fornecer uma excelente qualidade para o áudio, também poupará esforços de edição para minimizar ruídos.

Microfone

Tenha cuidado ao achar que com um bom microfone não será preciso ter uma boa acústica, pois, se for assim, de nada adiantará ter um microfone de excelente qualidade.

Se você usar microfone headset, procure deixá-lo acima ou abaixo da boca, para minimizar sopros e ruídos durante a gravação. Mas, caso queira qualidade, vale a pena pesquisar por microfones profissionais. No mercado existem muitas opções, e a escolha vai depender do local e de como será a gravação do podcast: se será individual, em grupo, em sala grande ou pequena. Recomenda-se pesquisar e conversar com um profissional que entenda do assunto.

Ambiente

Falando um pouco sobre o ambiente, atente-se ao isolamento acústico para evitar ruídos externos e também ao controle de reverberação –  em estúdios profissionais são usadas espumas onduladas para minimizar o reflexo do som.

Softwares

Estando tudo pronto para a gravação, chegou o momento de definir como será gravado o podcast. Existem diversos softwares no mercado, mas, como o podcast não exige muita complexidade para gravação e edição, aconselhamos usar o famoso Audacity, que é um software livre profissional, disponível para Windows, Linux e Mac.

Se você optar por também realizar seus episódios em vídeo, pode gravar usando o Google Meet ou o Zoom, para depois editar e disponibilizar o áudio nas plataformas de podcast e o vídeo no seu canal no Youtube, por exemplo.

Lembrando que para distribuir seu podcast nas plataformas de áudio é necessário usar uma ferramenta de hospedagem e geração de feed RSS, que vamos nos aprofundar no item 4. Uma dessas plataformas é o Anchor, que é do próprio Spotify e que, além de permitir a hospedagem e distribuição do podcast para as principais plataformas, também permite gravar diretamente pelo seu aplicativo, inclusive com convidados.

>> Leia mais: Como usar o Adobe Audition na edição e gravação do seu podcast

podcast this old marketing tela do spotify

Tela do podcast This Old Marketing, no Spotify

3. Editar

Se você nunca editou um arquivo de áudio, essa pode ser uma etapa um pouco difícil, mas é fundamental. Aqui apresentamos algumas técnicas que vão facilitar a edição e também deixar o áudio com uma excelente qualidade.

Antes de começar, certifique-se de que você tem guardado um backup do arquivo de áudio da gravação original, para evitar possíveis problemas de alguma edição errada.

Audacity

O Audacity tem vários efeitos de edição, mas iremos falar dos que são essenciais para a edição de voz. Com a cópia do arquivo de áudio original aberta no Audacity, a primeira etapa é começar a ajustar a qualidade do áudio.

Selecione todo o áudio, vá no menu “efeitos” e aplique os seguintes ajustes:

  • Amplificar: aumentar o volume do som;
  • Redução de ruído: eliminar ruídos do ambiente e do microfone;
  • Compressor: diminuir a diferença para nivelar os picos altos e baixos;
  • Normalizar: aumentar ao máximo todos os picos de áudio sem perder qualidade;
  • Equalização: ajustar os graves e os agudos.

Nesta parte do tutorial não existe uma fórmula exata das configurações de edição no software, pois depende muito da qualidade final do podcast gravado. Logo, é importante, em cada etapa, ouvir várias vezes o áudio e ir ajustando conforme a necessidade.

Caso não fique bom, você pode voltar para as configurações anteriores, usando a combinação do teclado CTRL+Z e repetindo o procedimento até que se chegue em um resultado satisfatório.

Caso você queira usar múltiplas pistas para edição com efeitos, vinhetas e vozes, basta ir no menu Arquivo/Importar/Áudio ou usar a combinação do teclado CTRL + SHIFT + I e selecionar o respectivo áudio para adicionar uma nova pista de edição.

Outros sites úteis para criar podcasts

Segue uma lista de sites que disponibilizam músicas e efeitos para serem adicionados ao seu projeto:

Uma dica bem legal, caso queira utilizar algum som de fundo, é usar o efeito Auto Duck. Ele aumenta e diminui automaticamente o volume da música, de acordo com o áudio da voz dos participantes. Para usar esse efeito, basta inserir a música na primeira pista do Audacity, selecioná-la e ajustar o efeito conforme a necessidade.

Assim que concluir a edição, você precisa exportar o projeto final para um arquivo de áudio em mp3. Selecione a qualidade de 96KBps, pois esta é uma qualidade excelente para conteúdo podcast.

4. Publicar

Para publicar um podcast, você precisa basicamente de dois requisitos: um lugar para hospedar e um Feed RSS para ser lido pelos aplicativos agregadores de podcasts.

4.1 Como criar e publicar um podcast no Spotify (via Anchor)

Como já mencionado na etapa de gravação, o Anchor, que foi comprado pelo Spotify, é uma ferramenta que permite gravar, editar, hospedar e distribuir os episódios do seu podcast automaticamente nas principais plataformas de áudio, incluindo Spotify, Pocket Casts, RadioPublic e Breaker. Além disso, com o feed RSS gerado também é possível integrar ao Google Podcasts, Apple Podcasts e todas as outras plataformas disponíveis.

Quer saber como seus episódios estão performando? Quem está ouvindo? De onde são? Como vivem? Na ferramenta você conta com um relatório de episódios e audiência, onde é possível entender tudo isso e muito mais.

Lembrando que a ferramenta é totalmente gratuita, com hospedagem ilimitada e todas as ferramentas necessárias para seu projeto sair do papel.

O por que você precisa garantir seus episódios no Spotify? Além de streaming de músicas, ele está chamando a atenção também como biblioteca de podcasts: no terceiro trimestre de 2021, a empresa chegou a um total de 3,2 milhões de podcasts – contra 2,9 milhões no trimestre anterior. Além disso, o app verdinho passou o Apple Podcasts nos Estados Unidos em usuários, país em que 40% da população ouve ao menos um podcast por mês.

Ao publicar usando o Anchor, geralmente alguns minutos são o suficiente para já estar disponível no Spotify (nas outras plataformas geralmente leva mais tempo), desde que siga as regras do site – basicamente não infringir nenhuma lei de copyright. Depois é só divulgar!

Vale destacar que, recentemente, o Spotify começou a testar uma nova forma de monetização, com anúncios clicáveis em podcasts. Além disso, atualmente estão com uma iniciativa de monetização no Anchor, onde é possível cobrar uma assinatura por conteúdos exclusivos, mas no momento só é possível utilizar nos Estados Unidos.

4.2 Como criar e publicar um podcast no Soundcloud

Vale falar também do Soundcloud, uma plataforma completa que, além de ter esses requisitos, também conta com ferramentas de estatísticas de audiência, permite comentários, seguir e ser seguido como padrão de rede sociais.

É uma boa alternativa ao Anchor, com opção para armazenamento gratuito de até 3 horas de áudio. Após esse tempo, só é possível adicionar novos arquivos se remover um conteúdo antigo ou adquirir algum plano.

O próprio site tem um passo a passo completo, explicando detalhadamente como fazer todas as configurações, que basicamente são:

  • Criar uma conta;
  • Preencher as informações de perfil;
  • Ajustar as configurações de conteúdo;
  • Enviar o feed;
  • Analisar as estatísticas.

Confira as instruções detalhadas no link do próprio site: https://on.soundcloud.com/creator-guide/podcasting

podcast this old marketing tela do soundcloud

Tela do podcast This Old Marketing no Soundcloud

5. Vender

Você está preparado para receber seus primeiros Leads e torná-los possíveis oportunidades e clientes? Para isso, você precisa de um site ou, melhor ainda, de uma Landing Page. Ofereça materiais ou conteúdos exclusivos para uma lista vip.

Aqui no blog da RD, temos outro artigo que pode dar mais detalhes de como preparar esse conteúdo: 10 tipos de iscas para geração de Leads.

Assim que você tiver os primeiros Leads, procure se relacionar com eles e entender pelo que se interessam. Planeje uma estratégia de relacionamento até chegar a uma oferta. Assim, você pode oferecer algo em que eles realmente estão interessados!

Para ajudar no processo, é muito interessante utilizar uma ferramenta de Automação de Marketing.

Bônus: exemplos de podcasts de Marketing, Vendas e Negócios para você se inspirar!

Separamos uma listinha com ótimos podcasts de Marketing, Vendas e Negócios para você se inspirar. Essa inspiração pode ser tanto para criar o seu quanto para ter boas ideias para aplicar na sua empresa. Temos algumas opções em português e outras em inglês. Bora lá!

Melhores podcasts brasileiros sobre marketing, vendas ou negócios em português

Melhores podcasts de Marketing, Vendas e Negócios em inglês

>> Veja mais detalhes sobre cada um deles – e por que você deve ouvi-los – no post: Os 19 melhores podcasts de marketing, vendas e negócios para você ouvir

Checklist para criar um podcast de sucesso

Para finalizar, gostaríamos de saber se você gostou do post e se já fez, ou faz, podcast. As dicas ajudaram de alguma forma? Você já usou Automação de Marketing Digital? Já pensou em quanto sucesso o podcast pode fazer usando essa estratégia? Compartilhe conosco suas experiências nos comentários!

Se quiser mergulhar mais a fundo nas possibilidades de criação de um podcast de sucesso, preencha o formulário abaixo para baixar um checklist com um passo a passo para colocar o seu no ar.

Checklist: como criar um Podcast de sucesso

Do nome até a divulgação dos episódios, um checklist com tudo o que você precisa lembrar na hora de criar seu Podcast.

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Este post foi publicado originalmente em julho de 2017, atualizado mais recentemente em agosto de 2022.

Perguntas frequentes:

O que é um podcast?

Podcast é como um programa de rádio, porém o conteúdo é sob demanda e pode ser ouvido no momento em que o ouvinte quiser. O formato tem uma alta potência de comunicação, que pode levar informação, educação, entretenimento e mais, ou seja: não existe limite para a criatividade.

Como fazer um podcast?

Para criar um podcast é preciso de um mais que uma simples gravação. O ideal é o programa ter um planejamento e um tema bem definido, com roteiros para os episódios, um software para gravação e edição (como Anchor) e uma boa distribuição nos agregadores de podcast e plataformas de streaming.

O que significa podcast?

A palavra pod·cast é a junção de  POD (Personal On Demand), com CAST, de broadcast (radiodifusão), como é conhecido o arquivo de áudio digital disponibilizado na Internet, normalmente em série, em que os novos episódios podem ser recebidas pelos assinantes automaticamente.

Como ouvir um podcast?

As pessoas interessadas acompanham direto do smartphone ou no computador o lançamento de cada novo episódio de podcast automaticamente. Hoje além de agregadores de podcasts, como o Google Podcasts, as principais plataformas de streaming do mercado, como Spotify e Deezer, também possuem podcasts.